5 motivos para ter o módulo de Gestão Comercial
2021-03-04
A Gestão Comercial é o coração do ERP PHC. Sem ela, nada funciona.
É neste módulo do software de gestão que estão concentradas as 4 principais áreas de uma empresa : Vendas, Compras, Stocks e Tesouraria.
Descubra neste artigo, de forma muito prática, tudo o que pode realizar com as funcionalidades incluídas neste módulo.
O que são os módulos do ERP e a Gestão Comercial em particular?
Cada módulo do software de gestão é desenhado para responder a uma função de negócio específica, oferecer dados e suportar os processos da sua empresa.
No entanto, num software de gestão, não existem silos...
Cada módulo está integrado com o ERP para que o sistema ofereça uma fonte única de dados, com toda a informação centralizada,
mesmo quando decide adicionar novos módulos.
Se o sistema for modular (como se pretende), enquanto cliente tem a liberdade para selecionar somente os módulos que quer integrar com o seu ERP.
As funcionalidades incluídas num programa de gestão, como o PHC, são úteis - e imprescindíveis - a todas as empresas, seja qual for o seu setor de atividade, dimensão ou artigos comercializados.
E há outro ponto importante.
Se os requisitos ou regras de negócio mudarem, não há necessidade de adquirir um novo ERP. A fundação será sempre a mesma.
Mas é preciso que escolha um software modular. Caso contrário, terá que mudar tudo - e o processo é demasiado longo e potencialmente oneroso.
Com o PHC, isso não acontece.
Quando falamos, especificamente, em gestão comercial no ERP, falamos das áreas vitais da organização: comercial e financeira.
Estas áreas estão - direta ou indiretamente - relacionadas com a satisfação dos clientes, a conversão de leads e a otimização do próprio processo de compra e venda.
Feita a chamada de atenção, vamos entrar, ao detalhe, no módulo de gestão comercial.
Motivos que justificam a implementação do módulo de Gestão Comercial
1. Beneficia de sistema integrado que permite calcular margens com várias combinações
Quando faz uma venda a crédito, o saldo do cliente é atualizado e o documento fica pendente para pagamento na data de vencimento.
Por outro lado, quando efetiva a venda de um produto, esse produto é retirado ao stock - que é atualizado automaticamente.
Se utilizar as boas-práticas do inventário permanente, para além do valor da venda, também fica com o custo do artigo. Assim, tem a margem calculada em tempo real, linha a linha em todos os documentos.
Isto é verdadeiramente útil, pois permite calcular margens por artigo, família de artigo, cliente e todas as combinações que pretender.
2. Consegue realizar a gestão completa do processo de venda
Neste módulo, tem todas as ferramentas para gerir o processo de venda de forma holística. Desde o orçamento, encomendas, guias de transporte, faturas e recibos.
Em cada implementação, é possível criar os ficheiros que forem necessários ao processo.
No PHC, os documentos são divididos em dois tipos:
- Dossiers Internos: documentos que não afetam as contas correntes; incluem-se neste grupo as Propostas, Encomendas, Guias de transporte e Devoluções.
- Documentos de Faturação: incluem-se neste lote as Faturas, Faturas/Recibo e Notas de Crédito.
Para além de controlar todo o stock, os produtos disponíveis e os artigos já reservados, sabe sempre quando fazer a reposição do inventário. E se os clientes perguntarem, consegue atender com precisão aos pedidos, com informação atual e válida.
3. Centraliza o processo de Compras
Com este módulo, melhora a gestão das compras e otimiza os custos porque consegue administrar melhor os fornecedores, os preços e controlar os prazos de entrega dos parceiros.
Com a Gestão Comercial no ERP terá acesso a ferramentas que permitem emitir e monitorizar os orçamentos, encomendas, guias de receção, faturas e pagamentos.
Em cada implementação, pode criar os documentos que forem necessários. À semelhança das Vendas, a tipologia dos documentos de Compras é idêntica.
4. Otimiza a Gestão de stocks e melhora o controlo orçamental
De acordo com as parametrizações efetuadas nos processos de Vendas e Compras, haverá um conjunto de documentos que movimentam stocks, para além de documentos próprios como, por exemplo, as Transferências de Armazém.
Tem ainda acesso às quantidades e valores de custos de todos os artigos em stock.
5. Gere toda a Tesouraria num só local
É difícil administrar uma empresa sem um software que possa fornecer informações financeiras e executar tarefas básicas de contabilidade e tesouraria.
Com a Gestão Comercial no PHC tem acesso às contas bancárias e efetua todos os seus movimentos nesta área.
Falamos de recebimentos de clientes, pagamento a fornecedores e outros movimentos de entrada ou saída de dinheiro.
O único Módulo de Gestão Comercial sem o qual as empresas não sobrevivem
Com estas 4 áreas devidamente estruturadas (Vendas, Compras, Stocks e Tesourarias) e com um funcionamento em tempo real, as organizações ficam dotadas de informação atualizada, consistente e muito valiosa para a sua boa gestão.
Se precisa de otimizar estes departamentos na sua organização, pergunte hoje mesmo o que é necessário para arrancar com o projeto e beneficiar da Gestão Comercial no ERP PHC.
A transformação digital está em andamento... Não fique para trás. Se tiver de escolher, ou quiser mudar, opte por um ERP com o módulo de Gestão Comercial que contempla as áreas vitais de qualquer organização.

Nuno Archer
CEO
- Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
- Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
- Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada
Artigos Relacionados
Tome decisões estratégicas com mais facilidade através dos Indicadores Financeiros do XRP Enterprise
2025-04-30
A sustentabilidade de uma empresa depende da forma como esta gere os seus recursos. Para isso, é essencial aceder a indicadores de gestão financeira que sejam fiáveis, estejam sempre atualizados e orientados para a tomada de decisões. Com o CEGID XRP...
Soluções PHC
Winsig é parceiro acreditado do PRR Coaching 4.0
2025-04-11
Conheça os 4 packs que a Winsig criou, no âmbito do PRR Coaching 4.0, e utilize o voucher de 10.000€, com subvenção de 75% a fundo perdido, para promover a transformação digital da sua empresa A transformação...
Notícias
Como escolher o sistema ERP Cloud ideal para o seu negócio
2025-04-08
Cada empresa e cada área de negócio tem necessidades concretas, portanto, é importante dedicar algum tempo à comparação de soluções, para escolher o sistema ERP na Cloud ideal para si. Por isso, fazer uma análise...
Notícias
Software ERP Cloud: esteja sempre um passo à frente na gestão empresarial
2025-04-08
Hoje, os desafios das empresas são muito diferentes do que eram há 5 anos. A rápida mudança nos mercados e nas expectativas dos consumidores exigem uma capacidade de adaptação superior. Qualquer solução que contribua para...
Notícias
ERP em Cloud: inove na gestão da sua empresa e destaque-se da concorrência
2025-04-08
Se a sua empresa está à procura das melhores ferramentas de gestão para aumentar a eficiência operacional e otimizar processos, os sistemas ERP em Cloud podem ajudar. As soluções de Enterprise Resource Planning, ou ERP na Cloud têm-se...
Precisa de mais informações?