Logotipo Winsig

Software de Gestão para Grossistas: a solução para responder aos desafios do comércio por grosso e logística

2023-03-08

Sabia que um software de gestão pode ajudar a sua empresa a mitigar os desafios do setor do comércio por grosso e logística? Neste artigo, falamos sobre como um ERP (Enterprise Resource Planning) para grossistas o pode ajudar a gerir o dia a dia e a resolver situações que dificultam o normal funcionamento da sua empresa.

Software De Gestao Para Grossistas A Solucao Para Responder Aos Desafios Do Comercio Por Grosso E Logistica Winsig

 

Como pode um software de gestão para grossistas ajudar a gerir a sua empresa?

O setor do comércio por grosso é uma peça essencial da economia nacional. No entanto, gerir um negócio deste setor pode ser uma tarefa complexa e desafiadora, uma vez que é necessário controlar grandes quantidades de stock, processar encomendas e interagir com fornecedores.

Felizmente, existem empresas especializadas em implementar o software de gestão para grossistas adequado à sua atividade e a simplificar ou suprimir tarefas repetitivas e rotineiras, tais como:

  • A gestão de grandes volumes de informação;
  • O registo das diferentes características dos produtos;
  • A credibilidade das informações;
  • A precisão no registo dos produtos em movimento.

Há soluções para cada um desses desafios. Estas podem ser encontradas através da implementação de um ERP para grossistas e, nalguns casos, pode ser necessário desenvolver soluções personalizadas para responder às necessidades específicas das empresas.

 

Quais são os 5 desafios que um software de gestão para grossistas pode mitigar?

Um software de gestão para grossistas pode ajudar a mitigar os desafios mais prementes do setor do comércio por grosso e logística:

Software De Gestao Para Grossistas A Solucao Para Responder Aos Desafios Do Comercio Por Grosso E Logistica Infografico Winsig

Controlar o volume de informação

Com a utilização de um software de gestão para grossistas, as empresas podem automatizar a entrada de dados, armazenar informações dos clientes, dos fornecedores e dos produtos numa única base de dados. Além disso, é possível controlar o stock e os pedidos em tempo real.

Um ERP para grossistas também permite que as empresas giram relatórios detalhados sobre os seus processos, como as vendas e as encomendas, e que analisem esses dados para identificar as tendências de mercado, padrões de consumo e oportunidades de negócio.

Organizar os produtos por características

Outro desafio comum neste setor é a necessidade de organizar produtos com características diferentes, como o tamanho, peso, cor ou forma. Os sistemas de informação podem ajudar nessa organização, permitindo a gestão do armazenamento dos produtos no armazém, tendo em conta as suas características, e controlar os stocks em tempo real.

O ERP grossista pode ser programado para gerir produtos específicos, acompanhar a sua movimentação e o correto armazenamento.

Garantir a fiabilidade da informação

A fiabilidade da informação é outro desafio recorrente para os grossistas. As informações incorretas e/ou imprecisas podem gerar erros no stock, na faturação, nas respostas às encomendas e na entrega dos produtos. Estes erros podem levar à insatisfação dos clientes e fornecedores, resultando em perdas de vendas e de notoriedade da marca.

É essencial que o software de gestão para grossistas disponibilize informações precisas e atualizadas sobre o stock e as encomendas para evitar erros e garantir a satisfação dos clientes.

Localizar os produtos no armazém

Além da fiabilidade da informação, é igualmente importante garantir que os produtos estejam armazenados no local correto. Como as empresas de comércio por grosso movimentam grandes quantidades de produtos todos os dias, é essencial que estes sejam transportados com precaução e que se mantenham na sua condição original e sem danos.

Um software de gestão para grossistas com módulos dedicados à logística deve rastrear os movimentos dos produtos para garantir que estes sejam entregues aos clientes na sua condição original.

Facilitar a comunicação entre departamentos

Uma das dificuldades sentidas pelas empresas deste setor passa pelas falhas de comunicação entre os vários departamentos envolvidos num determinado processo. Ou seja, desde que uma encomenda de cliente é registada no sistema, é importante facilitar os processos de avaliação financeira da mesma.

Após a sua aprovação, a mesma poder ser expedida ou, em caso de necessidade, ser despoletada uma encomenda a fornecedor.

Nestas situações, é importante que o software de gestão para grossistas permita controlar todo o processo de compra e manter os envolvidos informados sobre alterações dos estados dos pedidos.

 

Como é que o software de gestão PHC e os add-ons desenvolvidos pela Winsig respondem a estes desafios?

A Winsig apresenta soluções de gestão integradas com o PHC para as empresas de comércio por grosso e logística. Existem várias soluções desenvolvidas pela Winsig que, integradas no ERP PHC, ajudam as empresas a mitigar os desafios da gestão dos processos comerciais, logísticos, de compras e administrativos.

