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Por que razão o seu negócio precisa de uma Aplicação CRM?

2020-08-10

Longe da vista, mas ligados de forma contínua à base de dados da sua empresa. 

Com uma aplicação CRM móvel, bastam alguns toques no ecrã para que a força de vendas no terreno tenha acesso a funcionalidades de gestão de contactos, vendas e jornada de compra dos clientes. 

Está provado que os comerciais que usam uma app CRM obtêm melhores resultados. 

Só para ter uma ideia do potencial destas ferramentas…  

As empresas que introduziram apps nas suas rotinas de trabalho, ganharam 240 horas de trabalho extra, por ano. Ou seja, os colaboradores têm mais 6 semanas de trabalho livres que podem dedicar à sua organização. 

É por isso que uma estratégia mobile não é mais uma opção. É uma necessidade. 

 

O que é uma Aplicação CRM? 

Uma aplicação CRM resulta da fusão entre o mobile e o software CRM tradicional. 

Talvez a palavra que melhor a define seja “mobilidade”. 

Com uma app CRM, a gestão e as equipas de vendas têm acesso, em tempo real, aos dados dos clientes, oportunidades de negócio e ferramentas de comunicação - tudo à distância. 

Esta ferramenta pode apresentar as mesmas funcionalidades que em ambiente desktop, ou apenas as características essenciais. Depende do produto e do fornecedor. 

 

Como se explica a preferência pelo mobile? 

Em 2009, apenas 1% dos acessos à internet eram realizados através de dispositivos móveis. 

Dez anos volvidos, o mobile representa mais de metade (52,6%) dos acessos à world wide web (www) no mundo inteiro. 

Em Portugal, regista-se a mesma tendência. Em 2019, o acesso à internet através dos dispositivos móveis ultrapassou a utilização por PC. 

Utilizacao Internet Plataformas

 

Mas porquê esta preferência e os resultados tão expressivos? Por que razão não basta levar o computador para qualquer lado que tenha acesso à internet e aceder aos dados empresariais?

Algumas características nativas explicam a dominância destas ferramentas móveis. 

Caracteristicas Das Ferramentas Mobilidade 07

1. São mais rápidas e fáceis de utilizar

As aplicações móveis carregam de forma quase instantânea porque estão armazenadas no dispositivo móvel. Logo, os profissionais de vendas têm acesso imediato aos materiais que precisam e em tempo recorde. 

2. São otimizadas para tarefas específicas

Por norma, as aplicações são desenvolvidas de forma a que o utilizador realize certas tarefas mais rapidamente e sem distrações. 

Basta pensar que não é necessário ligar o computador, esperar que a página carregue (caso o CRM seja acedido num browser), inserir as credenciais de autenticação e aguardar pela validação do acesso à rede da empresa. 

3. São seguras e funcionam offline

Esta é uma característica essencial. As aplicações móveis permitem consultar dados ou realizar ações mesmo sem acesso a uma rede móvel ou Wi-Fi. 

Como é que isto acontece? Existe uma base de dados local que armazena as informações inseridas pelo utilizador até que se consiga acesso à internet. Depois, sincroniza de forma automática.

A WIN APP CRM da Winsig permite trabalhar em modo offline. Mas atenção que nem todas vêm com esta função. 

4. Incentivam a ação e o engagement do utilizador

As aplicações facilitam a comunicação com os utilizadores através do envio de notificações ou updates. É uma mais-valia em relação, por exemplo, ao email. 

Uma notificação tende a ser menos intensiva e a incentivar uma ação imediata. 

No caso das vendas, significa que os comerciais podem consultar e aceitar uma visita que foi enviada pela central, de forma quase instantânea. Isto resulta em processos mais rápidos e eficientes. 

 

Quais os benefícios ao adotar uma estratégia CRM online?  

Basta implementar um CRM (e ter uma estratégia adequada) para aceder a um conjunto de benefícios. 

As empresas que trabalham com um software CRM têm ganhos de vendas e na produtividade das equipas comerciais. 

Com o mobile os resultados vão mais além. 

Há uma clara diferença entre as empresas que já adotaram uma estratégia mobile daquelas que ainda estão na fase de consideração - adiando constantemente os potenciais benefícios. 

Os dados seguintes não deixam margem para dúvidas: 

Como se explicam os resultados?

