Logotipo Winsig

Conheça o Portugal 2030, uma iniciativa que gera oportunidades para as empresas investirem na transformação digital

2023-03-29

Ao longo das últimas duas décadas, as empresas nacionais têm evoluído ao nível da taxa de internacionalização, no aumento do investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D) e, mais recentemente, na transição digital e digitalização dos processos. Apostar na transformação digital resulta numa maior capacidade de inovação, num aumento da produtividade das PMEs, impulsionado por equipas cada vez mais qualificadas, especialmente as camadas mais jovens.

 Conheca O Portugal 2030 Uma Iniciativa Que Gera Oportunidades Para As Empresas Investirem Na Transformacao Digital Winsig
Neste artigo, pretendemos abordar o tema da digitalização das empresas e tentar responder a algumas questões que este assunto levanta.

 

Afinal, o que é a transformação digital?

A transformação digital é um processo que tem ganho cada vez mais importância nas empresas, independentemente do seu setor de atividade. Em Portugal, este fenómeno tem sido particularmente visível, com a digitalização a ser apontada como um dos principais fatores de crescimento das empresas e da economia nacional.

O Portugal 2030 é uma oportunidade única para as empresas investirem nas novas tecnologias através do apoio que o programa oferece na área da inovação e transição digital. É direcionado principalmente para as regiões menos desenvolvidas e para as Regiões Autónomas, mas pode ser aproveitado por qualquer empresa que tenha projetos nesta área.

A digitalização não se trata apenas de uma moda ou de uma tendência passageira. É, na verdade, uma necessidade para as empresas que pretendem competir num mercado cada vez mais globalizado e exigente.

 

Qual foi o impacto da pandemia na transformação digital?

A pandemia da Covid-19 teve um impacto significativo na forma como as empresas encaram a transformação digital.

Com o confinamento e as restrições à mobilidade, as empresas tiveram de se adaptar a novas formas de trabalhar e de se relacionar com os seus clientes. A digitalização tornou-se assim uma necessidade urgente, e muitas empresas tiveram de acelerar os seus processos de transformação digital para sobreviver.

Esta situação teve um impacto positivo no que diz respeito à adoção de tecnologias. As empresas foram impulsionadas a experimentar novas ferramentas e soluções digitais, o que acelerou o processo de transformação digital.

O resultado foi positivo, uma vez que muitas empresas conseguiram manter a sua atividade e algumas conseguiram crescer, apesar das dificuldades impostas pela pandemia.

 

Será a aposta na tecnologia realizada numa transformação digital benéfica para a sua empresa?

A tecnologia permite às empresas automatizar processos, reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade do serviço prestado aos seus clientes.

Ao digitalizar os processos tornamo-los mais céleres, menos monótonos e a produtividade dos colaboradores aumenta significativamente. Ao apostar na transformação digital, as empresas podem ainda criar oportunidades de negócio, melhorar a sua presença online e tornarem-se mais competitivas.

Através do programa Portugal 2030, as empresas podem ter acesso ao financiamento dos projetos nesta área e receber o apoio necessário para implementar as tecnologias mais adequadas ao seu negócio.

Para além da inovação e transição digital, o programa contempla outras áreas temáticas como a demografia, qualificações e inclusão, ação climática e sustentabilidade e mar. Cada uma destas áreas abrange diferentes políticas e medidas de apoio, que podem ser relevantes para as empresas que estejam a pensar em investir nestas áreas.

 

Quais as vantagens de investir na transformação digital?

A transformação digital traz inúmeras vantagens para as empresas. Ao adotar novas tecnologias, as organizações podem melhorar a sua eficiência, tornando os processos mais ágeis e eficazes, e reduzir os custos operacionais, para além disso, traz mais flexibilidade, uma vez que as empresas se podem adaptar rapidamente às mudanças do mercado e às novas tendências. Também tem um impacto positivo no relacionamento com os clientes, melhorando a sua experiência de compra.

As empresas podem utilizar ferramentas digitais para personalizar a oferta e interagir com os clientes de forma mais próxima e eficaz. A tecnologia permite uma maior transparência nas relações comerciais e um maior controlo sobre o processo de venda.

