Competências Profissionais e Distinções Winsig

Autofer Aposta na Gestão Integrada

A Autofer aposta na gestão integrada para as suas áreas críticas de negócio com o PHC CS Desktop e otimiza todos os seus processos produtivos com o PHC Manufactor.

Pedido de informação

O Desafio

Nos últimos anos a Autofer tem feito investimentos bastante significativos, atualizando o seu parque industrial, dotando o parque de máquinas de equipamento tecnológico de última geração, o que tem contribuído para aumentar significativamente a capacidade produtiva e garantir mais qualidade aos produtos.

Com um crescimento acentuado graças ao aumento de volume de negócios, desde 2016 a Autofer elaborou um plano de investimentos que permitiu aumentar a capacidade produtiva, aumentar espaço de armazenagem e melhorar o fluxo produtivo para, consequentemente, melhorar os seus níveis de produtividade. Nestes investimentos estão incluídos o aumento de infraestruturas com a construção de um novo pavilhão, compras de novos equipamentos produtivos e novos sistemas informáticos de monitorização e controlo, tornando os processos mais eficientes.

“O objetivo principal dos investimentos é controlar toda a cadeia de valor do processo produtivo do nosso core business, conformação de componentes metálicos.”, afirma Renato Gaio da Autofer. Surge assim, uma necessidade imperativa de reunir na mesma base de dados toda a gestão organizacional e estrutural da empresa (produção, financeira, qualidade, recursos humanos, entre outros).

A prioridade seria centralizar a informação das principais áreas da empresa:

1) Área Produtiva, de modo a obter e partilhar informação, como por exemplo das especificações da matéria prima, processos, árvore dos produtos e posteriormente recolher a informação dos vários processos, de modo a registar o historial associado ao produto e ao processo.

2) Área Financeira, com acesso a uma gestão detalhada dos custos dos processos e maior controlo dos vários fluxos produtivos, financeiros e humanos.

3) Área da Qualidade, com as exigências do mercado e dos Clientes, surge a necessidade de maior controle, principalmente que todos os registos sejam associados à ordem de fabrico o que permite um sistema de rastreabilidade unitária.

Pedido de informação

A Solução

De forma a responder às necessidades identificadas, foi implementada uma plataforma que centraliza toda a informação e os processos em tempo real e que permite ter a gestão de todas as áreas, desde a gestão documental, gestão financeira, qualidade e recursos humanos.

A grande inovação foi a área de produção com a implementação do PHC CS Manufactor, para uma gestão global da produção, com registo e recolha de informação através dos Touchs no chão de fábrica com informação em tempo real.

Pedido de informação

Os Resultados

Com esta nova plataforma, a Autofer conseguiu de imediato ter um sistema integrado de gestão e ter um fluxo documental centralizado com acesso a todos os intervenientes de cada processo. “No passado, a informação estava distribuída pelos vários colaboradores da empresa e passou a estar centralizada no sistema informático, libertando esta “preocupação” das pessoas.”, segundo Renato Gaio daAutofer.

Foi ainda sentida uma grande melhoria nos processos internos da organização da própria Autofer, destacando-se o impacto da sistematização do workflow documental implementado.

O módulo PHC Manufactor, permitiu melhorar a gestão de todos os processos produtivos, desde a entrada da matéria-prima até à saída do produto, garantindo um controlo apurado dos custos de produção.

Esta solução trouxe um maior controlo de todo o negócio: desde o controlo de custos, o controlo de tempos, a rastreabilidade, o controlo de não conformes, a emissão de documentos eletrónicos, entre outros.

“Com um crescimento de aproximadamente 40% nos últimos 3 anos e com grandes investimentos financeiros, a Divisão Metálica do Grupo Jamarcol pretende rentabilizar os equipamentos através da aposta na diversificação de mercados e área geográfica. Para ser mais competitiva, a Autofer procura ter uma gestão detalhada dos custos dos processos e plano de ações, de modo a obter uma melhoria contínua de produtividade. Tem ainda como objetivo a uniformização dos tempos de produção independentemente do colaborador e/ou máquina, de modo a tornar os processos mais dinâmicos. Além disso, já está em avaliação a utilização do módulo Planeamento, para ter a informação mais gráfica, direta e intuitiva.”, declara Renato Gaio da Autofer.

Pedido de informação

“A vantagem da Winsig é que possui técnicos com grande capacidade de programação e com conhecimento dos processos industriais, tornando as tarefas de desenvolvimento mais eficientes e eficazes. A Winsig é o parceiro ideal para quem pretende melhorar o fluxo de informação da empresa e otimizar custos de produção através da obtenção de dados dos processos em tempo real, com soluções transversais aos vários departamentos da empresa. Só se obtém melhores resultados dos valores que são mensuráveis. Com as soluções da Winsig, este processo torna-se mais ágil e eficaz.”

Renato Gaio, Autofer