Logotipo Winsig

Devo investir numa Aplicação Móvel para Gerir a minha empresa em 2021?

2021-05-13

Quando é que abriu, pela última vez, uma aplicação no seu telemóvel? Talvez tenha sido há alguns minutos. Quem sabe, está a ler este artigo no seu tablet ou smartphone.. 

Os dispositivos móveis estão na mão das pessoas o tempo todo, seja para trabalho ou lazer. 

Uma empresa é feita de pessoas. Então, por que não beneficiar desta tendência e investir na mobilidade empresarial? É o que estão a fazer muitas PME e grandes players de mercado. 

Neste artigo falamos de aplicações móveis para utilização interna na sua empresa. Soluções de mobilidade que ajudam a resolver, otimizar problemas e/ou processos internos e que podem trazer ganhos significativos.

Uma das questões pertinentes neste assunto é se deve fazer um investimento para o desenvolvimento ou a adoção de uma aplicação na sua empresa. 

A resposta é SIM, faz todo o sentido e explicamos, de seguida, os motivos. 

3 Razões para investir numa APP Empresarial e o que ganha com a mobilidade corporativa

 

1. A omnipresença do telemóvel: smartphone está em todo o lado e responde às necessidades dos utilizadores

 

As APPs - nome abreviado de aplicações móveis - são softwares desenvolvidos para smartphones ou outros dispositivos móveis com diferentes fins de utilização.

No mundo das APPs existe uma panóplia de aplicações mobile e sem as quais já não vivemos. Todas elas, têm fins muito diferentes:

  • Apoiam e resolvem determinados problemas do dia a dia;
  • Permitem realizar atividades de lazer (relaxar, socializar, etc.); 
  • Fazer compras;
  • Aceder ao seu banco;
  • Pagar contas, etc.

Várias pesquisas mostram que, em média, uma pessoa olha para o telemóvel cerca de 150 vezes durante o dia. E muitas vezes, o que eram uns escassos minutos, transformam-se em horas de navegação. Estudos recentes mostram também que, em média, passamos 3 horas e 15 minutos agarrados aos smartphones.

Escravos destes dispositivos? Talvez. O certo é que a dominância do mobile phone é indiscutível.

Os smartphones são, agora, a porta de entrada preferencial para o mundo virtual. Em 2020, cerca de 2/3 dos portugueses usaram o telemóvel para aceder à internet.

Em Portugal têm-se vindo a notar um crescimento exponencial na utilização da internet em dispositivos moveis, à semelhança da forte tendência de crescimento da Europa. 

Cerca de 8 milhões de utilizadores no país usam dispositivos móveis com ligação à internet, sendo que 9 em cada 10 pessoas acedem à internet  através do smartphone ou tablet.

O tempo diário e a frequência de utilização evidenciam o potencial de uma aplicação mobile na sua empresa ter mais sucesso do que qualquer outro software. 

 

2. Ganhos de notoriedade, produtividade e eficiência

 

A mobilidade é uma prioridade para as empresas e considerada por muitos gestores como tendo uma profunda influência no sucesso dos negócios - assim como teve a internet na década de 90.

Para além dos dados estatísticos de utilização dos dispositivos, uma APP pode:

  • Ser um objeto diferenciador na sua empresa;
  • Atrair talentos e cativar os colaboradores (empresa tecnologicamente evoluída); 
  • Otimizar o seu negócio;
  • Melhorar a produtividade e eficiência dos processos diários. 

Outro fator relevante na adoção de uma APP empresarial é a constante necessidade de interagir com o software interno da empresa com uma solução de mobilidade.

 

3. Acesso ininterrupto aos sistemas e dados da empresa

 

O ERP móvel está a tornar-se a resposta para um pensamento comum entre os gestores e as equipas: “Se eu pudesse fazer isso enquanto estou longe da minha mesa de trabalho, conseguiria despachar mais trabalho ...”

Nos últimos anos, assistiu-se à necessidade, cada vez mais premente, de ter acesso à informação da empresa quase ao minuto. Daí que as soluções de mobilidade estejam a ganhar cada vez mais adeptos. 

A utilização de aplicações móveis para apoiar a atividade da empresa está num crescimento exponencial nas médias e grandes empresas onde a gestão “manual” de certos processos torna-se muito morosa.