Software De Gestao Para Grossistas A Solucao Para Responder Aos Desafios Do Comercio Por Grosso E Logistica Infografico 2 Winsig

Gestão de movimentos em tempo real

O WIN Armazéns possibilita a gestão dos movimentos dos produtos em tempo real num armazém, desde a receção até a entrega ao cliente, agilizando os processos de controlo e registos de movimentação de produto.

Gestão de compras

A gestão das compras no seu software de gestão para grossistas pode ser complementada com vários produtos:

  • O WIN Cálculo de Stocks Mínimos permite que o software calcule automaticamente os stocks mínimos dos artigos, conforme os consumos e os prazos médios de entrega dos fornecedores.
    A fórmula de cálculo pode ainda ser diferenciada consoante a classificação dos artigos, a rotação, sazonalidade ou por encomenda.
  • O WIN Atualização Automática de preços permite proceder à atualização das tabelas de preços de fornecedores de uma forma muito simples e prática. Esta pode refletir, de forma automática, sobre os preços de venda a clientes.
    Estes processos podem ser desencadeados de forma imediata por ação dos utilizadores ou por agendamento para uma data a definir.
  • O WIN Mapa de Aprovisionamento permite que o software efetue a sugestão de compras, consoante os consumos expetáveis dos artigos e os stocks e encomendas existentes.
    Esta análise pode gerir encomendas a fornecedor de forma automática e centralizar um conjunto de análises de apoio à tomada de decisão.
  • O WIN Cockpit de Compras centraliza, num único ecrã, todos os processos de compra e diferentes separadores consoante o estado dos mesmos. Os utilizadores conseguem ter uma visão agregada de todos os processos, assegurando a rastreabilidade de todos os registos, para além de permitir realizar movimentos ou atualizar informação em lote.
  • O WIN Gestão de Ocorrências permite que o software identifique todas as diferenças entre as encomendas efetuadas e as encomendas vindas dos fornecedores. Consoante o tipo de ocorrência, são definidos workflows específicos para tratamento das mesmas, sendo estes geridos a partir do Cockpit de Compras.

Gestão de Vendas e Expedições

Para a gestão das vendas e expedições dispomos o WIN Cockpit de Vendas, que permite a gestão integrada de todas as atividades administrativas, incluindo o controlo financeiro das encomendas de cliente, a emissão de faturas e a gestão de documentos. Esta integração no software de gestão PHC permite automatizar os processos administrativos, reduzindo o tempo e os custos envolvidos nessas atividades.
 
A Winsig pode ajudar a sua empresa a mitigar os desafios na gestão dos processos comerciais, logísticos, de compras e administrativos, através de soluções gestão para grossistas integradas no ERP PHC. Contacte-nos para mais informações.

Pedro Silva 1 (2)

Pedro Silva

Gestor de Projetos

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Soluções PHC

Serviço pós-venda: A gestão de clientes é uma responsabilidade de todos e pode melhorá-la com um software de gestão

2024-01-09

Muitas vezes, pensamos que o serviço pós-venda é uma responsabilidade exclusiva de uma equipa técnica, mas a verdade é que todos desempenhamos um papel para que o serviço de gestão de clientes possa funcionar de forma correta. Quando...

Soluções PHC

Saiba com utilizar um software WMS otimiza a logística e a gestão dos armazéns da sua empresa

2023-04-21

A gestão de armazéns é uma tarefa crucial para qualquer empresa que trabalhe diariamente com produtos físicos e respetivos stocks. Com o aumento da complexidade das operações logísticas, utilizar um sistema de gestão de...

Soluções PHC

Software de Gestão para Grossistas: a solução para responder aos desafios do comércio por grosso e logística

2023-03-08

Sabia que um software de gestão pode ajudar a sua empresa a mitigar os desafios do setor do comércio por grosso e logística? Neste artigo, falamos sobre como um ERP (Enterprise Resource Planning) para grossistas o pode ajudar a gerir o dia a dia e a resolver...

Soluções PHC

Saiba como um software de gestão para a construção civil pode otimizar o seu negócio

2022-07-08

  Se trabalha em construção civil, as tarefas como criação de projetos e obras, organização de processos, elaboração e controlo de orçamentos ou gestão de fornecedores e clientes fazem parte das suas tarefas...

Soluções PHC

Qual o software indicado para a sua Empresa de Construção?

2021-09-06

Tem uma empresa de construção e quer saber qual o software de gestão mais indicado para as características do seu negócio? Responda a este quiz 3 minutos e veja qual a melhor opção.

Precisa de mais informações?

Portugal 2020