Logotipo Winsig

Saiba como Otimizar a Gestão da sua Loja Online (B2B ou B2C)

2020-12-14

O cliente faz uma compra online. Passadas duas semanas ainda não recebeu o artigo em casa. Naturalmente, vai ligar para a empresa (e já não está muito satisfeito). 

Depois de algumas conversas, o apoio ao cliente percebe que afinal não existia aquele artigo em stock ou nas quantidades desejadas. 

Como assim? 

Verificou-se, mais tarde, que houve um erro na atualização dos stocks e na gestão do inventário. 

Para além de não ter efetivado uma venda, esta empresa defraudou as expectativas do cliente. Este é um ponto essencial. Com os avanços da tecnologia no e-commerce as expectativas dos clientes quanto às funcionalidades elevaram-se a uma nova fasquia. 

Manter uma loja online atualizada com o seu PHC não precisa necessariamente de revisões constantes e muito demoradas. Basta escolher a plataforma de vendas certa e que integre com o seu software de gestão. 

Esta decisão hoje vai permitir-lhe poupar tempo, custos e manter a gestão da loja online organizada e com um processo automatizado.

 

Porque deve otimizar a Gestão da sua Loja Online? 

As vendas aumentam todos os meses. A loja online está a ganhar tração. Boas notícias! As encomendas são o coração do negócio e sem elas não há sustentabilidade financeira. 

O e-commerce traz grandes resultados, e na mesma medida, grandes desafios para a gestão. Quando a empresa começa a receber muitos pedidos, precisa de conseguir gerir todas as solicitações, sem perder qualidade no serviço que oferece. 

Mas uma loja online é como um polvo com os seus vários tentáculos. 

Não basta tirar fotografias dos produtos e colocá-los à venda. E a parte financeira? E os pagamentos? E o controlo do inventário? E as campanhas de marketing? 

Se realmente quer um negócio proveitoso e sustentável, tem que olhá-lo de forma holística. 

Para fazer face a todas as operações, as empresas devem ter uma sequência de processos automatizados para conseguirem gerir a loja online sem perder a sanidade mental e corresponder às expectativas dos clientes B2B ou B2C.

As plataformas de e-commerce robustas, como a Shopify, simplificam muitos destes processos com funcionalidades essenciais para quem vende online. 

 

Conciliar a satisfação dos clientes com a Gestão Interna da Loja Online 

Os avanços no comércio online criaram um ambiente propício ao imediatismo com os clientes a exigirem “quero agora e o mais rápido possível”. 

Esta velocidade na resposta obriga a uma gestão da loja online controlada e organizada para evitar erros com implicações sérias no negócio e na satisfação dos clientes. 

Se quer otimizar a gestão do seu e-commerce, antes de mais tem que ter acesso a um leque de informações sobre: 

  • Próprio negócio (inventário, stocks, análises financeiras, encomendas, etc.); 
  • Cliente (padrões de consumo, proposta de produtos personalizados, etc.);
  • Produtos ou serviços (descrição do produto, dos portes de envio consoante o peso, tamanho, etc.), 

Lembre-se: os dados alimentam o comércio eletrónico. 

 

Gerir a expectativa do cliente

A experiência de compra online oferecida pelas empresas é tão importante quanto os produtos ou serviços que comercializam. Este, é, aliás, um indicador de sucesso dos negócios. 

Customer Engagement Statistics 1 3

Os consumidores sempre quiseram um serviço amigável, eficiente e confiável. Mas com o desenvolvimento das novas tecnologias e à boleia das novas funcionalidades no e-commerce, a mudança faz-se a um ritmo mais acelerado. 

Querem um serviço ainda mais eficiente. Querem sentir que o serviço foi personalizado à medida das suas necessidades e padrões de consumo. E não se importam de pagar mais por isso (ver imagem). 

O que isto significa para os negócios, como o seu, que vendem na internet?

Que os próprios clientes estabelecem metas do que esperam encontrar cada vez que clicar na sua loja de comércio eletrónico! 

É uma notícia positiva. 

Com a tecnologia não há razão para corresponder (ou superar) as expectativas dos seus potenciais clientes. 

Isto implica ter controlo total sobre os inúmeros processos que ocorrem desde que o cliente entra na loja online até que faz o pagamento e recebe a encomenda em casa. 

 

Simplificar a gestão do comércio eletrónico integrando-o com o software de gestão 

Na sua essência, ao conectar o seu e-commerce com o software de gestão está a criar uma única fonte de verdade

Significa que não há mais discrepâncias no inventário ou informações financeiras incorretas.

Mas há mais benefícios: 

  • Garante que o stock é suficiente

A inserção manual de stock pode levar a erros humanos e desperdício de tempo. Quando o ERP e a loja online trabalham em conjunto, o stock é atualizado de forma automática, garantindo que os números são atuais e fiáveis.

  • Simplifica o rastreamento dos pedidos

Os clientes querem saber o estado da sua encomenda. Uma solução de ERP atualiza o rastreamento dos pedidos e pode alertar os clientes sobre a localização ou os prazos de entrega.

  • Automatiza tarefas de contabilidade

Ao automatizar os processos de pagamento e a emissão de faturas eletrónicas - de forma integrada com o ERP, evita erros humanos que interferem na contabilidade do negócio. Garante ainda o cumprimento das obrigações fiscais e permite manter o fluxo de caixa sob controlo. 

 

3 ferramentas essenciais para otimizar a Gestão da sua Loja Online 

 

1. WIN Portal do cliente (B2B) 

A sua empresa também já comercializa e faz negócios na internet? Caso contrário, pode estar a perder espaço de mercado. 

