Logotipo Winsig

Gestão de Tesouraria 4.0 - benefícios e softwares inteligentes

2020-12-07

Sabe qual é a liquidez e a autonomia financeira da sua empresa, neste momento? O negócio que gere, seria capaz de sobreviver a quantos meses sem income ou apoios adicionais? 

Com uma gestão de tesouraria 4.0 consegue obter estas informações em real time e manter estável o equilíbrio entre os pagamentos, recebimentos, risco e investimentos. 

Porque a tesouraria desempenha um papel estratégico nas empresas. 

Os tesoureiros são cada vez mais consultores. Basta pensar que as decisões estratégicas são tomadas com base em relatórios como o fluxo de caixa e o planeamento financeiro. 

Uma tesouraria mais ágil e dotada de ferramentas tecnológicas inteligentes está mais bem capacitada para responder aos desafios que testem a sua liquidez. 

Descubra a gestão da tesouraria 4.0: a nova forma de trabalho e interação entre tecnologias disruptivas e competências humanas. 

 

O que é a Tesouraria 4.0? 

O conceito de Tesouraria 4.0 assenta, na sua essência, em 3 pilares: Centralização, Uniformização (de tarefas e processos) e Automatização. 

Trata-se de um modelo que se baseia em elevados níveis de automação e digitalização dos processos produtivos. 

O modelo antigo, usado para garantir o balanço do património empresarial e a gestão do risco, baseia-se em dados fragmentados e descentralizados, numa modelagem obsoleta e em ferramentas analíticas. 

 

Na gestão da tesouraria 4.0, as funções e os processos são desenvolvidos em tempo real, com sistemas altamente integrados e automatizados. 

A tesouraria da próxima geração recorre a ferramentas inteligentes como a Inteligência Artificial, o Machine Learning, a Robótica, tecnologias imersivas, etc. 

Estas tecnologias inovadoras: 

  • Permitem uma constante monitorização dos processos;
  • Trabalham com tecnologia que aprende por si própria a executar tarefas de forma mais otimizada;
  • Os dados auxiliam e impulsionam uma tomada de decisão mais preditiva (e menos reactiva); 
  • Equipas de tesouraria focam-se no pensamento estratégico, agregando mais valor ao negócio (porque deixam de realizar tarefas rotineiras). 

A tesouraria tecnológica permite que as empresas respondam de forma mais ágil a situações de crise. O negócio estará menos vulnerável às oscilações do mercado porque é capaz de controlar as movimentações financeiras, bem como antecipar desequilíbrios. 

O tremor de terra sente-se, mas não abala as fundações do seu negócio. 

A gestão da tesouraria 4.0 dá aos gestores a capacidade de desenvolver e adaptar previsões de tesouraria com elevados níveis de detalhe e previsibilidade, permitindo antecipar estratégias que reforcem a solidez do negócio. 

 

Quais os softwares compatíveis com a gestão da tesouraria 4.0? 

1. WIN Pagamentos

Esta ferramenta centraliza diferentes pagamentos num único ecrã e permite gerar uma única transferência bancária (ficheiro SEPA) para os respetivos pagamentos - sejam eles encomendas a fornecedores, pagamentos e transferências conta a conta. 

O workflow é muito simples:

Win Pagamentos

Após a geração do ficheiro SEPA, é enviado de forma automática um email ao terceiro com os detalhes do pagamento ou para integração em homebanking. 

Ao trabalhar com o WIN Pagamentos, o departamento de tesouraria e a gestão empresarial obtêm: 

  • Menos erros na comunicação com o homebanking; 
  • Agilizam o processo de pagamentos; 
  • Centralizam diversos processos num único ecrã. 

Ao trabalhar com esta solução inteligente, otimiza os pagamentos, torna as operações mais eficientes e centralizadas. 

 

2. WIN Recebimentos

O balanço entre as entradas e saídas de caixa garante que existe dinheiro suficiente para financiar as operações da empresa. 

Diariamente, as equipas lançam recibos aos seus clientes e fornecedores. Uma tarefa que consome tempo e pode, perfeitamente, ser executada de forma mais célere. 

Com o WIN Recebimentos, as equipas de tesouraria emitem os recibos dos seus clientes diretamente no PHC, a partir do registo de verbas recebidas no extrato bancário. 

O que significa esta celeridade e automatização no processo? 

  • Reduz erros no processamento dos pagamentos recebidos;
  • Lança automaticamente os recibos (4x mais rápido); 
  • Poupa, em média, 0,39 € por lançamento. 

Para beneficiar do WIN Recebimentos, agilizar a sua tesouraria e reduzir custos com as operações, basta ter o PHC Enterprise e o módulo PHC Gestão. 

 

3. WIN Referências MB

O WIN Referências MB foi desenhado para agilizar os processos e reduzir os erros operacionais nas tarefas de tesouraria. 

Esta solução permite gerar referências multibanco nos documentos do PHC e importar automaticamente os respetivos recebimentos quando forem regularizados.

O processo automatizado funciona da seguinte forma: 

Win Referencia Mbway

A solução permite ainda aceder ao histórico de pagamentos recebidos e importar regularizações com geração dos recibos ou faturas-recibo no PHC. 

Através da integração de processos, conseguirá ainda fazer um melhor controlo das despesas associadas às comissões da SIBS, Ifthenpay e Easypay. 

