Logotipo Winsig

A Winsig em 2023: um ano de desafios, mudanças e inovação

2024-02-06

 

 

A Winsig é uma empresa 100% nacional que tem como principal missão ajudar as empresas a otimizarem os seus processos de fabrico, produção, gestão, entre outros; mas não é disso que lhe quero falar, quero dizer-lhe que a Winsig não é uma empresa convencional. Quer saber porquê? Então, continue a ler.

 

Uma cultura de autonomia e de valorização

 

Uma das características que torna a Winsig diferente é o facto de assentar numa hierarquia plana, o que significa que não há chefes nem subordinados, mas colaboradores que assumem a responsabilidade pelo trabalho que desenvolvem, pelos objetivos a que se propõem e pelos seus projetos. Todos temos voz, oportunidade de aprender e de crescer, e todos somos reconhecidos pelo nosso mérito. As pessoas são valorizadas, não só como profissionais, mas também como seres humanos, em suma, somos como uma família, (das numerosas) com cerca de 120 pessoas, distribuídas por sete localidades: Porto, Aveiro, Viseu, Leiria, Lisboa, Ponta Delgada e Funchal.

 

2023, um desafiante

 

O ano de 2023 foi um ano muito atípico para a Winsig, no melhor e no pior sentido. Logo no início do ano, fomos surpreendidos pela perda da nossa querida Dora Loureiro, sócia-fundadora da Winsig. A Dora era uma pessoa doce, que unia e promovia a harmonia entre todos nós, um pilar da Winsig. Foi um choque que, com o tempo, se tornou numa motivação para honrarmos o seu legado e continuarmos o seu trabalho.

Desta forma, integrámos 15 novos estagiários, fizemos 8 novas contratações e primámos por continuar a prestar um serviço de excelência aos nossos clientes.

No segundo semestre, fomos novamente abalados pela notícia do falecimento repentino e inesperado da Andrea Figueiral, que era nossa acionista e estava na Winsig praticamente desde a sua fundação. A Andrea era uma pessoa dinâmica e empreendedora, que contribuiu para o sucesso e crescimento da Winsig. Foi mais uma perda difícil e mais um momento de tristeza que nos abalou profundamente.

 

Inovação e transformações que nos fizeram crescer

 

Ainda comovido com a perda de duas pessoas valiosas, mas sem perder a visão de futuro, o nosso CEO, Nuno Archer fez questão de reunir a família Winsig na comemoração do nosso 15.º aniversário. Apontou-nos o caminho a seguir e demonstrou-nos que continuamos a ser profissionais e que a melhor forma de honrarmos a memória da Dora e da Andrea é continuar a trabalhar com empenho e dedicação para nos mantermos no patamar de empresa de referência na consultoria de gestão integrada.

Seguimos o nosso caminho, promovemos a inovação e apostámos no rebranding da marca. Mudámos as cores, as linhas e o slogan, adotando o mote Driven by Innovation, Focused on Results. Quisemos transmitir a nossa essência, a nossa missão e a nossa ambição: sermos uma empresa que se guia pela inovação, que se foca nos resultados e que se diferencia pela qualidade.

 

Equipa Winsig 15 Anos

 

Aposta contínua na sustentabilidade e bem-estar

 

A sustentabilidade é uma das preocupações da Winsig, que conta com 18 viaturas híbridas ou 100% elétricas na sua frota; com esta alteração reduzimos a emissão de gases poluentes, contribuímos para a preservação do planeta e caminhamos no sentido de eletrificar a nossa frota a 100%.

O bem-estar dos nossos colaboradores é, desde sempre, uma prioridade, por isso oferecemos um seguro de saúde com acesso a estomatologia, fisioterapia, cinesioterapia, terapia da fala, entre outras; incentivamos e patrocinamos atividades desportivas dos nossos funcionários, como o Padel, o Triatlo, o BTT e o Motocross, assim, promovemos o seu bem-estar físico e mental, e fortalecemos o espírito de equipa.

 

Sucesso e reconhecimento

 

Apesar da enorme perda humana que tivemos este ano, das contrariedades e dos desafios, conseguimos manter o ritmo de crescimento e de excelência pelo 15.º ano consecutivo. Registámos um aumento de 10% de crescimento das vendas, atingimos os 8,9 milhões de euros em vendas, e consolidámos a nossa posição de liderança na consultoria de gestão integrada. Para além disso, fomos reconhecidos com o estatuto de PME Excelência, um prémio que reconhece o mérito das empresas que se destacam pelos resultados económico-financeiros e pela qualidade da sua gestão.

 

Driven by Inovation, Focused on Results

 

Orgulhamo-nos do nosso passado, vivemos o presente com determinação e olhamos para o futuro com a crença de que podemos sempre fazer mais e melhor porque não nos conformamos com o que já alcançámos. Continuaremos a ser uma empresa de referência, de confiança e de valor, sempre sem perder o seu lado humano e de valorização das nossas pessoas. Em 2024 honraremos o nosso lema: Driven by Inovation, Focused on Results.

Ana Lopes

Ana Miguel Lopes

Corporate journalist

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020