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Porquê investir no PHC através da Winsig?

2022-07-01

Canalcentro 11

Testemunho de cliente Winsig

Canalcentro

 

 

Presente no mercado nacional há 34 anos, a Canalcentro, dedica-se à representação e distribuição de materiais para climatização, canalização e construção. Com sede em Leiria e filiais Lisboa e Loulé investe continuamente em serviços e atendimento profissionais e de proximidade.

“Somos distribuidores de várias marcas. Aconselhamos, prestamos informações e apoio técnico e comercial aos nossos parceiros. Para além disso, apresentamos soluções integradas, com selo de garantia de marcas de prestígio, promovendo a eficiência energética e protegendo o meio ambiente”, descreve Adelino Romeiro, Administrador da Canalcentro.

 

A Canalcentro decidiu, internamente, que deveria investir no PHC através da Winsig. O que motivou esta escolha?

A reestruturação que a Canalcentro tinha de fazer, tanto internamente como das delegações, não era suportada pelo software que estávamos a utilizar porque não respondia às necessidades básicas de funcionamento, como o da inserção do leque de produtos e respetivas imagens, manuais técnicos e folhetos.

Para além destas funcionalidades, pretendíamos disponibilizar uma loja online e concluímos que a Canalcentro necessitava de um software de gestão que acompanhasse o seu crescimento e, por conseguinte, que viesse a responder a necessidades de gestão, de seguimento de encomendas e respetivas faturas, organização dos pagamentos e com grande foco na gestão dos armazéns e dos respetivos stocks.

Realizámos uma pesquisa de mercado e foi o software que correspondeu melhor às nossas exigências, inclusivamente quanto à relação qualidade/preço. A alteração para o software PHC permitiu-nos aumentar a conectividade de dados informativos e contabilísticos e a otimização dos processos de negócio.

 

A implementação do ERP PC e dos add-ons da Winsig potenciaram os negócios da Canalcentro?

A implementação do ERP e dos add-ons ofereceram-nos soluções mais flexíveis que permitem criar a continuidade de negócio e dos seus processos a um ritmo acelerado e, por consequência, criaram novas oportunidades de negócio e de inovação.

Agilizámos as nossas operações com os add-ons da Winsig: Win Armazéns, Win Pagamentos, Win Débitos Vencidos e Win Cockpit de compras. Como a Winsig disponibiliza estes módulos muito bem estruturados e completos, automaticamente facilitam a utilização do PHC por parte da direção e dos nossos colaboradores.

Atualmente, é possível analisar relatórios de produtividade, rotatividade dos produtos, gestão de stock dos armazéns, controlar a entrada e saída de encomendas, para além da gestão completa da faturação com a entrada e saída de faturas, tudo num só ERP de gestão.

 

Revele a sua opinião quanto ao desempenho da Winsig tanto na implementação, como no pós-venda.

Fizemos um levantamento de mercado e a Winsig foi a empresa que mais se destacou tanto ao nível técnico, como de apresentação de soluções que identificámos como sendo cruciais para o crescimento sustentado da Canalcentro.

A nível de acompanhamento pós-venda tem correspondido plenamente ao que procurávamos e vamos dar o próximo passo com a criação da loja online. A Winsig uma empresa bem estruturada e com profissionais competentes, daí conseguirem chegar rapidamente aos pontos que necessitam de melhoria e apresentam soluções rápidas e eficazes.

Acredito que o trabalho de levantamento de necessidades, que durou 10 dias, foi uma base muito relevante para o sucesso do trabalho que a Winsig desenvolveu na Canalcentro. Para nós, foi um investimento necessário para crescermos internamente e alargarmos a nossa presença no mercado nacional.

A Winsig destacou-se pela proatividade em apresentar soluções para as dificuldades apresentadas pelos nossos colaboradores e pela equipa de gestão. A criação do add-on Win Artigos é um excelente exemplo do trabalho de excelência que nos apresentam.

Esse add-on veio resolver uma série de questões que surgiam quando, por exemplo, o responsável de armazém não se encontrava disponível ou fisicamente nas nossas instalações. A criação de novas referências e a inserção de artigos deixou de estar condicionada e mitigou a duplicação de artigos, alguns sem família associada. Foi um passo enorme para a organização e gestão do nosso armazém e controlo dos respetivos stocks.

 

A Canalcentro conta com cerca de 50 colaboradores. Quais foram as repercussões quanto à implementação e utilização do PHC e dos add-ons da Winsig?

Após o período de implementação e adaptação, que exigiu resiliência por parte de todos, presentemente, o PHC, é reconhecimento como uma mais-valia pelos vários departamentos da empresa.

Agora temos um programa que faz a ligação base do front-office com o back-office e, apesar de termos tido desacelerado um pouco o processo de implementação - para que todos os colaboradores conseguissem acompanhar as mudanças -, é unânime a opinião de que as melhorias implementadas foram vantajosas.

A Winsig tem tido um papel fundamental não só na implementação, mas também na quantidade de informação que passa aos nossos colaboradores, tendo o cuidado de perceber se estes estão a absorver todas as informações ou se precisam de mais tempo de adaptação. Esse cuidado é fundamental para que a integração do ERP e a aprendizagem dos nossos colaboradores sejam equitativa.

 

Em que pontos, os vossos clientes, irão sentir as diferenças com a implementação do PHC?

Acredito que comece a notar na próxima fase, na loja física, quando já estivermos a trabalhar com o picking. Atualmente, o cliente, tem de esperar que um dos nossos colaboradores esteja disponível para o atender, enquanto, com o picking, é o próprio cliente que faz o registo da sua encomenda. Evita enganos e o tempo de espera tornar-se-á diminuto.

O software PHC ajuda a que os processos sejam mais céleres, logo, podemos despachar mais encomendas e entregá-las aos clientes no menor espaço de tempo possível e, por consequência, geramos mais lucro. Este é o objetivo primordial de todas empresas.

Conseguimos, por um lado, saber quais os produtos que têm maior rotatividade, o stock e se é necessário encomendar mais artigos de uma determinada referência, como, por outro lado, percebemos quais os artigos que têm pouca saída e se é necessário encontrar alternativas.

Como temos três armazéns – Leiria, Lisboa e Loulé – este software veio emagrecer o trabalho de gestão de stocks, que se estendia por vários dias, para apenas algumas horas.

A rentabilização de tempo e de horas de serviço dos colaboradores são mais-valias que este software e respetivos add-ons vieram trazer à Canalcentro.

Ana Lopes

Ana Miguel Lopes

Corporate journalist

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