Logotipo Winsig

WIN Débitos - uma das 5 formas de controlar débitos vencidos

2016-11-10

Lidar com pagamentos em atraso nunca é fácil. Porém é algo com que a maioria dos empresários se depara. Por isso, há que estar preparado para estas situações e saber lidar da melhor forma com os débitos vencidos. Para tal, fique a conhecer alguns métodos que podem ser muito úteis na hora de contactar os clientes e evitar atrasos desnecessários.

Sabia que uma das melhores ferramentas para controlar os débitos vencidos é o WIN Débitos Vencidos da PHC? Se quiser conhecer detalhadamente esta solução, fale connosco! Estamos prontos para esclarecer tudo.

Quais são os 5 meios de controlar os débitos vencidos?

Promover várias formas de pagamento: O melhor método para evitar débitos vencidos está na prevenção, ou seja, recordar o cliente das datas de pagamento. E isso deverá ser feito com antecedência. Nada melhor do que antecipar eventuais atrasos. Por isso, opte por enviar lembretes de pagamento quando a data de vencimento estiver a aproximar-se. Hoje em dia, com as novas tecnologias, pode recorrer ao E-mail ou às SMS para, de forma discreta, mas direta, relembrar o visado de que a data para liquidação da fatura se aproxima. Por outro lado, e como forma de incentivar os seus clientes a cumprir os prazos, disponibilize várias formas de pagamento, para que não existam desculpas.

?Premiar? quem paga antecipadamente: Cative e motive os clientes a liquidarem as faturas a tempo. Para isso, pode sempre implementar sistemas de incentivos para os cumpridores, através de benefícios especiais para a contratação seguinte, nomeadamente promoções ou descontos. Se o cliente perceber que tem ganhos caso pague antecipadamente, certamente estará mais atento aos prazos de pagamentos e organizar-se-á de forma a usufruir das vantagens oferecidas.

Usar um software adequado: Poupará imenso tempo no controlo e verificação das contas, se usar um programa adequado. A PHC dispõe de módulos específicos para esta área de gestão que têm a vantagem de poderem ser adaptados à empresa a que se destinam. O WIN Débitos Vencidos é a ferramenta mais indicada para o controlo do fluxo de caixa da sua empresa. Ao ter tudo registado, poderá criar uma rotina de cobranças que facilitará a gestão dos clientes que mais se atrasam e dos cumpridores. Esta solução tem a vantagem de se adaptar a todas as gamas da PHC e permitir a automatização do envio dos débitos vencidos por E-mail. Além disso, ao ser integrado com outros módulos PHC, o WIN Débitos Vencidos poderá criar uma base de dados muito completa com o perfil de cada cliente e assim monitorizar de forma ampla todas as contas com pormenores sobre as datas de cobranças e o período em que o pagamento está em falta.

Colocar tudo no papel: É muito importante que assine contratos com todos os clientes. Se as formas de pagamento, as datas de vencimento, a previsão de multas e juros associados estiverem explícitos no contrato, será mais fácil cobrar os débitos vencidos. Além disso, é a prova de que existe um acordo entre as partes e que ambas têm obrigações.

Cobrar é necessário: Claro que ninguém gosta de exercer o papel de cobrador, mas se o cliente não cumpre com as suas obrigações, terá que abordá-lo nesse sentido. Se vendeu um produto ou serviço, tem todo o direito de exigir ao cliente o pagamento da fatura. Obviamente o cliente não ficará satisfeito, mas se os atrasos e falhas nos pagamentos são constantes, talvez não seja interessante mantê-lo. Noutros casos relembrar os débitos vencidos é importante para mostrar que está atento, evitando assim que as faltas de pagamentos se tornem num hábito.

Estar atento aos débitos vencidos e exigir o seu pagamento fazem parte da gestão de um negócio e são uma tarefa que tem de ser realizada para garantir a viabilidade do projeto e as boas contas da empresa. Não existem fórmulas infalíveis, mas se estiver atento a esta situação e for organizado, será muito mais fácil controlar esta área.

Na Winsig encontra uma equipa de especialistas na ferramenta WIN Débitos Vencidos disponível para lhe explicar como um programa de gestão pode ser crucial para o controlo dos pagamentos. Ligue-nos para o 218 299 150 ou envie as suas questões para o endereço de E-mail marketing@winsig.pt. Saiba como resolver os atrasos na liquidação das faturas.

Como acabar com os débitos vencidos?

Não há uma fórmula mágica, mas existem métodos de trabalho que podem ajudá-lo a receber as faturas a tempo e horas. A organização é uma das chaves para conseguir que os seus clientes não se atrasem nos pagamentos.

Atualmente os novos programas de gestão já prevêem esta situação e há ferramentas específicas para controlar esta área do negócio. O WIN Débitos Vencidos é a ferramenta mais indicada para o controlo do fluxo de caixa da sua empresa. Ao ter tudo registado, poderá criar uma rotina de cobranças que facilitará a gestão dos clientes que mais se atrasam e dos cumpridores.

Esta solução permite-lhe ter uma visão global do perfil de cada cliente e assim personalizar a abordagem aos devedores. Esta é apenas uma das ações que poderá implementar na sua empresa. Existem outras medidas que pode adotar e que vão ajudá-lo a evitar débitos vencidos, como por exemplo a criação de sistemas de incentivos para pagamentos antecipados ou a realização de contratos que incluam as condições de cobrança.

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Casos de Sucesso

Plastifa, um caminho de crescimento e inovação

2024-02-26

  A Plastifa teve um início modesto, com apenas duas máquinas de injeção, mas a qualidade dos produtos e a visão de futuro de Manuel Carvalho, diretor-geral, elevou o nome da empresa nos mercados nacionais e internacionais. Conheça a...

Casos de Sucesso

Grupo GR360 Flooring Systems: Gestão sólida e otimizada

2024-02-16

O grupo GR360 Flooring Systems iniciou a sua atividade em 1999 e é composto, atualmente, por nove empresas que se dedicam à engenharia e desenvolvimento de sistemas de pavimentos industriais e à sua manutenção preventiva. Trabalham em várias...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020