Logotipo Winsig

Casos de Sucesso: Autofer

Cliente

Desafio

Nos últimos anos a Autofer tem feito investimentos bastante significativos atualizando o seu parque industrial dotando o parque de máquinas de equipamento tecnológico de última geração o que tem contribuído para aumentar significativamente a capacidade produtiva e garantir mais qualidade aos produtos.

Com um crescimento acentuado graças ao aumento de volume de negócios desde 2016 a Autofer elaborou um plano de investimentos que permitiu aumentar a capacidade produtiva aumentar espaço de armazenagem e melhorar o fluxo produtivo para consequentemente melhorar os seus níveis de produtividade. Nestes investimentos estão incluídos o aumento de infraestruturas com a construção de um novo pavilhão compras de novos equipamentos produtivos e novos sistemas informáticos de monitorização e controlo tornando os processos mais eficientes.

“O objetivo principal dos investimentos é controlar toda a cadeia de valor do processo produtivo do nosso core business conformação de componentes metálicos.” afirma Renato Gaio da Autofer. Surge assim uma necessidade imperativa de reunir na mesma base de dados toda a gestão organizacional e estrutural da empresa (produção, financeira, qualidade, recursos humanos, entre outros).

A prioridade seria centralizar a informação das principais áreas da empresa:

  1. Área Produtiva de modo a obter e partilhar informação como por exemplo das especificações da matéria prima processos árvore dos produtos e posteriormente recolher a informação dos vários processos de modo a registar o historial associado ao produto e ao processo.
  2. Área Financeira com acesso a uma gestão detalhada dos custos dos processos e maior controlo dos vários fluxos produtivos financeiros e humanos.
  3. Área da Qualidade com as exigências do mercado e dos Clientes surge a necessidade de maior controle principalmente que todos os registos sejam associados à ordem de fabrico o que permite um sistema de rastreabilidade unitária.

Solução

De forma a responder às necessidades identificadas foi implementada uma plataforma que centraliza toda a informação e os processos em tempo real e que permite ter a gestão de todas as áreas desde a gestão documental gestão financeira qualidade e recursos humanos.

A grande inovação foi a área de produção com a implementação do PHC CS Manufactor para uma gestão global da produção com registo e recolha de informação através dos Touchs no chão de fábrica com informação em tempo real.

Resultados

Com esta nova plataforma a Autofer conseguiu de imediato ter um sistema integrado de gestão e ter um fluxo documental centralizado com acesso a todos os intervenientes de cada processo. “No passado a informação estava distribuída pelos vários colaboradores da empresa e passou a estar centralizada no sistema informático libertando esta “preocupação” das pessoas.” segundo Renato Gaio da Autofer.

Foi ainda sentida uma grande melhoria nos processos internos da organização da própria Autofer destacando-se o impacto da sistematização do workflow documental implementado.

O módulo PHC Manufactor permitiu melhorar a gestão de todos os processos produtivos desde a entrada da matéria-prima até à saída do produto garantindo um controlo apurado dos custos de produção.

Esta solução trouxe um maior controlo de todo o negócio: desde o controlo de custos o controlo de tempos a rastreabilidade o controlo de não conformes a emissão de documentos eletrónicos entre outros.

“Com um crescimento de aproximadamente 40% nos últimos 3 anos e com grandes investimentos financeiros a Divisão Metálica do Grupo Jamarcol pretende rentabilizar os equipamentos através da aposta na diversificação de mercados e área geográfica. Para ser mais competitiva a Autofer procura ter uma gestão detalhada dos custos dos processos e plano de ações de modo a obter uma melhoria contínua de produtividade. Tem ainda como objetivo a uniformização dos tempos de produção independentemente do colaborador e/ou máquina de modo a tornar os processos mais dinâmicos. Além disso já está em avaliação a utilização do módulo Planeamento para ter a informação mais gráfica direta e intuitiva.” declara Renato Gaio da Autofer.