“Das empresas que comercializam B2B e utilizam o e-commerce, 43% vendem online, mais 2,9% do que no ano anterior e 42,5% já aceitam pagamentos online.”

Os dados de 2019 são do relatório “Estratégia Digital em Ambientes B2B: Marketing”. 

Se precisa de mover a sua empresa para o espaço digital, a Winsig tem uma Loja Online B2B chave na mão. 

Integrada com o seu software de gestão PHC, O WIN Portal do Cliente permite reduzir o custo de cada transação, oferece uma excelente navegabilidade e está desenhado para facilitar o processo de compra. 

É impossível enumerar todas as funcionalidades desta solução, mas queremos destacar as ferramentas de marketing e otimização SEO porque uma das formas mais económicas de alcançar utilizadores é por meio da otimização do comércio eletrónico. 

De acordo com alguns estudos, o tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa traz a receita mais alta (38%), superando todos os outros canais de marketing digital.

Page 3 Image 2

Como funciona?

Quando alguém procura no Google um produto que vende, o seu site aparece no topo das pesquisas. Uma boa otimização garante que as páginas de produto sejam classificadas no topo dos resultados de pesquisa. 

Esta é uma funcionalidade standard da WIN Portal do Cliente nas ferramentas de marketing, bem como a integração com o Google Analytics. 

Consulte o leque de funcionalidades aqui

 

2. WIN Loja Shopify 

Já tem uma loja online, mas não está satisfeito com as funcionalidades ou o serviço prestado pelo fornecedor? 

Se precisa de um e-commerce em tempo recorde, a Winsig tem uma solução B2C pronta a funcionar: a WIN Loja Shopify.

Esta loja foi desenvolvida em Shopify e apresenta uma grande mais-valia: a integração com o software PHC. 

Ao trabalhar com um sistema unificado:

  • Sincroniza produtos e stocks;
  • Gere de forma automática as imagens do catálogo; 
  • Integra clientes, encomendas e fornecedores. 
  • Controla toda a logística e distribuição. 

Para além disso, pode escolher o layout que quiser, personalizar a sua homepage e beneficiar de uma galeria de imagens extensível. 

E há outras duas funcionalidades relevantes relacionadas com o processo de checkout simplificado:

  1. Registo de encomendas com e sem login;
  2. Diversas formas de pagamento online. 

Significa que está a eliminar os obstáculos que podem fazer vacilar o cliente na hora de efetivar a compra. 

Descubra aqui todas as funcionalidades e respetivos benefícios. E já que está no site, aproveite para ver a nossa loja online modelo. 

 

3. WIN Conector Shopify 

Se há forma de otimizar a gestão do seu e-commerce é conectar a loja online ao seu sistema de gestão. 

Recorda-se do episódio com que abrimos este artigo? Do cliente que nunca recebeu a encomenda porque o artigo já não existia em stock? 

Com o PHC, a Loja Online e o Conector Shopify no meio, isto nunca aconteceria. Esta ferramenta funciona como um mediador na terapia de casal. 

Conseguirá facilmente: 

  • Sincronizar produtos e stocks;
  • Gerir de forma automática as imagens de catálogos;
  • Integrar clientes e encomendas.

 

Loja Online, ERP e integração entre ambos é possível com a Winsig 

Uma loja eficiente oferece uma experiência superior aos consumidores e ajuda a gestão a ter o negócio sob controlo. 

Existem inúmeras plataformas para abrir as portas do seu negócio ao mundo online, mas nem todas oferecem integração com software de gestão, ou são rápidas a carregar, ou permitem otimizar a pesquisa de produtos.

Não basta ter a loja online. Como ficou evidente, os clientes esperam mais quando acedem ao seu e-commerce.

Explore as diferentes soluções que apresentámos neste artigo e se ficou com dúvidas, peça-nos um orçamento. Será contactado por um consultor especializado no seu setor de atividade. 

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Onde está alojado o seu servidor? “Datacenter” devia ser a resposta!

2021-02-18

Onde estão armazenados os dados críticos e sensíveis do seu negócio? Aquelas informações, programas e softwares sem os quais as operações paravam? Num servidor local, físico? Ou não tem sequer um...

Tendências e Opinião

5 razões para comprar um ERP português

2021-02-04

“Nuno, devo escolher um software de gestão nacional ou estrangeiro para o meu negócio? “ É a pergunta que mais me colocam e na maioria dos casos nem hesito na resposta. Se está a pensar em implementar um software de gestão, partilho...

Soluções PHC

Entrevista com o Pedro Nogueira, criador do WIN Loja Shopify (lojas online para B2C) (Parte 2)

2021-01-21

Abra uma loja online em 15 minutos ou crie um e-commerce em 7 passos.  O argumento é replicado pela internet fora e também na página da Winsig dedicada à WIN Loja Shopify, embora de forma mais realista.  De facto, a simplicidade, o imediatismo e...

Add-ons para PHC

Entrevista com o Pedro Nogueira, criador do WIN Portal do Cliente para Lojas Online B2B! (Parte 1)

2021-01-07

Uma loja online B2B é um vendedor que não dorme.  “É um profissional sempre disponível para receber encomendas, mostrar o catálogo, oferecer e negociar o preço conforme a relação (mais ou menos próxima) com o...

Add-ons para PHC

5 Softwares de Gestão para Empresas de Construção Civil

2020-12-21

O cimento é a base de qualquer construção. É a cola que une os diversos materiais. Podemos olhar para os softwares de gestão da mesma forma.  Sem uma ferramenta tecnológica que centralize as informações de cada obra, a...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020