Logotipo Winsig

Evento Winsig 2022 - Tomorrow Starts Now!

2022-06-02

Os Eventos Winsig 2022 – Tomorrow Starts Now!, no Porto e em Lisboa, foram um sucesso.

Passados dois anos desde a última reunião, o evento Winsig 2022 – Tomorrow Starts Now! voltou a realizar-se de forma presencial, na Fundação António Cupertino de Miranda, no Porto e nas instalações da PHC, em Lisboa.

Contou com um programa que abrangeu as áreas do Human Capital Management, o tema das mais-valias dos add-ons Winsig e Power BI, bem como o caminho a trilhar para a Transição Digital e avançar rumo à sustentabilidade.

A atenção também foi direcionada para os parceiros que trabalham com a Winsig há 10 ou mais anos que subiram ao palco para receber o Winsig Award.

 Imagem Geral Do Evento

 

Transição Digital e Talento, dois assuntos da atualidade

Nuno Archer, CEO da Winsig, que abriu o evento com um discurso de boas-vindas dirigido aos parceiros e equipas Winsig, começou por abordar os temas da atualidade: a inflação – que não era tão elevada desde o início do ano 2000, a desvalorização do euro e o valor dos serviços e das matérias-primas – que dispararam não só, mas também, devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Destacou que Portugal tem conseguido reduzir a dependência energética dos combustíveis fósseis e apostado na descarbonização da economia, temas nos quais a Winsig se destaca ao apresentar soluções de gestão que têm um impacto positivo na redução da utilização do papel, na otimização dos tempos de realização das tarefas e no aumento do rendimento dos colaboradores.

Aliás, e segundo um estudo realizado pela Informa D&B Portugal para a Winsig, que comparou as empresas que utilizam o PHC e os add-ons desenvolvidos pela Winsig, com os seus concorrentes diretos (com o mesmo CAE a 4 dígitos, mesma dimensão e setor), conclui que os parceiros da Winsig se destacam pelo notório aumento da rentabilidade, pela eficácia e produtividade dos seus colaboradores, bem como um elevado EBITDA.

 

Nuno Archer salientou ainda que Portugal tem profissionais com talento e é um facto que os portugueses estão cada vez mais instruídos, mas também é factual que procuram as melhores ofertas de trabalho dentro e fora do país, uma vez que o trabalho remoto deixou ter a barreira psicológica que existia antes do confinamento.

 

Conclui que contratar e reter talento são alguns dos maiores desafios que as empresas enfrentam atualmente, quer pelo valor salarial que as empresas internacionais oferecem que, comparativamente com o oferecido pelas empresas nacionais, é muito mais elevado, quer pelas políticas de Employer Branding que aplicam.

Em suma, o software de gestão PHC e os add-ons desenvolvidos pela Winsig vêm ajudar as empresas na sua gestão diária, na contratação e retenção de talento, bem como na poupança económica em algumas etapas que, por sua vez, podem ser investidas noutras áreas de relevo como os Recursos Humanos.

 3 Nuno Archer, Ceo Winsig

Nuno Archer, CEO Winsig

 

Human Capital Management (HCM) – “O que não se mede não se gere”

Pode ser através de um employer brand abrangente, recrutamento com forte comunicação, diferenciação da oferta e definir a employee journey que as empresas atraem e retêm talento, mas e como referiu Armando Gaspar, da PHC Software: “O que não se mede não se gere”.

A Solução HCM da PHC tem vários módulos e pode ser implementada em qualquer empresa, independentemente do setor de atividade. Gere o processo de recrutamento desde a receção das candidaturas, passando pelo acompanhamento da evolução dos candidatos e integração na empresa, até ao recibo de vencimento.

 

Afirmou que mais do que atrair talento é necessário reter e manter os colaboradores satisfeitos com a empresa e com o trabalho que desenvolvem. Está provado que os colaboradores felizes são mais produtivos e no sentido de medir e gerir estes dados, a PHC apresentou, neste evento, o PHC CS Happiness.

 

Esta solução possibilita a inserção de inquéritos dirigidos aos colaboradores para que estes respondam a questões sobre o seu estado de espírito e disposição naquele dia, saber quais são as funções que mais gostam de fazer e se se sentem felizes ao realizá-las, ou se pretendem fazer uma formação e em que áreas.

Conclui que a fórmula para o sucesso é igual ao talento mais a produtividade menos o tempo. Atrair e reter talento, fomentar a felicidade e produtividade laboral são, cada vez mais, procuradas pelos gestores e diretores de Recursos Humanos.

 

Imagem Armando Gaspar Na ApresentaÇÃo 2

Armando Gaspar, PHC

 

As mais-valias dos add-ons Winsig para acelerar o seu negócio

Nuno Mendes, Gestor de Projeto da Winsig, apresenta o Power BI ao serviço das empresas. Com o novo modelo para as faturas e encomendas, imposto pela União Europeia, foi necessário atualizar e, noutros casos, implementar um ERP que gerisse esses novos modelos de documentos.

Reiterou que os add-ons desenvolvidos para as áreas financeira, logística avançada, construção e produção têm como principais objetivos aumentar a produtividade e eficiência das empresas, rentabilizar os projetos na área da construção civil, elevar a qualidade dos departamentos financeiros para o nível tão desejado pelos gestores: o de excelência e atingir a maturidade dos seus negócios, proporcionando, por consequência, a adjudicação de novos projetos.

Apresentou as soluções com o WIN Diferimentos, WIN Recebimentos, WIN Pagamentos, WIN Referências MB, WIN Débitos Vencidos, WIN Faturas Eletrónicas, WIN Gestão de Ativos, WIN Importa Tesouraria e WIN Importa Compras para a área financeira.

