Logotipo Winsig

Saiba como um software de gestão para a construção civil pode otimizar o seu negócio

2022-07-08

 

Se trabalha em construção civil, as tarefas como criação de projetos e obras, organização de processos, elaboração e controlo de orçamentos ou gestão de fornecedores e clientes fazem parte das suas tarefas diárias. Utilizar um software de gestão para construção civil pode ajudá-lo a melhorar e a agilizar estes processos. 

O estudo realizado pela Informa D&B para a Winsig demonstra isso mesmo: a aplicação do software e dos add-ons Winsig para a construção revelam-se vantajosos para estas empresas. 

Esta solução integrada ajuda a melhorar os processos de negócio, mas destaca-se pela relevante e crucial funcionalidade de importação dos orçamentos com a respetiva estrutura de custo.

 

Quais são os benefícios de utilizar um software de gestão para construção?

A importação de orçamento a partir do software CCS ou de outro sistema que utilize na sua empresa é uma das mais-valias da utilização de um software de gestão. Desta forma, pode consultar todos os detalhes dos custos, por categoria, sem necessitar de os importar linha-a-linha.

O software PHC combinado com o add-on WIN Construção oferece cronogramas, custos por família e mapa de resultados, entre outras análises personalizadas, desenvolvidas pelas equipas da Winsig e adaptadas mediante os requisitos da obra e da sua empresa.

Para além destas funcionalidades, permite gerar gráficos Gantt com informações desde a data de início da obra até à conclusão estimada e que facilitam a visualização do progresso das obras em curso e a sua monitorização. 

 

Saiba Como Um Software De Gestao Para A Construcao Civil Pode Otimizar O Seu Negocio Winsig

 

Qual o impacto de um software de gestão para construção civil no seu negócio?

Dada a relevância e feedback positivo das empresas que trabalham com esta solução integrada de software de gestão para construção civil (software PHC e do add-on WIN Construção), a Winsig encomendou um estudo ao Informa D&B que assentou na comparação com empresas do setor da construção civil, com o mesmo CAE, relativo ao ano de 2020, e no qual apenas metade das empresas são clientes da Winsig.

As conclusões são inequívocas e deveras relevantes quanto às vantagens da utilização do software PHC e dos add-ons desenvolvidos pela Winsig:

  • Aumento da rentabilidade da empresa;
  • Incremento na eficácia e produtividade dos seus colaboradores;
  • Elevado EBITDA em relação às empresas que não utilizam este ERP.

 

Transição digital e a modernização de processos na construção civil

Ora, uma vez que a transição digital e a modernização de processos são uma realidade, o que lhe parece juntar uma solução integrada de software de gestão para construção civil que reduz os custos de operação, potencia o saldo positivo no final dos projetos e, nas contas finais, ainda consegue atingir um EBITDA mais elevado?

Estes resultados são uma realidade com a utilização deste ERP, conforme comprova o estudo realizado para a Winsig. 

O dado que mais sobressai é o valor do EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), uma vez que os clientes Winsig somam cerca 1 milhão e 260 mil euros de EBITDA, enquanto os seus pares, em comparação com empresas do mesmo setor de atividade e com o mesmo CAE, somam apenas 534 mil euros de EBITDA.

Uma clara diferença que se pauta pelo investimento que as empresas fizeram na modernização digital e na implementação de um software de gestão para construção civil, com um add-on cirurgicamente desenvolvido para este setor. 

Comparativamente, o estudo revela igualmente que, mesmo com os ganhos das empresas que utilizam o software PHC e os add-ons desenvolvidos pela Winsig, o investimento na remuneração dos funcionários é mais elevado, acima dos 30 mil e 500 euros, enquanto as empresas com o mesmo CAE investem cerca de 20 mil e 500 euros.

Por outro lado, o resultado líquido por funcionário posiciona-se nos 5.820 euros, enquanto os pares somam 3.368 euros, e ainda acresce outro dado relevante: para além de mais bem remunerados, os funcionários elevam as vendas dos produtos e serviços para a barreira dos 199 mil e 500 euros, enquanto os seus pares não chegam aos 91 mil euros.

 

Como podem os consultores Winsig ajudar as empresas de construção civil?

A Winsig pode ajudá-lo a alcançar esta otimização de recursos e potenciar os seus negócios relacionados com o setor da construção, uma vez que apostou numa equipa especializada e multidisciplinar para o ajudar a implementar esta solução integrada.

Para uma gestão ainda mais otimizada e ideal para os momentos em que é necessário anotar dados precisos, pode utilizar o WIN APP Obras. Registe tempos, stocks e consumos de obras e reparações de forma direta neste software de gestão para construção civil. Estes dados são atualizados e sincronizados no PHC.

Desta forma, o sistema pode trabalhá-los e disponibilizar análises relativas à atividade da sua empresa. Beneficia ainda de fluxos automáticos de informação que simplificam os processos, tudo isto, num curto espaço de tempo.

Para além de acompanhar as atividades no local e em tempo real, a gestão responde de imediato às necessidades de stock mais prementes.

Está disponível para os sistemas operativos iOS e Android e integra com as gamas PHC Corporate, Advance e Enterprise.

 

2 Saiba Como Um Software De Gestao Para A Construcao Civil Pode Otimizar O Seu Negocio Winsig

 

Como pode a sua empresa beneficiar das vantagens de um software de gestão para construção civil?

Para ter acesso ao add-on WIN Construção basta ter o módulo de Gestão Completa do PHC. Esta solução inicia o processo de automatização, facilita o trabalho diário, diminui a intervenção humana e impacta o saldo positivo no final da obra.

Para além disso, acrescem as mais-valias de os dados poderem ser consultados a qualquer momento e por todos os departamentos da empresa, sejam diretores de obra ou pessoal da área financeira, como também permite medições extra nos autos de cliente e/ou fornecedores. 

É possível realizar pedidos de compra e de adjudicação, consultas ao mercado, o envio dessas consultas para os fornecedores e até lançar contratos diretamente no PHC.

Estas são algumas das muitas funcionalidades que a implementação do software PHC e dos add-ons desenvolvidos pela Winsig, nomeadamente o WIN Construção, disponibilizam para as empresas do setor da construção civil.

Conheça as principais funcionalidades do Win Construção, o software de gestão para construção civil da Winsig: 

Contacte-nos para pedir um orçamento ou agendar uma demonstração.

Ana Lopes

Ana Miguel Lopes

Corporate journalist

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Casos de Sucesso

Plastifa, um caminho de crescimento e inovação

2024-02-26

  A Plastifa teve um início modesto, com apenas duas máquinas de injeção, mas a qualidade dos produtos e a visão de futuro de Manuel Carvalho, diretor-geral, elevou o nome da empresa nos mercados nacionais e internacionais. Conheça a...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020