Logotipo Winsig

Comunicação de inventários valorizados 2023: o que é e como é feita?

2023-01-27

A comunicação dos inventários é uma prática comum na atividade empresarial. A AT – Autoridade Tributária tem vindo a comunicar que estes inventários passariam a ser valorizados, mas esta nova modalidade tem vindo a ser sucessivamente adiada (devido aos constrangimentos causados pela COVID-19).

Chegada a hora de implementar estas novas regras, a Winsig responde a algumas questões sobre inventários valorizados, tais como:

  • As diferenças entre os inventários comunicados anteriormente e os inventários valorizados;
  • O deve fazer para comunicar os inventários;
  • As regras desta nova forma de comunicação com a AT.

 

O que são os inventários valorizados e para que servem?

A comunicação dos inventários valorizados é a forma das empresas poderem comunicar à AT – Autoridade Tributária os stocks e respetivo valor. Os inventários valorizados são semelhantes aos inventários quantificados, contudo, agora existe a obrigatoriedade de adicionar o seu valor monetário.

 

Quais são as diferenças entre os inventários quantificados e os inventários valorizados?

Os inventários quantificados e os valorizados são muito semelhantes entre si. A diferença é que o inventário valorizado passa a mencionar o valor do mesmo.

 

Sendo a comunicação dos inventários valorizados uma obrigação, quais são as vantagens para gestão da minha empresa?

Existem algumas vantagens na comunicação dos inventários valorizados e que pode aproveitar para aprimorar a gestão:

  • Medição de performance: os inventários espelham, através da valoração de stocks, a performance da empresa. Assim, ajudam a verifica se a empresa está a gerar lucro ou prejuízo com a venda dos produtos.
  • Tomada de decisão: podem ser usados para tomar decisões estratégicas, como ajustar os preços dos produtos, identificar quais é que estão a gerar lucros e os que estão a gerar prejuízo. Com esta análise será mais fácil planear o futuro.
  • Identificar tendências: permitem identificar as tendências do comportamento do mercado, das vendas e da sazonalidade. Desta forma será mais fácil escolher os produtos a investir e quais devem ser eliminados.

 

Em que formatos posso fazer a comunicação dos inventários?

A comunicação de inventários pode ser efetuada por transmissão eletrónica de dados. Se utiliza o software de gestão PHC pode comunicar os inventários valorizados através deste ERP, desde que o software esteja atualizado.

 

A quem se aplica a obrigatoriedade de comunicação dos inventários?

 Conforme explicitado, no Decreto-Lei 28/2019, de 15 fevereiro, são obrigadas: “As pessoas, singulares ou coletivas, que tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território nacional, que disponham de contabilidade organizada e estejam obrigadas à elaboração de inventário (…)”.

Ou seja, todos os sujeitos singulares ou coletivos que:

  • Por lei, sejam obrigados à elaboração de inventário;
  • Tenham uma faturação superior a 100 mil euros;
  • Têm regime de contabilidade organizada.

 

Até que data posso fazer a comunicação dos inventários?

A obrigatoriedade de comunicar os inventários relativos ao ano de 2022 seria até dia 31 de janeiro de 2023, mas o prazo foi prorrogado para 28 de fevereiro deste ano, conforme o Despacho n.º8/2022-XXIII, de 13 de dezembro de 2022. Mas o mesmo despacho remete para a Portaria n.º2/2015, de 6 de janeiro, no artigo 5.º, e descreve que a estrutura das linhas do ficheiro a submeter à AT é constituída essencialmente pelos seguintes campos: “ProductCategory; ProductCode; ProductDescription; ProductNumberCode; ClosingStockQuantity; UnitOfMeasure”. Em suma, não existe referência, nesta portaria, ao campo da valorização para a comunicação dos inventários relativos a 2022. Para além disso, a Portaria n.º126/2019, de 2 de maio, vem alterar a Portaria n.º2/2015, de 2 de maio, mas que ainda não está em vigor.

 

Fonte: AT, DRE e OCC

2023 Nuno Mendes Winsig

Nuno Mendes

Gestor de Projetos

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Programa Madeira 2030 - Um Futuro Sustentável e Inovador

2023-09-07

Venho partilhar algumas reflexões sobre um assunto que tem ganho destaque na Região Autónoma da Madeira: o Programa Madeira 2030. É por acreditar que este programa pode ajudar a Região Autónoma da Madeira a evoluir positivamente ao...

Tendências e Opinião

Tem uma empresa de construção civil? Saiba como um software de gestão pode ajudar o seu negócio

2023-05-26

A organização dos processos inerentes à construção, sejam estes de pequena, média ou de grande dimensão, é bastante exigente. Existem várias soluções para cada uma das etapas, mas o agregar da gestão...

Tendências e Opinião

Conheça o Portugal 2030, uma iniciativa que gera oportunidades para as empresas investirem na transformação digital

2023-03-29

Ao longo das últimas duas décadas, as empresas nacionais têm evoluído ao nível da taxa de internacionalização, no aumento do investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D) e, mais recentemente, na...

Tendências e Opinião

Comunicação de inventários valorizados 2023: o que é e como é feita?

2023-01-27

A comunicação dos inventários é uma prática comum na atividade empresarial. A AT – Autoridade Tributária tem vindo a comunicar que estes inventários passariam a ser valorizados, mas esta nova modalidade tem vindo a ser...

Tendências e Opinião

Como pode um software de gestão potenciar a construção civil?

2022-12-16

Por mais que se tenha verificado uma maior aposta, nos últimos anos, no setor da construção, a verdade é que este atravessa períodos conturbados, marcados pela inconstância trazida pela pandemia e, mais recentemente, a guerra na...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020