Logotipo Winsig

Procura um estágio? Conheça o programa de estágios da Winsig - “your future is with us”

2022-10-18

A Winsig é o parceiro n.º1 da PHC em Portugal e atua em diversas áreas de atividade que vão desde o Comércio por Grosso e a Retalho, à Indústria, à Construção  como aos Serviços.

No sentido de desenvolver a nossa atividade e de reforçar os quadros da empresa, recebemos consultores estagiários num Programa de Estágios que pretendam explorar as potencialidades do PHC e dos módulos que desenvolvemos e implementamos nos nossos clientes.

O intuito desta iniciativa é o de identificar jovens, entre os 18 e os 30 anos, Licenciados ou Mestres nas áreas da Gestão, Contabilidade, Engenharia Industrial, Informática ou semelhantes, que tenham interesse em realizar um estágio profissional para depois ingressarem no mercado de trabalho connosco.

 

Como funciona o Programa de Estágios da Winsig?

Recrutamento Winsig Patrícia

Após a seleção dos estagiários, estes iniciam a Pós-graduação Winsig, durante dez semanas, e que é lecionada pelos nossos consultores especialistas nas áreas que lhes estão afetas. A ideia é que os principais módulos e as diferentes áreas do PHC sejam abordados durante esta pós-graduação para que os trainees tenham um overview de tudo o que é possível fazer com o ERP (Enterprise Resource Planning).

Em determinada altura, os estagiários, passam a integrar os projetos em curso, acompanhando os consultores nas suas visitas presenciais. Pretendemos que vão conhecendo os clientes e os colegas de equipa, e absorvendo a dinâmica do trabalho no terreno. Nesta fase, estes consultores juniores, já são capazes de ajudar em diversas tarefas e questões, acrescentando desde logo valor aos projetos em que estão envolvidos.

Em suma, pretendemos que haja um ambiente misto entre a formação e a realidade laboral. Ao longo das dez semanas, intercalam-se as aulas com dias de estudo e de exercícios, com dias de trabalho no terreno. Terminado o período da Pós-Graduação Winsig, a participação ativa nos projetos passa a realizar-se a tempo integral.

Em que projetos integram os estagiários?

Tentamos sempre alocar os colaboradores aos projetos que melhor se enquadram com as suas qualificações e áreas de interesse. É habitual determinados projetos contarem com a participação de uma equipa multidisciplinar uma vez que, sendo o PHC uma solução totalmente integrada, está preparado para dar resposta às necessidades das várias áreas de negócio de uma empresa.

Esta versatilidade da equipa Winsig é, sem dúvida, um dos fatores que mais nos diferencia. Por um lado contamos com o know-how de consultores especialistas em determinadas áreas funcionais como a Contabilidade, a Indústria ou a Gestão. Por outro lado, também contamos com uma equipa de Programação e Desenvolvimento que, conjuntamente com os primeiros, são capazes de criar soluções altamente customizadas para dar respostas às especificidades únicas do negócio de cada cliente.

Como é feita a avaliação dos estagiários no Programa de Estágios?

A avaliação dos estagiários é feita através de exercícios de avaliação semanais relativos ao conteúdo que foi lecionado.

Quando passam para o terreno a forma de avaliação altera: é realizada trimestralmente e envolve uma entrevista com os estagiários para podermos compreender se os objetivos do estágio estão a ser cumpridos e se o mesmo está a corresponder às suas expectativas, assim como avaliar a necessidade de realizar formação adicional.

Raramente acontece as pessoas aperceberem-se de que gostam mais de uma determinada área que não aquela em que está inserida. Contudo, não é impossível que tal aconteça, pois, na Winsig, acreditamos na construção de uma carreira, pelo que, damos liberdade e apoio, através de formação, para que cada consultor persiga o caminho que mais gosta. Tivemos, inclusivamente, dois casos em que as pessoas eram formadas em economia, e iriam, previsionalmente, trabalhar na consultoria de processos financeiros, contudo, enveredaram pelo caminho da programação e hoje são desenvolvedores puros de software.

