Procura um estágio? Conheça o programa de estágios da Winsig - “your future is with us”
2022-10-18
A Winsig é o parceiro n.º1 da Cegid PHC em Portugal e atua em diversas áreas de atividade que vão desde o Comércio por Grosso e a Retalho, à Indústria, à Construção como aos Serviços.
No sentido de desenvolver a nossa atividade e de reforçar os quadros da empresa, recebemos consultores estagiários num Programa de Estágios que pretendam explorar as potencialidades do Cegid PHC e dos módulos que desenvolvemos e implementamos nos nossos clientes.
O intuito desta iniciativa é o de identificar jovens, entre os 18 e os 30 anos, Licenciados ou Mestres nas áreas da Gestão, Contabilidade, Engenharia Industrial, Informática ou semelhantes, que tenham interesse em realizar um estágio profissional para depois ingressarem no mercado de trabalho connosco.
Como funciona o Programa de Estágios da Winsig?
Após a seleção dos estagiários, estes iniciam a Pós-graduação Winsig, durante dez semanas, e que é lecionada pelos nossos consultores especialistas nas áreas que lhes estão afetas. A ideia é que os principais módulos e as diferentes áreas do Cegid PHC sejam abordados durante esta pós-graduação para que os trainees tenham um overview de tudo o que é possível fazer com o ERP (Enterprise Resource Planning).
Em determinada altura, os estagiários, passam a integrar os projetos em curso, acompanhando os consultores nas suas visitas presenciais. Pretendemos que vão conhecendo os clientes e os colegas de equipa, e absorvendo a dinâmica do trabalho no terreno. Nesta fase, estes consultores juniores, já são capazes de ajudar em diversas tarefas e questões, acrescentando desde logo valor aos projetos em que estão envolvidos.
Em suma, pretendemos que haja um ambiente misto entre a formação e a realidade laboral. Ao longo das dez semanas, intercalam-se as aulas com dias de estudo e de exercícios, com dias de trabalho no terreno. Terminado o período da Pós-Graduação Winsig, a participação ativa nos projetos passa a realizar-se a tempo integral.
Em que projetos integram os estagiários?
Tentamos sempre alocar os colaboradores aos projetos que melhor se enquadram com as suas qualificações e áreas de interesse. É habitual determinados projetos contarem com a participação de uma equipa multidisciplinar uma vez que, sendo o Cegid PHC uma solução totalmente integrada, está preparado para dar resposta às necessidades das várias áreas de negócio de uma empresa.
Esta versatilidade da equipa Winsig é, sem dúvida, um dos fatores que mais nos diferencia. Por um lado contamos com o know-how de consultores especialistas em determinadas áreas funcionais como a Contabilidade, a Indústria ou a Gestão. Por outro lado, também contamos com uma equipa de Programação e Desenvolvimento que, conjuntamente com os primeiros, são capazes de criar soluções altamente customizadas para dar respostas às especificidades únicas do negócio de cada cliente.
Como é feita a avaliação dos estagiários no Programa de Estágios?
A avaliação dos estagiários é feita através de exercícios de avaliação semanais relativos ao conteúdo que foi lecionado.
Quando passam para o terreno a forma de avaliação altera: é realizada trimestralmente e envolve uma entrevista com os estagiários para podermos compreender se os objetivos do estágio estão a ser cumpridos e se o mesmo está a corresponder às suas expectativas, assim como avaliar a necessidade de realizar formação adicional.
Raramente acontece as pessoas aperceberem-se de que gostam mais de uma determinada área que não aquela em que está inserida. Contudo, não é impossível que tal aconteça, pois, na Winsig, acreditamos na construção de uma carreira, pelo que, damos liberdade e apoio, através de formação, para que cada consultor persiga o caminho que mais gosta. Tivemos, inclusivamente, dois casos em que as pessoas eram formadas em economia, e iriam, previsionalmente, trabalhar na consultoria de processos financeiros, contudo, enveredaram pelo caminho da programação e hoje são desenvolvedores puros de software.