Para a logística avançada foram desenvolvidos add-ons como o WIN Armazéns, WIN Etiquetagem, WIN Transportadoras, WIN Balanças, WIN Assistente de Criação de Artigos e o WIN Transitários.

 

Destacou as soluções mobile que podem ser utilizados no telemóvel, em formato de app, através das quais é possível rentabilizar o tempo, aprovar e retificar documentos, e gerir as empresas em qualquer lugar.

 

As soluções mobile passam pelo Win APP Colaborador, WIN APP CRM, WIN APP Obras, WIN APP Assistência Técnica e WIN APP Aprovação Documentos. Funcionam em modo offline e atualizam as alterações quando a ligação à Internet for restabelecida.

Para o setor da construção destacou o WIN Construção, WIN APP Obras e WIN APP Aprovação Documentos, enquanto na área da produção assenta nos add-ons WIN Produção e WIN Assistente de Criação de Artigos. 

 

Imagem Nuno Mendes Na ApresentaÇÃo

Nuno Mendes, Project Manager

 

Winsig Awards – O momento é dos nossos parceiros

Através do testemunho de Ismael Lourenço, da Ferreira Build Power, foi possível compreender como a implementação do ERP com os add-ons desenvolvidos pela Winsig potenciaram os negócios desta empresa de construção civil.

 

“Temos vindo a desenvolver aplicativos para trazer a vertente mais operacional do grupo para dentro do PHC e integrá-lo no ERP. Este processo tem vindo a ser desenvolvido com a ajuda da Winsig que nos tem acompanhado ao longo deste processo”.

 

Destaca um processo de maior relevo e que, neste momento, está a funcionar em pleno, e que passou pela “integração em PHC de todo o processo de orçamentação, compras e controlo de gestão da construtora que veio trazer mais-valias à operação, nomeadamente ao nível do report e do controlo dos desvios e das compras”, refere Ismael Lourenço.

 

Imagem Nuno Archer E Ismael LourenÇo Na ApresentaÇÃo

Nuno Archer e Ismael Lourenço, da Ferreira Build Power

 

“Temos vindo a complementar o PHC com uma ferramenta de Power BI, por sugestão da Winsig, para efetuar as análises de gestão e de sistema e que, segundo a opinião dos nossos engenheiros e da direção, é bastante eficaz e traz mais-valias preciosas para a gestão da empresa”, conclui.

O Power BI, conforme esclareceu Nuno Archer, CEO da Winsig, é uma ferramenta de gestão que pode colher dados de várias fontes como o Excel, ao PHC ou a outros sistemas e combiná-los de uma forma gráfica interessante. Pode ser acedida via telemóvel, tem um grafismo apelativo e user friendly. Depois de calcular os dados, essa aplicação, possibilita a consulta desses dados de várias formas e mediante os perfis inseridos e também a georreferenciação que é bastante útil para o setor imobiliário.

 

Luís Silva, Branch Director da Prosonic, aceitou ao desafio de partilhar a experiência da parceria entre a Prosonic e a Winsig.

“A Prosonic desenvolve a sua atividade na área das tecnologias e o ano passado faturou cerca de 17 milhões de euros”, foi desta forma que Luís Silva começou por apresentar a empresa.

 

“Começámos a utilizar o PHC em janeiro de 2020, sendo que os principais motivos que nos levaram a alterar o ERP foi o facto do software que tínhamos implementado não responder às necessidades do nosso negócio e por querermos digitalizar os processos internos”.

 

A escolha foi pelo maior parceiro da PHC, a Winsig, “um parceiro fiável que, com um trabalho conjunto, melhorou um conjunto de processos”. Começaram por implementar os módulos Financeiro e de Recursos Humanos, mas “depressa nos apercebemos que iríamos implementar mais módulos PHC e add-ons da Winsig”.

 

Imagem Nuno Archer E LuÍs Silva Na ApresentaÇÃo

Nuno Archer e Luís Silva, Branch Director da Prosonic

 

Entretanto, devido à pandemia, tiveram de começar a trabalhar remotamente e de diversos pontos do país, “foi necessário rever uma série de processos e encontrar soluções para estas novas exigências. A Winsig teve um papel fundamental neste processo de mudança e o software PHC revelou-se flexível e responsivo quanto às nossas novas necessidades”, reitera o Branch Director.

Estamos a encontrar novas realidades e os sistemas de informação terão de adaptar a sua estratégia logo desde a compra. “Atualmente é uma realidade estar a trabalhar em casa e aceder aos ficheiros da empresa, este facto já faz parte das exigências dos colaboradores, principalmente os mais jovens. Deixou de fazer sentido ficar até mais tarde na empresa para terminar determinadas tarefas, agora, saem mais cedo da empresa para não enfrentar o trânsito e terminam o trabalho em casa”.

“As empresas e as pessoas estão a mudar e a pandemia veio, de certa forma, ajudar na transição digital das empresas do nosso país”, conclui Luís Silva, Branch Director da Prosonic.

 

Phc Solucao Destaque

Winsig

Editor

A Winsig é uma empresa especializada na oferta de soluções de gestão integrada com o software ERP PHC.

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Casos de Sucesso

Plastifa, um caminho de crescimento e inovação

2024-02-26

  A Plastifa teve um início modesto, com apenas duas máquinas de injeção, mas a qualidade dos produtos e a visão de futuro de Manuel Carvalho, diretor-geral, elevou o nome da empresa nos mercados nacionais e internacionais. Conheça a...

Casos de Sucesso

Grupo GR360 Flooring Systems: Gestão sólida e otimizada

2024-02-16

O grupo GR360 Flooring Systems iniciou a sua atividade em 1999 e é composto, atualmente, por nove empresas que se dedicam à engenharia e desenvolvimento de sistemas de pavimentos industriais e à sua manutenção preventiva. Trabalham em várias...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020