Logotipo Winsig

As cinco tendências tecnológicas que não pode perder em 2017

2017-03-09

Parece que a nuvem veio para ficar e deixar para trás serviços que estão a tornar-se obsoletos face ao galopante avanço das TI (Tecnologias de Informação). De acordo com Gartner, as soluções de comunicação unificada na cloud (nuvem) são já consideradas a ?escolha preferida devido à economia, flexibilidade, confiabilidade, segurança e escalabilidade superiores?. Por isso, o tradicional sistema telefónico PBX será cada vez mais caro quando comparado com os serviços alojados na nuvem.

A empresa de análise de TI vai mais longe e afirma que, durante este ano, este serviço será responsável por 25% das comunicações em linha e que as empresas devem estar preparadas para o dia em que esta tecnologia vai ultrapassar as instalações fixas, ao nível da utilização. Algo que deverá acontecer nos próximos anos.

Prepare-se para a revolução digital que está a chegar, as novas tendências tecnológicas

Por isso, é muito importante que a sua empresa se antecipe a esta realidade e comece a adaptar-se às soluções TI na nuvem. Tome nota dos seguintes conselhos:

Operadoras vão disponibilizar aplicações para melhorar esta experiência: A comunicação móvel está bem presente se considerarmos que estes dispositivos são cada vez mais uma ferramenta de negócios. A aposta na mobilidade é já considerada indispensável e as operadoras de telecomunicações tentam acompanhar o ritmo ao disponibilizar aplicações e soluções de conexão de alta qualidade. Este é o primeiro passo que está a ser dado para que o empresário consiga usufruir dos recursos que tem ao seu dispor, a partir do telemóvel. Esta gradual integração do software empresarial com os dispositivos móveis será impulsionado em 2017. Acompanhe a evolução do mercado e faça a sua escolha baseada na qualidade e no serviço que mais se destaca da concorrência.

Aplicações de colaboração vão fazer a diferença: Certamente já ouviu falar do assistente Siri da Apple. Este tipo de aplicações tende a padronizar-se e começam a ser comercializadas soluções que recorrem à inteligência artificial e à análise preditiva para se tornarem colaboradores virtuais, auxiliando-o por exemplo na procura de informação, que estará integrada na nuvem. Esta ferramenta irá fornecer-lhe todos os dados que necessita para a reunião que agendou. As previsões são que esta tecnologia seja disponibilizada a partir da nuvem, por ser mais fácil de implementar.

Transição tecnológica: A Rede Telefónica Pública Comutada (PSTN) está em fase de encerramento e a ser substituída pelas redes IP terrestre e móvel. Uma evolução que tem sido acelerada em virtude da alteração de comportamentos. Ou seja, a população prefere a rede móvel e os serviços multimédia ao telefone fixo. Perante isto, as operadoras estão a migrar os serviços, pelo que terá cada vez maior dificuldade em encontrar soluções abrangentes e de qualidade que não passem pela comunicação móvel. Esteja atento, pois é provável que os seus fornecedores comecem a migrar os serviços para a nuvem.

Colaboração integrada e à distância veio para ficar: Revela o relatório de Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB) sobre as tendências da Internet que, quando se fala de dispositivos móveis (telemóvel, nomeadamente), ?as mensagens estão a evoluir de simples conversas sociais para conversas de negócios?. Um indicador importante sobre a mudança de comportamentos do empresariado, cujas exigências das funções o obriga a estar permanentemente contactável, mesmo quando está fora da empresa. Por outro lado, o cliente também recorre cada vez mais ao E-mail, pelo que as soluções baseadas na nuvem facilitam a integração de ferramentas de trabalho colaborativas e de comunicação. No final, a equipa torna-se mais produtiva e gere melhor a relação com os clientes.

Alojamento em nuvem privada ainda tem mais adeptos: Nomeadamente entre as grandes empresas que olham para esta funcionalidade como um risco para a segurança dos dados, caso seja pública. Porém, tal pode estar a mudar. A alteração da visão sobre o conceito de segurança e a perceção de que as informações estão seguras numa nuvem pública (para os elementos da empresa que dispõem dessas permissões) tem contribuído para a evolução desta ferramenta. Além de que esta funcionalidade permite tirar maior partido da sua capacidade de escalabilidade, de fornecimento de recursos de gestão e é mais barata. Por outro lado, a evolução tecnológica possibilitou o desenvolvimento de medidas de segurança que agradam às empresas, pelo que o caminho será a nuvem pública.

Ficou impressionado com o que a nuvem pode fazer pelo seu negócio? Consulte a Winsig para uma avaliação das TI que tem implementadas na sua empresa e confie nos nossos consultores para fazer a migração das suas plataformas de comunicação para a nuvem.

Dora Loureiro - Winsig

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Add-ons para PHC

5 Softwares de Gestão para Empresas de Construção Civil

2020-12-21

O cimento é a base de qualquer construção. É a cola que une os diversos materiais. Podemos olhar para os softwares de gestão da mesma forma.  Sem uma ferramenta tecnológica que centralize as informações de cada obra, a...

Soluções PHC

Saiba como Otimizar a Gestão da sua Loja Online (B2B ou B2C)

2020-12-14

O cliente faz uma compra online. Passadas duas semanas ainda não recebeu o artigo em casa. Naturalmente, vai ligar para a empresa (e já não está muito satisfeito).  Depois de algumas conversas, o apoio ao cliente percebe que afinal não existia...

Add-ons para PHC

Gestão de Tesouraria 4.0 - benefícios e softwares inteligentes

2020-12-07

Sabe qual é a liquidez e a autonomia financeira da sua empresa, neste momento? O negócio que gere, seria capaz de sobreviver a quantos meses sem income ou apoios adicionais?  Com uma gestão de tesouraria 4.0 consegue obter estas informações em...

Notícias

Quer Trocar de Parceiro ERP? Saiba o que deve ter em conta

2020-11-26

Um parceiro deve ser um facilitador e a relação entre ambos deve ir além da aquisição do software.  Deve ser um partenaire que rentabiliza o investimento feito, está a par das atualizações legais e fiscais, ofereça...

Add-ons para PHC

Softwares de Gestão para a Indústria - PHC e Add-ons Winsig

2020-11-24

Na Winsig, a inovação é incentivada pelo feedback dos clientes porque são eles que utilizam os sistemas para a gestão das suas empresas, numa base diária.  Neste artigo, reunimos um conjunto de add-ons para PHC para as diferentes...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020