Logotipo Winsig

Descubra em 6 passos se o seu negócio é business intelligence

2017-11-23

No seu dia-a-dia empresarial certamente recorre às vantagens das plataformas eletrónicas e da evolução tecnológica para desburocratizar processos administrativos e para dinamizar os procedimentos internos. Por isso, é natural que pense que o seu negócio é um business intelligence. Porém, a tecnologia de business intelligence vai muito além da instalação de um software de gestão documental e administrativo.

De acordo com o principal analista da Forrester Research, Boris Evelson, um business intelligence pressupõe o funcionamento de uma estrutura complexa mas fácil de usar, dinâmica, rápida e eficiente. Ou seja, de uma plataforma que engloba todas as áreas vitais da empresa, desde os processos passando pelos recursos humanos, marketing, contabilidade e todos os departamentos envolvidos no desenvolvimento de um projeto.

Um business Intelligence está em constante melhoria

A tecnologia de business intelligence não é estática, nem fica obsoleta. Isto porque está em contínuo desenvolvimento e tem uma estratégia associada. Daí que o especialista indique seis passos necessários para a implementação de um business intelligence de sucesso. São eles:

Responsabilizar as unidades de negócios pelos projetos: Ou seja, o seu produto ou projeto é a prioridade e deve estar no poder de quem se relaciona com o cliente, seja presencialmente ou na comunicação online. Evelson sugere que o business intelligence deve estar ao serviço de quem desenvolve a estratégia do negócio e não limitar-se a uma tecnologia de informação que serve apenas para registo e arquivo de documentação. Os atuais softwares de gestão permitem aos utilizadores, nomeadamente o diretor comercial ou gestor de clientes, tirar relatórios, aceder a informação que considerem necessária para colocar o plano em marcha, de forma imediata e intuitiva.

Adaptar a estratégia de business intelligence às necessidades do negócio: O business intelligence não é uma simples ferramenta de procedimentos, é um parceiro da sua empresa. Isto porque estas tecnologias estão em constante evolução e são as principais responsáveis por simplificar a tarefa de monitorização do mercado. Há que avaliar o uso que está a fazer das ferramentas de business intelligence e de que forma pode adaptá-las para que sejam ainda mais eficazes na gestão do negócio.

A importância da validação: Esta deve centrar-se numa equipa reduzida para que seja garantida a fiabilidade dos dados. ?É melhor ter menos coisas em que se confia do que ter muitas que levantam dúvidas?, explica o vice-presidente de operações da consultora de business intelligence WCI Consulting, Chris Hagans. E acrescenta que ?a validação é crítica não só para garantir a precisão mas também para evitar o ceticismo?.

Business intelligence tem a missão de resolver problemas: A implementação de ferramentas de business intelligence apenas faz sentido quando a empresa tem necessidade de solucionar alguma situação. Caso contrário, os utilizadores não vão usar as tecnologias. Estes têm que sentir que o business intelligence é uma mais-valia que está a ajudá-los a ultrapassarem obstáculos. Por isso, antes de tornar o seu negócio num business intelligence identifique as necessidades para que possa tirar partido do seu potencial.

Estrutura assenta em hierarquias: A construção de uma estratégia de business intelligence assenta numa estrutura hierarquizada, criando uma certa ordem no uso das tecnologias. Além disso, esta deverá ter em consideração a possibilidade de mudar à medida que as prioridades também são alteradas. Baseia-se por isso numa lógica de funcionamento evolutiva e de constante análise das áreas em que não está a corresponder às necessidades.

Gestores não têm que ser ?especialistas?: Espera-se que o número de operacionais nesta área sem formação específica tenda a crescer e a dar lugar ao que o vice-presidente de pesquisa da Gartner, Cindi Howson, chama de ?profissionais analistas de informação intermédios?, que ?conhecem o domínio comercial e as questões a serem feitas?, explica.

As tecnologias de business intelligence permitem por isso aos utilizadores acederem a relatórios e dados que contribuem para uma melhor visão e avaliação analítica do negócio, o que trará ganhos para a sua empresa.

Fale connosco para obter ajuda na análise do seu negócio e perceber como pode tirar partido do business intelligence.

Dora Loureiro - Winsig

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Tendências e Opinião

A Winsig em 2023: um ano de desafios, mudanças e inovação

2024-02-06

    A Winsig é uma empresa 100% nacional que tem como principal missão ajudar as empresas a otimizarem os seus processos de fabrico, produção, gestão, entre outros; mas não é disso que lhe quero falar, quero dizer-lhe que a...

Tendências e Opinião

Otimize a gestão da comercialização de artigos de construção

2024-01-18

Quando viajamos por Portugal, é difícil não reparar na atividade do setor da construção. A construção civil e de obras públicas têm um forte impacto na economia do país; mas atrás de cada projeto de...

Tendências e Opinião

Programa Madeira 2030 - Um Futuro Sustentável e Inovador

2023-09-07

Venho partilhar algumas reflexões sobre um assunto que tem ganho destaque na Região Autónoma da Madeira: o Programa Madeira 2030. É por acreditar que este programa pode ajudar a Região Autónoma da Madeira a evoluir positivamente ao...

Tendências e Opinião

Tem uma empresa de construção civil? Saiba como um software de gestão pode ajudar o seu negócio

2023-05-26

A organização dos processos inerentes à construção, sejam estes de pequena, média ou de grande dimensão, é bastante exigente. Existem várias soluções para cada uma das etapas, mas o agregar da gestão...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020