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Versatilidade tecnológica para a construção civil

2022-07-22

Quer organizar os seus ativos corpóreos e saber, no imediato, onde estes se encontram?

 

Estes eram desafios que Leonel Costa, gestor da Meteoric Victory, pretendia ver resolvidos. A otimização de processos, a sustentabilidade e a gestão otimizada são objetivos comuns nas empresas do setor da construção civil.

Neste sentido, o gestor, implementou um software que responde a estas exigências e demais soluções que possam vir a surgir.

 

Fique a saber como foram respondidas estas e outras questões colocadas pela gestão da Meteoric Victory. 

 

Meteoric Victory Winsig Site

O cerne da questão: como organizar veículos pesados, maquinaria e material de escritório num software e saber onde estes se encontram?

 

A Meteoric Victory procurava um software para agilizar e facilitar a gestão e a organização dos seus ativos corpóreos. Apesar de sermos uma empresa relativamente recente, começámos a sentir a necessidade de nos (re)organizarmos e de deixar as folhas de Excel.

Tínhamos imenso material dentro e fora de portas e precisávamos de saber, ao momento, o local onde se encontravam, a quem estava alugado ou se estava nos nossos armazéns, quando e a quem faturar e de criar históricos de manutenção de determinados equipamentos.

Como utilizávamos um software que já não conseguia acompanhar o crescimento da Meteoric Victory, decidimos consultar a Winsig no sentido de nos apresentarem uma solução para agilizar estes processos, ajudar a nossa empresa a tornar-se mais sustentável, diminuir drasticamente o uso de papel e os demais materiais associados.

Sabíamos o que queríamos e qual o nosso objetivo final, mas não sabíamos como e quando implementar essas soluções.

A implementação começou em outubro de 2021 e, desde essa altura, temos vindo a otimizar o software e a acrescentar informações relevantes para o funcionamento, cada vez mais autónomo, da empresa.

 

Apresente a Meteoric Victory e o seu core business.

A Meteoric Victory é uma empresa que faz a gestão de ativos corpóreos do setor da construção civil como as gruas, escavadoras e andaimes, passando também pelas secretárias, cadeiras e contentores.

Estamos preparados para fornecer, em regime de aluguer, equipamentos e mobiliário para o setor da construção civil.

Temos um grande cliente que absorve a maior parte dos artigos disponíveis, mas também nos posicionamos como fornecedores para as empresas deste setor que têm necessidades pontuais de aluguer de equipamentos.

 

Detalhe o processo de adjudicação e implementação apresentado.

Apresentámos o que prendíamos que o ERP fizesse/respondesse de uma forma geral. Os consultores da Winsig apresentaram-nos uma solução que respondia às nossas necessidades e ainda nos acompanhariam na resolução de questões que não estavam previstas, bem como no desenvolvimento de soluções que não estivessem detalhadas na solução apresentada.

Arrancámos com o projeto e concluímos que, na prática, necessitávamos de uma solução mais detalhada do que aquela que adjudicámos. A Winsig e os seus consultores responderam com proatividade, ao adicionar um módulo desenvolvido internamente, integrado no PHC, para responder às necessidades de gestão dos processos da empresa.

O código era novo e ainda estava em desenvolvimento, mas o trabalho do Ricardo Barbosa, consultor da Winsig, que nos acompanha desde o início, a disponibilidade para desenvolver soluções e adaptá-las aos desafios que íamos encontrando nesse caminho, foram irrepreensíveis e levaram a que, atualmente, tenhamos uma solução perfeitamente adequada ao nosso dia-a-dia.

 

A solução apresentada veio, efetivamente, otimizar os processos?

Era esse o nosso objetivo e foi concretizado.

O nosso material é alugado pelas empresas de construção civil para satisfazer a procura nas variadas fases da obra. Temos o material de escritório, que serve para os stands de vendas e para os engenheiros e os empreiteiros desenvolverem o seu trabalho no local da obra, como temos os equipamentos mais pesados como as cofragens, compressores ou veículos, ou mesmo as máquinas de mão, do tipo martelos, berbequins, serras de mesa ou circulares, entre ouros.

O PHC em conjunto com o módulo incorporado e desenvolvido pela Winsig, faz com que a gestão diária desses equipamentos esteja praticamente otimizada, mas ainda há espaço para crescer e criar novas funcionalidades que acompanhem o crescimento da Meteoric Victory.

A adaptabilidade do PHC e o desenvolvimento da Winsig são uma simbiose perfeita, pois, ultrapassados os primeiros ajustes e os acertos da implementação, começámos a trabalhar de forma mais independente e automatizada.

O primeiro passo está concluído (mas sempre em atualização), que passa por saber o que temos, onde está, quando podemos faturar e quando devemos fazer a manutenção. Pretendemos ter, em breve, o controlo da gestão documental e os contratos totalmente integrados no software PHC.

Outro passo passará pela recolha de assinaturas digitais, com o intuito de promover a sustentabilidade e deixar de utilizar papel.

 

Refira um exemplo de um processo moroso que se tornou simples de concretizar.

Neste momento, os nossos motoristas podem criar guias de transporte, com comunicação à AT, sem terem de se deslocar ao escritório ou entrar em contacto com o departamento administrativo e sem necessidade de as imprimir.

Foi um desenvolvimento da Winsig e decidimos passar essa tarefa para o colaborador que vai buscar/entregar o material. Eles acedem ao sistema, através de um tablet, criam a guia de transporte e continuam o seu trabalho normalmente. O PHC declara às Finanças que o material está em movimento para determinado destino.

Um processo que era demorado e envolvia várias pessoas, agora é realizado por um colaborador em ambiente web.

 

Uma parte do trabalho está concluída e há mais desenvolvimentos para fazer. No geral, qual é a sua opinião em relação ao trabalho da Winsig?

A Winsig foi quem tornou esta implementação e desenvolvimento possíveis e a presença do consultor responsável pela implementação nas nossas instalações foi fundamental para a adaptabilidade e autonomia que temos neste momento.

O facto de o consultor, Ricardo Barbosa, trabalhar diretamente com a equipa interna fez com que percebesse melhor as nossas metodologias e necessidades. Ele foi a peça-chave na implementação do software PHC e da solução customizada que foi desenvolvida para a Meteoric Victory.

Outra vantagem desta proximidade é o facto de compreender rapidamente o que pretendemos e conseguir antever a solução para o que pedimos. Há condicionantes externas que não conseguimos controlar, mas como o PHC é flexível, podemos criar novos campos, itens e artigos.

Ana Lopes

Ana Miguel Lopes

Corporate journalist

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