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Quer saber como tornar a sua empresa mais rentável?

2022-07-15

Nesta entrevista apresentamos o testemunho de Filipe Duarte, CEO da YOUGET que explana, na primeira pessoa, como rentabilizou e fez crescer o seu negócio.

 

A YOUGET divide-se em duas grandes vertentes: a comercial, através da loja online, que representa cerca de 80% do nosso volume de faturação (faturou cerca de 14 milhões de euros em 2021) e a técnica que é muito relevante para a captação e fidelização dos clientes, uma vez que disponibilizamos serviços de pós-venda, reparação e recondicionamento de equipamentos tecnológicos em geral”. Filipe Duarte, CEO da YOUGET. 

 

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Filipe Duarte

 

Apesar de já utilizar um software de gestão na YOUGET, porque decidiu implementar o PHC?

Utilizávamos um software de gestão que deixou de corresponder às nossas expectativas e estava a tornar-se cada vez mais difícil de trabalhar e de gerir o nosso dia-a-dia com esse ERP. A escolha recaiu no software PHC precisamente porque a Winsig nos garantiu que conseguiríamos efetuar ações que não eram passíveis de efetuar com o ERP anterior e porque também havia a possibilidade de personalizar detalhes relevantes para o desenvolvimento da nossa atividade.

Após consultar o mercado, reconheci que o PHC tem vários fatores diferenciadores, mas foi o facto de ter uma framework que permite que este se adapte às necessidades e exigências da YOUGET que me impulsionou a dar este passo.

Devido ao elevado número de referências (produtos) que disponibilizamos, tivemos de pedir alterações específicas ao PHC para podemos inserir detalhes como as dimensões dos produtos, o cálculo dos portes de envio e outras especificações que fazem toda a diferença quando um cliente está a efetuar a compra de um produto online.

Rentabilizar o nosso trabalho e ter fluidez no processo de envio das encomendas que recebemos são premissas muito relevantes para a qualidade de serviço da YOUGET e para seu sucesso.

Para além de quer ter a certeza de que o software PHC iria corresponder às necessidades da YOUGET, queria ter a garantia de que os colaboradores não iriam perder demasiado tempo com processos anteriormente demoravam dias e que atualmente são concluídos em algumas horas.

 

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Revele o impacto que sentiram na YOUGET desde que começaram a trabalhar com a Winsig.

A Winsig ajuda-nos a aprimorar as ideias e a encontrar as soluções mais viáveis para que atinjamos os nossos objetivos. Esta proximidade e capacidade de apresentar as soluções mais completas e eficazes, são premissas muito valiosas para a YOUGET.

Prefiro trabalhar com uma empresa experiente, como a Winsig, porque tem o know-how que traz do trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo da sua atividade, compreende melhor quais são os nossos objetivos e consegue materializá-los com soluções que vão de encontro ao solicitado. Esta capacidade de resposta e proatividade são incomparáveis.

A experiência também se torna relevante quando nos referimos ao desenvolvimento da programação para os add-ons específicos que temos vindo a solicitar à Winsig e que essa integração seja efetuada com sucesso no PHC.

Em suma, a Winsig revelou-se bastante proativa desde o início do projeto. Efetuaram um trabalho de consultoria antes de apresentar o plano de implementação do PHC e dos add-ons que iríamos necessitar para atingir os objetivos a que nos propúnhamos.

Um dos resultados mais visíveis do nosso crescimento e que reflete o profissionalismo da Winsig, é o facto de termos começado a trabalhar com a gama Corporate da PHC, uma vez que éramos cerca de 10 pessoas e, atualmente, utilizamos o PHC Advanced, somos 72 colaboradores e no ano transato faturámos cerca de 14 milhões de euros.

 

Após a implementação do PHC, quais foram as principais mudanças que constatou?

É indiscutível que o sucesso que colhemos ao nível da faturação se deveu ao software PHC e ao trabalho desenvolvido pela Winsig.

