Logotipo Winsig

A sua empresa é sustentável? Saiba o quanto é importante

2018-09-20

A sua empresa é sustentável? Em muitos casos, a resposta exige alguma reflexão e gera outras questões, porque a sustentabilidade empresarial mede-se com base em indicadores económicos, ambientais e sociais. O ideal é existir um perfeito alinhamento destes 3 fatores. O resultado será uma organização economicamente viável, que vai ao encontro das preocupações ambientais e tem na sua força de trabalho colaboradores satisfeitos.

Sustentabilidade empresarial económica

O objetivo maior de qualquer negócio é gerar receitas. Para produzir rendimentos é necessária uma gestão cuidada dos recursos da organização e decisões empresariais corretas que acelerem os negócios.

Os Principais Indicadores de sustentabilidade económica

Há indicadores que permitem que qualquer empresa analise o seu grau de sustentabilidade. Vejamos alguns desses indicadores sugeridos pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação: ? Fundo de maneio ? Endividamento e estrutura de endividamento ? Volume de negócios ? Rentabilidade líquida e operacional de vendas ? Liquidez geral e reduzida ? Passivo ? Rentabilidade de Capitais Próprios ? EBITDA ? Valor Acrescentado Bruto Através de um software de gestão personalizado, é possível às empresas monitorizarem estes indicadores e planearem, de forma consciente, ações com vista a melhorar o seu desempenho e a sua sustentabilidade empresarial.

Sustentabilidade é produtividade

A gestão mais inteligente dos recursos da empresa passa, sobretudo, pelo controlo das operações de forma rigorosa, procurando otimizar os processos sempre que possível. Um ERP (Enterprise Resource Planning) tem o potencial de economizar os custos da empresa ao automatizar os processos, fornecer reports financeiros e outras análises que permitam decidir de forma consciente e orientada à sustentabilidade empresarial. Ter estes dados disponíveis de forma rápida e completa, facilita a gestão das operações. Acima de tudo, permite medir e avaliar a ?saúde? da sua empresa.

Sustentabilidade Ambiental

A sustentabilidade ambiental traduz-se no esforço das organizações para minimizarem os impactos ambientais negativos decorrentes da sua atividade. Encontrar alternativas menos poluentes e mais inovadoras oferece também às empresas a capacidade de enfrentar, por exemplo, um cenário de escassez de matérias-primas, ou aumento dos custos de determinado produto.

Indicadores de sustentabilidade empresarial para medir impacto ambiental

As boas práticas devem ser incluídas em toda a estrutura das organizações. Relacionam-se também com a produção e consumo sustentáveis. Falamos desde da gestão simples dos gastos com água e eletricidade, à reciclagem ou gestão de matérias-primas. Vejamos alguns indicadores que contribuem para a sustentabilidade ambiental: ? Qualidade do Produto ? Ciclo de vida do produto ? Saúde Ambiental ? Quantidade de água e energia consumidas ? Emissão de CO2 ? Transporte ? Resíduos e Reciclagem Na área de pegada ambiental, é importante a preocupação das empresas com a reciclagem dos resíduos que produzem e o seu transporte. Atualmente há obrigações legais para que as empresas garantam a conformidade com os requisitos exigidos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Para dar resposta a esta necessidade, o Software PHC CS tem a certificação e-GAR, com a emissão eletrónica das respetivas guias, facilitando o cumprimento destas obrigações de uma forma simples e automática.

Importância da Sustentabilidade Social para uma empresa

Por último, mas não menos importante, está a componente humana. A sustentabilidade social não se refere apenas à satisfação dos colaboradores internos, clientes ou fornecedores com quem a organização trabalha. Da mesma forma, é necessário garantir uma relação saudável e sustentável com a comunidade local.

Indicadores de sustentabilidade social

Melhorar os indicadores sociais passa por investir nos profissionais que trabalham na empresa, oferecendo benefícios e oportunidades de progressão. Com as soluções PHC CS na área de recursos humanos, encontrará a solução à medida da sua empresa, tanto na gestão dos colaboradores, bem como na formação e progressão de carreiras. A criação de programas de apoio à comunidade e ações de voluntariado, a medição do grau de satisfação dos colaboradores e o número de postos de trabalho criados, entre outros indicadores, medem o grau de sustentabilidade social de uma empresa. Agora, depois destas explicações, regressemos à pergunta inicial: a sua empresa é sustentável? Fale com a Winsig e descubra os softwares de gestão que lhe permitem medir e avaliar os indicadores de sustentabilidade da sua empresa.
Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Onde está alojado o seu servidor? “Datacenter” devia ser a resposta!

2021-02-18

Onde estão armazenados os dados críticos e sensíveis do seu negócio? Aquelas informações, programas e softwares sem os quais as operações paravam? Num servidor local, físico? Ou não tem sequer um...

Tendências e Opinião

5 razões para comprar um ERP português

2021-02-04

“Nuno, devo escolher um software de gestão nacional ou estrangeiro para o meu negócio? “ É a pergunta que mais me colocam e na maioria dos casos nem hesito na resposta. Se está a pensar em implementar um software de gestão, partilho...

Soluções PHC

Entrevista com o Pedro Nogueira, criador do WIN Loja Shopify (lojas online para B2C) (Parte 2)

2021-01-21

Abra uma loja online em 15 minutos ou crie um e-commerce em 7 passos.  O argumento é replicado pela internet fora e também na página da Winsig dedicada à WIN Loja Shopify, embora de forma mais realista.  De facto, a simplicidade, o imediatismo e...

Add-ons para PHC

Entrevista com o Pedro Nogueira, criador do WIN Portal do Cliente para Lojas Online B2B! (Parte 1)

2021-01-07

Uma loja online B2B é um vendedor que não dorme.  “É um profissional sempre disponível para receber encomendas, mostrar o catálogo, oferecer e negociar o preço conforme a relação (mais ou menos próxima) com o...

Add-ons para PHC

5 Softwares de Gestão para Empresas de Construção Civil

2020-12-21

O cimento é a base de qualquer construção. É a cola que une os diversos materiais. Podemos olhar para os softwares de gestão da mesma forma.  Sem uma ferramenta tecnológica que centralize as informações de cada obra, a...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020