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Como surgiu o WIN Transportadoras e quais as suas vantagens? O Luís Pinto explica!

2021-06-10

Com o WIN Transportadoras os clientes poupam horas de trabalho e muita frustração devido a erros que vão surgindo durante a emissão de guias. Um processo que durava uma manhã pode ser feito em alguns minutos.

Incrível, não é? Pensei o mesmo. 

Talvez não saibam, mas os clientes têm um papel crucial no desenvolvimento de uma solução, seja ela uma aplicação móvel, um software ou add-on. 

Desenvolver soluções de gestão é um processo. A ideia nasce da partilha das necessidades diárias sentidas pelos clientes. 

Quando se trabalha assim, em parceria e com uma relação salutar, ambos ganham: a empresa fornecedora da solução (a Winsig) e os clientes (que resolvem um problema difícil). 

Neste artigo, mostramos os bastidores do desenvolvimento de uma solução, o WIN Transportadoras. Algo pouco comum (para não dizer inédito) no mundo da programação e da consultoria em IT. 

 

Antes de conhecer a história de desenvolvimento veja o vídeo:

 

 

A necessidade dos clientes aguçou o engenho da Winsig e assim surgiu a 1.ª versão do WIN Transportadoras

 

Estamos em 2019. 

Dou por mim no 3.º ou 4.º cliente que me pede para desenvolver uma rotina para exportar dados do seu PHC para uma determinada transportadora. Neste caso, para a CHRONOPOST (ou DPD). 

O cliente precisa de mais agilidade. 

Como, no meu entender, não faz sentido inventar a roda todos os dias, pego no trabalho que já havia feito noutros clientes, e parto daí para a adaptação ao que o cliente necessita.

Mas esta repetição na implementação ficou-me às voltas na cabeça. 

Não fazia sentido, para mim, ter vários clientes com necessidade iguais, e com implementações de raiz, com programação diferente ou campos diferentes, para no fim obter resultados iguais.

O que todos os clientes queriam era uma forma mais ágil de exportar dados de entrega de um cliente e detalhes da expedição para um software de uma transportadora. Desta forma, evitavam repetir informação e obtinham rapidamente as etiquetas para colocar nos volumes. 

Foi com este propósito que tive a ideia de agrupar a informação que já tinha de 3 transportadoras numa única solução (para CTT, CHRONOPOST e DHL). 

Depois de agrupar a informação, criaríamos um conector com as transportadoras. 

O que parecia uma tarefa simples, revelou-se um desafio (é quase sempre assim, na vida e no trabalho). 

 

O Desafio: exportar dados de entrega e detalhes da expedição para o software das transportadoras

 

A tarefa em mãos parecia fácil e envolvia apenas alguns passos. Precisava somente de: 

 

  1. Agrupar dados de um documento PHC (normalmente a Guia de Transporte) em campos da base de dados
  2. Daí extrair a guia para um ficheiro
  3. Enviar o respetivo ficheiro para o software da transportadora

 

E foi no ponto 3 que surgiu a dificuldade: remeter o ficheiro rapidamente para o sistema da transportadora. 

Cada transportadora, além de ter um formato específico de ficheiro que vai receber, tem igualmente: 

  • Informação específica do destinatário (contactos, emails, telefone, observações, entre outros.)
  • Detalhes próprios da mercadoria que vai transportar (volume, peso, valores da cobrança, entre outros.)

Face a estas condicionantes, o repto:

Como guardar a informação dos clientes e da mercadoria a expedir, de uma forma standard, para que fossem pedidos ao utilizador de forma dinâmica, ágil e intuitiva consoante a transportadora selecionada?

Com algum trabalho, surge a 1.ª versão do WIN Transportadoras. E nada melhor que uma pandemia para testar o trabalho feito…

 

Primeira Versão do WIN Transportadoras testada em cenário real durante o confinamento 

 

1º confinamento. 1.º cliente a solicitar a instalação.  