 

Como é que o Portugal 2030 apoia o investimento em transformação digital?

Apoio Investimento Conheca O Portugal 2030 Uma Iniciativa Que Gera Oportunidades Para As Empresas Investirem Na Transformacao Digital Winsig

O Acordo de Parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia, denominado Portugal 2030, fixa os grandes objetivos estratégicos para aplicação, entre 2021 e 2027, do montante global de 23 mil milhões de Euros.

As empresas podem concorrer aos diferentes programas do Portugal 2030. É nesta altura que surgem questões relevantes como:

  • Será que é altura ideal para apostar na transição digital?
  • Faz sentido apostar na digitalização e quais serão os benefícios para a minha empresa?
  • A tecnologia pode ajudar a impulsionar os negócios e aumentar a produtividade dos meus colaboradores?

Na realidade, não existem alturas certas, mas há apoios para impulsionar o investimento nas tecnologias, I&D, na formação e na sustentabilidade que podem ser aproveitados já e através do Programa Portugal 2030.

 

Em que temáticas assenta o Programa Portugal 2030?

Conheca O Portugal 2030 Uma Iniciativa Que Gera Oportunidades Para As Empresas Investirem Na Transformacao Digital Winsig Infografico

Inovação e Transição Digital

Este programa é direcionado às regiões continentais menos desenvolvidas e às Regiões Autónomas. Inclui intervenções na área da digitalização, na investigação e inovação, bem como no crescimento e competitividade das PME.

Irá apoiar as empresas em projetos de descarbonização e de apoio à produção de energias renováveis, e na adaptação dos trabalhadores e das empresas à mudança.

Demografia, Qualificações e Inclusão

Estão previstas intervenções nas políticas ativas de emprego, da educação e formação profissional e superior, do combate à privação material, da inclusão social e da igualdade de oportunidades.

Ação climática e sustentabilidade

As intervenções centram-se na transição e ações que promovem a sustentabilidade dos recursos e a mobilidade urbana. Também abrange investimentos na ferrovia e no setor marítimo-portuário.

Mar

Tem como objetivo apoiar investimentos de sustentabilidade e valorização das pescas, dos seus produtos, eficiência energética e descarbonização, biodiversidade e do desenvolvimento local.

 

Como pode a Winsig ajudar a transformação digital da sua empresa?

A Winsig pode ajudar a sua empresa a fazer um levantamento de necessidades e impulsionar os negócios da sua empresa. Apresentamos soluções de gestão integradas com o software ERP PHC, projetadas para ajudar as empresas a aumentar a sua produtividade global. Fale connosco.

Vamos trabalhar juntos?

 

WINSIG

DRIVEN BY INNOVATION, FOCUSED ON RESULTS

João Afonso Winsig (2)

João Afonso

Account manager

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Tendências e Opinião

A Winsig em 2023: um ano de desafios, mudanças e inovação

2024-02-06

    A Winsig é uma empresa 100% nacional que tem como principal missão ajudar as empresas a otimizarem os seus processos de fabrico, produção, gestão, entre outros; mas não é disso que lhe quero falar, quero dizer-lhe que a...

Tendências e Opinião

Otimize a gestão da comercialização de artigos de construção

2024-01-18

Quando viajamos por Portugal, é difícil não reparar na atividade do setor da construção. A construção civil e de obras públicas têm um forte impacto na economia do país; mas atrás de cada projeto de...

Tendências e Opinião

Programa Madeira 2030 - Um Futuro Sustentável e Inovador

2023-09-07

Venho partilhar algumas reflexões sobre um assunto que tem ganho destaque na Região Autónoma da Madeira: o Programa Madeira 2030. É por acreditar que este programa pode ajudar a Região Autónoma da Madeira a evoluir positivamente ao...

Tendências e Opinião

Tem uma empresa de construção civil? Saiba como um software de gestão pode ajudar o seu negócio

2023-05-26

A organização dos processos inerentes à construção, sejam estes de pequena, média ou de grande dimensão, é bastante exigente. Existem várias soluções para cada uma das etapas, mas o agregar da gestão...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020