Precisa de um software para Gestão de Ativos? Conheça a solução
2020-08-18
A gestão de ativos influencia as estratégias de negócio ao permitir atingir o equilíbrio entre o desempenho empresarial, custos e riscos.
O património e sucesso de uma empresa não se mede apenas pelo balanço entre compras e vendas ou pelo número de clientes fidelizados.
Há um potencial escondido em cada ativo.
Todos os equipamentos e bens que são adquiridos fazem parte do património empresarial. Têm um valor. E devem gerar valor ao seu negócio.
Parece então lógico afirmar que, quanto melhor forem geridos, maior será o retorno possível de um único bem.
Porém, e à medida que as empresas crescem, o registo e a gestão de todos estes ativos torna-se mais desafiante. As soluções tecnológicas têm aliviado esta pressão.
A aplicação móvel da Winsig permite registar, em poucos passos, os bens afetos à sua empresa - em qualquer dispositivo Android.
Se procura ter uma visão holística dos seus bens, reduzir as despesas de manutenção e aquisição e gerar maior rentabilidade dos ativos, leia este artigo e descubra como.
O que é um ativo?
Numa perspetiva de investimento, de uma forma simples e direta, um ativo é algo que coloca dinheiro na sua carteira. A definição é de Robert Kiyosaki o famoso autor do livro Rich Dad Poor Dad.
Na mesma linha de raciocínio e num contexto empresarial...
Um ativo é um recurso com um valor económico que uma empresa controla ou possui na expectativa que o mesmo proporcione um valor futuro. Investopedia.
Os ativos são reportados no balanço de contas das empresas. São adquiridos pela administração ou gestão com a expectativa de aumentar o valor da empresa ou como um meio para ter impacto positivo nas operações do negócio.
Podem gerar fluxo de caixa, reduzir as despesas ou melhorar as vendas.
O que envolve a correta gestão do património empresarial?
A gestão de ativos foca-se no ciclo de vida de cada ativo - desde que é adquirido até ao momento em que vai ser alienado ou substituído.
Assim sendo, a gestão de ativos compreende um conjunto de atividades que têm como propósito extrair o máximo valor dos bens da empresa - de uma forma sustentável, procurando sempre maximizar o seu desempenho.
Imagine-se um equipamento numa fábrica.
Quando maior for a disponibilidade deste ativo e a sua vida operacional, mais confiável e produtivo se torna.
Mas para gerir ativos é preciso conhecer o portfólio.
A correta gestão dos ativos depende da organização e da disciplina da empresa no registo dos seus bens.
E é neste ponto que a tecnologia tem um papel importante ao facilitar o registo e acesso rápido ao património.
Trata-se de ganhar maior visibilidade sobre o portfólio de bens. Prever riscos futuros e decisões empresariais mais assertivas.
Ativos são bens em constante transformação
Os ativos sofrem depreciação (perda de valor de um bem decorrente da sua utilização, desgaste ou porque se torna obsoleto) ou revalorizações (quando há atribuição de um novo valor contabilístico).
A contabilização da depreciação e revalorização são importantes para as empresas, não só para que tenha um maior controlo financeiro e avaliação dos riscos, mas para efeitos de impostos.
O tratamento contabilístico do património envolve cálculos e processos complexos que podem ser automatizados com recurso à tecnologia.
Se trabalha com o Cegid PHC CS Imobilizado, sabe o quanto este software facilita a execução das operações e introduz mais organização na sua empresa.
O objetivo na aquisição de um ativo é obter o máximo lucro dos ativos, mas não só... Ao controlar a área de gestão de imobilizado, garante que:
- Os bens existentes estão todos contabilizados, e que o seu valor é o correcto;
- Os valores que constam dos mapas de amortizações e reintegrações correspondem aos saldos contabilísticos das respectivas contas.
A título de exemplo, caso o ativo não traga mais valor para o seu negócio, pode alienar, evitando depreciações adicionais.
Registo e listagem de ativos e boas práticas de gestão
A correta gestão dos ativos vem permitir gerir melhor o orçamento, sendo uma boa prática de gestão empresarial porque permite obter informações sobre:
- Ativos que fazem parte da carteira;
- Ativos que que estão a interferir (positivamente ou negativamente) com a produtividade da empresa;
- Ativos que desempenham funções críticas na empresa.
Face a estes dados, passa a poder tomar decisões empresariais e contabilísticas mais assertivas, para além de cumprir com facilidade e rigor as obrigações legais e fiscais.
Agora, tudo começa no registo dos ativos. Sem esta identificação, perde-se toda a corrente de dados.
As aplicações móveis permitem ter a informação atualizada e organizada sobre o histórico e estado atual dos ativos que compõem o seu portfólio.
Tecnologia móvel ao serviço do património empresarial
Houve um tempo em que o registo dos bens era um processo moroso. Envolvia a cativação de recursos e enormes quantidades de papel. Até chegarmos à digitalização.
Atualmente, o trunfo passa por ter soluções de mobilidade.