Cliente a desesperar porque tinha a loja fechada e as encomendas online dispararam. Perdia demasiado tempo a inserir os dados do cliente e a mercadoria na aplicação dos CTT.

Todos protegidos por máscaras e gel, e lá fui eu implementar a solução. O funcionário dos CTT configurava a aplicação para receber os ficheiros que iriam sair do PHC. 

O nosso cliente pegou nas guias geradas para o dia e complementou a informação em falta para o WIN Transportadoras funcionar:

  • Selecionou a transportadora, o número de volumes e o respetivo peso
  • Definiu se era, ou não, uma cobrança
  • Clicou no “botão” que exporta a informação para os CTT
  • Foi emitida uma etiqueta da impressora
  • Validou-se a informação

Perfeito. Com um clique, tinha na mão uma etiqueta que, no dia anterior, tinha demorados 5 minutos (e muitos copy/paste). 

 

Depois do teste, a confirmação da prova: será que o processo decorreria bem nas restantes guias? 

 

Pedi então ao cliente que preenchesse a informação nas 24 Guias seguintes já emitidas e gerasse as respetivas etiquetas para ver se tudo estava perfeito.

Pedi também que validasse que tudo estava conforme na aplicação dos CTT.

Enquanto isso, acabei de configurar a rotina de importação dos códigos de tracking da mercadoria. Ainda não tinha acabado e já via o cliente com um sorriso de orelha a orelha. 

O que no dia anterior levara quase uma manhã, e com erros, estava agora completo em menos de 10 minutos. Graças ao WIN Transportadoras. 

Testamos o fecho de dia e a respetiva importação de códigos de tracking. Novamente bem-sucedido.

Agora, associado a cada Guia de Expedição, estava o código de tracking da mesma, que por meio de um clique navegava para a página dos CTT e permitia acompanhar o estado da entrega da mesma.

Foi assim que saí do cliente: com a convicção que a criação do WIN Transportadoras era uma aposta fantástica. 

O que há algum tempo fora uma implementação nova, de 4 horas, com testes de raiz pelo meio, agora havia sido uma implementação de 1 hora. 

Mas o trabalho não estava, nem está concluído.

Microsoftteams Image (4)

 

WIN Transportadoras compatível com vários tipos de documentos, processos e transportadoras 

 

Rapidamente, surgiram novos pedidos e as necessidades dos clientes não paravam de aumentar. 

Já não eram só Guias de Transporte geradas nos Dossiers Internos. Agora eram também Documentos de Faturação

Começaram também a surgir pedidos para novas transportadoras: Vasp, Luis Simões, TorresTir, Integra2, Stef, Carf, Santos e Vale, entre outras. 

Tendo o processo todo organizado e estruturado, a implementação de cada transportadora decorreu sem problemas e em tempo recorde. 

Identificados os campos semelhantes e as diferenças, configurando caso a caso os novos campos e a alimentação dos mesmos, terminámos pela geração do ficheiro no formato pretendido.

 

Processos de 1 hora feitos em apenas alguns minutos com o WIN Transportadoras 

 

As empresas viram uma oportunidade no digital, devido à pandemia. Esta nova realidade exigiu a reorganização de processos, agilizando os mesmos, e minimizando os erros.

Mas as mudanças fizeram-se sentir dos dois lados. 

As transportadoras também tiveram de se adaptar, melhorando e modernizando as ferramentas que disponibilizam aos seus clientes. Porque convenhamos, estamos na era do digital. Ficheiros físicos para cá e para lá são coisas do passado. 

Assim, o WIN Transportadoras continua a modernizar-se para poder responder a estas novas necessidades. Mantém os ficheiros para quem pretenda evoluir mais lentamente, mas responde aos Webserver disponibilizados.

Se tem interesse nesta solução, fale connosco. Como ficou patente neste artigo, quando cliente e Winsig trabalham em conjunto, surgem novas soluções para problemas antigos.

Dsc 9723

Luís Pinto

Programador e consultor PHC

Luís Pinto, Programador e consultor PHC

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