Porquê investir no PHC através da Winsig?
2022-07-01
Testemunho de cliente Winsig
Canalcentro
Presente no mercado nacional há 34 anos, a Canalcentro, dedica-se à representação e distribuição de materiais para climatização, canalização e construção. Com sede em Leiria e filiais Lisboa e Loulé investe continuamente em serviços e atendimento profissionais e de proximidade.
“Somos distribuidores de várias marcas. Aconselhamos, prestamos informações e apoio técnico e comercial aos nossos parceiros. Para além disso, apresentamos soluções integradas, com selo de garantia de marcas de prestígio, promovendo a eficiência energética e protegendo o meio ambiente”, descreve Adelino Romeiro, Administrador da Canalcentro.
A Canalcentro decidiu, internamente, que deveria investir no PHC através da Winsig. O que motivou esta escolha?
A reestruturação que a Canalcentro tinha de fazer, tanto internamente como das delegações, não era suportada pelo software que estávamos a utilizar porque não respondia às necessidades básicas de funcionamento, como o da inserção do leque de produtos e respetivas imagens, manuais técnicos e folhetos.
Para além destas funcionalidades, pretendíamos disponibilizar uma loja online e concluímos que a Canalcentro necessitava de um software de gestão que acompanhasse o seu crescimento e, por conseguinte, que viesse a responder a necessidades de gestão, de seguimento de encomendas e respetivas faturas, organização dos pagamentos e com grande foco na gestão dos armazéns e dos respetivos stocks.
Realizámos uma pesquisa de mercado e foi o software que correspondeu melhor às nossas exigências, inclusivamente quanto à relação qualidade/preço. A alteração para o software PHC permitiu-nos aumentar a conectividade de dados informativos e contabilísticos e a otimização dos processos de negócio.
A implementação do ERP PC e dos add-ons da Winsig potenciaram os negócios da Canalcentro?
A implementação do ERP e dos add-ons ofereceram-nos soluções mais flexíveis que permitem criar a continuidade de negócio e dos seus processos a um ritmo acelerado e, por consequência, criaram novas oportunidades de negócio e de inovação.
Agilizámos as nossas operações com os add-ons da Winsig: Win Armazéns, Win Pagamentos, Win Débitos Vencidos e Win Cockpit de compras. Como a Winsig disponibiliza estes módulos muito bem estruturados e completos, automaticamente facilitam a utilização do PHC por parte da direção e dos nossos colaboradores.
Atualmente, é possível analisar relatórios de produtividade, rotatividade dos produtos, gestão de stock dos armazéns, controlar a entrada e saída de encomendas, para além da gestão completa da faturação com a entrada e saída de faturas, tudo num só ERP de gestão.
Revele a sua opinião quanto ao desempenho da Winsig tanto na implementação, como no pós-venda.
Fizemos um levantamento de mercado e a Winsig foi a empresa que mais se destacou tanto ao nível técnico, como de apresentação de soluções que identificámos como sendo cruciais para o crescimento sustentado da Canalcentro.
A nível de acompanhamento pós-venda tem correspondido plenamente ao que procurávamos e vamos dar o próximo passo com a criação da loja online. A Winsig uma empresa bem estruturada e com profissionais competentes, daí conseguirem chegar rapidamente aos pontos que necessitam de melhoria e apresentam soluções rápidas e eficazes.
Acredito que o trabalho de levantamento de necessidades, que durou 10 dias, foi uma base muito relevante para o sucesso do trabalho que a Winsig desenvolveu na Canalcentro. Para nós, foi um investimento necessário para crescermos internamente e alargarmos a nossa presença no mercado nacional.
A Winsig destacou-se pela proatividade em apresentar soluções para as dificuldades apresentadas pelos nossos colaboradores e pela equipa de gestão. A criação do add-on Win Artigos é um excelente exemplo do trabalho de excelência que nos apresentam.
Esse add-on veio resolver uma série de questões que surgiam quando, por exemplo, o responsável de armazém não se encontrava disponível ou fisicamente nas nossas instalações. A criação de novas referências e a inserção de artigos deixou de estar condicionada e mitigou a duplicação de artigos, alguns sem família associada. Foi um passo enorme para a organização e gestão do nosso armazém e controlo dos respetivos stocks.