Testemunho do cliente

“A vantagem da Winsig é que possui técnicos com grande capacidade de programação e com conhecimento dos processos industriais, tornando as tarefas de desenvolvimento mais eficientes e eficazes. A Winsig é o parceiro ideal para quem pretende melhorar o fluxo de informação da empresa e otimizar custos de produção através da obtenção de dados dos processos em tempo real, com soluções transversais aos vários departamentos da empresa. Só se obtém melhores resultados dos valores que são mensuráveis. Com as soluções da Winsig, este processo torna-se mais ágil e eficaz.”

Cliente

Autofer

Outros Casos de Sucesso

A implementação do PHC XL CS baseado na plataforma PHC Contabilidade permitiu agilizar e facilitar a organização...
Ecolub melhora capacidade de gestão com projeto PHC da Winsig. Através de uma gestão financeira mais assertiva, a...
A Lusilectra adota PHC CS Desktop e Web Enterprise por ser um sistema flexível e facilmente moldável...
A DNC Técnica queria uma plataforma integrada em PHC Advanced para todas as suas áreas ao nível...
Inicialmente, a utilização do PHC na Viseuropa era feita de forma mais elementar, sendo o software utilizado...
Bovisil confia no ERP da PHC para uma gestão empresarial de sucesso e agiliza processos de controlo...
A FAPAJAL é uma das mais antigas fábricas de papel em Portugal, que produz papel desde 1755. Esta...
O SIG Advogados uma aplicação chave na mão desenvolvida pela Winsig com base no software PHC para...
Gestão centralizada e integrada de todas as áreas da empresa é a aposta da Climar na parceria...
A Sodiprave expande a utilização do PHC Advanced para todo o seu processo produtivo, de stocks e...
Projeto implementado pela Winsig permite a melhoria da produtividade a simplificação de processos e o controlo a...
A Seth tem a necessidade constante de imputar os custos referentes ao processamento de vencimentos pelas diferentes...
Winsig agiliza e automatiza processos administrativos da Bizerba para uma assistência técnica de excelência.A implementação do módulo...
A Induma é uma empresa fundada em 1952 que representa, em Portugal, as mais conceituadas marcas de...
A Stook é uma empresa que nasceu em 2013 e tem como principal missão materializar espaços e...
A Barros & Moreira aposta na Winsig para desenvolver à medida a integração de todas as suas...
A OfficeLink desenvolve portal inovador de vendas online de material de escritório e escolar desenvolvido pela Winsig. A...
A CateringAssiste é uma empresa que se dedica ao projeto, instalação e assistência técnica de equipamentos para...
Implementação de solução de gestão PHC com acesso remoto e desenvolvimento de interface específico....
A implementação do software PHC Advanced, em conjunto com os serviços Winsig, permite controlar o stock da...
A Extermínio - Higiene e Controle Lda. automatiza os seus processos e aumenta a sua eficiência com...
A empresa melhorou a sua capacidade de resposta e análise e integrou todas as soluções operacionais recorrendo...
O novo portal B2B, implementado pela equipa web da Winsig, representa um importante canal de vendas e...
O software Aktionserver® Mobile Sales permite à equipa de vendas da But Fashion empresa que detém as...
Centralização da informação e automatização dos processos de gestão foi a escolha da Fazenda & Silva para...
A implementação do módulo Suporte do software PHC aliada ao serviço de consultoria da Winsig aumentou a...
O AKI assegura excelência dos seus serviços de instalação e pós-venda aos seus Clientes com PHC CS...
A Autofer aposta na gestão integrada para as suas áreas críticas de negócio com o PHC CS...
Através da implementação do PHC Advanced com os módulos de Gestão Lotes e Documentos Eletrónicos a Winsig...
A Coniex é uma empresa sedeada na Maia com participação do grupo Coniex Espanha. A sua área...
A implementação do SIG Têxtil baseado na plataforma PHC Manufactor permitiu acelerar facilitar e agilizar a organização...
Modernização e automatização dos processos de gestão levam a A. Moreira & Filhos a apostar na solução...
A Âncora Prateada é uma empresa do setor da distribuição de produtos alimentares com um crescimento sustentado....

Precisa de mais informações?

Portugal 2020