Logotipo Winsig

Quer saber como tornar a sua empresa mais rentável?

2022-07-15

Nesta entrevista apresentamos o testemunho de Filipe Duarte, CEO da YOUGET que explana, na primeira pessoa, como rentabilizou e fez crescer o seu negócio.

 

A YOUGET divide-se em duas grandes vertentes: a comercial, através da loja online, que representa cerca de 80% do nosso volume de faturação (faturou cerca de 14 milhões de euros em 2021) e a técnica que é muito relevante para a captação e fidelização dos clientes, uma vez que disponibilizamos serviços de pós-venda, reparação e recondicionamento de equipamentos tecnológicos em geral”. Filipe Duarte, CEO da YOUGET. 

 

E684389f E123 4ebe Af39 Bcbf190106a4

Filipe Duarte

 

Apesar de já utilizar um software de gestão na YOUGET, porque decidiu implementar o Cegid PHC?

Utilizávamos um software de gestão que deixou de corresponder às nossas expectativas e estava a tornar-se cada vez mais difícil de trabalhar e de gerir o nosso dia-a-dia com esse ERP. A escolha recaiu no software Cegid PHC precisamente porque a Winsig nos garantiu que conseguiríamos efetuar ações que não eram passíveis de efetuar com o ERP anterior e porque também havia a possibilidade de personalizar detalhes relevantes para o desenvolvimento da nossa atividade.

Após consultar o mercado, reconheci que o Cegid PHC tem vários fatores diferenciadores, mas foi o facto de ter uma framework que permite que este se adapte às necessidades e exigências da YOUGET que me impulsionou a dar este passo.

Devido ao elevado número de referências (produtos) que disponibilizamos, tivemos de pedir alterações específicas ao Cegid PHC para podemos inserir detalhes como as dimensões dos produtos, o cálculo dos portes de envio e outras especificações que fazem toda a diferença quando um cliente está a efetuar a compra de um produto online.

Rentabilizar o nosso trabalho e ter fluidez no processo de envio das encomendas que recebemos são premissas muito relevantes para a qualidade de serviço da YOUGET e para seu sucesso.

Para além de quer ter a certeza de que o software Cegid PHC iria corresponder às necessidades da YOUGET, queria ter a garantia de que os colaboradores não iriam perder demasiado tempo com processos anteriormente demoravam dias e que atualmente são concluídos em algumas horas.

 

 92b04402 5062 4d29 9eb3 3b36a020e3df

 

Revele o impacto que sentiram na YOUGET desde que começaram a trabalhar com a Winsig.

A Winsig ajuda-nos a aprimorar as ideias e a encontrar as soluções mais viáveis para que atinjamos os nossos objetivos. Esta proximidade e capacidade de apresentar as soluções mais completas e eficazes, são premissas muito valiosas para a YOUGET.

Prefiro trabalhar com uma empresa experiente, como a Winsig, porque tem o know-how que traz do trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo da sua atividade, compreende melhor quais são os nossos objetivos e consegue materializá-los com soluções que vão de encontro ao solicitado. Esta capacidade de resposta e proatividade são incomparáveis.

A experiência também se torna relevante quando nos referimos ao desenvolvimento da programação para os add-ons específicos que temos vindo a solicitar à Winsig e que essa integração seja efetuada com sucesso no Cegid PHC.

Em suma, a Winsig revelou-se bastante proativa desde o início do projeto. Efetuaram um trabalho de consultoria antes de apresentar o plano de implementação do Cegid PHC e dos add-ons que iríamos necessitar para atingir os objetivos a que nos propúnhamos.

Um dos resultados mais visíveis do nosso crescimento e que reflete o profissionalismo da Winsig, é o facto de termos começado a trabalhar com a gama Corporate da Cegid PHC, uma vez que éramos cerca de 10 pessoas e, atualmente, utilizamos o Cegid PHC Advanced, somos 72 colaboradores e no ano transato faturámos cerca de 14 milhões de euros.

 

Após a implementação do Cegid PHC, quais foram as principais mudanças que constatou?

É indiscutível que o sucesso que colhemos ao nível da faturação se deveu ao software Cegid PHC e ao trabalho desenvolvido pela Winsig.

A organização que vieram impor ao nível das encomendas, nomeadamente na loja online, que está integrada com o Cegid PHC desde a compra online até à entrega do produto na morada do cliente, foi decisiva para o desenvolvimento da YOUGET. Para além disso, se o cliente quiser consultar as suas compras anteriores ou a YOUGET necessitar de o fazer, é possível através dos registos do Cegid PHC.

A celeridade do processo de encomenda/entrega, o facto de podermos enviar a fatura online e a comunicação com a AT ser efetuada também no formato digital, poupam imensos recursos (papéis, tintas e equipamentos).

A parceria com mantém-se dentro e fora de portas. A Winsig já me deu a oportunidade de apresentar a YOUGET a outros parceiros, informa-me das obrigações legais e oferece formação especializada para nos mantermos atualizados.

