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Entrevista com o Pedro Nogueira, criador do WIN Loja Shopify (lojas online para B2C) (Parte 2)

2021-01-21

Abra uma loja online em 15 minutos ou crie um e-commerce em 7 passos. 

O argumento é replicado pela internet fora e também na página da Winsig dedicada à WIN Loja Shopify, embora de forma mais realista. 

De facto, a simplicidade, o imediatismo e a rapidez são características do digital. A diferença é que, com equipas e conhecimento especializado, fica mais fácil cumprir a promessa. 

Só o processo de escolher a plataforma, personalizar a loja virtual e resolver problemas técnicos, requer tempo e dedicação. A este processo, acresce a gestão e controlo de encomendas e stocks

Pedro Nogueira, responsável de desenvolvimento WEB da Winsig tem consciência dos desafios. Por isso, juntamente com a sua equipa, criaram a WIN Loja Shopify. 

Nesta conversa, para além de explicar por que escolheram esta plataforma para desenvolver a oferta de e-commerce B2C, o programador revela o potencial do integrador PHC/Shopify - um peça fundamental que muitos negócios negligenciam. 

Onlineshop

“Plataforma Shopify dá resposta às necessidades dos clientes e às exigências do mercado”

Tipicamente, os clientes Winsig já trabalham com o software de gestão PHC.

Alguns, têm o seu comércio eletrónico operacional, mas outros, começam a perceber a necessidade de transitar os seus produtos e serviços para o digital e colocá-los à disposição de um público mais vasto. 

A Winsig tem ofertas para todos os cenários, mas já lá vamos.

Antes, importa esclarecer um ponto essencial. Entre a panóplia de plataformas de comércio eletrónico, o que levou a Winsig a escolher a Shopify? 

"É uma plataforma com 1 milhão de lojas em todo o mundo e que permite integrações com diversas aplicações externas. Como contam com programadores em vários países, têm uma capacidade incrível para se adaptarem às mudanças da Google (que são muitas e frequentes) e criar funcionalidades a uma velocidade relâmpago”, explica Pedro Nogueira.

A Shopify é, de facto, uma das plataformas mais populares, usada por grandes players de mercado, tais como:

  • Nestlé;
  • Pepsi;
  • Unilever;
  • The Economist;
  • Entre muitas outras marcas. 

O programador explica que houve outro elemento que pesou na escolha e que era um requisito dos clientes: um investimento inicial acessível e de baixo risco.

“O cliente paga uma mensalidade e está tudo incluído (servidores, certificados, etc.). É mais económico e flexível. Pode escalar o negócio, se quiser, adicionando funcionalidades de forma faseada.”

A Shopify tornou-se, assim, a candidata ideal nesta hipotética entrevista de emprego.  

Se está a pensar criar uma loja online, este é o momento ideal. Os dados de 2020 revelam que o consumidor português está mais confiante, gasta mais dinheiro em compras online e prefere as lojas nacionais

A tendência é generalizada e expressiva. 

De acordo com a conceituada McKinsey, a penetração no mercado de comércio eletrónico avançou 10 anos em apenas três meses nos EUA. 

 

Crescimentoecommerce

 

E-commerce B2C gera 8 mil milhões de euros em Portugal 

 

Se não tinha presença online com uma loja virtual em 2020, abdicou de uma fatia considerável dos lucros gerados. Cerca de 8 mil milhões de euros só em transações Business-to-Consumer

Vejamos alguns dos novos hábitos de compra dos consumidores nacionais, de acordo com as conclusões da Associação Economia Digital (ACEPI)

  • Utilizam cada vez mais o e-commerce como método de compra;
  • Compraram mais online (73% realizaram, em média, 3 a 5 compras/mês);
  • Estão mais confiantes nas compras que realizam pela internet;
  • Pesquisam e compram os produtos ou serviços através do smartphone;
  • Fazem compras a partir de casa, durante a semana, à tarde ou à noite. 
  • Privilegiaram métodos de pagamento como o PayPal (que ultrapassou a referência MB).

Os consumidores também mostram preferência pelas lojas online portuguesas, talvez devido à maior oferta ou para apoiarem a economia nacional - tão impactada pela crise pandémica. 

Por outro lado, a maior preocupação de quem vende online é melhorar a experiência de compra e fidelizar clientes. 

Depreende-se, portanto, que não basta criar a loja e disponibilizar os produtos. Era bom que assim fosse, mas há cada vez mais negócios online e a diferenciação é um atributo de valor. 

A experiência de compra é determinante para as lojas portuguesas evoluírem e captarem cada vez mais consumidores online, quer em Portugal, quer fora do país, conclui o estudo da ACEPI. 

É, por isso, imprescindível oferecer aos utilizadores uma navegação intuitiva, informação completa sobre o artigo e a sua entrega, bem como meios de pagamentos que favoreçam a confiança dos clientes

 

Face aos hábitos de compra dos consumidores, como é a WIN Shopify se destaca?

 

Pedro Nogueira é decisivo ao afirmar que a experiência da Winsig permite operacionalizar um e-commerce em tempo recorde com todas as funcionalidades essenciais. 

Para além desta expertise, a própria plataforma foi desenhada para facilitar o processo de compra, respondendo assim à preferência dos consumidores por lojas intuitivas, seguras e fácil de usar. 

"A WIN Loja Shopify é uma solução chave-na-mão que pode ser totalmente personalizada. Caso haja um problema, basta contactar a Winsig e os programadores resolvem.” 

Este também é um ponto essencial.

