Logotipo Winsig

TOC aconselha programas de contabilidade certificados

2015-07-01

Empresários com contabilidade organizada não prescindem (nem podem) de um Técnico Oficial de Contas (TOC). Este profissional é responsável pela gestão de toda a área contabilista e financeira de uma empresa e, por isso, tem que estar equipado com as ferramentas e software adequados à atividade.

A maioria das pessoas desconhece que há legislação que define quais os programas de contabilidade certificados. Quem tem um TOC poderá pedir aconselhamento sobre o melhor software na hora de implementar o sistema. Negócios com menor dimensão continuam a necessitar de cumprir estes requisitos e, caso não tenham um TOC, podem consultar empresas especializadas em instalação e acompanhamento de programas de contabilidade, que sejam parceiros certificados pelas marcas oficiais.

Por exemplo, empresários cuja atividade implica faturação devem ter equipamentos que preencham os requisitos da portaria nº 22-A/2012, que estabelece todas as regras para programas de contabilidade e faturação que emitem talões, bem como aqueles que imprimem documentos para apresentar a clientes como comprovativo da entrega de bens ou prestação de serviços.

Uso de software de contabilidade certificado é obrigatório

Convém não esquecer que esta imposição se aplica apenas a empresários que têm que usar sistemas de faturação certificados pela Autoridade Tributária. Esta obrigação aplica-se a todos os sujeitos passivos de IRC e IRS, cuja atividade implica emissão de talões de venda. Mesmo quem não está abrangido pelas regras da referida portaria, deve conferir nas faturas de aquisição de bens ou serviços se constam a expressão "processado por programa certificado nº.".

Portanto, naturalmente cabe ao Técnico Oficial de Contas informar o empresário das novas obrigações e ajudá-lo a escolher um programa de contabilidade e de faturação certificado. Quando há a possibilidade de usar software não certificado, o TOC deverá verificar se cumpre os atuais requisitos. Em qualquer um dos casos, contactar uma empresa especializada em programas de contabilidade será uma mais-valia, já que é feita uma análise das necessidades e de novas formas de tornar a gestão financeira mais eficiente.

TOC tem a responsabilidade de indicar o software de gestão mais adequado

O TOC é quem melhor conhece as necessidades de gestão contabilística, legal e fiscal e tem obrigação de adequar de forma sustentada o dia-a-dia da empresa às suas obrigações legais e fiscais. Ao avaliar as necessidades de programas de contabilidade e gestão em geral, o Técnico Oficial de Contas ou contabilista pode sugerir a aquisição de um software mais completo, aproveitando para automatizar a atividade do cliente, de forma a que a inserção de dados e gestão de processos seja mais simples e eficaz.

Com a automatização da contabilidade, o TOC ou colaborador responsável pela área contabilística e de gestão terá mais tempo para avaliar novas formas de rentabilizar o negócio e assessorar o gestor na tomada de decisões.

Com a instalação de um software de contabilidade, faturação ou gestão de qualidade, a empresa terá maior produtividade e verá o retorno do investimento em pouco tempo. Isto porque verifica-se um melhor fluxo da informação, uma rentabilização dos stocks e dados detalhados sobre vendas, custos, despesas, etc. Esta noção global permite ao empresário ter uma visão estratégica sobre o seu negócio.

Aproveite a aquisição de software certificado para investir em programas de contabilidade e gestão alargado, que tornem os processos de uma empresa mais eficientes e rentáveis.

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Add-ons para PHC

5 Softwares de Gestão para Empresas de Construção Civil

2020-12-21

O cimento é a base de qualquer construção. É a cola que une os diversos materiais. Podemos olhar para os softwares de gestão da mesma forma.  Sem uma ferramenta tecnológica que centralize as informações de cada obra, a...

Soluções PHC

Saiba como Otimizar a Gestão da sua Loja Online (B2B ou B2C)

2020-12-14

O cliente faz uma compra online. Passadas duas semanas ainda não recebeu o artigo em casa. Naturalmente, vai ligar para a empresa (e já não está muito satisfeito).  Depois de algumas conversas, o apoio ao cliente percebe que afinal não existia...

Add-ons para PHC

Gestão de Tesouraria 4.0 - benefícios e softwares inteligentes

2020-12-07

Sabe qual é a liquidez e a autonomia financeira da sua empresa, neste momento? O negócio que gere, seria capaz de sobreviver a quantos meses sem income ou apoios adicionais?  Com uma gestão de tesouraria 4.0 consegue obter estas informações em...

Notícias

Quer Trocar de Parceiro ERP? Saiba o que deve ter em conta

2020-11-26

Um parceiro deve ser um facilitador e a relação entre ambos deve ir além da aquisição do software.  Deve ser um partenaire que rentabiliza o investimento feito, está a par das atualizações legais e fiscais, ofereça...

Add-ons para PHC

Softwares de Gestão para a Indústria - PHC e Add-ons Winsig

2020-11-24

Na Winsig, a inovação é incentivada pelo feedback dos clientes porque são eles que utilizam os sistemas para a gestão das suas empresas, numa base diária.  Neste artigo, reunimos um conjunto de add-ons para PHC para as diferentes...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020