O trabalho desenvolvido pelos estagiários é entregue aos gestores de projeto de cada cliente que fazem a revisão antes de o colocarem em ambiente produtivo. Ao fazer essa tarefa, já estamos a avaliar a performance e desempenho, o que nos fornece uma boa métrica de como está a decorrer a evolução deles no estágio.
Depois do estágio, quais são as perspetivas para os participantes?
Após os nove meses de estágio, os colaboradores recebem uma proposta para serem integrados nos quadros da Winsig.
Temos a perfeita noção de que os estagiários, quando terminam a Pós-graduação Winsig, não conseguem trilhar o seu caminho sem acompanhamento de um consultor sénior, mas estamos cá para os guiar e integrar na equipa e elevar a sua performance junto dos clientes.
Mais do que as pessoas terem competências extraordinárias e entregarem um excelente trabalho, o facto de estas terem vontade de trabalhar, de aprender e de ajudar a criar novas soluções, são fatores determinantes para que apostemos nelas.
A função de consultor Cegid PHC exige competências e conhecimentos que não se adquirem através de uma formação, é um caminho que vai sendo trilhado através da absorção de conhecimentos e da prática no terreno.
Em que áreas e onde pode estagiar na Winsig?
As principais áreas de interesse da Winsig, quando abre o programa de estágios, são a Gestão, a Engenharia Industrial e a área da Informática (para programação).
No programa de estágios de 2022, que teve início durante o mês de maio, recebemos dois candidatos de Gestão e um de Engenharia Industrial no Porto e em Lisboa dois candidatos de Gestão e um de Informática. Em Leiria acolhemos dois formandos, um de Informática e outro de Engenharia, enquanto em Aveiro temos uma pessoa de Gestão e outra de Engenharia.
A Winsig recebe as candidaturas de todo o país e integra dez estagiários todos os anos, mas pretendemos, a curto prazo, abrir dois processos de candidaturas a estágios por ano.
Porque é que a Winsig aposta na formação contínua?
A formação contínua é um dos pilares que mantém a satisfação dos colaboradores elevada, bem como a abertura para receber sugestões de formações para atualizar e aprimorar conhecimentos, sejam elas de teor técnico como de autodesenvolvimento.
No final de cada ano é realizado um inquérito de autoavaliação dirigido a todos os colaboradores no qual são respondidas questões como:
- O que gostariam de fazer na empresa que ainda não fizeram;
- Qual a formação que gostariam de frequentar;
- O que poderia ser melhorado nas suas condições de trabalho.
Artigos Relacionados
O papel do Infraspeak no facility management
2025-07-23
A gestão de instalações é uma área que tem impacto direto na continuidade e eficiência de qualquer organização. Quando os ativos não são bem geridos, aumentam os custos, os riscos de falha e a dificuldade em manter...
Gestão de manutenção simplificada com o Infraspeak
2025-07-23
Assegurar uma gestão da manutenção sem sobressaltos é um dos pilares da operação de qualquer empresa que dependa de equipamentos ou infraestruturas. No entanto, quando essa gestão é feita de forma manual ou pouco organizada,...
Simplifique a gestão fiscal com o Cegid Fiscal Automation
2025-07-08
Cumprir as obrigações fiscais exige às empresas tempo, rigor e controlo. Se continuam a trabalhar com processos manuais ou sistemas pouco integrados, podem enfrentar dificuldades no cumprimento de prazos, na consistência dos dados e até na resposta a...
Conheça a solução ideal para a gestão de obrigações fiscais
2025-06-27
Garantir o cumprimento e a gestão de obrigações fiscais é algo muito exigente. Em muitas empresas, esta tarefa continua a depender de processos manuais, de múltiplos portais e de um controlo informal. Além disso, a falta de...
Faça uma gestão de manutenção inteligente com o Infraspeak
2025-06-27
Manter equipamentos, infraestruturas e instalações a funcionar sem interrupções é um desafio constante para qualquer organização. Quando falamos de gestão de manutenção, é comum encontrar processos...
Precisa de mais informações?