Logotipo Winsig

Programa Madeira 2030 - Um Futuro Sustentável e Inovador

2023-09-07

Venho partilhar algumas reflexões sobre um assunto que tem ganho destaque na Região Autónoma da Madeira: o Programa Madeira 2030.

É por acreditar que este programa pode ajudar a Região Autónoma da Madeira a evoluir positivamente ao nível da coesão, sustentabilidade e inovação que escrevo este artigo. Faço-o também no sentido de esclarecer como podemos aproveitar os fundos europeus dedicados exclusivamente à RAM, em prol dos madeirenses e dos investidores que acreditam no nosso potencial.

 

Em que consiste o Programa Madeira 2030? 

 

Programa Madeira 2030 Um Futuro Sustentavel E Inovador Winsig

 

Começo por explicar, sucintamente, que o Programa Madeira 2030 é um plano estratégico que pretende orientar o desenvolvimento económico, social e territorial da Região Autónoma da Madeira até ao ano de 2030. É financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE+) no valor total de 760 milhões de euros.

Um dos pontos que considero interessante, em relação a este programa, é o facto de abordar várias prioridades-chave, que pretendem fortalecer os diferentes setores e tornar a Madeira mais inteligente, mais verde, mais inclusiva, mais social e mais conectada.

Para atingir estes objetivos, o programa prevê que este apoio seja atribuído a diversas entidades e empresas, públicas ou privadas.

 

Quais são as prioridades definidas pelo Programa Madeira 2030?

Dentro das prioridades definidas no Programa Madeira 2030, destacam-se os temas do Madeira + Inteligente e Competitiva: conhecimento e inovação. Esta aposta concretiza-se através de:

  • Investimento em infraestruturas e equipamentos científicos e tecnológico;
  • Apoio aos projetos de investigação e desenvolvimento (I&D);
  • Transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades, instituições e empresas. 

 

Programa Madeira 2030 Um Futuro Sustentavel E Inovador Infografico Prioridades Definidas Winsig

Acredito que a aposta na inovação e tecnologia é essencial para fomentar o desenvolvimento económico da Madeira e que este programa ajuda a região a caminhar nesse sentido.

Aproveitar as vantagens da digitalização em prol dos cidadãos, das empresas, dos organismos de investigação e das autoridades públicas são os objetivos desta prioridade que, por sua vez, abarca setores transversais como os ligados à produção e ao desenvolvimento das tecnologias (a informática, a eletrónica, as comunicações, entre outras).

Para além disso, engloba duas perspetivas: a das empresas utilizadoras finais (que apostem na transformação dos seus modelos de negócio e processos, através da implementação de soluções baseadas em tecnologias digitais) e das empresas que desenvolvem e comercializam essas soluções.

 

Estão incluídas prioridades ambientais no Programa Madeira 2030?

A ação climática e a transição energética, temas de elevada relevância para a população mundial, também fazem parte das prioridades deste programa. A redução da emissão dos gases de efeito de estufa (GEE) e a implementação de soluções que permitam atingir a eficiência energética são responsabilidades que nos tocam (para nosso benefício e em prol das gerações futuras). 

 

A Madeira tem um grande potencial para adotar tecnologias sustentáveis e energias renováveis, e pode tornar-se num exemplo europeu ao nível da sustentabilidade climática e ambiental.

 

No seguimento das prioridades ambientais, surge a mobilidade urbana sustentável. O programa apoia os investimentos em sistemas de gestão da circulação e do estacionamento, na modernização das vias de transportes públicos e na criação de zonas exclusivamente pedonais. Estas medidas ajudarão a melhorar a qualidade de vida dos madeirenses e a diminuir o impacto ambiental das deslocações na nossa ilha.

 

O que engloba a prioridade “Madeira + Conectada” do Programa Madeira 2030?

