Pense na estratégia digital para a sua empresa

2017-03-23

Depois dos CEOs (Chief Executive Officer), chegou a vez dos CIOs (Chief Information Officers) darem cartas. O crescimento digital está a revolucionar não só a forma como as empresas interagem com os clientes, mas também o relacionamento entre colaboradores e respetivos departamentos. Não adianta investir apenas numa estratégia digital se não tiver alguém na sua equipa ou uma consultoria externa que domine esta área. O CIO é, por isso, o novo elemento indispensável do seu negócio. Ele será um elemento importante no relacionamento com os restantes departamentos e com o cliente final.

A tecnologia mudou o modelo de funcionamento das empresas. O CIO tem a capacidade de pensar digital e de perceber as novas tendências. Esse conhecimento vai valer-lhe a missão de implementar as estratégias digitais que considerar relevantes para a produtividade e que se enquadrem com os objetivos do negócio.

CIOs compreendem necessidades dos clientes

O mercado e respetivo avanço tecnológico exige das empresas uma constante inovação, bem como que tenham capacidade de ligação de um crescente número de dispositivos à Internet. Este avanço permite aos colaboradores obterem mais dados e tornarem as suas operações mais eficazes.

Nunca foi tão importante como atualmente juntar as várias equipas do seu negócio, para que partilhem ideias e colaborem entre si. Essa ligação será feita pelo CIO, a pessoa que tem o conhecimento para ajudar a sua empresa a fazer a transição da sua cultura empresarial para o digital e para uma dinâmica de software-first. Só assim será possível continuar a antecipar as necessidades do cliente.

Ter uma estratégia digital é poder

De acordo com o estudo da IDG Research, ?Harvey Nash CIO Survey?, no ano passado, 34% dos CIOs já respondiam diretamente ao CEO. Esta é a percentagem mais elevada em 11 anos, o que mostra que as empresas estão a dar o passo para o nível seguinte de trabalho: o digital, em que a tecnologia está no centro da estratégia.

O documento conclui ainda que a interação do CIO com outros departamentos aumentou a produtividade em 87%, contribuiu para as tomadas de decisão e que a satisfação do cliente aumentou 80%.

A globalização impõe desafios que só as empresas que pensem digital vão conseguir superar e alcançar o sucesso. A sobrevivência do seu negócio poderá ser ditada pelo trabalho do CIO ou de consultores como a Winsig, cuja assessoria será capaz de colocar a sua empresa a pensar digital.

Dora Loureiro - Winsig

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Add-ons para PHC

Como otimizar a Rentabilidade da sua Panificadora?

2020-08-28

Procura aumentar a rentabilidade do seu negócio? Um software de gestão para panificadoras pode ser a solução.  A solução para o setor da panificação ajuda a sua empresa a estar menos exposta às...

Gestão de Projetos

Precisa de um software para Gestão de Ativos? Conheça a solução

2020-08-18

A gestão de ativos influencia as estratégias de negócio ao permitir atingir o equilíbrio entre o desempenho empresarial, custos e riscos.  O património e sucesso de uma empresa não se mede apenas pelo balanço entre compras e...

Add-ons para PHC

Por que razão o seu negócio precisa de uma Aplicação CRM?

2020-08-10

Longe da vista, mas ligados de forma contínua à base de dados da sua empresa.  Com uma aplicação CRM móvel, bastam alguns toques no ecrã para que a força de vendas no terreno tenha acesso a funcionalidades de gestão de...

Gestão de Recursos Humanos

APP para facilitar a Gestão dos Colaboradores

2020-07-24

Utilizamos aplicações móveis para tudo.  Para passar o tempo, fazer compras, exercitar, marcar viagens, comunicar e interagir com os amigos, a família… e agora também com os colegas de trabalho.  Então, por que não...

Assistência Técnica

Uma aplicação móvel pode melhorar o seu Serviço de Assistência Técnica?

2020-07-15

O que faz um bom serviço de assistência técnica? Ou seja, o que esperam os clientes quando ligam para a sua empresa com um problema?  Rapidez na resolução da avaria, preferencialmente, logo na primeira visita.  Parece fácil, mas esta...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020