Logotipo Winsig

Os desafios do comércio das peças automóvel

2022-09-30

 

A Auto Esfera, em Braga, dedica-se ao comércio e importação de peças e acessórios para automóveis a nível nacional e utiliza o software de gestão PHC há cerca de duas décadas.

Rui Duarte, CEO da Auto Esfera, considera o PHC “o software de gestão ideal para o comércio das peças para automóveis” e refere as motivações que o levam a apostar no desenvolvimento e personalização deste software de gestão.

 

 

Rui Duarte

 

Utilizam o software de gestão PHC há cerca de duas décadas. O que leva a Auto Esfera a manter este ERP e a personalizá-lo ao longo do tempo?

Utilizar um software de gestão que acompanha o crescimento do negócio é basilar e o facto de poder customizar os painéis à nossa medida são fatores que nos levam a investir na personalização deste ERP. A licença do PHC Enterprise tem vantagens em relação à evolução e customização dos painéis deste software, basta imaginar e desenhar a solução que o PHC suporta-os.

 

Quais são os add-ons que utilizam neste momento?

Há vários add-ons da Winsig que nos despertam interesse e temos vindo a implementar alterações novas soluções para acompanharem a evolução do nosso negócio.

Neste momento, temos uma integração que engloba o PHC com o site de encomendas online que, por sua vez, está ligado ao Tech Doc que é a base de dados universal para as peças de automóvel. Também temos integrado o Win Auto, uma solução desenvolvida internamente pela Winsig, o nosso parceiro da PHC.

O add-on Win Auto apoia a atividade da frente de loja e dos colaboradores que recebem as encomendas efetuadas online e via chamada telefónica, uma vez que estes necessitam de identificar as peças corretas e as suas referências com bastante celeridade.

 

A gestão de stocks também é suportada pelo PHC?

A gestão de stocks é realizada através do PHC e as devoluções e reclamações também estão inseridas neste software. Assim, ficam registadas digitalmente, eliminando o uso de papel, e existe uma rastreabilidade desde o primeiro contacto até à sua resolução.

Como somos importadores de peças para automóveis dos mercados Europeu e Asiático, principalmente do Japão, e vendemos para outros distribuidores e oficinas espalhados pelo país, temos de manter um stock alargado de referências, não só devido a estes factos, mas também devido à escassez de matéria-prima e tempos de entrega dilatados.

Pretende fazer alguma integração num futuro próximo?

Futuramente iremos implementar o Win Armazéns. Este add-on facilitará imenso a entrada e a saída das mercadorias, mas também o trabalho da expedição. O PHC, em conjunto com este add-on, regista as contagens das mercadorias e deixaremos de ter de imprimir as notas de encomenda, por exemplo.

Atualmente separamos este processo em dois: um funcionário separa as encomendas e outra, antes de faturar, verifica se a encomenda está completa. Tenho a certeza de que, com a implementação do Win Armazéns, este processo ficará muito mais célere.

Estas mudanças e desenvolvimentos refletem-se no volume de vendas?

Temos dados que refletem o impacto positivo do nosso trabalho com o PHC, as integrações e desenvolvimento que fizemos até ao momento a par com a Winsig.

O site está ligado ao PHC, quer para a identificação de peças, quer pelas referências originais que têm um número específico. Este desenvolvimento foi desenhado para implementar especificamente na Auto Esfera, uma vez que não existia uma solução semelhante.

 

As evoluções e atualizações do software são bem recebidas pelos colaboradores da Auto Esfera?

A entrada de novos softwares e dinâmicas de trabalho, principalmente ao nível digital, provocam sempre alguma resistência nos colaboradores, mas quando se habituam à nova metodologia acabam por admitir que foi uma boa evolução.

O PHC ajuda nesta integração homem-máquina. Permite criar painéis apenas com a informação que determinado colaborador precisa, sem informação adicional que acaba por confundir e distrair o colaborador da sua tarefa.

 

Solicitam a apresentação de novas soluções de gestão ou é a Winsig que vos propõe essas alterações?

A Winsig, apresenta soluções para as necessidades que nos vão surgindo, mas também sugerimos à Winsig que nos proponha soluções para as dificuldades que vamos encontrando na gestão diária da Auto Esfera.

Quando temos de desenvolver alguma funcionalidade específica é o Joel Barbosa, consultor da Winsig, quem se desloca às nossas instalações e desenvolve as soluções que precisamos, sempre em conjunto com os nossos colaboradores.

O facto de utilizarmos a licença PHC Enterprise é uma grande vantagem em relação à evolução e customização dos painéis deste software. Quanto mais tivermos o software de gestão desenvolvido, melhor proveito podemos tirar do ERP e o PHC é o software ideal para crescer a par com o negócio, não só pela sua flexibilidade e moldabilidade, como pelos ecrãs que são muito intuitivos para o utilizador final.

 

Considera o PHC e as soluções desenvolvidas pela Winsig ideais para a gestão da Auto Esfera?

O software PHC é o ideal para a Auto Esfera, não nos vejo a trabalhar com outro tipo de licença. Fazemos as modificações que pretendemos, tendo sempre em vista tirar o melhor proveito do software e a agilização da dinâmica de trabalho diário, e o PHC suporta sempre essas alterações.

Contamos com o apoio do Joel Barbosa para implementar e testar a par connosco as alterações que vamos implementando e atualmente temos uma solução de gestão adaptada à nossa medida, com desenvolvimento personalizado que considero o ideal para a gestão da Auto Esfera.

 

Autoesfera Logotipo Cmyk

Ana

Ana Miguel Lopes

Jornalista Corporativa

  • Criação e gestão de conteúdos
  • Entrevista e reportagem
  • Comunicação interna e externa

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Notícias

Inventários valorizados 2023

2023-01-27

A comunicação dos inventários é uma prática comum na atividade empresarial. A AT – Autoridade Tributária tem vindo a comunicar que estes inventários passariam a ser valorizados, mas esta nova modalidade tem vindo a ser...

Notícias

Winsig distinguida com o Prémio PME Excelência 21

2023-01-06

A Winsig foi distinguida, pelo oitavo ano consecutivo, com o Prémio PME Excelência. Quais são os critérios para a atribuição do prémio PME Excelência? O prémio PME Excelência é atribuído a...

Notícias

Tabelas de Retenção na Fonte ano de 2023 - Madeira

2023-01-02

Foram aprovadas e publicadas, pelo Despacho n.º 442/2022, as tabelas de retenção na fonte sobre os rendimentos do trabalho dependente, auferidas por titulares residentes na Região Autónoma da Madeira e que irão vigorar até julho de...

Notícias

Conheça os benefícios fiscais de que as start-ups e scaleups podem beneficiar

2022-12-26

As start-ups e scaleups já têm enquadramento legal e regulação de benefícios fiscais. Foi aprovado, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei com o intuito de definir o processo de reconhecimento e o conceito legal de start-up e scaleup, para...

Notícias

Manual de comunicação de séries à AT no software PHC

2022-12-22

Disponibilizamos o manual de comunicação de séries à AT - Autoridade Tributária, no software PHC A Autoridade Tributária impõe a todas as empresas a comunicação prévia de séries de faturação,...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020