Logotipo Winsig

Antecipe as necessidades de Compra da sua Empresa

2020-04-06

O departamento de compras é responsável por adquirir todo o material necessário para que o negócio consiga responder, na hora, aos pedidos dos seus clientes. Mas para isso, precisa de antever as suas próprias necessidades de compra.

Nem sempre os pedidos de cotação, negociações com os fornecedores ou ordens de compra são céleres e eficazes, muito por falta de informação e controlo.

Então, como pode o departamento de compras atuar com rapidez e solucionar todas as suas necessidades, sem erros? A resposta encontra-se na implementação do Add-on de PHC para Necessidades de Compras.

Esta ferramenta automatiza tarefas centrais. Sugere a realização de pedidos de cotação, organiza e controla o stock das empresas por centros de custo, clientes ou obra.

 

Importância do Departamento de Compras para o Negócio

Sem controlo e rigor nas suas operações diárias, as empresas podem, facilmente, ver as suas despesas aumentar e os lucros diminuir.

O departamento de compras tem um papel preponderante neste esforço de gestão, na previsão das necessidades de compra e otimização dos recursos.

O departamento de compras é parte integrante do processo logístico das organizações; estuda de forma minuciosa as necessidades encontradas, oferece mais clareza e foco em termos de estratégia de competitividade.

Para além disso, é responsável por:

  • Estabelecer novas parcerias com fornecedores
  • Estudar a entrada em novos mercados (novas possibilidades de negócio)

A prospeção do mercado permite, por exemplo, baixar o custo das matérias-primas mantendo a qualidade das mesmas, o que viabiliza o retorno de investimento.

 

4 Dicas para conseguir antecipar as Necessidades de Compra

4 Dicas Antecipar Necessidades Compra 02

1. Crie um Bom Plano de Compras

Muitas empresas parecem esquecer-se que este é o primeiro passo para que a gestão de compras seja estruturada, organizada, concisa e satisfaça as necessidades diárias do negócio.

No início de cada ano, faça um levantamento do inventário, procure perceber as compras que se repetem e em que intervalo de tempo.

Ao ter conhecimento da periocidade das compras frequentes e as suas quantidades, terá mais informação para negociar novos preços com os seus fornecedores.

 

2. Implemente uma Solução de Gestão Integrada no seu Negócio

O Add-on de PHC para Necessidades de Compras, automatiza tarefas e permite definir alertas essenciais ao bom funcionamento do departamento de compras.

Esta ferramenta permite realizar:

  • Pedidos para reposição de stock
  • Pedidos de cotação
  • Avaliação do desempenho de fornecedores
  • Manutenção das tabelas de preços
  • Planeamento da receção de mercadorias

 

3. Encontre Fornecedores Estratégicos para a Empresa

As parcerias com os fornecedores são a pedra basilar de um negócio sustentável. É através destes parceiros estratégicos e processos de negociação que as empresas conseguem:

  • Bons preços
  • Ótimos prazos de entrega

É importante manter uma relação saudável, transparente e estratégica com os parceiros. Uma relação que beneficie ambos.

Contudo, é preciso ter em atenção que quem controla as quantidades e o que precisa para colmatar as necessidades de compra é sempre a empresa - e não o fornecedor, O controlo da situação deve estar nas suas mãos.

 

4. Controle o Stock e as Vendas em Simultâneo

O ciclo de compras do negócio depende destas duas áreas, logo o equilíbrio deve ser procurado, deve ser feito um balanço entre o stock e as vendas.

Para ajudar as empresas, a Winsig desenvolveu a solução Add-on PHC para Compras, que permite este balanço e avaliação de forma automática, o que promove a organização e o lucro do negócio.

 

Principais funcionalidades deste Add-on PHC para Compras

Com a implementação desta solução de gestão integrada desenvolvida pela Winsig, as empresas usufruem de uma série de benefícios.

Confira algumas das principais funcionalidades deste Add-on.

 

Antecipe Necessidades Compra Empresa 2

Painel de Necessidade de Compra

Com este painel, as empresas conseguem ter uma visão por obra ou por cliente.

  • De uma forma simples e imediata, consultam todas as encomendas, controlam automaticamente o stock e os consumos por obra
  • Efetuam pedidos de cotação a fornecedores e realizam encomendas, posteriores receções de mercadorias e imputação de custos à obra ou por cliente

Através do Add-on para PHC para Necessidades de Compras, o departamento de compras das empresas passa também a realizar de forma simples e intuitiva inúmeros processos internos, tais como:

  • Validação e aprovação de compras
  • Controlo de despesas adicionais
  • Adiantamento de encomendas a fornecedores
  • Faturação entre empresas do mesmo grupo
  • Planeamento da Receção de encomendas de fornecedores

Todas as funcionalidades do Add-on desenvolvido pela Winsig funcionam em PHC CS Desktop, exceto a validação e aprovação de compras – disponível também no ambiente PHC CS Web.

 

A sua empresa está pronta para otimizar o Departamento de Compras?

O controlo do departamento de compras e consequente satisfação dos seus clientes, está nas suas mãos.

Uma ferramenta como o Add-on PHC para Compras automatiza tarefas rotineiras (mas necessárias) e reduz os erros humanos.

Para além de acelerar e otimizar os processos internos, melhora a comunicação entre a empresa e os seus fornecedores, bem como incentiva a produtividade entre os colaboradores.

Se tem interesse ou dúvidas de como a ferramenta pode ajudar a sua empresa, fale com a Winsig. Antecipe as suas necessidades de compra com as nossas soluções. 

Luis Coelho

Luís Coelho

Gestor de projetos

  • Responsável pela solução de gestão WIN Produção
  • Consultor PHC desde 2000, com especialização na área de gestão e produção
  • Formação em Engenharia Informática e Gestão de Projetos

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Casos de Sucesso

Plastifa, um caminho de crescimento e inovação

2024-02-26

  A Plastifa teve um início modesto, com apenas duas máquinas de injeção, mas a qualidade dos produtos e a visão de futuro de Manuel Carvalho, diretor-geral, elevou o nome da empresa nos mercados nacionais e internacionais. Conheça a...

Casos de Sucesso

Grupo GR360 Flooring Systems: Gestão sólida e otimizada

2024-02-16

O grupo GR360 Flooring Systems iniciou a sua atividade em 1999 e é composto, atualmente, por nove empresas que se dedicam à engenharia e desenvolvimento de sistemas de pavimentos industriais e à sua manutenção preventiva. Trabalham em várias...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020