Logotipo Winsig

Tem uma empresa de construção civil? Saiba como um software de gestão pode ajudar o seu negócio

2023-05-26

A organização dos processos inerentes à construção, sejam estes de pequena, média ou de grande dimensão, é bastante exigente. Existem várias soluções para cada uma das etapas, mas o agregar da gestão de uma obra num único software adaptado à construção civil seria o cenário ideal. 

Um ERP (Enterprise Resource Planning) pode ajudar as empresas de construção civil de várias formas, desde a gestão de projetos e fornecedores, à gestão financeira e de recursos e ainda promove a melhoria da comunicação entre os diversos departamentos.

Descubra mais sobre como um software de construção civil pode ajudar o seu negócio, neste artigo de blog.

 

Porque é que uma empresa de construção civil precisa de um software de gestão?

Integrar e gerir processos e atividades

Uma empresa de construção civil precisa de um sistema ERP por vários motivos. Em primeiro lugar, o ERP ajuda a integrar e a gerir diversos processos e atividades da empresa, como finanças, recursos humanos, compras, vendas, produção e logística. Com um ERP adequado a este setor de atividade, as informações ficam concentradas num único sistema, facilitando o acesso e a análise dos dados e evitando a duplicação de informações.

A gestão de projetos de construção civil é um processo complexo, que envolve diversas atividades e etapas que vão desde o planeamento, passando pela execução, até à entrega ao cliente final. Com um ERP, é possível gerir estes processos de forma integrada e eficiente, uma vez que este permite o acompanhamento e supervisão dos prazos, orçamentos e recursos utilizados em cada etapa da obra.

Controlar stocks, custos e despesas

Este software também pode ajudar a empresa a controlar o stock de materiais, bem como a gerir os custos e as despesas inerentes à obra. Ou seja, a empresa pode otimizar os processos, reduzir desperdícios e aumentar a eficiência das operações

Consultar relatórios e indicadores de performance

Outra vantagem do ERP passa pela possibilidade de gerar relatórios e indicadores de performance que permitem avaliar o progresso dos projetos, a identificar possíveis problemas e oportunidades de melhoria.

Atualizar tecnologias e boas práticas

A utilização de um ERP ajuda as empresas de construção civil a manterem-se atualizadas em relação às novas tecnologias e às melhores práticas do mercado deste setor.

 

Na prática, como é que a utilização de um software de gestão para construção civil se reflete na estrutura e organização da empresa?

Tem Uma Empresa De Construcao Civil Winsig

Um ERP pode ter um grande impacto na estrutura e organização da sua empresa, nomeadamente:

  • Concentração de informações: todas as informações da empresa ficam concentradas num único software de gestão, o que facilita o acesso e a análise dos dados e aumenta a eficiência operacional.
  • Integração de processos: permite a integração dos diversos processos e atividades como as finanças, os recursos humanos, as compras e as vendas, a produção e a logística. Esta integração conduz a uma maior eficiência e à redução de erros e redundâncias.
  • Automatização de tarefas: a automatização de tarefas e processos, como a criação de relatórios, a emissão de faturas e o controlo dos stocks traduz-se na redução de custos e a uma maior eficiência operacional.
  • Maior controlo financeiro: regista e acompanha a variação dos lucros, despesas e investimentos, ou seja, há mais transparência e melhor gestão dos recursos financeiros.
  • Gestão de projetos: permite acompanhar os prazos, orçamentos e recursos utilizados em cada etapa. Estes dados podem ser analisados com vista à melhoria da gestão dos projetos.
  • Melhoria da comunicação interna: é possível melhorar a comunicação interna com a partilha de informações e a definição de processos e procedimentos claros. A comunicação estimula a colaboração entre os funcionários e promove a cultura organizacional.

 

Os clientes vão apercebem-se da mudança para um software de gestão para construção civil?

Os clientes podem não estar diretamente cientes das mudanças que ocorrem na estrutura e organização da sua empresa, mas estas refletem-se nas ações e processos que lhes são inerentes. 

A maior eficiência na execução dos projetos, a redução de erros, a melhoria no controlo dos prazos e custos, e a melhoria na qualidade dos serviços prestados, são os pontos em que os seus clientes, certamente, vão identificar diferenças.

Implementar um ERP para construção civil permite que a sua empresa responda de forma mais célere às solicitações dos clientes, quer pela automatização de tarefas, quer pela integração de processos. Com um software de gestão pode oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente, com o registo e o acompanhamento de informações relevantes sobre cada cliente, como o histórico de compras, as preferências, as reclamações e os elogios.

Os seus clientes vão aperceber-se dos resultados dessas mudanças, o que pode levar a uma maior satisfação dos clientes e ao elevar da taxa de fidelização.

 

Quais são os pontos a que um software de gestão para construção civil deve responder?

Tem Uma Empresa De Construcao Civil  Infografico Winsig

Existem vários fatores que devem ser prioritários na escolha do melhor ERP para uma empresa de construção civil:

  • Diversidade de funcionalidades, mas que sejam específicas para a indústria da construção civil, como gestão de projetos, gestão de equipamentos, orçamentação, gestão de subempreiteiros, entre outras.
  • Escalabilidade, para crescer e evoluir a par com a empresa, e permitir a adição de novas funcionalidades, módulos e utilizadores.
  • Facilidade de integração com outras aplicações e sistemas já utilizados pela empresa, como sistemas de gestão de documentos, de gestão de RH e de gestão de contratos. 
  • Personalização do software de gestão para construção civil, para responder às necessidades específicas de cada empresa, permitir a adaptação de fluxos de trabalho e dos processos de negócio para melhorar a eficiência e a produtividade.
  • Disponibilização de suporte e manutenção do ERP, que devem ser assegurados por uma equipa dedicada de profissionais.
  • Rentabilidade do investimento, ou seja, custo do ERP deve ser avaliado em relação ao retorno sobre o investimento (ROI) e às necessidades específicas da empresa, para garantir que é uma solução viável e rentável a longo prazo.

 

Ao avaliar estes e outros fatores, as empresas de construção civil podem escolher o ERP que melhor se adapta às suas necessidades específicas e objetivos de negócio. Se tiver questões ou precisar de aconselhamento especializado para escolher um software de gestão para construção civil, entre em contacto connosco.

Dsc 9775

Miguel Araújo

Gestor de Projetos

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Casos de Sucesso

Plastifa, um caminho de crescimento e inovação

2024-02-26

  A Plastifa teve um início modesto, com apenas duas máquinas de injeção, mas a qualidade dos produtos e a visão de futuro de Manuel Carvalho, diretor-geral, elevou o nome da empresa nos mercados nacionais e internacionais. Conheça a...

Casos de Sucesso

Grupo GR360 Flooring Systems: Gestão sólida e otimizada

2024-02-16

O grupo GR360 Flooring Systems iniciou a sua atividade em 1999 e é composto, atualmente, por nove empresas que se dedicam à engenharia e desenvolvimento de sistemas de pavimentos industriais e à sua manutenção preventiva. Trabalham em várias...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020