Como otimizar a Rentabilidade da sua Panificadora?
2020-08-28
Procura aumentar a rentabilidade do seu negócio? Um software de gestão para panificadoras pode ser a solução.
A solução para o setor da panificação ajuda a sua empresa a estar menos exposta às variações na procura deste bem por parte dos consumidores e a ser influenciada pela volatilidade no preço das matérias-primas.
Terá, assim, uma solução para otimização interna. Que analisa e oferece dados em tempo real sobre todas as etapas do processo de fabrico - reduzindo erros e capitalizando a capacidade produtiva.
Descubra neste artigo algumas estratégias concretas para estimular a rentabilidade da sua panificadora.
Comece por monitorizar as principais fontes de despesa
Numa primeira fase, o foco é identificar e controlar os principais focos de despesa, ou seja, gerar mais poupança.
De seguida, deve concentrar a sua atenção na rentabilidade do próprio produto, ou seja, que o pão ou a pastelaria que produz sejam vendidos a um preço ótimo - mais caro do que custa fabricar e com uma margem de lucro sustentável.
Só desta forma consegue que a panificadora não seja obrigada a absorver os custos de produção - como acontece sempre que o preço das matérias primas se eleva.
Vamos então ver os passos para reduzir o lado da despesa.
1. Mantenha as despesas com o pessoal sob controlo
Tem ideia dos custos que os recursos humanos representam?
Aqui, não se pretende dispensar colaboradores, pelo contrário, o objetivo é ter presente quais os custos que a mão-de-obra representa para o seu negócio e no preço final pago pelo consumidor.
De acordo com um estudo, a mão de obra representa cerca de 30% dos custos nas áreas da panificação e pastelaria.
A solução passa por organizar melhor o trabalho em cada estação de fabrico para alavancar a produtividade, mas também por um exercício de comparação entre as despesas que tem com salários e as receitas originadas por essa mesma força de trabalho.
2. Melhore a política de aquisição de matérias-primas
Na sua essência, o fabrico de pão exige apenas 4 ingredientes: farinha, sal, água e massa-mãe.
Mas atualmente, a oferta é bem mais diversificada. Por isso, a gestão das despesas relacionadas com as matérias-primas é uma das tarefas mais desafiantes das panificadoras.
Para tornar o processo mais intuitivo, experimente:
- Otimizar as receitas para controlar melhor o custo das matérias-primas e utilização de equipamentos (a Winsig tem um add-on para Cegid PHC que auxilia nesta otimização - falamos mais à frente);
- Comprar em grandes quantidades, mas tenha atenção para não arriscar a qualidade; neste ponto, é importante dispor de uma capacidade de armazenamento adequada às encomendas;
- Otimizar as quantidades de produto produzido por forma a minimizar ao máximo o desperdício (estabeleça uma quota de produção diária ou semanal);
- Pesquisar e consultar vários fornecedores que ofereçam a melhor relação preço/qualidade.
3.Custos administrativos enfraquecem a rentabilidade da panificadora
Água, luz, limpeza, dinheiro para fins comerciais, aluguer do espaço… Estes encargos representam cerca de 15 a 20% do custos do produto final.
Neste ponto, a ideia é listar e analisar as despesas, identificar aquelas que podem ser supérfluas ou estão a cativar uma boa parte do orçamento e avaliar a sua manutenção.
Por exemplo, em termos de consumo energético, talvez exista um pacote mais simpático por parte de outros fornecedores de eletricidade.
Qual seria a estimativa de poupança? Faça as contas e corte nesta despesas, se possível.
De seguida, o foco é aumentar a rentabilidade dos produtos de padaria…
1. Faça o cálculo do custos do produto
Como os preços não estão tabelados, cada comerciante é livre de estabelecer o preço cobrado por cada produto.
Mas para que seja justo e lucrativo, deve conseguir estimar este valor com alguma precisão.
