Logotipo Winsig

Onde está alojado o seu servidor? “Datacenter” devia ser a resposta!!

2021-02-18

Onde estão armazenados os dados críticos e sensíveis do seu negócio? Aquelas informações, programas e softwares sem os quais as operações paravam?.

Num servidor local, físico? Ou não tem sequer um servidor?

Então, a sua organização pode estar exposta ao risco. É possível que seja alvo de um ataque ou ameaça e tenha que pagar um resgate para que lhe devolvam as informações.

O cenário é assustador. Mas acontece, e cada vez mais devido ao aumento do consumo de internet com o isolamento social. 

E sabe quem é o alvo preferencial? As Pequenas e Média Empresas.

Nos últimos anos a combinação de dois fatores veio tornar os datacenters muito atrativos, sobretudo para as PME. 

 

Quando é que os Datacenters se tornaram tão atrativos? E porquê? 

 

Datacenters (ou centros de dados) constituem o coração da rede de computação e armazenamento das empresas. Dão suporte às aplicações empresariais e são vitais para garantir a continuidade das operações diárias. 

O maior interesse pelos datacenters resulta da combinação estratégica de 2 elementos: 

1.º - Generalização dos acessos de banda larga por todo o país, seja com fibra ótica, seja com redes wireless. 

Este processo terá ainda novo impulso quando, nos próximos anos, se instalarem as estruturas de 5G. Elas irão permitir maiores velocidades 10 x maiores e uma densidade de dispositivos até 100 x maior. 

 

2.º - Amadurecimento do software de virtualização.

Na prática, este software permite a gestão da partilha de uma enorme infraestrutura por centenas ou milhares de clientes. 

Os clientes pagam apenas uma renda mensal para utilizar essa infraestrutura.

 

Mude o servidor para um datacenter e ganhe os seguintes benefícios

 

1.  Segurança - Bloqueie toda a atividade criminosa

 

 

Poderíamos repetir o fator Segurança vezes sem conta. É a variável mais importante e a principal razão para ter um servidor hospedado num datacenter.  

Nos últimos anos temos assistido também a ataques de ransomware. Cada vez mais frequentes e que procuram visar, sobretudo, as PMEs - como a sua. 

De acordo com Investigadores da CheckPoint (empresa de cibersegurança), o número de ataques ransomware:

  • Aumentou 160% no terceiro trimestre de 2020;
  • Durante o período em análise, 8% das empresas sofriam um ciberataque do género todas as semanas.

Nestes ataques, os servidores ficam com todo o conteúdo encriptado da empresa. Aparece, depois, uma mensagem para se contactar um determinado e-mail. Normalmente o pagamento é pedido em Bitcoins. 

Quer evitar passar por este processo?

A melhor maneira de garantir imunidade contra tentativas de invasão é ter os servidores alojados num datacenter com dimensão que nos garanta a atualização contínua dos sistemas operativos e software anti-vírus. 

No caso de mesmo assim algo correr mal, está seguro que tem backups utilizáveis.

 

Backups que são realmente uma rede segurança

 

Temos assistido a várias ocasiões onde pretendemos ir buscar os backups para restaurar o sistema no ponto anterior ao ataque para verificarmos que os mesmos não estão em condições de ser utilizados… 

Por isso, quando comparar o preço do serviço de datacenter com o custo de aquisição de um servidor para instalar localmente não se esqueça disto.

 

2.  Datacenter flexível cresce à medida dos requisitos de negócio 

 

 

O pagamento numa base mensal da contratação do serviço de datacenter é, em si, um benefício financeiro. Permite uma melhor gestão dos recursos efetivamente necessários e consumidos.

Depois, com os servidores virtuais, a capacidade alocada é ajustada em tempo real e de acordo com as necessidades de hospedagem. Portanto, os datacenters são mais eficientes. Usam menos capacidade que os convencionais para alojar a mesma quantidade de dados. 

Caso queira expandir as operações - e a infraestrutura de IT - é fácil escalar porque se trata de um serviço de hospedagem que está a contratar.

Não implica ter um servidor físico ou uma sala com as condições ótimas para o equipamento (temperatura, humidade, etc.). Nem precisa de ter uma equipa de profissionais alocada, exclusivamente, à monitorização do servidor. Equipas estas que, dado o seu nível de especialização, costumam ser dispendiosas.

 

3.  Qualidade do Serviço dos datacenters garante continuidade das operações

 

 

Outra vantagem dos datacenters é libertar os gestores da preocupação de atualizar os sistemas operacionais e aplicações.

Os centros de dados usam hardware atual e de qualidade. Afinal, as próprias empresas que os disponibilizam precisam de manter-se competitivas no mercado.

Para si e para a sua empresa, ter um datacenter significa que usufrui de um serviço superior, com qualidade e tecnologia de ponta.
Terá menos (ou nenhuns) episódios de downtime

As interrupções custam dinheiro, tempo e os períodos de interrupção podem levar a que perca oportunidades de negócio.

Mas só se não tiver um servidor no datacenter. Se tiver, a sua organização estará mais bem protegida contra ameaças e ataques externos. 

 

Recomendamos alojar o servidor num Datacenter porque foi isso mesmo que fizemos

 

 

Na Winsig, fizemos o primeiro contrato com um datacenter em Outubro de 2013. Nunca nos arrependemos dessa decisão. 

Atualmente, passámos de 1 para 3 servidores, com outras características. Continuo seguro que esta é a melhor opção para a maioria das PME portuguesas.

A pandemia alterou os hábitos. Levou mais gente e empresas para o digital. Basta pensar na quantidade de pessoas que trabalham remotamente, todos os dias.

Há, por isso, mais ataques e com um nível de sofisticação superior.

Escolha fazer parte das empresas que são notícia porque resistiram aos ataques. Tinham medidas de segurança implementadas, superiores à concorrência. A imagem positiva com que a sua marca sai destes episódios, é um ganho adicional de valor.

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Soluções PHC

5 motivos para ter o módulo de Gestão Comercial

2021-03-04

A Gestão Comercial é o coração do ERP PHC. Sem ela, nada funciona.  É neste módulo do software de gestão que estão concentradas as 4 principais áreas de uma empresa : Vendas, Compras, Stocks e Tesouraria. Descubra...

Tendências e Opinião

Onde está alojado o seu servidor? “Datacenter” devia ser a resposta!!

2021-02-18

Onde estão armazenados os dados críticos e sensíveis do seu negócio? Aquelas informações, programas e softwares sem os quais as operações paravam?. Num servidor local, físico? Ou não tem sequer um...

Tendências e Opinião

5 razões para comprar um ERP português

2021-02-04

“Nuno, devo escolher um software de gestão nacional ou estrangeiro para o meu negócio? “ É a pergunta que mais me colocam e na maioria dos casos nem hesito na resposta. Se está a pensar em implementar um software de gestão, partilho...

Soluções PHC

Entrevista com o Pedro Nogueira, criador do WIN Loja Shopify (lojas online para B2C) (Parte 2)

2021-01-21

Abra uma loja online em 15 minutos ou crie um e-commerce em 7 passos.  O argumento é replicado pela internet fora e também na página da Winsig dedicada à WIN Loja Shopify, embora de forma mais realista.  De facto, a simplicidade, o imediatismo e...

Add-ons para PHC

Entrevista com o Pedro Nogueira, criador do WIN Portal do Cliente para Lojas Online B2B! (Parte 1)

2021-01-07

Uma loja online B2B é um vendedor que não dorme.  “É um profissional sempre disponível para receber encomendas, mostrar o catálogo, oferecer e negociar o preço conforme a relação (mais ou menos próxima) com o...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020