As aplicações móveis de gestão de ativos permitem economizar tempo, melhorar a compliance e evitar erros humanos. Porque estão sempre presentes, à distância do acesso a um dispositivo móvel.
O registo imediato dos bens permite à gestão empresarial controlar o portfólio e ter uma visão holística e rigorosa dos ativos físicos e infra-estruturas do seu negócio durante todo o seu ciclo de vida.
Foi com este propósito que a Winsig criou uma aplicação móvel que facilita o processo de registo do capital de ativos da sua empresa.
Mas traz consigo outras funcionalidades.
Esta ferramenta permite fazer a etiquetagem dos ativos com base na leitura de um código de barras e consultar rapidamente a listagem de ativos ou abates - onde quer que esteja.
Descubra de seguida como funciona a aplicação WIN Gestão de Ativos.
A WIN Gestão de Ativos - Como funciona e quais os ganhos?
A adoção de soluções de mobilidade teve uma primeira fase, onde o foco se concentrava no cliente - procurando oferecer novos canais de comunicação, aproximando pessoas das marcas e estimulando o engagement.
Atualmente, a aposta na mobilidade é mais virada para dentro, para centralizar informações, automatizar tarefas, otimizar processos de negócios e estimular a produtividade das equipas.
A WIN Gestão de Ativos preenche estes requisitos ao transformar o registo do capital empresarial num processo com 4 passos. Basta o recurso a um qualquer dispositivo móvel.
- Começa por emitir uma etiqueta de código de barras diretamente no Cegid PHC CS Imobilizado;
- No dispositivo móvel, escolhe se quer registar um inventário de ativos ou uma listagem da alienação;
- Faz a leitura da etiqueta de código de barras de cada ativo com o seu dispositivo;
- Conclui o registo e envia o resultado diretamente para o ERP Cegid PHC.
Para além da identificação rápida, não nos podemos esquecer da importância da centralização dos dados, só possível porque integra com o software de gestão.
É um ponto que reforçamos de forma constante porque é um economizador de tempo e recursos.
Pontos altos da aplicação Winsig
Processo numa única plataforma: Basta ler a etiqueta com o dispositivo móvel para a informação do novo inventário ou abate de ativos ser enviada para o software de gestão.
Conexão com uma estrutura central: Assim que faz a leitura do código de barras, o sistema integra as informações no seu sistema de gestão.
Consulta em tempo real: Rapidamente pode consultar a listagem dos ativos ou abates que já foram lançados no seu software de gestão. Evita, assim, a duplicação ou ausência de registos por esquecimento, falha humana ou incapacidade técnica para realizar a operação no momento.
Adopte uma abordagem sistemática na gestão dos seus ativos
Todas as empresas dependem dos seus ativos.
A quantificação do património, cadastro e histórico dos bens, bem como o controlo rigoroso dos ativos fornecem informações fiáveis e sobre a quais a gestão pode tomar decisões favoráveis ao negócio.
Dê às equipas a possibilidade de acederem, facilmente e em poucos cliques, a toda a informação e documentação disponível sobre os ativos.
Se já trabalha com o Cegid PHC, torne a gestão do património um processo móvel. A implementação desta plataforma é simples e realizada por equipas especializadas.
Peça um orçamento - basta preencher um formulário online e sem compromisso - ou esclareça alguma dúvida sobre esta solução.

Nuno Archer
CEO
- Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
- Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
- Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada
Artigos Relacionados
Notícias
Ferramentas digitais para uma gestão de horários mais eficiente
2025-10-09
Organizar a gestão de horários, turnos e folgas pode ser uma das tarefas mais complexas dentro da gestão de Recursos Humanos. Com equipas cada vez mais diversas, escalas rotativas e formatos híbridos de trabalho, manter tudo sob controlo sem perder tempo...
Notícias
Factorial: 4 funcionalidades essenciais para as equipas de Recursos Humanos
2025-10-09
A gestão de Recursos Humanos tem vindo a tornar-se cada vez mais complexa. Entre a burocracia, a legislação laboral, os processos administrativos e as expectativas dos colaboradores, os desafios não param de crescer. É por isso que muitas empresas...
Casos de Sucesso
Cansiltra: quase meio século a inovar no comércio de ferramentas e equipamentos
2025-09-26
Com raízes familiares e uma história de quase meio século, a Cansiltra consolidou-se como uma referência nacional no fornecimento de ferramentas e equipamentos tanto para o setor profissional como para o público. Em conversa com Miguel...
Add-ons para Cegid PHC
Do orçamento à montagem em obra: a eficiência do WIN Metalomecânicas
2025-09-16
As metalomecânicas enfrentam diariamente desafios exigentes: prazos apertados, controlo de custos, qualidade e coordenação entre diferentes áreas. Para responder a estas e outras necessidades, a Winsig desenvolveu o WIN Metalomecânicas, uma...
O papel do Infraspeak no facility management
2025-07-23
A gestão de instalações é uma área que tem impacto direto na continuidade e eficiência de qualquer organização. Quando os ativos não são bem geridos, aumentam os custos, os riscos de falha e a dificuldade em manter...
Precisa de mais informações?