Logotipo Winsig

Software comercial é guardião da informação empresarial

2015-10-09

Para todos os que se encontram na fase de dar os primeiros passos na criação de uma empresa ou já o fizeram e pretendem concorrer a linhas de apoio às PMEs (Pequenas e Médias Empresas), há uma questão que por vezes não é ponderada nos projetos e que é muito importante para determinar a forma como a empresa será gerida. É a aquisição de software comercial ou de outra natureza, que será o guardião de tudo o que a empresa tem de mais precioso, desde base de dados, faturação, clientes, fornecedores, processos, informações fiscais, etc.

Quem se candidata a programas de fundos europeus, como o Comércio Investe, sabe que terá que apresentar um plano detalhado do projeto, das necessidades e previsões de retorno a curto prazo. Um dos apoios conferidos pelo programa, que tem como finalidade a valorização da oferta disponibilizada pelos estabelecimentos comerciais e modernização da atividade, consiste precisamente na aquisição de equipamentos e software de suporte à atividade comercial.

A compra de software comercial, bem como a criação de sites, plataformas digitais e planos de marketing, encontra-se no mesmo nível de importância que a requalificação do espaço comercial e aquisição de mobiliário.

O software comercial assegura a automatização da atividade do estabelecimento

Estes apoios são específicos para micro e pequenas empresas e consiste numa taxa de apoio a fundo perdido de 40% do investimento total, até o valor máximo de 35 mil euros. Assim, não há desculpa para não dar atenção à gestão dos processos e organização da atividade comercial. No âmbito destas linhas de investimento, muitas empresas procuram entidades conhecedores dos vários softwares de gestão e com consultores que avaliem as particularidades do negócio e recomendem o software comercial mais indicado.

Por exemplo, o PHC FX é uma das plataformas mais eficazes e procuradas pelas empresas do ramo de atendimento ao público e vendas. Com este programa é possível analisar as vendas, comparar os negócios, monitorizar custos e lucros e até conhecer os melhores clientes.

É uma ferramenta que ajuda o empresário a ter uma melhor capacidade de decisão e trata-se de um software comercial que pode ser acedido em qualquer plataforma ou lugar. É ótimo para quem tem vários negócios e não consegue estar a tempo inteiro num único local.

Soluções da PHC são móveis e dinâmicas

Como pode aceder ao software comercial remotamente, isto significa que pode igualmente acompanhar ao minuto (se quiser) o que se passa no local, analisando vendas, encomendas, preferências dos clientes, entre outros. As decisões que serão tomadas têm em conta a análise de várias perspetivas da mesma atividade e de uma visão global do negócio.

No caso de empresários com mais do que um espaço comercial, não há necessidade de vários softwares e de ligações diferentes. Pelo contrário, a informação de cada negócio está num único software comercial, em que pode escolher qual a empresa que quer consultar sem ter que sair do programa. De forma eficaz e organizada, a informação fica centralizada e é possível que todos os utilizadores acedam desde que autorizados pelo administrador do sistema. Assim consegue manter reservado o que é confidencial.

Na hora de concorrer a linhas de investimento inclua no plano de ações a aquisição de um software comercial de qualidade e que seja implementado por parceiros certificados e especializados neste segmento.

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020