Sabe como aderir às faturas sem papel? Deixe de acumular talões na carteira.
2023-04-17
O serviço “Faturas sem Papel” já está disponível para as empresas e particulares: basta aceder ao site e-Portugal e fazer a adesão a este serviço.
Ao aderir a este serviço, receberá as faturas dos estabelecimentos comerciais aderentes, como supermercados, cafés, restaurantes, farmácias, entre outros, no seu e-mail. Desta forma, estará a ajudar a diminuir o gasto de consumíveis associados à impressão das faturas e pode aceder a essa informação em qualquer altura e em qualquer lugar.
Esta medida permite a desmaterialização e a simplificação do processo de emissão de faturas, a redução do consumo de papel, para além da diminuição dos custos de operação associados.
Mas já sabe como e quem pode aderir? Leia o artigo e fique a par das novidades.
Como aderir ao Serviço Faturas em Papel?
Deve pesquisar, na página ePortugal “Serviço Faturas em Papel”. Para aderir tem de se registar ou autenticar na página através do Cartão de Cidadão ou com a CMD – Chave Móvel Digital.
Caso não tenha o PIN que recebeu com o Cartão de Cidadão, pode ativar a Chave Móvel Digital – CMD – para ter acesso a este e outros serviços, através do Portal das Finanças (o mesmo que utiliza para entregar o IRS).
Através do Portal das Finanças pode ativar a chave digital e receberá o PIN correspondente na morada que consta neste portal.
Depois de receber o PIN, já pode aceder novamente ao site ePortugal e efetuar o Login/Autenticar.
De seguida, surge uma página para Autorizar/Não Autorizar os termos e condições de utilização descritas:
Por fim, deve aceitar a “Lei aplicável e foro competente”:
Agora, pode aceder à sua área reservada e selecionar a opção “Fatura sem Papel”
E depois a opção “Cidadão”
Receberá um e-mail com o código de validação; deve inseri-lo no local correspondente e clicar em “Aderir”.
Por motivos de segurança, pode definir um PIN para aceder às suas faturas digitais. O PIN predefinido são os últimos 4 dígitos do seu número de contribuinte, mas pode “Alterar o código PIN” ou “Desativar código PIN” e clicar e “Continuar”.
O processo de adesão à Fatura Eletrónica sem Papel está concluído. A partir deste momento pode receber as faturas no seu e-mail e consultá-las sempre que for necessário.
Existem outras formas para aceder ao Serviço Faturas sem Papel?
Sim. No total, existem seis formas de aceder a este serviço, pelo que deve escolher a que considerar mais conveniente para si.
Os cidadãos estrangeiros também podem aceder ao Serviço Faturas sem Papel?
Os cidadãos estrangeiros podem aceder a este serviço de duas formas:
- Através da “Chave Móvel Digital”: Precisa do código PIN da sua CMD e do telemóvel que lhe está associado;
- Através da “Autenticação Europeia”, que é dirigido a cidadãos com mecanismos de identificação eletrónica emitida por outro Estado-Membro da União Europeia que já tenha infraestruturas de autenticação (eIDAS) disponível.
A quem se dirige a opção “Certificado Digital”?
O registo através do “Certificado Digital” permite o acesso a serviços online relacionados com a atividade profissional para Notário(a), Advogado(a) e Solicitador(a).
Quais são os serviços a que tenho acesso se efetuar o registo através da “Chave Móvel Digital” ou do “Cartão de Cidadão”?
Terá permissão para aceder e realizar operações em todos os serviços online disponibilizados neste portal.
Se aceder através de “utilizador e senha” ou “Redes Sociais” tenho acesso aos mesmos serviços?
Não. Se aceder através de “Utilizador e Senha” ou “Redes Sociais” terá as seguintes limitações:
- Registo através do “UTILIZADOR E SENHA”
Não será possível “a realização dos serviços online disponibilizados neste portal para os quais sejam necessários dados de identificação civil”. Necessita de uma conta Autenticação.gov com utilizador e senha. Clique em "Criar conta" e na página Autenticação.gov clique na ligação em "Registe-se aqui". - Registo através das “REDES SOCIAIS”
Não será possível “a realização dos serviços online disponibilizados neste portal para os quais sejam necessários dados de identificação civil”. Necessita dos dados de acesso do Google+.
O que devo fazer após aderir ao serviço Faturas Sem Papel?
Após aderir ao serviço Faturas Sem Papel deve definir o e-mail onde pretende receber as suas faturas e pode definir um código PIN que terá de introduzir para abrir as faturas que recebe.
A adesão ao serviço "Faturas sem Papel" é obrigatória?
A adesão ao serviço "Faturas sem Papel" (ainda) não é obrigatória, mas é uma opção que ajuda a reduzir o consumo de papel e a simplificar o processo de emissão e receção de faturas.
É relevante lembrar que, ao aderir ao serviço, deve garantir a segurança dos seus dados pessoais e das transações realizadas; para isso deve manter as credenciais de autenticação guardadas num local seguro e não as deve partilhar com ninguém. Também deve manter o antivírus atualizado em todos os dispositivos utilizados para aceder ao serviço.
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Fonte: Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) e ePortugal
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