Ao automatizar o processo, as unidades de negócio têm mais tempo para focar-se no pensamento estratégico.

 

4. WIN Aprovação Web

O WIN Aprovação Web é uma ferramenta que permite a aprovação de documentos a partir de qualquer dispositivo móvel. 

Tem o potencial de aumentar a eficiência do departamento de tesouraria ao automatizar os processos administrativos e reduzir o tempo que cada colaborador perde a aprovar documentos. 

Entre as principais funcionalidades, a solução oferece: 

  • Múltiplos níveis de aprovação: pode definir um intervalo de valores por centro de custo e solicitar as aprovações correspondentes;
  • Sistema de aviso de aprovação por email: evita a acumulação de processos de validação; sempre que existe uma solicitação que merece a sua atenção, o sistema dispara um alerta;
  • Possibilidade de definir diferentes tipos de aprovação (e aprovadores) para cada processo ou tarefa do processo;
  • Consulta imediata do histórico de pedidos aprovados e pendentes. 

Para incluir esta ferramenta nas rotinas do departamento da sua empresa e começar a gerir uma tesouraria 4.0, peça uma proposta à Winsig. É um investimento com retorno. 

 

5. WIN Câmbios

Numa economia global é essencial acompanhar as taxas de câmbio de referência. Mas não precisa de ter uma pessoa alocada a esta tarefa. 

Automatize! 

O WIN Câmbios é um add-on para o PHC que atualiza de forma automática o valor da moeda na tabela de câmbios no PHC. Pode, inclusive, definir a periodicidade do update com o Banco Central Europeu. 

Win Cambios

Limite o potencial de perdas causadas pela flutuação das moedas, planeie o melhor momento para a compra ou venda de produtos ou serviços ao exterior e aumente a sua margem de lucro, gerindo automaticamente as diferenças cambiais a seu favor.

Os dados de câmbio integram diretamente com o seu PHC. 

Significa também que o lançamento de documentos com os câmbios atualizados é feito sem erros e com o maior nível de precisão. 

 

6. WIN Débitos Vencidos

Uma das funções da tesouraria é a negociação com clientes e fornecedores em relação aos prazos para pagamentos e recebimentos. 

Lidar com pagamentos em atraso é uma tarefa obrigatória (porque impacta diretamente nas contas da empresa), mas ingrata. Não só porque consome tempo, mas porque envolve o contacto com um cliente devedor.

A solução? Facilite a cobrança com o add-on WIN Débitos Vencidos. 

Com esta ferramenta, consegue automatizar o envio dos débitos vendidos por email aos clientes. Define uma periodicidade para cada cliente e a mensagem é enviada no dia e hora que escolheu. Sem qualquer intervenção humana.

Envio Notas Cobranca

Se tem interesse, temos ainda outra boa notícia. 

Pode começar a beneficiar do add-on de imediato. O sistema foi desenhado para poder ser implementado de forma simples e rápida. 

 

7. WIN APP Colaborador

A última ferramenta que queremos mostrar no âmbito da tesouraria 4.0 é o WIN APP Colaborador, uma solução de mobilidade e produtividade. 

Com esta aplicação, o colaborador pode registar férias, faltas ou despesas para aprovação, a partir do seu dispositivo móvel, de forma remota. 

As operações da tesouraria ganham um novo ritmo. 

Os processos desenrolam-se de forma mais rápida porque se evita a dependência do papel ou a deslocação do trabalhador à empresa. 

A aplicação facilita ainda a categorização do tipo de gasto e permite o upload de documentos justificativos diretamente na app onde o próprio colaborador pode deixar mensagens às equipas de tesouraria. 

Este grau de eficiência é característico de uma tesouraria 4.0, voltada para o futuro. 

 

O que implica a Tesouraria 4.0 para a sua empresa?

A Tesouraria funciona como um consultor estratégico.

As equipas não devem perder tempo em tarefas rotineiras. Devem ser libertadas para otimizar o cash flow, descobrir formas para movimentar o dinheiro de forma eficiente e planear o investimento que será feito com o excedente por forma a gerar um bom retorno financeiro.

A tesouraria tecnológica oferece ainda um inestimável suporte à decisão dos gestores. 

Com o acesso transversal a todos os dados do negócio e a ferramentas de análise mais robustas, a gestão consegue identificar, com clareza, fiabilidade e rapidez, as necessidade de fundo de maneio da sua empresa.

Quer uma tesouraria moderna, eficiente e mais competitiva na sua empresa? Peça-nos um orçamento e saiba qual o investimento previsto para obter todos os retornos possíveis com a tesouraria 4.0. 

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Casos de Sucesso

Plastifa, um caminho de crescimento e inovação

2024-02-26

  A Plastifa teve um início modesto, com apenas duas máquinas de injeção, mas a qualidade dos produtos e a visão de futuro de Manuel Carvalho, diretor-geral, elevou o nome da empresa nos mercados nacionais e internacionais. Conheça a...

Casos de Sucesso

Grupo GR360 Flooring Systems: Gestão sólida e otimizada

2024-02-16

O grupo GR360 Flooring Systems iniciou a sua atividade em 1999 e é composto, atualmente, por nove empresas que se dedicam à engenharia e desenvolvimento de sistemas de pavimentos industriais e à sua manutenção preventiva. Trabalham em várias...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020