Logotipo Winsig

Descubra em 6 passos se o seu negócio é business intelligence

2017-11-23

No seu dia-a-dia empresarial certamente recorre às vantagens das plataformas eletrónicas e da evolução tecnológica para desburocratizar processos administrativos e para dinamizar os procedimentos internos. Por isso, é natural que pense que o seu negócio é um business intelligence. Porém, a tecnologia de business intelligence vai muito além da instalação de um software de gestão documental e administrativo.

De acordo com o principal analista da Forrester Research, Boris Evelson, um business intelligence pressupõe o funcionamento de uma estrutura complexa mas fácil de usar, dinâmica, rápida e eficiente. Ou seja, de uma plataforma que engloba todas as áreas vitais da empresa, desde os processos passando pelos recursos humanos, marketing, contabilidade e todos os departamentos envolvidos no desenvolvimento de um projeto.

Um business Intelligence está em constante melhoria

A tecnologia de business intelligence não é estática, nem fica obsoleta. Isto porque está em contínuo desenvolvimento e tem uma estratégia associada. Daí que o especialista indique seis passos necessários para a implementação de um business intelligence de sucesso. São eles:

Responsabilizar as unidades de negócios pelos projetos: Ou seja, o seu produto ou projeto é a prioridade e deve estar no poder de quem se relaciona com o cliente, seja presencialmente ou na comunicação online. Evelson sugere que o business intelligence deve estar ao serviço de quem desenvolve a estratégia do negócio e não limitar-se a uma tecnologia de informação que serve apenas para registo e arquivo de documentação. Os atuais softwares de gestão permitem aos utilizadores, nomeadamente o diretor comercial ou gestor de clientes, tirar relatórios, aceder a informação que considerem necessária para colocar o plano em marcha, de forma imediata e intuitiva.

Adaptar a estratégia de business intelligence às necessidades do negócio: O business intelligence não é uma simples ferramenta de procedimentos, é um parceiro da sua empresa. Isto porque estas tecnologias estão em constante evolução e são as principais responsáveis por simplificar a tarefa de monitorização do mercado. Há que avaliar o uso que está a fazer das ferramentas de business intelligence e de que forma pode adaptá-las para que sejam ainda mais eficazes na gestão do negócio.

A importância da validação: Esta deve centrar-se numa equipa reduzida para que seja garantida a fiabilidade dos dados. ?É melhor ter menos coisas em que se confia do que ter muitas que levantam dúvidas?, explica o vice-presidente de operações da consultora de business intelligence WCI Consulting, Chris Hagans. E acrescenta que ?a validação é crítica não só para garantir a precisão mas também para evitar o ceticismo?.

Business intelligence tem a missão de resolver problemas: A implementação de ferramentas de business intelligence apenas faz sentido quando a empresa tem necessidade de solucionar alguma situação. Caso contrário, os utilizadores não vão usar as tecnologias. Estes têm que sentir que o business intelligence é uma mais-valia que está a ajudá-los a ultrapassarem obstáculos. Por isso, antes de tornar o seu negócio num business intelligence identifique as necessidades para que possa tirar partido do seu potencial.

Estrutura assenta em hierarquias: A construção de uma estratégia de business intelligence assenta numa estrutura hierarquizada, criando uma certa ordem no uso das tecnologias. Além disso, esta deverá ter em consideração a possibilidade de mudar à medida que as prioridades também são alteradas. Baseia-se por isso numa lógica de funcionamento evolutiva e de constante análise das áreas em que não está a corresponder às necessidades.

Gestores não têm que ser ?especialistas?: Espera-se que o número de operacionais nesta área sem formação específica tenda a crescer e a dar lugar ao que o vice-presidente de pesquisa da Gartner, Cindi Howson, chama de ?profissionais analistas de informação intermédios?, que ?conhecem o domínio comercial e as questões a serem feitas?, explica.

As tecnologias de business intelligence permitem por isso aos utilizadores acederem a relatórios e dados que contribuem para uma melhor visão e avaliação analítica do negócio, o que trará ganhos para a sua empresa.

Fale connosco para obter ajuda na análise do seu negócio e perceber como pode tirar partido do business intelligence.

Dora Loureiro - Winsig

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Add-ons para PHC

5 Softwares de Gestão para Empresas de Construção Civil

2020-12-21

O cimento é a base de qualquer construção. É a cola que une os diversos materiais. Podemos olhar para os softwares de gestão da mesma forma.  Sem uma ferramenta tecnológica que centralize as informações de cada obra, a...

Soluções PHC

Saiba como Otimizar a Gestão da sua Loja Online (B2B ou B2C)

2020-12-14

O cliente faz uma compra online. Passadas duas semanas ainda não recebeu o artigo em casa. Naturalmente, vai ligar para a empresa (e já não está muito satisfeito).  Depois de algumas conversas, o apoio ao cliente percebe que afinal não existia...

Add-ons para PHC

Gestão de Tesouraria 4.0 - benefícios e softwares inteligentes

2020-12-07

Sabe qual é a liquidez e a autonomia financeira da sua empresa, neste momento? O negócio que gere, seria capaz de sobreviver a quantos meses sem income ou apoios adicionais?  Com uma gestão de tesouraria 4.0 consegue obter estas informações em...

Notícias

Quer Trocar de Parceiro ERP? Saiba o que deve ter em conta

2020-11-26

Um parceiro deve ser um facilitador e a relação entre ambos deve ir além da aquisição do software.  Deve ser um partenaire que rentabiliza o investimento feito, está a par das atualizações legais e fiscais, ofereça...

Add-ons para PHC

Softwares de Gestão para a Indústria - PHC e Add-ons Winsig

2020-11-24

Na Winsig, a inovação é incentivada pelo feedback dos clientes porque são eles que utilizam os sistemas para a gestão das suas empresas, numa base diária.  Neste artigo, reunimos um conjunto de add-ons para PHC para as diferentes...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020