 

Programa Madeira 2030 Um Futuro Sustentavel E Inovador Winsig Porto Santo

 

A prioridade “Madeira + Conectada” engloba a Mobilidade e Transportes, no qual os portos do Caniçal e do Porto Santo se incluem. Estão previstas ações de reforço, (…) de equipamentos e infraestruturas e ações de descarbonização da linha marítima através de, por exemplo, um ferry ambientalmente mais eficiente para transporte de pessoas e de veículos.

Desta forma, as entradas e saídas da nossa ilha podem ser feitas com transportes amigos do ambiente.

 

O que engloba a prioridade “Madeira + Social e Inclusiva” do Programa Madeira 2030?

Madeira + Social e Inclusiva é uma prioridade que pretende garantir a igualdade de acesso aos cuidados de saúde, (…), e promover a transição dos cuidados institucionais para os cuidados de proximidade e centrados na família, e engloba a conclusão da construção do novo Centro de Saúde do Porto Santo. 

Prevê ainda reforçar o papel da cultura e do turismo sustentável no desenvolvimento económico, na inclusão e na inovação social, através, por exemplo, da construção da “Sala de Concertos” e da recuperação, requalificação, conservação e restauro de património cultural, isto a nível cultural; e da proteção, desenvolvimento e promoção de ativos de turismo públicos e serviços turísticos, com vista à propagação do turismo sustentável.

Ao nível social, pretende promover o acesso ao emprego, em especial dos jovens, dos desempregados de longa duração e dos grupos desfavorecidos, bem como promover o emprego por conta própria e a economia social.

 

O que engloba a prioridade “Madeira + Próxima” do Programa Madeira 2030?

A prioridade Madeira + Próxima: desenvolvimento sustentável dos territórios, quer:

  • Responder aos desafios do arquipélago a partir das cidades capitais do Funchal, na ilha da Madeira e da Vila Baleira, na ilha do Porto Santo;
  • Reforçar o crescimento sustentável e a competitividade das PME, bem como a criação de emprego nas pequenas e médias empresas, inclusive através de investimentos produtivos.

 

Programa Madeira 2030 Um Futuro Sustentavel E Inovador Infografico O Que Engloba Prioridades Winsig

 

Contempla o combate à privação material através de programas de distribuição de alimentos; assistência material e apoio direcionado às famílias, e iniciativas de promoção de integração social na comunidade.

A assistência técnica também faz parte da prioridade Madeira + Próxima. Esta tem como objetivos apoiar a gestão estratégica e operacional, a comunicação e visibilidade do programa, a capacitação dos intervenientes e a contratação de serviços especializados externos, entre outros.

 

 

Em suma, o Programa Madeira 2030 é uma oportunidade única para a Madeira se desenvolver a vários níveis, por um Futuro Sustentável e Inovador. Prevê o investimento em áreas como a saúde, desenvolvimento regional, inclusão social e empregabilidade, entre outras, que são algumas das necessidades que os madeirenses identificam como prioritárias.

O desenvolvimento empresarial e os investimentos na inovação tecnológica atraem novos talentos e promovem a literacia informática da população. A Winsig pode ajudar a sua empresa a inovar e a implementar soluções tecnológicas inovadoras. Agende uma reunião comigo!

 

Agendar reunião

 

Fonte: https://centro.portugal2030.pt/wp-content/uploads/sites/17/2022/12/sfc2021-PRG-2021PT16FFPR001-1.2_PR_Madeira.pdf

Aurelio Marote

Aurélio Marote

Account manager

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Casos de Sucesso

Plastifa, um caminho de crescimento e inovação

2024-02-26

  A Plastifa teve um início modesto, com apenas duas máquinas de injeção, mas a qualidade dos produtos e a visão de futuro de Manuel Carvalho, diretor-geral, elevou o nome da empresa nos mercados nacionais e internacionais. Conheça a...

Casos de Sucesso

Grupo GR360 Flooring Systems: Gestão sólida e otimizada

2024-02-16

O grupo GR360 Flooring Systems iniciou a sua atividade em 1999 e é composto, atualmente, por nove empresas que se dedicam à engenharia e desenvolvimento de sistemas de pavimentos industriais e à sua manutenção preventiva. Trabalham em várias...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020