Logotipo Winsig

Respondemos às questões mais frequentes sobre o Portugal 2030 - Inovação Produtiva, o programa para a transformação digital

2023-08-11

Estão abertas, até dia 15 de dezembro, as candidaturas aos primeiros dois Avisos dos Sistemas de Incentivos do Portugal 2030. Estes Sistemas de Incentivos (SI) têm como objetivo apoiar a inovação produtiva de microempresas e PME de Portugal Continental.

Pretendo, com este artigo, responder a algumas das questões que têm vindo a ser levantadas pelas empresas interessadas em aceder a este apoio.

Respondemos As Questoes Mais Frequentes Sobre O Portugal 2030 Winsig

O que é o Portugal 2030 - Inovação Produtiva?

O Portugal 2030 é o resultado do “Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia para aplicar 23 mil milhões de euros dos fundos europeus em projetos que estimulem e desenvolvam a economia portuguesa, entre 2021 e 2027”.

O Portugal 2030 - Inovação Produtiva é oficialmente descrito com o objetivo específico: “RSO1.3. Reforçar o crescimento sustentável e a competitividade das PME, bem como a criação de emprego nas PME, inclusive através de investimentos produtivos (FEDER)”. Abrange o Sistema de Incentivos – Inovação Produtiva.

Quem gere o Programa Portugal 2030?

Este programa é gerido por entidades nacionais e regionais, como a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, e as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional. 

No âmbito do Portugal 2030 são criados os seguintes Sistemas de Incentivos:

  • Sistema de Incentivos à Competitividade Empresarial; 
  • Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento; 
  • Sistema de Incentivos de Base Territorial; 
  • Sistema de Incentivos à Transição Climática e Energética; 
  • Sistema de Incentivos à Qualificação de Recursos Humanos. 

Os Sistemas de Incentivos do Portugal 2030 são financiados através dos seguintes programas:

  • Programa Temático Inovação e Transição Digital; 
  • Programa Regional do Norte; 
  • Programa Regional do Centro; 
  • Programa Regional de Lisboa; 
  • Programa Regional do Alentejo; 
  • Programa Regional do Algarve.

Quais são os objetivos do programa Portugal 2030, SI - Inovação Produtiva?

Respondemos As Questoes Mais Frequentes Sobre O Portugal 2030 Winsig Infografico

O SI - Inovação Produtiva disponibiliza apoios financeiros, sob a forma de subsídios e incentivos fiscais, com os objetivos finais de impulsionar a economia, fomentar a inovação e a competitividade das empresas, nomeadamente:

Microempresas que queiram apostar no desenvolvimento de soluções inovadoras para expandir o negócio podem candidatar-se ao SI - Inovação Produtiva?

O Sistema de Incentivos – Inovação Produtiva é uma porta aberta para as empresas – de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica – apostarem no seu crescimento e desenvolvimento. Esta aposta pode ser realizada através do investimento no desenvolvimento de soluções inovadoras, digitais e sustentáveis, com especial enfoque nas baseadas nos resultados de I&D e na integração e convergência de novas tecnologias.

Foca-se em investimentos que permitam a disponibilização de “novos produtos, serviços e processos de produção a partir da incorporação de conhecimento e tecnologia no processo produtivo, e da dinamização de processos de inovação no quadro de fileiras e cadeias de valor alargadas, geradoras de maior valor acrescentado e conducentes a maiores níveis de produtividade, contribuindo para o reforço da competitividade das PME portuguesas […].”

O que deve considerar antes de apresentar a candidatura ao Portugal 2030?

