Logotipo Winsig

Precisa de um software para Gestão de Ativos? Conheça a solução

2020-08-18

A gestão de ativos influencia as estratégias de negócio ao permitir atingir o equilíbrio entre o desempenho empresarial, custos e riscos. 

O património e sucesso de uma empresa não se mede apenas pelo balanço entre compras e vendas ou pelo número de clientes fidelizados. 

Há um potencial escondido em cada ativo. 

Todos os equipamentos e bens que são adquiridos fazem parte do património empresarial. Têm um valor. E devem gerar valor ao seu negócio. 

Parece então lógico afirmar que, quanto melhor forem geridos, maior será o retorno possível de um único bem. 

Porém, e à medida que as empresas crescem, o registo e a gestão de todos estes ativos torna-se mais desafiante. As soluções tecnológicas têm aliviado esta pressão. 

A aplicação móvel da Winsig permite registar, em poucos passos, os bens afetos à sua empresa - em qualquer dispositivo Android. 

Se procura ter uma visão holística dos seus bens, reduzir as despesas de manutenção e aquisição e gerar maior rentabilidade dos ativos, leia este artigo e descubra como. 

 

O que é um ativo? 

Numa perspetiva de investimento, de uma forma simples e direta, um ativo é algo que coloca dinheiro na sua carteira. A definição é de Robert  Kiyosaki o famoso autor do livro Rich Dad Poor Dad

Na mesma linha de raciocínio e num contexto empresarial... 

Um ativo é um recurso com um valor económico que uma empresa controla ou possui na expectativa que o mesmo proporcione um valor futuro. Investopedia.

Os ativos são reportados no balanço de contas das empresas. São adquiridos pela administração ou gestão com a expectativa de aumentar o valor da empresa ou como um meio para ter impacto positivo nas operações do negócio. 

Podem gerar fluxo de caixa, reduzir as despesas ou melhorar as vendas.

 

O que envolve a correta gestão do património empresarial? 

A gestão de ativos foca-se no ciclo de vida de cada ativo - desde que é adquirido até ao momento em que vai ser alienado ou substituído. 

Assim sendo, a gestão de ativos compreende um conjunto de atividades que têm como propósito extrair o máximo valor dos bens da empresa - de uma forma sustentável, procurando sempre maximizar o seu desempenho.

Ciclo De Vida 09

Imagine-se um equipamento numa fábrica. 

Quando maior for a disponibilidade deste ativo e a sua vida operacional, mais confiável e produtivo se torna. 

Mas para gerir ativos é preciso conhecer o portfólio. 

A correta gestão dos ativos depende da organização e da disciplina da empresa no registo dos seus bens.
E é neste ponto que a tecnologia tem um papel importante ao facilitar o registo e acesso rápido ao património. 

Trata-se de ganhar maior visibilidade sobre o portfólio de bens. Prever riscos futuros e decisões empresariais mais assertivas. 

 

Ativos são bens em constante transformação  

Os ativos sofrem depreciação (perda de valor de um bem decorrente da sua utilização, desgaste ou porque se torna obsoleto) ou revalorizações (quando há atribuição de um novo valor contabilístico).

A contabilização da depreciação e revalorização são importantes para as empresas, não só para que tenha um maior controlo financeiro e avaliação dos riscos, mas para efeitos de impostos. 

O tratamento contabilístico do património envolve cálculos e processos complexos que podem ser automatizados com recurso à tecnologia. 

Se trabalha com o PHC CS Imobilizado, sabe o quanto este software facilita a execução das operações e introduz mais organização na sua empresa. 

O objetivo na aquisição de um ativo é obter o máximo lucro dos ativos, mas não só... Ao controlar a área de gestão de imobilizado, garante que: 

  • Os bens existentes estão todos contabilizados, e que o seu valor é o correcto;
  • Os valores que constam dos mapas de amortizações e reintegrações correspondem aos saldos contabilísticos das respectivas contas. 

A título de exemplo, caso o ativo não traga mais valor para o seu negócio, pode alienar, evitando depreciações adicionais. 

 

Registo e listagem de ativos e boas práticas de gestão

A correta gestão dos ativos vem permitir gerir melhor o orçamento, sendo uma boa prática de gestão empresarial porque permite obter informações sobre: 

  • Ativos que fazem parte da carteira;
  • Ativos que que estão a interferir (positivamente ou negativamente) com a produtividade da empresa;
  • Ativos que desempenham funções críticas na empresa. 

