Logotipo Winsig

TOC aconselha programas de contabilidade certificados

2015-07-01

Empresários com contabilidade organizada não prescindem (nem podem) de um Técnico Oficial de Contas (TOC). Este profissional é responsável pela gestão de toda a área contabilista e financeira de uma empresa e, por isso, tem que estar equipado com as ferramentas e software adequados à atividade.

A maioria das pessoas desconhece que há legislação que define quais os programas de contabilidade certificados. Quem tem um TOC poderá pedir aconselhamento sobre o melhor software na hora de implementar o sistema. Negócios com menor dimensão continuam a necessitar de cumprir estes requisitos e, caso não tenham um TOC, podem consultar empresas especializadas em instalação e acompanhamento de programas de contabilidade, que sejam parceiros certificados pelas marcas oficiais.

Por exemplo, empresários cuja atividade implica faturação devem ter equipamentos que preencham os requisitos da portaria nº 22-A/2012, que estabelece todas as regras para programas de contabilidade e faturação que emitem talões, bem como aqueles que imprimem documentos para apresentar a clientes como comprovativo da entrega de bens ou prestação de serviços.

Uso de software de contabilidade certificado é obrigatório

Convém não esquecer que esta imposição se aplica apenas a empresários que têm que usar sistemas de faturação certificados pela Autoridade Tributária. Esta obrigação aplica-se a todos os sujeitos passivos de IRC e IRS, cuja atividade implica emissão de talões de venda. Mesmo quem não está abrangido pelas regras da referida portaria, deve conferir nas faturas de aquisição de bens ou serviços se constam a expressão "processado por programa certificado nº.".

Portanto, naturalmente cabe ao Técnico Oficial de Contas informar o empresário das novas obrigações e ajudá-lo a escolher um programa de contabilidade e de faturação certificado. Quando há a possibilidade de usar software não certificado, o TOC deverá verificar se cumpre os atuais requisitos. Em qualquer um dos casos, contactar uma empresa especializada em programas de contabilidade será uma mais-valia, já que é feita uma análise das necessidades e de novas formas de tornar a gestão financeira mais eficiente.

TOC tem a responsabilidade de indicar o software de gestão mais adequado

O TOC é quem melhor conhece as necessidades de gestão contabilística, legal e fiscal e tem obrigação de adequar de forma sustentada o dia-a-dia da empresa às suas obrigações legais e fiscais. Ao avaliar as necessidades de programas de contabilidade e gestão em geral, o Técnico Oficial de Contas ou contabilista pode sugerir a aquisição de um software mais completo, aproveitando para automatizar a atividade do cliente, de forma a que a inserção de dados e gestão de processos seja mais simples e eficaz.

Com a automatização da contabilidade, o TOC ou colaborador responsável pela área contabilística e de gestão terá mais tempo para avaliar novas formas de rentabilizar o negócio e assessorar o gestor na tomada de decisões.

Com a instalação de um software de contabilidade, faturação ou gestão de qualidade, a empresa terá maior produtividade e verá o retorno do investimento em pouco tempo. Isto porque verifica-se um melhor fluxo da informação, uma rentabilização dos stocks e dados detalhados sobre vendas, custos, despesas, etc. Esta noção global permite ao empresário ter uma visão estratégica sobre o seu negócio.

Aproveite a aquisição de software certificado para investir em programas de contabilidade e gestão alargado, que tornem os processos de uma empresa mais eficientes e rentáveis.

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Add-ons para PHC

5 benefícios de trabalhar com software de gestão PHC

2021-09-23

As empresas que usam o software de gestão PHC reconhecem que esta ferramenta é um poderoso aliado na administração do negócio. Se está a ponderar ou tem resistido a este investimento, apresentamos um conjunto de vantagens que provam que um programa para gerir a atividade compensa, e...

Soluções PHC

Qual o software indicado para a sua Empresa de Construção?

2021-09-06

Tem uma empresa de construção e quer saber qual o software de gestão mais indicado para as características do seu negócio? Responda a este quiz 3 minutos e veja qual a melhor opção.

Tendências e Opinião

Inteligência para ir mais além com o Software PHC

2021-08-26

    Esta frase transmite arrogância, tenho essa consciência. Mas a verdade é que projetos de implementação do Software PHC podem ser realizados por mais de 400 empresas em Portugal. De facto, o que nos pode diferenciar das outras empresas...

Tendências e Opinião

A História do Software PHC

2021-08-12

Na Winsig, trabalhamos para oferecer aos nossos clientes as melhores soluções de gestão integrada com o software PHC. Desde 2013 que a nossa empresa é o maior parceiro PHC em Portugal. Esta certificação de PHC Enterprise Partner proporciona...

Add-ons para PHC

Como é que um ERP beneficia a indústria da Construção Civil e alavanca os ganhos do negócio?

2021-07-22

    A organização é um dos alicerces da construção civil.  Tal como a dimensão das estruturas que erguem, as pessoas e os processos que constituem o setor são de grande escala. É preciso gerir obras, projetos e...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020