A organização que vieram impor ao nível das encomendas, nomeadamente na loja online, que está integrada com o PHC desde a compra online até à entrega do produto na morada do cliente, foi decisiva para o desenvolvimento da YOUGET. Para além disso, se o cliente quiser consultar as suas compras anteriores ou a YOUGET necessitar de o fazer, é possível através dos registos do PHC.

A celeridade do processo de encomenda/entrega, o facto de podermos enviar a fatura online e a comunicação com a AT ser efetuada também no formato digital, poupam imensos recursos (papéis, tintas e equipamentos).

A parceria com mantém-se dentro e fora de portas. A Winsig já me deu a oportunidade de apresentar a YOUGET a outros parceiros, informa-me das obrigações legais e oferece formação especializada para nos mantermos atualizados.

Ter um bom serviço pós-venda é essencial para fidelizar os clientes e é desta forma que a Winsig nos trata.

 

Os colaboradores e os clientes sentiram que algo mudou na YOUGET?

Sentimos as alterações interna e externamente e os clientes demonstram-nos a sua satisfação através da fidelização e preferência pelos que a YOUGET disponibiliza.

O volume de vendas online aumentou exponencialmente após a implementação do PHC. Este ERP passou a permitir uma comunicação e processamento de encomendas mais célere – desde a confirmação da encomenda, até à entrega na morada de destino – e diminui a probabilidade de enganos o que leva, por sua vez, a que possamos processar mais pedidos. Passámos a expedir cerca de 800 encomendas por dia em vez das anteriores 450.

Quando é criada uma nota de encomenda e depois desta ser fechada, o PHC envia um e-mail para equipa que controla a entrada de produto para as lojas físicas e para o online, para que eles possam começar a alocar os produtos às encomendas efetuadas por estas vias. Apesar deste processo poder ser automatizado, prefiro analisar pessoalmente quais os produtos e marcas com mais solicitações de forma a poder satisfazer os pedidos dos nossos clientes e manter-me atualizado das tendências mais recentes.

Temos 3 lojas, duas em Leiria e outra nas Caldas da Rainha, todas ligadas pelo PHC. Esta via de comunicação online e imediata, possibilita a transição de produtos do armazém entre as diferentes lojas e a gestão otimizada dos stocks das mesmas. Para além disso, podemos antecipar quais os produtos com mais rotatividade e encomendá-los sem que haja rutura de stock.

Este procedimento possibilita que o armazém esteja a par dos produtos que vão chegar, quantidades, espaço que vão necessitar para acomodar a encomenda, quando chegam e quantas unidades que, entretanto, foram vendidas/encomendadas pelos clientes na nossa loja online.

Atualmente, o PHC está aplicado à parte técnica de reparação e recondicionamento de equipamentos; permite que os colaboradores de front e backoffice tenha uma visão geral do que um cliente já comprou no universo YOUGET, as reparações que foram efetuadas, quais as peças que foram substituídas e o valor que deve ser faturado ao cliente final.

 

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Diversificou produtos, investiu na sua empresa e num novo software de gestão. Conclui que fez boas apostas?

Sem dúvida que sim. A YOUGET nasceu para comercializar serviços de telecomunicações, há cerca de 16 anos. Fomos evoluindo e, na altura da pandemia, decidimos diversificar o leque de serviços e respetivos produtos de forma a acompanhar as necessidades e exigências do mercado. Com este passo acabámos por acelerar os processos de digitalização e automatização.

Os produtos não tecnológicos acabaram por ser agrupados na oferta da YOUGET para podermos apresentar uma solução chave-na-não aos nossos clientes. Por outro lado, a fidelização dos compradores é um fator decisivo para o sucesso, por isso, primamos por lhes dispensar mais atenção e aconselhamento especializado.

Ter um parceiro como a Winsig foi decisivo para o sucesso que colhemos até ao momento e pretendemos continuar neste caminho.

Ana

Ana Miguel Lopes

Jornalista corporativa

  • Criação e gestão de conteúdos
  • Entrevista e reportagem
  • Comunicação interna e externa

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