O trabalho desenvolvido pelos estagiários é entregue aos gestores de projeto de cada cliente que fazem a revisão antes de o colocarem em ambiente produtivo. Ao fazer essa tarefa, já estamos a avaliar a performance e desempenho, o que nos fornece uma boa métrica de como está a decorrer a evolução deles no estágio.

Depois do estágio, quais são as perspetivas para os participantes?

Após os nove meses de estágio, os colaboradores recebem uma proposta para serem integrados nos quadros da Winsig.

Temos a perfeita noção de que os estagiários, quando terminam a Pós-graduação Winsig, não conseguem trilhar o seu caminho sem acompanhamento de um consultor sénior, mas estamos cá para os guiar e integrar na equipa e elevar a sua performance junto dos clientes.

Mais do que as pessoas terem competências extraordinárias e entregarem um excelente trabalho, o facto de estas terem vontade de trabalhar, de aprender e de ajudar a criar novas soluções, são fatores determinantes para que apostemos nelas.

A função de consultor PHC exige competências e conhecimentos que não se adquirem através de uma formação, é um caminho que vai sendo trilhado através da absorção de conhecimentos e da prática no terreno.

Em que áreas e onde pode estagiar na Winsig?

As principais áreas de interesse da Winsig, quando abre o programa de estágios, são a Gestão, a Engenharia Industrial e a área da Informática (para programação).

No programa de estágios de 2022, que teve início durante o mês de maio, recebemos dois candidatos de Gestão e um de Engenharia Industrial no Porto e em Lisboa dois candidatos de Gestão e um de Informática. Em Leiria acolhemos dois formandos, um de Informática e outro de Engenharia, enquanto em Aveiro temos uma pessoa de Gestão e outra de Engenharia.

A Winsig recebe as candidaturas de todo o país e integra dez estagiários todos os anos, mas pretendemos, a curto prazo, abrir dois processos de candidaturas a estágios por ano.

Porque é que a Winsig aposta na formação contínua?

A formação contínua é um dos pilares que mantém a satisfação dos colaboradores elevada, bem como a abertura para receber sugestões de formações para atualizar e aprimorar conhecimentos, sejam elas de teor técnico como de autodesenvolvimento.

No final de cada ano é realizado um inquérito de autoavaliação dirigido a todos os colaboradores no qual são respondidas questões como:

  • O que gostariam de fazer na empresa que ainda não fizeram;
  • Qual a formação que gostariam de frequentar;
  • O que poderia ser melhorado nas suas condições de trabalho.
1605875336869

Patrícia Soares

Responsável de Recursos Humanos

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Notícias

Inventários valorizados 2023

2023-01-27

A comunicação dos inventários é uma prática comum na atividade empresarial. A AT – Autoridade Tributária tem vindo a comunicar que estes inventários passariam a ser valorizados, mas esta nova modalidade tem vindo a ser...

Notícias

Winsig distinguida com o Prémio PME Excelência 21

2023-01-06

A Winsig foi distinguida, pelo oitavo ano consecutivo, com o Prémio PME Excelência. Quais são os critérios para a atribuição do prémio PME Excelência? O prémio PME Excelência é atribuído a...

Notícias

Tabelas de Retenção na Fonte ano de 2023 - Madeira

2023-01-02

Foram aprovadas e publicadas, pelo Despacho n.º 442/2022, as tabelas de retenção na fonte sobre os rendimentos do trabalho dependente, auferidas por titulares residentes na Região Autónoma da Madeira e que irão vigorar até julho de...

Notícias

Conheça os benefícios fiscais de que as start-ups e scaleups podem beneficiar

2022-12-26

As start-ups e scaleups já têm enquadramento legal e regulação de benefícios fiscais. Foi aprovado, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei com o intuito de definir o processo de reconhecimento e o conceito legal de start-up e scaleup, para...

Notícias

Manual de comunicação de séries à AT no software PHC

2022-12-22

Disponibilizamos o manual de comunicação de séries à AT - Autoridade Tributária, no software PHC A Autoridade Tributária impõe a todas as empresas a comunicação prévia de séries de faturação,...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020