Logotipo Winsig

Gestão de Tesouraria 4.0 - benefícios e softwares inteligentes

2020-12-07

Sabe qual é a liquidez e a autonomia financeira da sua empresa, neste momento? O negócio que gere, seria capaz de sobreviver a quantos meses sem income ou apoios adicionais? 

Com uma gestão de tesouraria 4.0 consegue obter estas informações em real time e manter estável o equilíbrio entre os pagamentos, recebimentos, risco e investimentos. 

Porque a tesouraria desempenha um papel estratégico nas empresas. 

Os tesoureiros são cada vez mais consultores. Basta pensar que as decisões estratégicas são tomadas com base em relatórios como o fluxo de caixa e o planeamento financeiro. 

Uma tesouraria mais ágil e dotada de ferramentas tecnológicas inteligentes está mais bem capacitada para responder aos desafios que testem a sua liquidez. 

Descubra a gestão da tesouraria 4.0: a nova forma de trabalho e interação entre tecnologias disruptivas e competências humanas. 

 

O que é a Tesouraria 4.0? 

O conceito de Tesouraria 4.0 assenta, na sua essência, em 3 pilares: Centralização, Uniformização (de tarefas e processos) e Automatização. 

Trata-se de um modelo que se baseia em elevados níveis de automação e digitalização dos processos produtivos. 

O modelo antigo, usado para garantir o balanço do património empresarial e a gestão do risco, baseia-se em dados fragmentados e descentralizados, numa modelagem obsoleta e em ferramentas analíticas. 

 

Na gestão da tesouraria 4.0, as funções e os processos são desenvolvidos em tempo real, com sistemas altamente integrados e automatizados. 

A tesouraria da próxima geração recorre a ferramentas inteligentes como a Inteligência Artificial, o Machine Learning, a Robótica, tecnologias imersivas, etc. 

Estas tecnologias inovadoras: 

  • Permitem uma constante monitorização dos processos;
  • Trabalham com tecnologia que aprende por si própria a executar tarefas de forma mais otimizada;
  • Os dados auxiliam e impulsionam uma tomada de decisão mais preditiva (e menos reactiva); 
  • Equipas de tesouraria focam-se no pensamento estratégico, agregando mais valor ao negócio (porque deixam de realizar tarefas rotineiras). 

A tesouraria tecnológica permite que as empresas respondam de forma mais ágil a situações de crise. O negócio estará menos vulnerável às oscilações do mercado porque é capaz de controlar as movimentações financeiras, bem como antecipar desequilíbrios. 

O tremor de terra sente-se, mas não abala as fundações do seu negócio. 

A gestão da tesouraria 4.0 dá aos gestores a capacidade de desenvolver e adaptar previsões de tesouraria com elevados níveis de detalhe e previsibilidade, permitindo antecipar estratégias que reforcem a solidez do negócio. 

 

Quais os softwares compatíveis com a gestão da tesouraria 4.0? 

1. WIN Pagamentos

Esta ferramenta centraliza diferentes pagamentos num único ecrã e permite gerar uma única transferência bancária (ficheiro SEPA) para os respetivos pagamentos - sejam eles encomendas a fornecedores, pagamentos e transferências conta a conta. 

O workflow é muito simples:

Win Pagamentos

Após a geração do ficheiro SEPA, é enviado de forma automática um email ao terceiro com os detalhes do pagamento ou para integração em homebanking. 

Ao trabalhar com o WIN Pagamentos, o departamento de tesouraria e a gestão empresarial obtêm: 

  • Menos erros na comunicação com o homebanking; 
  • Agilizam o processo de pagamentos; 
  • Centralizam diversos processos num único ecrã. 

Ao trabalhar com esta solução inteligente, otimiza os pagamentos, torna as operações mais eficientes e centralizadas. 

 

2. WIN Recebimentos

O balanço entre as entradas e saídas de caixa garante que existe dinheiro suficiente para financiar as operações da empresa. 

