Logotipo Winsig

Breve história do ERP: a ascensão de uma Solução de Gestão poderosa

2021-04-14

Enquanto os Beatles e os Rolling Stones começavam a sua carreira rumo ao estrelato, os sistemas de gestão davam os primeiros passos, naquele que também seria um percurso de sucesso.

A adoção de ERP esteve muitos anos restrita aos grandes players de mercado porque os computadores eram gigantescos e um ativo financeiramente inacessível. 

Hoje não. Os sistemas integrados de gestão são um recurso acessível e poderoso, que representa uma grande oportunidade para as PME ao dar suporte a todos os processos de negócio. 

 

O que é um ERP? 

Uma empresa é mais que a soma das partes. 

Da mesma forma que duas peças de madeira unidas suportam mais peso do que se estivessem separadas, uma organização é mais forte quando reúne num só sistema todas as suas forças. 

Assim é um ERP.

Envolve a sinergia e o perfeito alinhamento entre os vários departamentos. 

Os sistemas ERP são uma ferramenta de gestão empresarial que integra todas as informações da empresa e áreas de negócio num único sistema. Constituídos por peças de software expansíveis, têm uma gama de funcionalidades e aplicações disponíveis.

O ERP oferece um nível de integração, sem paralelo, de departamentos muito diferentes entre si. Só possível porque trabalha com uma base de dados única.

 

 

 

Porque foi preciso desenvolver um ERP? 

O embrião do ERP nasceu no seio da indústria transformadora, nos anos 60. Dada a natureza do trabalho, as fábricas precisavam de uma forma mais fácil e eficiente de monitorizar e controlar o seu stock

Mesmo com severas limitações tecnológicas, estas organizações desenharam o próprio sistema de computação centralizado.

Eram ferramentas básicas e rudimentares. Desenvolvidas internamente e que permitiam apenas automatizar o inventário.

Mas foi o pontapé de saída numa maratona que continua nos dias de hoje. 

 

Década de 70: tecnologia domina o planeamento de recursos

A expansão económica e a maior disseminação computacional que marcavam a época favoreceram a criação do MRP, ou Materials Requirements Planning.

Este sistema permitiu à Indústria planear o uso de matérias-primas, gerir e monitorizar o seu inventário. Nada mais, mas o suficiente para ser uma ferramenta atrativa.

A partir daqui, os sistemas começaram a ganhar alguma popularidade. Várias empresas pioneiras começaram a incluir estes sistemas nos seus processos e rotinas empresariais.

Mas ao contrário do que sucede atualmente, eram recursos exclusivos.

1

legenda: Os softwares MRP exigiam um investimento avultado devido aos recursos computacionais associados. 

 

Década de 80: Nasce o sistema que antecede o ERP

Os anos 80 assistiram a grandes avanços na tecnologia.

Foi uma época marcada pelo início das redes de computadores ligadas a servidores mais económicos e fáceis de usar - o que favoreceu uma revolução nas atividades de gestão da produção e logística. 

O MRP II surgiu com mais recursos que o seu congénere. Tornou-se melhor a lidar com os processos de produção, tal como no cálculo dos recursos necessários, quantidades e agendamento da produção.

Mas a grande inovação surge na capacidade do sistema contemplar outras áreas da empresa (vendas, administração, comercial).

 

Década de 90: Cunhado o termo ERP pelo Grupo Gartner 

Os anos 90 trouxeram o apogeu dos ERP.

Para o estrelado contribuíram a evolução das redes de computação, comunicação e a disseminação da arquitetura cliente/servidor.

Os sistemas expandiram-se além do controlo básico de stock e processos de produção.

Foi o primeiro passo para o ERP que conhecemos hoje.

O sistema de gestão incluía a integração total do negócio numa única base de dados - "a fonte da verdade" - para abranger outras funcionalidades relacionadas com o back office da organização. Tudo num único ecossistema digital.

Foi o Grupo Gartner quem surgiu com o acrónimo ERP - que vigora até aos dias de hoje.

 

Anos 2000: Integração do software de gestão com outras aplicações de negócio

Após a popularização e adoção generalizada do ERP, os fabricantes desenvolveram mais funcionalidades além da integração.

O Garner Grup esteve, mais uma vez, envolvido ao disponibilizar um software, baseado na internet, e que permita o acesso em tempo real à solução. 

Nasce assim o ERP II.

Este renovado sistema estendeu as capacidades do próprio ERP com aplicações e sistema fora do negócio - como o CRM e o Business Inteligence. Cada add-on que era adicionado ao sistema de base, aumentava a capacidade preditiva do próprio programa. 

Mas as implementações chegavam a demorar 2 anos - tempo inaceitável para as organizações. Para além de que eram dispendiosas.

Até que se aproxima o novo milénio.

 

Bug do milénio acelera adoção de ERP

Com os receios associados ao bug do milénio, as organizações começaram uma corrida aos softwares de gestão - que catapultou os ERP para o estrelato.  

As novas ondas tecnológicas também influenciaram e alimentaram a disseminação do produto. A web e os web services foram componentes que facilitaram a integração e a partilha de informação.

O ERP tornou-se, assim, um produto atraente para as empresas de todas as dimensões e setores de atividade.

Hoje, a evolução continua à boleia dos avanços tecnológicos.

O futuro dos ERP passa pela Cloud, pela mobilidade e pela incorporação ou trabalho colaborativo com recursos de inteligência artificial.

 

Mais de 20 anos de experiência na implementação de ERP nas Pequenas e Médias Empresas 

A Winsig não tem tantos anos de história como o ERP, mas também tem um currículo considerável.

Durante as duas décadas de atividade, no mercado nacional e internacional, as nossas equipas foram responsáveis por mais de  1.000 implementações do software PHC em empresas de várias áreas de atividade.

Durante esses anos, assistimos aos sucessivos upgrades ao sistema.

Se quer dar um novo vigor e agilidade à sua organização, implemente um ERP moderno, flexível e modular. É mais simples do que pensa.

Peça uma demonstração gratuita ou fale connosco e damos-lhe as estimativas (de preço e prazos).

 

 

Jorge Moura

Jorge Moura

Marketing

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Casos de Sucesso

Plastifa, um caminho de crescimento e inovação

2024-02-26

  A Plastifa teve um início modesto, com apenas duas máquinas de injeção, mas a qualidade dos produtos e a visão de futuro de Manuel Carvalho, diretor-geral, elevou o nome da empresa nos mercados nacionais e internacionais. Conheça a...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020