Face a estes dados, passa a poder tomar decisões empresariais e contabilísticas mais assertivas, para além de cumprir com facilidade e rigor as obrigações legais e fiscais. 

Agora, tudo começa no registo dos ativos. Sem esta identificação, perde-se toda a corrente de dados. 

As aplicações móveis permitem ter a informação atualizada e organizada sobre o histórico e estado atual dos ativos que compõem o seu portfólio. 

 

Tecnologia móvel ao serviço do património empresarial 

Houve um tempo em que o registo dos bens era um processo moroso. Envolvia a cativação de recursos e enormes quantidades de papel. Até chegarmos à digitalização.

Atualmente, o trunfo passa por ter soluções de mobilidade. 

As aplicações móveis de gestão de ativos permitem economizar tempo, melhorar a compliance e evitar erros humanos. Porque estão sempre presentes, à distância do acesso a um dispositivo móvel.

O registo imediato dos bens permite à gestão empresarial controlar o portfólio e ter uma visão holística e rigorosa dos ativos físicos e infra-estruturas do seu negócio durante todo o seu ciclo de vida.

Foi com este propósito que a Winsig criou uma aplicação móvel que facilita o processo de registo do capital de ativos da sua empresa

Mas traz consigo outras funcionalidades. 

Esta ferramenta permite fazer a etiquetagem dos ativos com base na leitura de um código de barras e consultar rapidamente a listagem de ativos ou abates - onde quer que esteja. 

Descubra de seguida como funciona a aplicação WIN Gestão de Ativos.

 

A WIN Gestão de Ativos - Como funciona e quais os ganhos? 

A adoção de soluções de mobilidade teve uma primeira fase, onde o foco se concentrava no cliente - procurando oferecer novos canais de comunicação, aproximando pessoas das marcas e estimulando o engagement.

Atualmente, a aposta na mobilidade é mais virada para dentro, para centralizar informações, automatizar tarefas, otimizar processos de negócios e estimular a produtividade das equipas.

A WIN Gestão de Ativos preenche estes requisitos ao transformar o registo do capital empresarial num processo com 4 passos. Basta o recurso a um qualquer dispositivo móvel. 

  1. Começa por emitir uma etiqueta de código de barras diretamente no PHC CS Imobilizado;
  2. No dispositivo móvel, escolhe se quer registar um inventário de ativos ou uma listagem da alienação;
  3. Faz a leitura da etiqueta de código de barras de cada ativo com o seu dispositivo;
  4. Conclui o registo e envia o resultado diretamente para o ERP PHC.

Funcionalidades Win App Gestao Ativos

Para além da identificação rápida, não nos podemos esquecer da importância da centralização dos dados, só possível porque integra com o software de gestão

É um ponto que reforçamos de forma constante porque é um economizador de tempo e recursos. 

 

Pontos altos da aplicação Winsig 

Processo numa única plataforma: Basta ler a etiqueta com o dispositivo móvel para a informação do novo inventário ou abate de ativos ser enviada para o software de gestão.

Conexão com uma estrutura central: Assim que faz a leitura do código de barras, o sistema integra as informações no seu sistema de gestão. 

Consulta em tempo real: Rapidamente pode consultar a listagem dos ativos ou abates que já foram lançados no seu software de gestão. Evita, assim, a duplicação ou ausência de registos por esquecimento, falha humana ou incapacidade técnica para realizar a operação no momento. 

 

Adopte uma abordagem sistemática na gestão dos seus ativos 

Todas as empresas dependem dos seus ativos. 

A quantificação do património, cadastro e histórico dos bens, bem como o controlo rigoroso dos ativos fornecem informações fiáveis e sobre a quais a gestão pode tomar decisões favoráveis ao negócio

Dê às equipas a possibilidade de acederem, facilmente e em poucos cliques, a toda a informação e documentação disponível sobre os ativos.

Se já trabalha com o PHC, torne a gestão do património um processo móvel. A implementação desta plataforma é simples e realizada por equipas especializadas. 

Peça um orçamento - basta preencher um formulário online e sem compromisso - ou esclareça alguma dúvida sobre esta solução. 

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020