Com uma aplicação CRM, os comerciais passam a ter acesso a uma fonte de dados rica, credível e única. Conseguem responder às dúvidas e questões dos prospects e elaboram estratégias de vendas personalizadas. 

E os dados são pré-pandemia. 

Face às medidas de distanciamento social e à necessidade de encontrar alternativas ao contacto presencial, este crescimento pode ultrapassar as previsões. 

Estima-se que no período entre 2019 e 2029 o mercado das aplicações móveis, exclusivamente relacionadas com o CRM, cresça 13% ao ano.

 

O que deve procurar numa aplicação CRM? 

Basta fazer uma pesquisa para verificar que existe um leque de opções no mercado. 

É preciso ter atenção às características da aplicação, à forma como cada ferramenta mantém os dados sincronizados e disponibiliza a informação.
Deve ainda equacionar questões de compatibilidade, bem como a credibilidade do fornecedor. 

O Que Deve Ter Aplicacao Crm 08

Quando desenhou a WIN APP CRM, a Winsig teve em atenção o feedback dos clientes e comerciais no terreno por forma a criar um produto que resolvesse os problemas mais comuns. 

Mas antes de explorar as funcionalidades e respetivos benefícios desta aplicação, é importante delinear um plano de ação. Só assim, a utilização desta ferramenta será aceite por todos. 

 

Como implementar uma estratégia de CRM mobile? 

É importante começar por definir os objetivos que pretende alcançar. Ou seja, quanto espera ganhar em vendas e em quanto tempo? Qual o aumento de produtividade expectável? 

Defina os objetivos de forma concreta, realista e com metas passíveis de serem alcançadas e medidas. 

Para incentivar a adesão dos colaboradores, tenha em atenção que implementar sem pedir a opinião deles pode ser um erro. São as equipas de vendas quem vai usar a aplicação numa base diária. 

Informe os colaboradores antecipadamente da sua intenção. Considere também oferecer uma formação sobre como usar a ferramenta. 

Se tiver orçamento disponível, pode oferecer o dispositivo móvel com a aplicação instalada. 

Caso não possa (ou queira) fazer este investimento, é importante escolher uma aplicação que seja compatível com os principais sistemas operativos (iOS e Android). 

Tenha ainda em atenção a usabilidade. 

A ferramenta deve ser simples de utilizar e talvez seja melhor incluir apenas as funcionalidades-chave, aquelas que são essenciais ao trabalho dos comerciais. Demasiadas funções podem ser distrativas.

 

Descubra a Aplicação CRM da Winsig 

A WIN APP CRM tem a grande vantagem de ser customizável, de acordo com a necessidades de cada cliente. 

Ao contratar a solução, beneficia de uma aplicação que permite, em apenas alguns passos: 

  • Registar e Aceder aos Contactos; 
  • Consultar a listagem de visitas a realizar e os detalhes da mesma;
  • Adicionar visitas diretamente na aplicação;
  • Aceder a documentos relativos a cada cliente;
  • Utilizar a aplicação em modo offline, com a garantia que os dados inseridos são automaticamente sincronizados e integrados com o PHC assim que houver internet;
  • Aceder ao relatório com análises fundamentais que incentivam a performance do trabalho dos comerciais;
  • Acompanhar a jornada do cliente - desde a primeira abordagem até ao fecho de venda. 

Winsig App Crm

Esta aplicação, com o selo de garantia da Winsig, é compatível com os sistemas operativos iOS e Android. Está disponível para a Gama PHC Advanced e Enterprise. 

A WIN APP CRM e o potencial para a sua estratégia móvel 

O mundo atual é mobile. A nível pessoal, todos usamos os dispositivos móveis para tudo. 

Mas a entrada destes mini-computadores na vida das empresas está a ganhar força, em Portugal e no mundo. 

Negócios de todas as dimensões têm adotado as aplicações CRM, sobretudo, devido ao potencial de mobilidade e à medida que o trabalho remoto se massifica. 

Neste artigo ficou a conhecer as razões para adotar uma estratégia CRM mobile no seu negócio. Agora que tem a informação do seu lado, peça um orçamento.

Informação é poder. Diga-nos quais as necessidades do seu negócio. Estamos disponíveis para esclarecer qualquer questão. 

 

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

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