Logotipo Winsig

Como escolher o Software de Gestão adequado para a sua empresa?

2021-03-18

Para escolher o software adequado para a sua empresa faça a si mesmo 4 questões fundamentais.

 

1. Porque preciso de um Software de Gestão?

 

Há gestores e empresários que têm dúvidas quanto à implementação de um software de gestão na sua área de negócio. Ou porque consideram que essa ferramenta não traz benefícios para a sua área de atividade, ou porque acham que é cara, ou simplesmente porque não confiam nas tecnologias.

Mas, a realidade é que, independentemente do tipo de negócio, da dimensão da empresa ou do produto / serviço que gere, o software de gestão vai otimizar o seu trabalho e a produtividade das suas equipas.

 

Realçamos cinco vantagens que vão convencer mesmo os mais céticos:

 

Melhor gestão do tempo: A desmaterialização dos processos e automatização das operações libertam a sua equipa para outras tarefas.

Menor erro humano: O software de gestão minimiza as falhas humanas, já que calculadoras, lançamentos de faturas, preparação de relatórios e outras tarefas são automatizadas.

Menos custos: Atualmente, o software de gestão pode funcionar alojado na nuvem, o que traz uma poupança nas despesas com servidores e fornecedores.

Maior integração: Mesmo que os departamentos estejam fisicamente separados, com um software de gestão as várias áreas da sua empresa ficam integradas nesta plataforma, podendo facilmente comunicar e partilhar informação entre si.

Maior segurança: Os seus documentos, processos e outros dados estão mais seguros num software de gestão do que num arquivo tradicional. O sistema garante backups automáticos, que asseguram a atualização em tempo real e o armazenamento de toda a informação. Além disso, só os utilizadores autorizados terão acesso aos arquivos da plataforma.

 

O que pode ser resolvido com um software de gestão?

 

O software de gestão é uma ferramenta que vai facilitar o desenvolvimento das atividades diárias da sua empresa. A automatização dos processos é a primeira mais-valia que este sistema inteligente aporta. Este é responsável pela resolução de uma série de problemas que condicionam o crescimento da atividade.

 

O software de gestão pode acabar com as dificuldades do dia-a-dia, nomeadamente:

 

Comunicação: Dentro e fora da empresa. A integração de dados permite a comunicação em tempo real entre colaboradores, com fornecedores e com clientes, sem que haja necessariamente um contacto presencial.

Planeamento e flexibilidade: Pode gerir os seus processos à distância. Com a informatização de todos os dados torna-se mais fácil planear, controlar e organizar as várias áreas de negócio e os diferentes departamentos. 

Portabilidade: Depender do computador da empresa é coisa do passado. O ritmo tecnológico e das transações comerciais evoluiu para o ponto em que é imprescindível estar sempre contactável. O software de gestão faz isso por si, pois pode funcionar em modo cloud para que todos possam aceder aos dados a partir de qualquer lugar.

Conhecimento: É a maior ?arma? de qualquer empresário. Os papéis, os arquivos, folhas de cálculo e outros documentos representam normalmente uma dor de cabeça para o gestor, que tem que fazer um enorme exercício de organização para conseguir analisar o negócio. A digitalização e a integração de toda a informação numa única plataforma resolve esta questão. Com um clique tem acesso a tudo o que precisa para tomar uma decisão.

Ganhos em tempo e nos custos: Com os processos organizados e facilmente acessíveis, a equipa revela melhores índices de motivação e de produtividade. Poupa nas despesas com o papel e impressões, reduz o impacto ambiental da sua empresa, despende menos tempo em burocracias e concentra-se no desenvolvimento do seu negócio.

Pergunte aos nossos especialistas qual o software de gestão que mais se adequa às suas necessidades.

 

2. A minha empresa está preparada para um Software de Gestão?

 

Antes de implementar um software de gestão terá que preparar a sua empresa e os seus colaboradores para esta nova rotina. É uma mudança que implica uma alteração profunda de procedimentos e dinâmicas. E é por isso que não deve fazê-lo sozinho. Uma equipa de consultoria especializada é uma peça importante neste processo, para que tudo decorra da forma mais eficiente e rápida possível.

As empresas de implementação do software de gestão vão planear a migração para o novo sistema, para que exista o mínimo impacto no funcionamento dos serviços e na produtividade.

 

O processo de preparação da sua empresa para esta viragem tecnológica decorre nas seguintes fases:

 

Planeamento: Criação da equipa que vai trabalhar em conjunto com os consultores e definir as necessidades de cada departamento, objetivos e cronogramas. Nesta fase são identificados os problemas, as metas a alcançar com o software de gestão e o plano de trabalho.