Diariamente, as equipas lançam recibos aos seus clientes e fornecedores. Uma tarefa que consome tempo e pode, perfeitamente, ser executada de forma mais célere. 

Com o WIN Recebimentos, as equipas de tesouraria emitem os recibos dos seus clientes diretamente no PHC, a partir do registo de verbas recebidas no extrato bancário. 

O que significa esta celeridade e automatização no processo? 

  • Reduz erros no processamento dos pagamentos recebidos;
  • Lança automaticamente os recibos (4x mais rápido); 
  • Poupa, em média, 0,39 € por lançamento. 

Para beneficiar do WIN Recebimentos, agilizar a sua tesouraria e reduzir custos com as operações, basta ter o PHC Enterprise e o módulo PHC Gestão. 

 

3. WIN Referências MB

O WIN Referências MB foi desenhado para agilizar os processos e reduzir os erros operacionais nas tarefas de tesouraria. 

Esta solução permite gerar referências multibanco nos documentos do PHC e importar automaticamente os respetivos recebimentos quando forem regularizados.

O processo automatizado funciona da seguinte forma: 

Win Referencia Mbway

A solução permite ainda aceder ao histórico de pagamentos recebidos e importar regularizações com geração dos recibos ou faturas-recibo no PHC. 

Através da integração de processos, conseguirá ainda fazer um melhor controlo das despesas associadas às comissões da SIBS, Ifthenpay e Easypay. 

Ao automatizar o processo, as unidades de negócio têm mais tempo para focar-se no pensamento estratégico.

 

4. WIN Aprovação Web

O WIN Aprovação Web é uma ferramenta que permite a aprovação de documentos a partir de qualquer dispositivo móvel. 

Tem o potencial de aumentar a eficiência do departamento de tesouraria ao automatizar os processos administrativos e reduzir o tempo que cada colaborador perde a aprovar documentos. 

Entre as principais funcionalidades, a solução oferece: 

  • Múltiplos níveis de aprovação: pode definir um intervalo de valores por centro de custo e solicitar as aprovações correspondentes;
  • Sistema de aviso de aprovação por email: evita a acumulação de processos de validação; sempre que existe uma solicitação que merece a sua atenção, o sistema dispara um alerta;
  • Possibilidade de definir diferentes tipos de aprovação (e aprovadores) para cada processo ou tarefa do processo;
  • Consulta imediata do histórico de pedidos aprovados e pendentes. 

Para incluir esta ferramenta nas rotinas do departamento da sua empresa e começar a gerir uma tesouraria 4.0, peça uma proposta à Winsig. É um investimento com retorno. 

 

5. WIN Câmbios

Numa economia global é essencial acompanhar as taxas de câmbio de referência. Mas não precisa de ter uma pessoa alocada a esta tarefa. 

Automatize! 

O WIN Câmbios é um add-on para o PHC que atualiza de forma automática o valor da moeda na tabela de câmbios no PHC. Pode, inclusive, definir a periodicidade do update com o Banco Central Europeu. 

Win Cambios

Limite o potencial de perdas causadas pela flutuação das moedas, planeie o melhor momento para a compra ou venda de produtos ou serviços ao exterior e aumente a sua margem de lucro, gerindo automaticamente as diferenças cambiais a seu favor.

Os dados de câmbio integram diretamente com o seu PHC. 

Significa também que o lançamento de documentos com os câmbios atualizados é feito sem erros e com o maior nível de precisão. 

 

6. WIN Débitos Vencidos

Uma das funções da tesouraria é a negociação com clientes e fornecedores em relação aos prazos para pagamentos e recebimentos. 

Lidar com pagamentos em atraso é uma tarefa obrigatória (porque impacta diretamente nas contas da empresa), mas ingrata. Não só porque consome tempo, mas porque envolve o contacto com um cliente devedor.

