Logotipo Winsig

5 Softwares de Gestão para Empresas de Construção Civil

2020-12-21

O cimento é a base de qualquer construção. É a cola que une os diversos materiais. Podemos olhar para os softwares de gestão da mesma forma. 

Sem uma ferramenta tecnológica que centralize as informações de cada obra, a estrutura do projeto corre o risco de colapsar. Sobretudo, dada a natureza e características deste setor. 

As empresas de construção são organizações dinâmicas, em constante movimento. Os briefings de projeto são detalhados e as obras devem obedecer a leis e cumprir com certas regulamentações. 

Parte de uma gestão bem sucedida passa pela otimização dos processos. 

Por isso, reunimos neste artigo 5 softwares que efetivamente trazem benefícios e respondem aos desafios diários dos construtores e empreiteiros.  

 

Razões para implementar Softwares de Gestão no Setor da Construção Civil 

1. Maior Controlo e supervisão de cada Projeto 

 

Um dos maiores desafios que as construtoras enfrentam é ter equipas espalhadas em diversos locais. 

É um desafio para os responsáveis de projeto manterem-se atualizados sobre o que se está a passar, o que está orçamentado, os projetos que estão atrasados, quantos trabalhadores estão presentes ou ausentes, etc. 

Os gestores de obra precisam de saber o que está a acontecer no momento e em pormenor. 

É, por isso, essencial trabalharem com uma ferramenta que retire o peso de algumas tarefas diárias e ofereça visibilidade sobre o que está a acontecer no terreno. 

Ao terem uma visão geral dos processos e do fluxo de trabalho, podem realizar ajustes caso seja necessário e manter a obra nos prazos e fiel à orçamentação. 

Existem 3 soluções da Winsig que respondem a estes desafios: 

 

2. Otimização dos recursos disponíveis

 

Numa obra, existem diferentes profissionais, cada um com a sua área de especialização. No entanto, muitos destes trabalhadores são subcontratados. 

Os construtores e empreiteiros precisam de manter sob controlo a produtividade de cada trabalhador, horas de entrada e saída, períodos de férias, ausências, etc. 

Só assim, podem efetivamente pagar aos fornecedores e parceiros de negócio o trabalho que foi, efetivamente, orçamentado e desenvolvido. 

Depois, há a gestão dos recursos materiais.

A panóplia de matérias-primas envolvidas num projeto de construção é monstruosa. A esta imensidão de materiais, juntam-se os equipamentos e maquinaria. 

Tudo tem que ser documentado. 

E se tempo é dinheiro, os recursos devem ser administrados de forma rigorosa, porque só desta forma contribui para a rentabilidade da construtora. 

Para otimizar os recursos humanos e materiais disponíveis, propomos duas ferramentas: 

 

3. Maior colaboração entre escritório e local da obra 

 

É essencial que haja compatibilidade em que o que é registado no local da obra e o que é observado ou analisado na sede, uma vez que estes dados têm impacto na tesouraria, contabilidade e finanças da construtora. 

Para alcançar este nível de entendimento, a integração é essencial. 

Quando as empresas suportam as suas operações na digitalização, o processamento das informações e toda a documentação é mais simples e fiável. 

Isto envolve tudo, desde a automação de processos e tarefas administrativas à centralização dos dados e à importação automática de todo o tipo de despesas associadas a contratações e fornecedores externos. 

Um processamento mais rápido, por exemplo, da faturação permite estabelecer uma relação mais próxima e uma comunicação eficiente com os parceiros de negócio. 

Soluções propostas pela Winsig para alinhar as informações e colaboração entre as equipas que trabalham no terreno e que estão no escritório da construtora: 

 

5 Softwares de Gestão para a sua Construtora 

 

Agora que já identificámos as razões para trabalhar com soluções tecnológicas inovadoras, vamos detalhar as várias soluções apresentadas.

Softwares Gestao Construtora

1. SIG Construção 

O SIG Construção oferece um workflow automatizado (desde a orçamentação até ao pagamento de faturas). 

Ao trabalhar com esta ferramenta, consegue organizar, estimar e gerir com maior rigor os custos de uma obra (que integram diretamente com o seu PHC). Os dados podem ser consultados a qualquer momento e pelos diversos departamentos da empresa.

Algumas das funcionalidades e benefícios mais relevantes incluem: 

  • Importação de orçamentos com estruturas de custos de forma simples e automática com detalhes de custos por categoria; 
  • Gestão de contratos de subempreitadas; 
  • Aprovação de autos;
  • Processamento de custos; 
  • Gestão de aluguer de máquinas e equipamentos;
  • Pedidos de compra e adjudicação; 
  • Cronogramas financeiros. 

O SIG Construção é uma solução completa com inúmeras vantagens, que não só alivia o peso das tarefas burocráticas como permite identificar áreas onde a gestão pode ser otimizada. 

 

2. WIN APP Obras

Visibilidade, Rigor da informação e Informação em Tempo real são os 3 pilares que caracterizam o desenho e as funcionalidades deste add-on.  

Com esta aplicação consegue: 

  • Registar diretamente na aplicação as informações mais importantes do projeto, tais como os consumos, tempos e stock de obras e projetos de reparação. 
  • Os dados inseridos integram, de forma automática, com o PHC; 
  • O sistema trabalha a informação e devolve relatórios quanto à rentabilidade e progresso dos diferentes projetos. 

Win App Obras

A aplicação é simples de utilizar e intuitiva. 

A título de exemplo, quando entra na app surge um ecrã com todas as obras que estão em curso. Terá assim uma visão global dos projetos que estão sob a sua alçada. Se quiser saber mais, basta clicar numa obra específica. 

