Onde está alojado o seu servidor? “Datacenter” devia ser a resposta!!
2021-02-18
Onde estão armazenados os dados críticos e sensíveis do seu negócio? Aquelas informações, programas e softwares sem os quais as operações paravam?.
Num servidor local, físico? Ou não tem sequer um servidor?
Então, a sua organização pode estar exposta ao risco. É possível que seja alvo de um ataque ou ameaça e tenha que pagar um resgate para que lhe devolvam as informações.
O cenário é assustador. Mas acontece, e cada vez mais devido ao aumento do consumo de internet com o isolamento social.
E sabe quem é o alvo preferencial? As Pequenas e Média Empresas.
Nos últimos anos a combinação de dois fatores veio tornar os datacenters muito atrativos, sobretudo para as PME.
Quando é que os Datacenters se tornaram tão atrativos? E porquê?
Datacenters (ou centros de dados) constituem o coração da rede de computação e armazenamento das empresas. Dão suporte às aplicações empresariais e são vitais para garantir a continuidade das operações diárias.
O maior interesse pelos datacenters resulta da combinação estratégica de 2 elementos:
1.º - Generalização dos acessos de banda larga por todo o país, seja com fibra ótica, seja com redes wireless.
Este processo terá ainda novo impulso quando, nos próximos anos, se instalarem as estruturas de 5G. Elas irão permitir maiores velocidades 10 x maiores e uma densidade de dispositivos até 100 x maior.
2.º - Amadurecimento do software de virtualização.
Na prática, este software permite a gestão da partilha de uma enorme infraestrutura por centenas ou milhares de clientes.
Os clientes pagam apenas uma renda mensal para utilizar essa infraestrutura.
Mude o servidor para um datacenter e ganhe os seguintes benefícios
1. Segurança - Bloqueie toda a atividade criminosa
Poderíamos repetir o fator Segurança vezes sem conta. É a variável mais importante e a principal razão para ter um servidor hospedado num datacenter.
Nos últimos anos temos assistido também a ataques de ransomware. Cada vez mais frequentes e que procuram visar, sobretudo, as PMEs - como a sua.
De acordo com Investigadores da CheckPoint (empresa de cibersegurança), o número de ataques ransomware:
- Aumentou 160% no terceiro trimestre de 2020;
- Durante o período em análise, 8% das empresas sofriam um ciberataque do género todas as semanas.
Nestes ataques, os servidores ficam com todo o conteúdo encriptado da empresa. Aparece, depois, uma mensagem para se contactar um determinado e-mail. Normalmente o pagamento é pedido em Bitcoins.
Quer evitar passar por este processo?
A melhor maneira de garantir imunidade contra tentativas de invasão é ter os servidores alojados num datacenter com dimensão que nos garanta a atualização contínua dos sistemas operativos e software anti-vírus.
No caso de mesmo assim algo correr mal, está seguro que tem backups utilizáveis.
Backups que são realmente uma rede segurança
Temos assistido a várias ocasiões onde pretendemos ir buscar os backups para restaurar o sistema no ponto anterior ao ataque para verificarmos que os mesmos não estão em condições de ser utilizados…
Por isso, quando comparar o preço do serviço de datacenter com o custo de aquisição de um servidor para instalar localmente não se esqueça disto.
2. Datacenter flexível cresce à medida dos requisitos de negócio
O pagamento numa base mensal da contratação do serviço de datacenter é, em si, um benefício financeiro. Permite uma melhor gestão dos recursos efetivamente necessários e consumidos.
Depois, com os servidores virtuais, a capacidade alocada é ajustada em tempo real e de acordo com as necessidades de hospedagem. Portanto, os datacenters são mais eficientes. Usam menos capacidade que os convencionais para alojar a mesma quantidade de dados.
Caso queira expandir as operações - e a infraestrutura de IT - é fácil escalar porque se trata de um serviço de hospedagem que está a contratar.
Não implica ter um servidor físico ou uma sala com as condições ótimas para o equipamento (temperatura, humidade, etc.). Nem precisa de ter uma equipa de profissionais alocada, exclusivamente, à monitorização do servidor. Equipas estas que, dado o seu nível de especialização, costumam ser dispendiosas.
3. Qualidade do Serviço dos datacenters garante continuidade das operações
Outra vantagem dos datacenters é libertar os gestores da preocupação de atualizar os sistemas operacionais e aplicações.
Os centros de dados usam hardware atual e de qualidade. Afinal, as próprias empresas que os disponibilizam precisam de manter-se competitivas no mercado.
Para si e para a sua empresa, ter um datacenter significa que usufrui de um serviço superior, com qualidade e tecnologia de ponta.
Terá menos (ou nenhuns) episódios de downtime.
As interrupções custam dinheiro, tempo e os períodos de interrupção podem levar a que perca oportunidades de negócio.
Mas só se não tiver um servidor no datacenter. Se tiver, a sua organização estará mais bem protegida contra ameaças e ataques externos.
Recomendamos alojar o servidor num Datacenter porque foi isso mesmo que fizemos
Na Winsig, fizemos o primeiro contrato com um datacenter em Outubro de 2013. Nunca nos arrependemos dessa decisão.
Atualmente, passámos de 1 para 3 servidores, com outras características. Continuo seguro que esta é a melhor opção para a maioria das PME portuguesas.
A pandemia alterou os hábitos. Levou mais gente e empresas para o digital. Basta pensar na quantidade de pessoas que trabalham remotamente, todos os dias.
Há, por isso, mais ataques e com um nível de sofisticação superior.
Escolha fazer parte das empresas que são notícia porque resistiram aos ataques. Tinham medidas de segurança implementadas, superiores à concorrência. A imagem positiva com que a sua marca sai destes episódios, é um ganho adicional de valor.

Nuno Archer
CEO
- Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
- Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
- Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada
Artigos Relacionados
O papel do Infraspeak no facility management
2025-07-23
A gestão de instalações é uma área que tem impacto direto na continuidade e eficiência de qualquer organização. Quando os ativos não são bem geridos, aumentam os custos, os riscos de falha e a dificuldade em manter...
Gestão de manutenção simplificada com o Infraspeak
2025-07-23
Assegurar uma gestão da manutenção sem sobressaltos é um dos pilares da operação de qualquer empresa que dependa de equipamentos ou infraestruturas. No entanto, quando essa gestão é feita de forma manual ou pouco organizada,...
Simplifique a gestão fiscal com o Cegid Fiscal Automation
2025-07-08
Cumprir as obrigações fiscais exige às empresas tempo, rigor e controlo. Se continuam a trabalhar com processos manuais ou sistemas pouco integrados, podem enfrentar dificuldades no cumprimento de prazos, na consistência dos dados e até na resposta a...
Conheça a solução ideal para a gestão de obrigações fiscais
2025-06-27
Garantir o cumprimento e a gestão de obrigações fiscais é algo muito exigente. Em muitas empresas, esta tarefa continua a depender de processos manuais, de múltiplos portais e de um controlo informal. Além disso, a falta de...
Faça uma gestão de manutenção inteligente com o Infraspeak
2025-06-27
Manter equipamentos, infraestruturas e instalações a funcionar sem interrupções é um desafio constante para qualquer organização. Quando falamos de gestão de manutenção, é comum encontrar processos...
Precisa de mais informações?