Se o cliente decidir abrir uma loja virtual sem ajuda especializada, caso haja um problema, tem duas soluções:

  1. Dispõe de recursos informáticos internos capazes de resolver o problema;
  2. Precisa de contratar equipas técnicas fora (com os custos associados). 

Como conta o programador Pedro Nogueira, "tivemos um cliente com uma plataforma de outro fabricante que precisou de passar para a nossa solução WIN Loja Shopify porque o servidor associado à outra plataforma não dava resposta aos pedidos". 

Feita a migração, o problema ficou resolvido. 

Daí que deve ter em atenção que a simplicidade anunciada - “Crie uma loja online em 15 minutos” - nem sempre simplifica a vida e o trabalho da gestão. 

Repare que as dificuldades técnicas com a loja estão no top 5 das razões que levam os clientes a abandonarem a compra (estudo CTT, 2020). 

Problemassite

Como a Winsig já desenvolve lojas virtuais há algum tempo, consegue fazer qualquer tipo de alteração que o cliente precise - a nível de programação ou design - e resolver os problemas técnicos rapidamente.

O tempo de inoperacionalidade da plataforma é reduzido ao máximo - maximizando a rentabilidade dos clientes. 

Neste ponto da conversa, entra também em cena a mais-valia de criar uma loja online com a Winsig: a possibilidade de integrar o seu e-commerce com o software de gestão PHC. 

O integrador Shopify-PHC revela-se uma peça fundamental. 

 

Qual a vantagem do integrador Shopify para o cliente?

 

A maioria dos clientes Winsig são clientes PHC com uma necessidade premente: integrar o e-commerce com o seu software de gestão. Caso contrário, perdem todas as vantagens da integração

Por isso, a equipa de Pedro Nogueira trabalhou com afinco numa solução. 

“Este conector, desenvolvido pela nossa equipa, integra todos os produtos, preços, stocks e encomendas, ou seja, tudo o que o vendedor regista no software de gestão PHC é atualizado com a loja online.”

Com o integrador, a atualização de inventários, catálogos e preços é feita apenas no PHC. Acaba-se a duplicação de trabalho e dão-se as boas-vindas à eficiência operacional. 

E há mais peças do puzzle que justificam a importância de sincronizar as informações entre o ERP PHC e a loja virtual.

Quando o consumidor efetiva a compra, é motivo de celebração. O pior que pode acontecer é a loja não corresponder às expectativas, ou seja, não ter o artigo disponível. 

Quando a informação sobre preços, stocks, produtos, pagamentos e estado das encomendas é a mesma no PHC e na loja online, não há enganos. 

Na sua essência, está a simplificar a transação, o trabalho de backstage e a remover os obstáculos ao fecho da compra. 

Fechodacompra

Como é feita a sincronização de dados entre o PHC e a WIN Loja Shopify? 

 

A propósito do integrador, o programador Pedro Nogueira, esclarece que os updates são feitos por ordem de importância.

É feita uma sincronização a cada 15 minutos para os elementos prioritários na loja virtual, tais como stocks e encomendas. 

Quanto aos restantes elementos, como não influenciam o processo de compra, podem ser configurados mediante pedido do cliente. Por defeito, está parametrizado para que a atualização ocorra diariamente. 

Apesar de a Shopify ser uma plataforma bastante completa, é normal existirem pedidos especiais dos clientes. Afinal, todos os negócios têm as suas particularidades, metas e objetivos a alcançar. 

"Estamos a desenvolver novas funcionalidades na Shopify para entregar aos clientes"

Uma funcionalidade em desenvolvimento nasceu de uma necessidade levantada pelos clientes Winsig e prende-se com a possibilidade de ter diferentes preços para o mesmo produto e, assim, oferecer descontos ou promoções a certos compradores. 

Outra das features que está a ser desenvolvida no conector relaciona-se com os idiomas. 

“A ideia é que o cliente preencha as informações do produto em várias línguas e nós carregamos a informação na loja de forma simples e rápida.
O template PHC já está preparado com 6 idiomas, mas o conector ainda não. Estamos a preparar essa funcionalidade para entregar ao cliente.”

Como é possível concluir, existem inúmeras variáveis a considerar quando se cria uma loja online. 

Há particularidades que são negligenciadas de início devido à urgência de colocar os produtos ou serviços à venda na internet, mas tenha em atenção que pode ser um erro crasso. 

 

E-commerce B2C: O que fazer de seguida? 

 

Está sempre a tempo de começar a vender os seus produtos e serviços a consumidores nacionais, bem como alargar a audiência e atrair clientes estrangeiros. 

A julgar pelo estado da pandemia e sucessivos confinamentos, 2021 dará continuidade à tendência de crescimento do e-commerce. 

Tal como refere o responsável de desenvolvimento WEB da Winsig, se está no início do processo de criação de um e-commerce, anteveja as necessidades futuras. Opte por estruturar o sistema de uma forma que lhe seja mais favorável quando a base de compradores e o número de encomendas crescer. 

Para responder aos diferentes perfis de clientes, a Winsig criou 3 ofertas diferenciadas: 

  • WIN Loja Shopify: desenvolvimento e criação somente da loja online;
  • Conector Shopify/PHC: quando o cliente já tem loja online Shopify e PHC, mas ainda não integra os dados; 
  • WIN Loja Shopify + Conector + PHC:  oferta completa que compreende a criação da loja em Shopify, o PHC e a integração com o software de gestão. 

Descubra todas as funcionalidades na página exclusiva do WIN Portal do Cliente e peça um orçamento

Em tempo recorde, terá uma loja online que incentiva o processo de compra e, em simultâneo, garante suporte das equipas especializadas da Winsig. 

Jorge Moura

Jorge Moura

Marketing

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