Ter um bom serviço pós-venda é essencial para fidelizar os clientes e é desta forma que a Winsig nos trata.

 

Os colaboradores e os clientes sentiram que algo mudou na YOUGET?

Sentimos as alterações interna e externamente e os clientes demonstram-nos a sua satisfação através da fidelização e preferência pelos que a YOUGET disponibiliza.

O volume de vendas online aumentou exponencialmente após a implementação do Cegid PHC. Este ERP passou a permitir uma comunicação e processamento de encomendas mais célere – desde a confirmação da encomenda, até à entrega na morada de destino – e diminui a probabilidade de enganos o que leva, por sua vez, a que possamos processar mais pedidos. Passámos a expedir cerca de 800 encomendas por dia em vez das anteriores 450.

Quando é criada uma nota de encomenda e depois desta ser fechada, o Cegid PHC envia um e-mail para equipa que controla a entrada de produto para as lojas físicas e para o online, para que eles possam começar a alocar os produtos às encomendas efetuadas por estas vias. Apesar deste processo poder ser automatizado, prefiro analisar pessoalmente quais os produtos e marcas com mais solicitações de forma a poder satisfazer os pedidos dos nossos clientes e manter-me atualizado das tendências mais recentes.

Temos 3 lojas, duas em Leiria e outra nas Caldas da Rainha, todas ligadas pelo Cegid PHC. Esta via de comunicação online e imediata, possibilita a transição de produtos do armazém entre as diferentes lojas e a gestão otimizada dos stocks das mesmas. Para além disso, podemos antecipar quais os produtos com mais rotatividade e encomendá-los sem que haja rutura de stock.

Este procedimento possibilita que o armazém esteja a par dos produtos que vão chegar, quantidades, espaço que vão necessitar para acomodar a encomenda, quando chegam e quantas unidades que, entretanto, foram vendidas/encomendadas pelos clientes na nossa loja online.

Atualmente, o Cegid PHC está aplicado à parte técnica de reparação e recondicionamento de equipamentos; permite que os colaboradores de front e backoffice tenha uma visão geral do que um cliente já comprou no universo YOUGET, as reparações que foram efetuadas, quais as peças que foram substituídas e o valor que deve ser faturado ao cliente final.

 

7bc2dae3 5f38 4a26 Aeae B9c5ae1feab6

 

Diversificou produtos, investiu na sua empresa e num novo software de gestão. Conclui que fez boas apostas?

Sem dúvida que sim. A YOUGET nasceu para comercializar serviços de telecomunicações, há cerca de 16 anos. Fomos evoluindo e, na altura da pandemia, decidimos diversificar o leque de serviços e respetivos produtos de forma a acompanhar as necessidades e exigências do mercado. Com este passo acabámos por acelerar os processos de digitalização e automatização.

Os produtos não tecnológicos acabaram por ser agrupados na oferta da YOUGET para podermos apresentar uma solução chave-na-não aos nossos clientes. Por outro lado, a fidelização dos compradores é um fator decisivo para o sucesso, por isso, primamos por lhes dispensar mais atenção e aconselhamento especializado.

Ter um parceiro como a Winsig foi decisivo para o sucesso que colhemos até ao momento e pretendemos continuar neste caminho.

Ana Lopes

Ana Miguel Lopes

Corporate journalist

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Gestão de horários em regime híbrido: desafios e soluções práticas

2025-12-11

Os modelos de trabalho híbrido tornaram-se uma opção comum em muitas empresas. A flexibilidade agrada às equipas e pode aumentar a produtividade, mas também cria exigências para quem gere os recursos humanos. Realizar a gestão de...

Notícias

Gestão de talentos para PMEs: por que não é só para grandes empresas

2025-12-11

Demonstrar preocupação com a “gestão de talentos” costuma associar-se a grandes empresas, com departamentos de recursos humanos robustos e estratégias bem definidas. No entanto, a forma como uma PME gere os seus colaboradores pode ter um...

“A mudança é indispensável para crescer”: Beatriz Silva e a transformação digital da Entreferros

2025-11-25

Beatriz Silva, liderou a modernização da empresa com a implementação de um software de gestão integrado. Num setor exigente como o da metalomecânica, fala-nos sobre os desafios da digitalização, a importância da...

Soluções Cegid PHC

Migrar do Cegid PHC CS para o Cegid PHC Evolution: a oportunidade para preparar o futuro da gestão empresarial

2025-11-21

O mercado exige cada vez mais rapidez, flexibilidade e inteligência nas decisões. As empresas que utilizam o Cegid PHC CS encontram uma oportunidade única de migrar para uma nova geração de software de gestão: o Cegid PHC Evolution. Esta...

Notícias

5 sinais de que precisa de uma solução digital para a gestão de talentos

2025-11-12

A forma como cada empresa atrai, integra, acompanha e retém os seus colaboradores pode fazer toda a diferença nos resultados. É por isso que investir na gestão de talentos é tão relevante. Mas, à medida que os processos se tornam mais...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020