Logotipo Winsig

5 motivos para ter o módulo de Gestão Comercial

2021-03-04

A Gestão Comercial é o coração do ERP PHC. Sem ela, nada funciona. 

É neste módulo do software de gestão que estão concentradas as 4 principais áreas de uma empresa : Vendas, Compras, Stocks e Tesouraria.

Descubra neste artigo, de forma muito prática, tudo o que pode realizar com as funcionalidades incluídas neste módulo. 

 

O que são os módulos do ERP e a Gestão Comercial em particular? 

Cada módulo do software de gestão é desenhado para responder a uma função de negócio específica, oferecer dados e suportar os processos da sua empresa. 

No entanto, num software de gestão, não existem silos... 

Cada módulo está integrado com o ERP para que o sistema ofereça uma fonte única de dados, com toda a informação centralizada,
mesmo quando decide adicionar novos módulos.

Se o sistema for modular (como se pretende), enquanto cliente tem a liberdade para selecionar somente os módulos que quer integrar com o seu ERP. 

As funcionalidades incluídas num programa de gestão, como o PHC, são úteis - e imprescindíveis - a todas as empresas, seja qual for o seu setor de atividade, dimensão ou artigos comercializados. 

E há outro ponto importante. 

Se os requisitos ou regras de negócio mudarem, não há necessidade de adquirir um novo ERP. A fundação será sempre a mesma.

Mas é preciso que escolha um software modular. Caso contrário, terá que mudar tudo -  e o processo é demasiado longo e potencialmente oneroso. 

Com o PHC, isso não acontece.  

Quando falamos, especificamente, em gestão comercial no ERP, falamos das áreas vitais da organização: comercial e financeira. 

Estas áreas estão - direta ou indiretamente - relacionadas com a satisfação dos clientes, a conversão de leads e a otimização do próprio processo de compra e venda.

Feita a chamada de atenção, vamos entrar, ao detalhe, no módulo de gestão comercial. 

 

Motivos que justificam a implementação do módulo de Gestão Comercial 

1. Beneficia de sistema integrado que permite calcular margens com várias combinações 

Quando faz uma venda a crédito, o saldo do cliente é atualizado e o documento fica pendente para pagamento na data de vencimento. 

Por outro lado, quando efetiva a venda de um produto, esse produto é retirado ao stock - que é atualizado automaticamente.

Se utilizar as boas-práticas do inventário permanente, para além do valor da venda, também fica com o custo do artigo. Assim, tem a margem calculada em tempo real, linha a linha em todos os documentos. 

Isto é verdadeiramente útil, pois permite calcular margens por artigo, família de artigo, cliente e todas as combinações que pretender. 

 

2. Consegue realizar a gestão completa do processo de venda

Neste módulo, tem todas as ferramentas para gerir o processo de venda de forma holística. Desde o orçamento, encomendas, guias de transporte, faturas e recibos. 

Em cada implementação, é possível criar os ficheiros que forem necessários ao processo. 

No PHC, os documentos são divididos em dois tipos: 

  • Dossiers Internos: documentos que não afetam as contas correntes; incluem-se neste grupo as Propostas, Encomendas, Guias de transporte e Devoluções. 
  • Documentos de Faturação: incluem-se neste lote as Faturas, Faturas/Recibo e Notas de Crédito.

Para além de controlar todo o stock, os produtos disponíveis e os artigos já reservados, sabe sempre quando fazer a reposição do inventário. E se os clientes perguntarem, consegue atender com precisão aos pedidos, com informação atual e válida. 

 

3. Centraliza o processo de Compras

Com este módulo, melhora a gestão das compras e otimiza os custos porque consegue administrar melhor os fornecedores, os preços e controlar os prazos de entrega dos parceiros. 

Com a Gestão Comercial no ERP terá acesso a ferramentas que permitem emitir e monitorizar os orçamentos, encomendas, guias de receção, faturas e pagamentos. 

Em cada implementação, pode criar os documentos que forem necessários. À semelhança das Vendas, a tipologia dos documentos de Compras é idêntica.

 

4. Otimiza a Gestão de stocks e melhora o controlo orçamental

De acordo com as parametrizações efetuadas nos processos de Vendas e Compras, haverá um conjunto de documentos que movimentam stocks, para além de documentos próprios como, por exemplo, as Transferências de Armazém. 

Tem ainda acesso às quantidades e valores de custos de todos os artigos em stock.

 

5. Gere toda a Tesouraria num só local 

É difícil administrar uma empresa sem um software que possa fornecer informações financeiras e executar tarefas básicas de contabilidade e tesouraria. 

Com a Gestão Comercial no PHC tem acesso às contas bancárias e efetua todos os seus movimentos nesta área. 

Falamos de recebimentos de clientes, pagamento a fornecedores e outros movimentos de entrada ou saída de dinheiro.

 

O único Módulo de Gestão Comercial sem o qual as empresas não sobrevivem

Com estas 4 áreas devidamente estruturadas (Vendas, Compras, Stocks e Tesourarias) e com um funcionamento em tempo real, as organizações ficam dotadas de informação atualizada, consistente e muito valiosa para a sua boa gestão.

Se precisa de otimizar estes departamentos na sua organização, pergunte hoje mesmo o que é necessário para arrancar com o projeto e beneficiar da Gestão Comercial no ERP PHC.

A transformação digital está em andamento... Não fique para trás. Se tiver de escolher, ou quiser mudar, opte por um ERP com o módulo de Gestão Comercial que contempla as áreas vitais de qualquer organização. 

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020