A solução? Facilite a cobrança com o add-on WIN Débitos Vencidos. 

Com esta ferramenta, consegue automatizar o envio dos débitos vendidos por email aos clientes. Define uma periodicidade para cada cliente e a mensagem é enviada no dia e hora que escolheu. Sem qualquer intervenção humana.

Envio Notas Cobranca

Se tem interesse, temos ainda outra boa notícia. 

Pode começar a beneficiar do add-on de imediato. O sistema foi desenhado para poder ser implementado de forma simples e rápida. 

 

7. WIN APP Colaborador

A última ferramenta que queremos mostrar no âmbito da tesouraria 4.0 é o WIN APP Colaborador, uma solução de mobilidade e produtividade. 

Com esta aplicação, o colaborador pode registar férias, faltas ou despesas para aprovação, a partir do seu dispositivo móvel, de forma remota. 

As operações da tesouraria ganham um novo ritmo. 

Os processos desenrolam-se de forma mais rápida porque se evita a dependência do papel ou a deslocação do trabalhador à empresa. 

A aplicação facilita ainda a categorização do tipo de gasto e permite o upload de documentos justificativos diretamente na app onde o próprio colaborador pode deixar mensagens às equipas de tesouraria. 

Este grau de eficiência é característico de uma tesouraria 4.0, voltada para o futuro. 

 

O que implica a Tesouraria 4.0 para a sua empresa?

A Tesouraria funciona como um consultor estratégico.

As equipas não devem perder tempo em tarefas rotineiras. Devem ser libertadas para otimizar o cash flow, descobrir formas para movimentar o dinheiro de forma eficiente e planear o investimento que será feito com o excedente por forma a gerar um bom retorno financeiro.

A tesouraria tecnológica oferece ainda um inestimável suporte à decisão dos gestores. 

Com o acesso transversal a todos os dados do negócio e a ferramentas de análise mais robustas, a gestão consegue identificar, com clareza, fiabilidade e rapidez, as necessidade de fundo de maneio da sua empresa.

Quer uma tesouraria moderna, eficiente e mais competitiva na sua empresa? Peça-nos um orçamento e saiba qual o investimento previsto para obter todos os retornos possíveis com a tesouraria 4.0. 

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Onde está alojado o seu servidor? “Datacenter” devia ser a resposta!

2021-02-18

Onde estão armazenados os dados críticos e sensíveis do seu negócio? Aquelas informações, programas e softwares sem os quais as operações paravam? Num servidor local, físico? Ou não tem sequer um...

Tendências e Opinião

5 razões para comprar um ERP português

2021-02-04

“Nuno, devo escolher um software de gestão nacional ou estrangeiro para o meu negócio? “ É a pergunta que mais me colocam e na maioria dos casos nem hesito na resposta. Se está a pensar em implementar um software de gestão, partilho...

Soluções PHC

Entrevista com o Pedro Nogueira, criador do WIN Loja Shopify (lojas online para B2C) (Parte 2)

2021-01-21

Abra uma loja online em 15 minutos ou crie um e-commerce em 7 passos.  O argumento é replicado pela internet fora e também na página da Winsig dedicada à WIN Loja Shopify, embora de forma mais realista.  De facto, a simplicidade, o imediatismo e...

Add-ons para PHC

Entrevista com o Pedro Nogueira, criador do WIN Portal do Cliente para Lojas Online B2B! (Parte 1)

2021-01-07

Uma loja online B2B é um vendedor que não dorme.  “É um profissional sempre disponível para receber encomendas, mostrar o catálogo, oferecer e negociar o preço conforme a relação (mais ou menos próxima) com o...

Add-ons para PHC

5 Softwares de Gestão para Empresas de Construção Civil

2020-12-21

O cimento é a base de qualquer construção. É a cola que une os diversos materiais. Podemos olhar para os softwares de gestão da mesma forma.  Sem uma ferramenta tecnológica que centralize as informações de cada obra, a...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020