O cálculo do custo de produção pode ser difícil de estimar. Entram na equação inúmeras despesas, mas as matérias-primas e os custos com energia são sem dúvida os elementos que pesam mais na balança.
Aliás, desde 2008, o preço do pão já aumentou 140%. Em Lisboa, é bem possível que pague 24 cêntimos por uma carcaça tradicional.
A questão central que se coloca é: o preço de venda deve suportar as despesas e contemplar as despesas.
Vejamos um exemplo, meramente ilustrativo:
- Matérias-primas: 0,15€
- Despesas com o pessoal: 0,39€
- Despesas gerais: 0,21€
- Impostos e outras taxas: 0,02€.
No total, este pão custa ao produtor 0,77€. Para que seja rentável, a panificadora deve vender a um preço superior.
Para estimar o valor de venda ao consumidor, deve também ter em atenção a margem de lucro que pretende obter.
2. Determine a margem de lucro do pão produzido
A margem de lucro que pretende obter é livre, ou seja, é definida por si.
No entanto, deve ter em consideração o preço que os consumidores estão dispostos a pagar pelo produto e os preços praticados pelos concorrentes. Caso contrário, não será um produto apetecível pelo mercado.
Com base na seguinte equação, consegue calcular a margem de lucro:
Margem de lucro] = (preço de venda – custo de produção) / (preço de venda x 100)
Uma margem de lucro negativa, exige uma reavaliação dos custos de produção. Se a margem for baixa, pode estar a perder uma oportunidade para ganhar mais dinheiro.
Conhecer este valor é fundamental para determinar com exactidão o preço de venda ao público.
3. Otimize o fabrico dos produtos mais vendidos
Quais os produtos passíveis de serem otimizados? Ou seja, quais aqueles cujo processo de fabrico pode ser melhorado?
Para chegar a respostas, deve analisar as vendas nos últimos meses e procurar informação sobre os produtos:
- Mais vendidos e em que quantidades;
- Com maior rentabilidade;
- Que pesam mais sobre o orçamento (com custos de produção mais elevados);
- Que se vendem bem, mas não geram uma grande margem de lucro.
Depois deste estudo, será capaz de identificar quais os produtos passíveis de serem otimizados. As estratégias para aumentar a rentabilidade passam, por exemplo, por:
- Alterar a receita para reduzir o custo de produção;
- Otimizar as etapas que compõem o processo de fabrico na sua panificadora;
- Enriquecer uma receita para aumentar a respetiva margem de lucro.
É neste ponto que a inovação tecnológica está a revolucionar o negócio das panificadoras, dando-lhes mais visibilidade sobre a utilização das matérias-primas para que sejam capazes de identificar onde podem reduzir os custos de produção.
Automatização e Visibilidade são ingredientes-chave na receita para o sucesso da sua panificadora
A Winsig traduziu os problemas numa solução: um add-on para o Cegid PHC específico para a panificação. Permite, na sua essência, a aquisição de dados operacionais na linha.
Com o Sig Panificação acompanha, em tempo real, os indicadores que fazem parte da linha de fabrico - desde o stock de matérias-primas até ao processo de amassadura, fermentação, cozedura e arrefecimento.
Significa que conseguirá monitorar todas as etapas da produção, identificar erros e corrigir desvios à normalidade.
Precisamente, o que é necessário para otimizar o processo e garantir a qualidade e a coerência do produto confeccionado.
O Sig Panificação ajuda a tornar a sua panificadora mais eficiente.
Será capaz de gerir em tempo real o consumo de matérias primas e produto acabado, as tarefas e a produção, bem como os equipamentos utilizados no processo.
A falta de visibilidade e de dados de forma síncrona pode aumentar a quantidade de produto desperdiçado e potenciais riscos de conformidade com a segurança alimentar.
Peça um orçamento ou fale connosco e veja como podem ajudar. Beneficie de uma solução desenhada especificamente para o setor da panificação.
Produza mais, mas com rentabilidade e alavanque o seu negócio.

Nuno Archer
CEO
- Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
- Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
- Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada
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