O WIN APP Obras tem outra mais-valia essencial à construção: permite trabalhar em ambiente offline graças a uma base de dados local. Portanto, poderá registar os dados mesmo sem ter acesso à internet. 

 

3. WIN Faturas Eletrónicas

Esta ferramenta permite emitir e enviar por email faturas com certificado digital e guardar os documentos diretamente no PHC. 

É um add-on essencial uma vez que a emissão de faturas eletrónicas passa a ser obrigatória em contratos públicos a partir de Janeiro de 2021 - e os projetos públicos representam uma fatia significativa do mercado das construtoras. 

O WIN Faturas Eletrónicas é também imprescindível no setor da construção porque a compra de materiais num projeto de construção é significativa e o envio de faturas individualmente torna-se contraproducente. 

Com esta solução da Winsig, o processamento da faturação da sua construtora será mais eficiente ao conseguir: 

  • Criar e emitir faturas em série ou individualmente;
  • Enviar documento de cobrança para um endereço de email que consta na ficha do cliente no PHC; 
  • Eliminar custos desnecessários com a impressão e o envio físico das faturas;
  • Garantir a receção do documento;
  • Assegurar a autenticidade da fatura.

Veja como funciona na prática:

Antes de passar à próxima ferramenta, importa esclarecer que esta ferramenta está em conformidade com o Decreto-Lei n.º 123/2018 sobre a implementação de faturação eletrónica nos contratos públicos.  

 

4. WIN Importa Compras

Os construtores e empreiteiros precisam de visitar os vários projetos, comunicar com os responsáveis de obra, negociar com parceiros, etc. Falamos, sobretudo, de despesas relacionadas com combustíveis e comunicações. Todos estes custos devem ser documentados. 

Com o WIN Importa Compras, bastam alguns passos para importar, de forma automática, os ficheiros com informações detalhadas de despesas para o seu PHC. 

Isto significa que o departamento responsável pelas compras ganha tempo ao trabalhar com esta solução e minimizam-se os erros com a inserção manual dos dados.

Para além disso, pode também importar aquisições de outros fornecedores. Para tal, basta solicitar os ficheiros com extrato e importar diretamente para o documento de compras PHC.

 

5. WIN APP Colaborador

Por último, o destaque vai para a solução WIN APP Colaborador. 

Trata-se de um add-on desenhado para o ambiente mobile, o que é essencial nos projetos de construção civil nos quais os colaboradores desenvolvem a sua atividade fora das quatro paredes da empresa. 

Em vez de precisarem de ir ao escritório, informar sobre as férias ou entregar documentos comprovativos das despesas feitas durante a atividade profissional, têm acesso ao sistema no seu telemóvel. 

A solução WIN APP Colaborador permite que os profissionais registem informações tais como: 

  • Registo de férias: para além de inserirem as datas de folga que pretendem, a aplicação tem um contador e saldo de férias. 
  • Registo de despesas com fotografia: o profissional regista e consulta as despesas que inseriu, verifica os dados de registo e tem acesso à categorização pelo tipo de gasto. 
  • Registo de faltas com fotografia: para além de consultar as ausências, pode fazer diretamente o upload de documentos que justifiquem as faltas realizadas. 
  • Consulta de recibos de vencimento: basta um clique para ter acesso ao registo dos últimos recibos de salário. 

Esta aplicação simplifica as atividades do colaborador, mas sobretudo das equipas de recursos humanos que evitam receber documentos em papel e terem de processar a informação de inúmeros colaboradores. 

Para além da otimização  nos processos, a sincronização dos dados com o PHC é automática. 

 

Qual das soluções apresentadas resolveria hoje um problema que tem? 

Talvez tenha construído a empresa de raiz ou é uma organização com várias gerações. Seja como for, se acredita no potencial de crescimento da sua construtora, agora, é o tempo de refletir e agir. 

As soluções apresentadas foram desenhadas para ter impacto positivo direto nos resultados e produtividade das equipas no terreno e na sede da construtora. 

Fale com os nossos consultores, exponha o problema e receba a recomendação dos nossos profissionais. A tecnologia não resolve todos os problemas, mas resolve boa parte deles. 

Implemente e veja os resultados positivos.

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Soluções PHC

Qual o software indicado para a sua Empresa de Construção?

2021-09-06

Tem uma empresa de construção e quer saber qual o software de gestão mais indicado para as características do seu negócio? Responda a este quiz 3 minutos e veja qual a melhor opção.

Tendências e Opinião

Inteligência para ir mais além com o Software PHC

2021-08-26

    Esta frase transmite arrogância, tenho essa consciência. Mas a verdade é que projetos de implementação do Software PHC podem ser realizados por mais de 400 empresas em Portugal. De facto, o que nos pode diferenciar das outras empresas...

Add-ons para PHC

5 benefícios de trabalhar com software de gestão PHC

2021-08-16

As empresas que usam o software de gestão PHC reconhecem que esta ferramenta é um poderoso aliado na administração do negócio. Se está a ponderar ou tem resistido a este investimento, apresentamos um conjunto de vantagens que provam que um...

Tendências e Opinião

A História do Software PHC

2021-08-12

Na Winsig, trabalhamos para oferecer aos nossos clientes as melhores soluções de gestão integrada com o software PHC. Desde 2013 que a nossa empresa é o maior parceiro PHC em Portugal. Esta certificação de PHC Enterprise Partner proporciona...

Add-ons para PHC

Como é que um ERP beneficia a indústria da Construção Civil e alavanca os ganhos do negócio?

2021-07-22

    A organização é um dos alicerces da construção civil.  Tal como a dimensão das estruturas que erguem, as pessoas e os processos que constituem o setor são de grande escala. É preciso gerir obras, projetos e...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020