Como manter os seus Clientes Felizes com Softwares de Gestão
2020-01-09
O que define um atendimento ao cliente ?5 estrelas? e porque é tão importante
O ciclo de venda estende-se até ao serviço pós-venda. Não basta garantir qualidade no produto ou serviço que vende. Esta é apenas uma peça num mecanismo mais complexo. Assim, um serviço de atendimento merecedor de uma classificação máxima por parte dos clientes deve superar as expectativas dos clientes e procurar ser: ? Eficiente: os clientes procuram soluções rápidas para os seus problemas. Sem um software de gestão, a rapidez de resposta perde-se porque a informação não está centralizada, nem facilmente acessível ? Disponível e personalizado: o atendimento deve pautar por uma atitude positiva e orientada a ajudar os consumidores a encontrarem os produtos que melhor servem as suas necessidades ? Proativo: os colaboradores devem sugerir alternativas ou oferecer soluções antes mesmo do problema surgir O cliente deve estar no centro do negócio! A satisfação dos consumidores exige uma visão holística que só se consegue com recurso à tecnologia - e mais especificamente a um software de gestão.Dados que relacionam os Softwares de Gestão com Serviço ao Cliente
Estudos recentes mostram que 85% dos consumidores não se importam de pagar mais, desde que a empresa garanta um serviço ao cliente de excelência. Mesmo que tenham tido uma experiência negativa, se a empresa souber atender às suas preocupações e ouvir as reclamações, 90% estão dispostos a voltar a negociar. Para além disso, é bastante mais provável conseguir vender a clientes atuais do que a novos consumidores. Estes dados merecem reflexão e são válidos para os negócios e parcerias B2B e B2C.De que forma os Softwares de Gestão ajudam a elevar a satisfação dos clientes?
1. Preços mais competitivos
Produtos de qualidade, a preços justos e competitivos representam propostas irrecusáveis. As empresas que implementam softwares de gestão reduzem os custos internos porque melhoram a produtividade geral. Perdem menos tempo em tarefas burocráticas, comunicam melhor, automatizam tarefas, entre outras vantagens dos ERPs. É certo que são resultados numa vertente administrativa. Mas veja, significa que passa a existir uma margem maior para oferecer produtos ou serviços mais acessíveis - e sem colocar em causa a sustentabilidade dos negócios. Se do lado das matérias-primas, por exemplo, não consegue reduzir custos, a aposta na melhoria dos processos internos, é um caminho igualmente válido.2. Maior controlo sobre o inventário e menor tempo de espera por respostas
Um software de gestão facilita o flow das informações. Junta os dados de vários departamentos da empresa. Todos eles têm um papel nas vendas e no grau de satisfação dos clientes. Imagine o seguinte cenário: Um consumidor está interessado num produto que vende, mas tem pressa. Quer informações quanto à disponibilidade do artigo, na hora. Com um ERP, a informação sobre stocks e inventários está centralizada. O apoio ao cliente saberá dar a resposta em poucos segundos ou mesmo atualizá-la, em tempo real, na loja online. Este imediatismo é determinante na decisão de compra do futuro cliente.3. Melhora a experiência de compra dos clientes
Ninguém gosta que se enganem no seu nome. Agora, imagine um colaborador seu, responsável pelo serviço de atendimento, não ter informações sobre o perfil, histórico de compras ou dados de um cliente recorrente. Todas as pessoas valorizam um atendimento personalizado. Um ERP permite guardar e tornar acessíveis os registos dos clientes por forma a compreender melhor e detalhadamente o seu ciclo de vida na empresa. Ao mesmo tempo, tem dados que permitem criar estratégias de fidelização mais direcionadas ao perfil do cliente porque terá: ? Agilidade no acesso aos dados ? Centraliza as informações sobre clientes ? Permite entender melhor o perfil dos consumidores Como resultado, os clientes sentem-se especiais e tornam-se representantes das marcas.Clientes felizes e negócios em expansão com Softwares de Gestão
As vantagens dos softwares de gestão impactam os próprios colaboradores. Ao acederem aos dados com maior rapidez e responderem às necessidades dos clientes com precisão, sentem-se menos frustrados. Logo, serão mais úteis e a interação com a pessoa do outro lado da linha (ou do ecrã) será mais recompensadora. As empresas estão conscientes que a opinião dos consumidores é a nova moeda de troca, porque influencia a decisão de compra junto de uma determinada empresa. Sejam pequenas, médias ou empresas líderes de mercado, os ERPs têm um papel essencial na satisfação dos seus clientes. Se quer primar pela atenção ao cliente, fale connosco descubra as gamas de softwares de gestão que temos para a sua empresa.
Nuno Archer
CEO
- Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
- Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
- Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada
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