Logotipo Winsig

5 tendências que moldam o futuro dos ERP e afetam o negócio das empresas

2021-04-28

O ERP do futuro será mobile, na cloud e com recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning incorporados.

São algumas das tendências que vão moldar a próxima geração dos softwares integrados de gestão - e que os responsáveis de IT e executivos devem estar atentos.

O  ERP é um componente crítico do negócio e um dos maiores investimentos que uma empresa pode fazer a nível financeiro. Não pode tornar-se numa ferramenta obsoleta.

Quem abraçar as tendências, vai colher os benefícios. Mas apenas se for capaz de selecionar aquelas que trazem ganhos reais à empresa e sejam implementadas de forma eficiente. 

 

Porque é que é tão importante seguir as tendências? 

Por um lado, a inovação tecnológica avança a um ritmo alucinante. 

Por outro, existe uma pressão contínua para que as empresas se mantenham competitivas, o que passa por otimizar a sua forma de trabalhar e gerir as operações, internamente. 

Se uma organização migra o seu ERP para a Cloud e reduz os custos de IT e mantêm o sistema atualizado, tem uma folga generosa no seu orçamento. Torna-se um competidor acérrimo porque se torna mais ágil e flexível para responder às variações do mercado.

Os consumidores também estão mais exigentes.

A junção destes requisitos implica que os negócios usem os seus recursos da forma mais eficiente possível. Um caminho facilitado pela adoção de um ERP moderno.

 

5 tendências do ERP do futuro

 

 

1. Empresas afastam receios e migram ERP para a Cloud 

Os negócios com aplicações on-premise estavam relutantes em confiar as suas aplicações core à nuvem. Mas as vantagens têm vindo a superar os receios. 

A adoção da cloud - num modelo 100% ou híbrido - vai continuar a aumentar até ser aceite, de forma generalizada, com a maioria dos ERP. 

Dados recentes da Eurostat, de Janeiro de 2021, mostram que:

  • 36% das empresas na União Europeia usaram cloud computing em 2020, sobretudo para email e armazenamento de ficheiros;
  • 55% destas organizações recorreram a serviços de nuvem avançados relacionados com aplicações financeiras, CRMs ou para executar aplicações críticas de negócio.

O que torna a cloud uma solução tão atrativa?

A redução do investimento em recursos de IT que a implementação na nuvem oferece.  

Com o modelo Cloud, não precisa de montar uma infraestrutura dispendiosa, tem updates contínuos ao sistema e a manutenção é feita inteiramente pelos fornecedores, como a Winsig.

A nuvem é também mais segura e funciona como um plano de contingência confiável nas situações de disaster recovery

E há outro ponto importante.

As soluções cloud são modulares. As empresas pagam apenas os recursos que necessitam e utilizam, ou seja, fazem uma melhor gestão dos recursos financeiros. 

Esta redução de custos contribuiu, em larga escala, para a adoção do ERP pelas PME.

 

2. ERP Mobile e decisões on-the-go 

Todas as empresas precisam de acesso privado, rápido e seguro ao sistema do negócio.

A acessibilidade pelo mobile vai continuar a aumentar até se tornar a norma. As operações vão passar a estar, inteiramente disponíveis nos smartphones e tablets

O acesso on-the-go a dados críticos de negócio é essencial ao trabalho dos gestores, executivos e equipas de colaboradores.

Um ERP mobile dá-lhes acesso remoto e permanente a dados em tempo real. Permite também completar tarefas independentemente da localização, tal como a inserção de tempos, despesas ou fluxos de aprovações. 

 

3. Serviços de Inteligência Artificial vão revolucionar os ERP 

A Inteligência Artificial (IA) pode aumentar a produtividade. 

Estes recursos tecnológicos fornecem insights valiosos sobre os processos de negócio e desvendam oportunidades para otimizar operações e reduzir custos.

Ao trabalharem um volume de dados incrível de forma automática, identificam padrões e modelos preditivos - que de outra forma, seriam impossíveis de analisar e interpretar. 

O machine learning é outro conceito na inteligência artificial que promete transformar as soluções ERP ao contribuir para otimizar os fluxos de trabalho.

Os computadores podem "aprender" a partir dos seus dados, melhorando sua capacidade de automatizar procedimentos padrão - muito útil para a Indústria.

 

4. IoT e ERP vão trabalhar mais em conjunto 

O ERP é a base para a transformação digital.

Os sistemas integrados de gestão modernos têm um conjunto de funcionalidades - que podem ser incorporadas ou estendidas com o recurso a outras tecnologias emergentes, como, por exemplo, a Internet of Things (IoT).

A IoT é um conceito que dá a um objeto a capacidade para transferir dados na rede, sem intervenção humana. 

Com estes recursos inteligentes é possível alimentar as aplicações de negócio - que estão alojadas na cloud - com dados críticos sobre a linha de produção. Obtém, assim, métricas-chave e alertas sobre o negócio e a utilização dos equipamentos.

 

5. Soluções ERP Personalizadas

Em vez de modificações feitas ao ERP, o futuro envolve um ERP personalizado logo à partida.

Cada negócio tem o seu próprio ADN. Um sistema de base responde a muitos requisitos de negócio, mas não a todos. Esta lacuna acaba por influenciar a experiência, os produtos e serviços que a própria empresa oferece aos seus clientes. 

A personalização das soluções é uma tendência que a Winsig sempre teve presente devido ao feedback dos seus clientes.

Por isso é que desenvolvemos um leque de add-ons para o PHC que respondem às necessidades específicas de cada indústria e setor de atividade.

 

Onde deve focar os seus esforços? 

As empresas que trabalham com um ERP vão ter que estar preparadas para ciclos de disrupção mais curtos.

Para acomodar as novas funcionalidades, tecnologias e desafios, têm de escolher bem os seus parceiros e fornecedores. Caso contrário, devem ter equipas atentas às novidades e tendências no setor - o que consome tempo e recursos.

Acima de tudo, não se deixe levar por tecnologias "wow". Foque-se nos benefícios que as aplicações podem trazer para a sua empresa. Baseie a sua decisão em casos reais de outras empresas e não em hipóteses. 

Adotar as novas tendências vale o esforço. Mas devem ser bem pensadas e implementadas de forma eficiente para alcançar as metas de negócio.

Se pretende mudar de ERP ou implementar uma solução de gestão de raiz que integra add-ons exclusivos e personalizadas para a sua indústria, fale com a Winsig.

 

meta description: O ERP do futuro é móvel, trabalha com recursos inteligentes e está alojado na cloud. Descubra as principais tendências e como beneficiam o seu negócio.

 

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020