A Canalcentro conta com cerca de 50 colaboradores. Quais foram as repercussões quanto à implementação e utilização do PHC e dos add-ons da Winsig?
Após o período de implementação e adaptação, que exigiu resiliência por parte de todos, presentemente, o PHC, é reconhecimento como uma mais-valia pelos vários departamentos da empresa.
Agora temos um programa que faz a ligação base do front-office com o back-office e, apesar de termos tido desacelerado um pouco o processo de implementação - para que todos os colaboradores conseguissem acompanhar as mudanças -, é unânime a opinião de que as melhorias implementadas foram vantajosas.
A Winsig tem tido um papel fundamental não só na implementação, mas também na quantidade de informação que passa aos nossos colaboradores, tendo o cuidado de perceber se estes estão a absorver todas as informações ou se precisam de mais tempo de adaptação. Esse cuidado é fundamental para que a integração do ERP e a aprendizagem dos nossos colaboradores sejam equitativa.
Em que pontos, os vossos clientes, irão sentir as diferenças com a implementação do PHC?
Acredito que comece a notar na próxima fase, na loja física, quando já estivermos a trabalhar com o picking. Atualmente, o cliente, tem de esperar que um dos nossos colaboradores esteja disponível para o atender, enquanto, com o picking, é o próprio cliente que faz o registo da sua encomenda. Evita enganos e o tempo de espera tornar-se-á diminuto.
O software PHC ajuda a que os processos sejam mais céleres, logo, podemos despachar mais encomendas e entregá-las aos clientes no menor espaço de tempo possível e, por consequência, geramos mais lucro. Este é o objetivo primordial de todas empresas.
Conseguimos, por um lado, saber quais os produtos que têm maior rotatividade, o stock e se é necessário encomendar mais artigos de uma determinada referência, como, por outro lado, percebemos quais os artigos que têm pouca saída e se é necessário encontrar alternativas.
Como temos três armazéns – Leiria, Lisboa e Loulé – este software veio emagrecer o trabalho de gestão de stocks, que se estendia por vários dias, para apenas algumas horas.
A rentabilização de tempo e de horas de serviço dos colaboradores são mais-valias que este software e respetivos add-ons vieram trazer à Canalcentro.

Artigos Relacionados
Como o software de gestão do tempo Cegid VisualTime melhora a organização nas empresas
2025-05-27
Gerir o tempo de trabalho de uma equipa nem sempre é simples. Como sabemos, a dificuldade em organizar horários, turnos e presenças tem impacto direto na produtividade e nos custos da empresa. A situação agrava-se quando existem diferentes modelos...
Otimização de tempo e presenças com o Cegid Visualtime
2025-05-13
Horários desajustados, falhas no registo de presenças e dificuldade em acompanhar o tempo de trabalho das equipas são problemas que afetam a organização e os custos operacionais. À medida que as empresas adotam modelos de trabalho mais...
Casos de Sucesso
Como o software PHC pode ajudar empresas do setor tecnológico e de segurança eletrónica: conheça o exemplo da Prosonic
2025-05-07
Escolher o software de gestão certo tem muito impacto no desempenho de qualquer empresa, principalmente em áreas exigentes como a da segurança eletrónica, das soluções tecnológicas para retalho e banking, da informática ou do...
Casos de Sucesso
Perceba como o software PHC consegue transformar processos na indústria química: o exemplo da PinoPine
2025-05-07
O setor químico conta com processos complexos que exigem um controlo rigoroso, efetuar um planeamento cuidado e uma monitorização constante. Se as empresas ainda dependem de processos manuais ou usam várias aplicações isoladas, é...
Tome decisões estratégicas com mais facilidade através dos Indicadores Financeiros do XRP Enterprise
2025-04-30
A sustentabilidade de uma empresa depende da forma como esta gere os seus recursos. Para isso, é essencial aceder a indicadores de gestão financeira que sejam fiáveis, estejam sempre atualizados e orientados para a tomada de decisões. Com o CEGID XRP...
Precisa de mais informações?