Logotipo Winsig

Os desafios do comércio das peças automóvel

2022-09-30

 

A Auto Esfera, em Braga, dedica-se ao comércio e importação de peças e acessórios para automóveis a nível nacional e utiliza o software de gestão Cegid PHC há cerca de duas décadas.

Rui Duarte, CEO da Auto Esfera, considera o Cegid PHC “o software de gestão ideal para o comércio das peças para automóveis” e refere as motivações que o levam a apostar no desenvolvimento e personalização deste software de gestão.

 

 

Rui Duarte

 

Utilizam o software de gestão Cegid PHC há cerca de duas décadas. O que leva a Auto Esfera a manter este ERP e a personalizá-lo ao longo do tempo?

Utilizar um software de gestão que acompanha o crescimento do negócio é basilar e o facto de poder customizar os painéis à nossa medida são fatores que nos levam a investir na personalização deste ERP. A licença do Cegid PHC Enterprise tem vantagens em relação à evolução e customização dos painéis deste software, basta imaginar e desenhar a solução que o Cegid PHC suporta-os.

 

Quais são os add-ons que utilizam neste momento?

Há vários add-ons da Winsig que nos despertam interesse e temos vindo a implementar alterações novas soluções para acompanharem a evolução do nosso negócio.

Neste momento, temos uma integração que engloba o Cegid PHC com o site de encomendas online que, por sua vez, está ligado ao Tech Doc que é a base de dados universal para as peças de automóvel. Também temos integrado o Win Auto, uma solução desenvolvida internamente pela Winsig, o nosso parceiro da Cegid PHC.

O add-on Win Auto apoia a atividade da frente de loja e dos colaboradores que recebem as encomendas efetuadas online e via chamada telefónica, uma vez que estes necessitam de identificar as peças corretas e as suas referências com bastante celeridade.

 

A gestão de stocks também é suportada pelo Cegid PHC?

A gestão de stocks é realizada através do Cegid PHC e as devoluções e reclamações também estão inseridas neste software. Assim, ficam registadas digitalmente, eliminando o uso de papel, e existe uma rastreabilidade desde o primeiro contacto até à sua resolução.

Como somos importadores de peças para automóveis dos mercados Europeu e Asiático, principalmente do Japão, e vendemos para outros distribuidores e oficinas espalhados pelo país, temos de manter um stock alargado de referências, não só devido a estes factos, mas também devido à escassez de matéria-prima e tempos de entrega dilatados.

Pretende fazer alguma integração num futuro próximo?

Futuramente iremos implementar o Win Armazéns. Este add-on facilitará imenso a entrada e a saída das mercadorias, mas também o trabalho da expedição. O Cegid PHC, em conjunto com este add-on, regista as contagens das mercadorias e deixaremos de ter de imprimir as notas de encomenda, por exemplo.

Atualmente separamos este processo em dois: um funcionário separa as encomendas e outra, antes de faturar, verifica se a encomenda está completa. Tenho a certeza de que, com a implementação do Win Armazéns, este processo ficará muito mais célere.

Estas mudanças e desenvolvimentos refletem-se no volume de vendas?

Temos dados que refletem o impacto positivo do nosso trabalho com o Cegid PHC, as integrações e desenvolvimento que fizemos até ao momento a par com a Winsig.

O site está ligado ao Cegid PHC, quer para a identificação de peças, quer pelas referências originais que têm um número específico. Este desenvolvimento foi desenhado para implementar especificamente na Auto Esfera, uma vez que não existia uma solução semelhante.

 

As evoluções e atualizações do software são bem recebidas pelos colaboradores da Auto Esfera?

A entrada de novos softwares e dinâmicas de trabalho, principalmente ao nível digital, provocam sempre alguma resistência nos colaboradores, mas quando se habituam à nova metodologia acabam por admitir que foi uma boa evolução.

O Cegid PHC ajuda nesta integração homem-máquina. Permite criar painéis apenas com a informação que determinado colaborador precisa, sem informação adicional que acaba por confundir e distrair o colaborador da sua tarefa.

 

Solicitam a apresentação de novas soluções de gestão ou é a Winsig que vos propõe essas alterações?

A Winsig, apresenta soluções para as necessidades que nos vão surgindo, mas também sugerimos à Winsig que nos proponha soluções para as dificuldades que vamos encontrando na gestão diária da Auto Esfera.

Quando temos de desenvolver alguma funcionalidade específica é o Joel Barbosa, consultor da Winsig, quem se desloca às nossas instalações e desenvolve as soluções que precisamos, sempre em conjunto com os nossos colaboradores.

O facto de utilizarmos a licença Cegid PHC Enterprise é uma grande vantagem em relação à evolução e customização dos painéis deste software. Quanto mais tivermos o software de gestão desenvolvido, melhor proveito podemos tirar do ERP e o Cegid PHC é o software ideal para crescer a par com o negócio, não só pela sua flexibilidade e moldabilidade, como pelos ecrãs que são muito intuitivos para o utilizador final.

 

Considera o Cegid PHC e as soluções desenvolvidas pela Winsig ideais para a gestão da Auto Esfera?

O software Cegid PHC é o ideal para a Auto Esfera, não nos vejo a trabalhar com outro tipo de licença. Fazemos as modificações que pretendemos, tendo sempre em vista tirar o melhor proveito do software e a agilização da dinâmica de trabalho diário, e o Cegid PHC suporta sempre essas alterações.

Contamos com o apoio do Joel Barbosa para implementar e testar a par connosco as alterações que vamos implementando e atualmente temos uma solução de gestão adaptada à nossa medida, com desenvolvimento personalizado que considero o ideal para a gestão da Auto Esfera.

 

Autoesfera Logotipo Cmyk

Ana Lopes

Ana Miguel Lopes

Corporate journalist

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

O papel do Infraspeak no facility management

2025-07-23

A gestão de instalações é uma área que tem impacto direto na continuidade e eficiência de qualquer organização. Quando os ativos não são bem geridos, aumentam os custos, os riscos de falha e a dificuldade em manter...

Gestão de manutenção simplificada com o Infraspeak

2025-07-23

Assegurar uma gestão da manutenção sem sobressaltos é um dos pilares da operação de qualquer empresa que dependa de equipamentos ou infraestruturas. No entanto, quando essa gestão é feita de forma manual ou pouco organizada,...

Simplifique a gestão fiscal com o Cegid Fiscal Automation

2025-07-08

Cumprir as obrigações fiscais exige às empresas tempo, rigor e controlo. Se continuam a trabalhar com processos manuais ou sistemas pouco integrados, podem enfrentar dificuldades no cumprimento de prazos, na consistência dos dados e até na resposta a...

Conheça a solução ideal para a gestão de obrigações fiscais

2025-06-27

Garantir o cumprimento e a gestão de obrigações fiscais é algo muito exigente. Em muitas empresas, esta tarefa continua a depender de processos manuais, de múltiplos portais e de um controlo informal. Além disso, a falta de...

Faça uma gestão de manutenção inteligente com o Infraspeak

2025-06-27

Manter equipamentos, infraestruturas e instalações a funcionar sem interrupções é um desafio constante para qualquer organização. Quando falamos de gestão de manutenção, é comum encontrar processos...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020