Logotipo Winsig

A importância de um software de gestão de recursos humanos para as empresas

2018-10-25

A gestão de pessoas é de extrema importância para as empresas, mas nem sempre existe uma estratégia que tire o melhor partido de um dos ativos mais importantes: os seus colaboradores. Todas as empresas lutam com dificuldades na otimização da equipa. Um software de gestão de recursos humanos permite trazer ao de cima o melhor de cada funcionário e aumentar a eficiência e rentabilidade da organização dos colaboradores.

Principais desafios na Gestão de Recursos Humanos

Colaboradores motivados e competentes têm a capacidade de potenciar os ganhos de qualquer empresa. O oposto também é verdade. A ausência de uma estratégia e de um sistema que permita acompanhar a evolução do trabalhador, o seu desempenho e as suas tarefas pode ser prejudicial para a organização.

As 7 maiores Dificuldades encontradas pelos Gestores de RH

Os recursos humanos são uma das áreas mais desafiantes na gestão empresarial. Têm uma clara influência na sustentabilidade do seu negócio. Os gestores de RH identificam, maioritariamente, os seguintes problemas: 1. Difícil recrutamento de profissionais de excelência. 2. Baixa atração e retenção de talentos. 3. Ambiente empresarial desorganizado. 4. Falta de comunicação dentro da empresa. 5. Ausência de um sistema integrado que permita obter relatórios de forma a tomar decisões informadas. 6. Dificuldade em identificar áreas de formação adequadas às diferentes equipas. 7. Manter os colaboradores produtivos, motivados e garantir um bom ambiente de trabalho.

Como alcançar uma Gestão de Recursos Humanos otimizada e eficiente?

Gerir recursos humanos vai muito além do simples processamento de salários ou registo de férias e faltas. Não se trata de minimizar estas tarefas, pelo contrário. É imprescindível contar com um software de recursos humanos que permita: ? Processar vencimentos de forma simples e intuitiva ? Registar faltas, férias, horas extras e despesas, em poucos passos ? Gerir de forma completa os recibos para trabalhadores independentes e dependentes ? Obter análises relevantes e pormenorizadas sobre o negócio ? Integração total com a sua área de gestão empresarial Estas são algumas das principais funcionalidades do software de RH PHC que abordamos mais à frente. Contudo, uma das boas práticas de gestão de recursos humanos e que não pode ser descurada, prende-se cada vez mais com a contratação e retenção de talentos no mercado de trabalho. A solução oferecida pela Winsig cumpre todos os requisitos imprescindíveis numa solução de recursos humanos. É sobretudo adaptada às necessidades das empresas, seus gestores e colaboradores.

4 Conselhos para otimizar a Gestão dos Colaboradores

Para tirar o máximo proveito das competências dos recursos humanos é necessária uma gestão de excelência. Ou seja, é preciso um conjunto de procedimentos que promova a eficiência da organização e os resultados financeiros. Deixamos-lhe 4 simples ações que promovem a motivação dos seus colaboradores com o objetivo de aumentar a rentabilidade da equipa: 1. Recompensar o bom desempenho de um trabalhador e de uma equipa deve estar na lista de prioridades. 2. Da mesma forma, é preciso oferecer horários flexíveispara que os colaboradores possam equilibrar a gestão profissional com a gestão da vida privada. 3. Nos dias de hoje, os departamentos são interdependentes, tratando-se de uma pequena, média ou grande empresa. Por isso, torna-se imprescindível criar e manter um bom canal de comunicação, alimentando uma comunicação aberta e transversal. 4. Formar a equipa é de extrema importância, tanto para a organização, como para o profissional. Este investimento vai refletir-se na rentabilidade da empresa, garantindo colaboradores experientes, produtivos e com conhecimento atual.

Escolha um Software de Gestão de Pessoas completo e eficaz

A solução da Winsig, baseada no software RH PHC, torna mais fácil o cumprimento de obrigações ligadas ao processamento de salários, registo de férias, faltas, bem como à gestão de despesas com pessoal. Uma das características principais é que apresenta ainda funcionalidades orientadas à contratação de talentos e acompanhamento do desenvolvimento de cada colaborador dentro da empresa. Através deste software torna-se possível gerir todo o ciclo da presença do trabalhador, treino e formações necessárias, sem esquecer também a manutenção e controlo dos índices de absentismo. Assim sendo, pode concluir-se que um software de gestão de recursos humanos permite controlar as necessidades da empresa, valorizando o fator humano. Como resultado, os níveis de competências sobem, a produtividade e a eficiência aumentam e, naturalmente, tudo isto é espelhado nos resultados alcançados. Quer gerir de forma eficaz os recursos da sua empresa? Fale connosco e em conjunto encontraremos a melhor solução. 

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Soluções PHC

Qual o software indicado para a sua Empresa de Construção?

2021-09-06

Tem uma empresa de construção e quer saber qual o software de gestão mais indicado para as características do seu negócio? Responda a este quiz 3 minutos e veja qual a melhor opção.

Add-ons para PHC

5 benefícios de trabalhar com software de gestão PHC

2021-08-16

As empresas que usam o software de gestão PHC reconhecem que esta ferramenta é um poderoso aliado na administração do negócio. Se está a ponderar ou tem resistido a este investimento, apresentamos um conjunto de vantagens que provam que um...

Add-ons para PHC

Como é que um ERP beneficia a indústria da Construção Civil e alavanca os ganhos do negócio?

2021-07-22

    A organização é um dos alicerces da construção civil.  Tal como a dimensão das estruturas que erguem, as pessoas e os processos que constituem o setor são de grande escala. É preciso gerir obras, projetos e...

Add-ons para PHC

Agora já pode aumentar a eficiência da sua fábrica mesmo que ainda trabalhe com folhas de cálculo!

2021-07-08

O mercado pediu, a Winsig desenvolveu.  O WIN Produção surgiu por duas razões.  Primeiro, pela maior procura por um software de produção que fosse simples de usar e implementar.  Segundo, porque, ao contrário de outros...

Add-ons para PHC

Como surgiu o WIN Transportadoras e quais as suas vantagens? O Luís Pinto explica!

2021-06-10

Com o WIN Transportadoras os clientes poupam horas de trabalho e muita frustração devido a erros que vão surgindo durante a emissão de guias. Um processo que durava uma manhã pode ser feito em alguns minutos. Incrível, não é?...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020