Existem informações que deve ter em consideração antes de apresentar a candidatura da sua empresa, nomeadamente:

  • Requisitos de acesso: apresentar uma análise estratégica que sustente o investimento;
  • Requisitos de elegibilidade da empresa: ter uma situação económica e financeira equilibrada; possuir e assegurar os meios técnicos, físicos e financeiros e os recursos humanos necessários ao desenvolvimento da operação até à aprovação da candidatura e ter a situação regularizada perante a Segurança Social, a Autoridade Tributária e Aduaneira e Fundos Europeus Estruturais e de Investimento;
  • Requisitos de elegibilidade do projeto: demonstrar a viabilidade económico-financeira do projeto; o efeito de incentivo com a execução do projeto e que as fontes de financiamento se encontrem asseguradas;
  • Custos elegíveis: construção, mas só para o setor do turismo e da indústria; aquisição de equipamentos produtivos, transferência de tecnologia e software, bem como outras despesas de serviços especializados;

As taxas de financiamento do incentivo do Portugal 2030 - Inovação Produtiva diferem mediante a empresa e a sua localização?

Taxa Financiamento Por Localizacao Respondemos As Questoes Mais Frequentes Sobre O Portugal 2030 Winsig

Sim. As taxas de financiamento diferem mediante a localização e dimensão das empresas:

  • Terá um limite máximo de 40% de financiamento, mas a base é de 25% para as médias empresas e de 30% de micro e pequenas empresas.
  • Para as empresas localizadas nas zonas NUTS III (Alto Alentejo, Beiras e Serra da Estrela) a taxa base é de 30% para as médias empresas e de 35% de micro e pequenas empresas.

Poderão existir majorações de:

  • Até 10% se forem identificadas prioridades de políticas setoriais, nomeadamente: indústria 4.0, transição climática ou contratação coletiva dinâmica;
  • 5% se a componente privada for maioritariamente financiada por capitais próprios.

 

As taxas de financiamento para os territórios de Baixa Densidade também são diferenciadas:

  • As regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) usufruem de um limite máximo de financiamento de 40%. A taxa base é de 30% para as médias empresas e de 35% de micro e pequenas empresas.
  • Para as empresas localizadas nas zonas NUTS III (Alto Alentejo, Beiras e Serra da Estrela) a taxa base é de 35% para as médias empresas e de 40% de micro e pequenas empresas.

Poderão existir majorações de:

  • Até 10% se forem identificadas prioridades de políticas setoriais e/ou territoriais, nomeadamente: indústria 4.0, transição climática ou contratação coletiva dinâmica;
  • 5% se a componente privada for maioritariamente financiada por capitais próprios.

Posso efetuar alterações à candidatura ao Portugal 2030 - Inovação Produtiva depois de a submeter?

Candidatura Respondemos As Questoes Mais Frequentes Sobre O Portugal 2030 Winsig

Após efetuar a submissão da candidatura, esta não pode ser alterada. Deve ter em consideração e confirmar se:

  • As opções de investimento de projeto são sustentadas pelo diagnóstico de necessidades;
  • O projeto é, de facto, inovador;
  • A inovação do projeto está bem fundamentada;
  • Prevê exportações ou prevê a substituição de importações;
  • O projeto tem viabilidade económico-financeira;
  • As aquisições são efetuadas em condições de mercado.

A candidatura está pronta e confirmada. Onde posso submeter a candidatura?

Pode submeter a candidatura ao Portugal 2030 online no Balcão dos Fundos, através do formulário disponibilizado para o efeito.

Antes de submeter a sua candidatura de consultar os avisos e informações complementares relativos a este programa. Deixamos alguns links que podem ser úteis:

Como pode a Winsig ajudar na otimização dos recursos da sua empresa?

A Winsig pode ajudar a sua empresa a fazer um levantamento de necessidades e a impulsionar os seus negócios. Apresentamos soluções de gestão integradas com o software ERP PHC, projetadas para ajudar as empresas a aumentar a sua produtividade global. Fale connosco para saber mais sobre a transformação digital e otimização de recursos.

Vamos trabalhar juntos?

 

Fontes: 
https://portugal2030.pt
https://www.iapmei.pt 

Catarina Monteiro

Catarina Monteiro

Account manager

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020