As soluções de mobilidade, integradas com o ERP da empresa, são soluções que trazem inúmeras vantagens: 

1. Oferecem maior visibilidade do negócio; 
2. Constituem uma canal de comunicação rápido e eficiente; 
3. Introduzem agilidade na realização de atividades diversas do negócio;
4. Permitem a consulta de dados em tempo real;
5. Possibilitam decisões mais rápidas e assertivas com base na pesquisa de
informações e indicadores em tempo real e a partir de qualquer lugar. 
6. Incentivam o aumento da eficiência do negócio; 
7. Permitem a redução de custos. 

 

Outro aspeto importante na crescente adoção das APP corporativas está relacionada com a nova força de trabalho. 

As gerações mais jovens estão habituadas a manusear este tipo de tecnologia, o que por si só facilita a utilização deste tipo de ferramentas profissionais em qualquer empresa.

 

O que acontece quando conecta uma Aplicação Móvel ao ERP da sua empresa?  

 

Uma empresa que utilize uma aplicação para apoiar os processos de RH e CRM, por exemplo, aumenta a produtividade e otimiza os processos nestas áreas. 

Os colaboradores podem fazer o registo de férias e faltas na aplicação, inserir faturas e despesas com fotografias, pedir aprovações ou gerir projetos, tudo no seu dispositivo móvel. 

O tempo livre que se ganha com esta otimização de processos permite que as equipas se foquem no seu nicho de negócio.

Com a pandemia, a tendência da mobilidade e as soluções móveis afirmaram-se ainda mais.

Invista numa aplicação móvel para o seu negócio com um parceiro experiente  

 

Talvez nos estejamos a aproximar do dia em que utilizar um computador desktop seja visto como algo antiquado ou mesmo inconveniente.

Os dados, certamente, evidenciam essa tendência. Certo é que a mobilidade corporativa é a realidade atual do mundo corporativo. 

A WINSIG aposta em ferramentas mobile para apoiar os seus clientes na gestão das suas empresas. Neste momento, existem aplicações móveis para a área colaborativa, comercial, técnica e gestão de projetos.

Sem tem dúvidas, aconselhamos que entre na dinâmica mobile e recolha os dividendos.

Temos escritórios em vários pontos do país. Ligue-nos ou peça-nos um orçamento para saber como uma APP pode trazer valor e acelerar o crescimento do seu negócio.

 

Infográfico com as 7 vantagens das soluções de mobilidade integradas com ERP da empresa.

José Oliveira

Programador e Consultor PHC

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Soluções PHC

Qual o software indicado para a sua Empresa de Construção?

2021-09-06

Tem uma empresa de construção e quer saber qual o software de gestão mais indicado para as características do seu negócio? Responda a este quiz 3 minutos e veja qual a melhor opção.

Tendências e Opinião

Inteligência para ir mais além com o Software PHC

2021-08-26

    Esta frase transmite arrogância, tenho essa consciência. Mas a verdade é que projetos de implementação do Software PHC podem ser realizados por mais de 400 empresas em Portugal. De facto, o que nos pode diferenciar das outras empresas...

Tendências e Opinião

A História do Software PHC

2021-08-12

Na Winsig, trabalhamos para oferecer aos nossos clientes as melhores soluções de gestão integrada com o software PHC. Desde 2013 que a nossa empresa é o maior parceiro PHC em Portugal. Esta certificação de PHC Enterprise Partner proporciona...

Add-ons para PHC

Como é que um ERP beneficia a indústria da Construção Civil e alavanca os ganhos do negócio?

2021-07-22

    A organização é um dos alicerces da construção civil.  Tal como a dimensão das estruturas que erguem, as pessoas e os processos que constituem o setor são de grande escala. É preciso gerir obras, projetos e...

Add-ons para PHC

Agora já pode aumentar a eficiência da sua fábrica mesmo que ainda trabalhe com folhas de cálculo!

2021-07-08

O mercado pediu, a Winsig desenvolveu.  O WIN Produção surgiu por duas razões.  Primeiro, pela maior procura por um software de produção que fosse simples de usar e implementar.  Segundo, porque, ao contrário de outros...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020