Revisão: A composição e adaptação dos módulos à sua empresa são um passo importante para que o sistema final tenha os recursos necessários para melhorar o trabalho dos colaboradores e demais intervenientes. É nesta fase que se identificam lacunas e criam os parâmetros que tornam a ferramenta operacional.

Formação e Testes: Concluída a instalação do software de gestão é necessário formar os utilizadores, ensiná-los a usar a plataforma e testar com estes o seu funcionamento.

Avaliação: Terminada a implementação do programa, a equipa de consultores vai fazer uma auditoria para que avalie o novo sistema

 

Conheça toda a gama de soluções que temos para lhe apresentar. Esclareça todas as suas questões.

 

3. Como escolher o Software de Gestão?

 

Um software de gestão é sinónimo de retorno do investimento, desde que saiba escolher o sistema mais adequado para si e um fornecedor credível, com provas dadas neste negócio.

 

Quais os requisitos técnicos?

 

O software de gestão é o núcleo da sua empresa, a base de operações do negócio. Por isso, esta plataforma deverá ter um conjunto de requisitos técnicos que assegurem o bom desempenho das operações e evitem falhas que coloquem em causa o funcionamento do sistema.

 

Nomeamos quatro características que são essenciais:

 

Robustez: Um sistema que abarca quantidades incontáveis de informação e dados deverá ter uma capacidade e um desempenho técnico de alto nível, para que as atividades do dia-a-dia empresarial não fiquem condicionadas.

Segurança: Os dados de qualquer entidade ou organização são confidenciais e, por isso, a preservação dos dados e da sua integridade é crucial, nomeadamente quando falamos de áreas como a financeira e a gestão de clientes.

Funcionalidade: Este sistema tem que apresentar capacidade para ser usado por múltiplos utilizadores, em simultâneo, e, por isso, para desempenhar várias tarefas administrativas e operacionais ao mesmo tempo.

Fiabilidade: O software de gestão é uma ferramenta de suporte à organização e à tomada de decisão, pelo que tem de garantir a fiabilidade dos dados e dos relatórios emitidos. O utilizador tem que sentir confiança nos resultados que obtém através deste sistema.

 

Quais as características-chave do fornecedor?

 

Há três características que deve procurar no seu fornecedor do software de gestão:

 

Credibilidade: Opte por parceiros certificados pelos fabricantes de software de gestão, cujo trabalho seja reconhecido ao nível da inovação e da adaptação à evolução do mercado.

Experiência: Um fornecedor especializado saberá ajudá-lo em qualquer altura, inclusivamente após a conclusão da implementação do sistema. Selecione uma empresa que tenha uma equipa com larga experiência neste setor, que seja qualificada e esteja sujeita a processos regulares de formação.

Liderança: Um fornecedor com estatuto de PME Excelência é um líder de mercado, capaz de desenvolver soluções direcionadas para nichos específicos e adaptadas ao cliente

Veja os casos de sucesso da Winsig e perceba como podemos ajudar a sua empresa a crescer.

4. Principais erros na escolha do Software de Gestão

 

Com um acompanhamento adequado por uma equipa especializada de consultores, será capaz de fazer a escolha acertada do software de gestão indicado para si. Quando contactar o fornecedor faça uma análise daquilo que pretende para evitar cair nos seguintes erros:

  • Avaliação incorreta das suas necessidades.
  • Escolher o software de gestão sem conhecer os casos de sucesso (ou insucesso) em negócios semelhantes ao seu.
  • Optar por um sistema difícil de usar e que não se adequa às necessidades diárias do seu negócio.
  • Não avaliar pormenorizadamente o serviço prestado pelo fornecedor, nomeadamente se tem assistência técnica, durante e pós-implementação do software de gestão.
  • Quer se trate da implementação pela primeira vez ou de uma atualização do sistema de gestão, lembre-se que esta decisão representa um investimento a longo prazo.
  •  

Antes de dar este passo tão importante aconselhe-se com especialistas em Software de Gestão.

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Casos de Sucesso

Plastifa, um caminho de crescimento e inovação

2024-02-26

  A Plastifa teve um início modesto, com apenas duas máquinas de injeção, mas a qualidade dos produtos e a visão de futuro de Manuel Carvalho, diretor-geral, elevou o nome da empresa nos mercados nacionais e internacionais. Conheça a...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020