Logotipo Winsig

Quer saber como tornar a sua empresa mais rentável?

2022-07-15

Nesta entrevista apresentamos o testemunho de Filipe Duarte, CEO da YOUGET que explana, na primeira pessoa, como rentabilizou e fez crescer o seu negócio.

 

A YOUGET divide-se em duas grandes vertentes: a comercial, através da loja online, que representa cerca de 80% do nosso volume de faturação (faturou cerca de 14 milhões de euros em 2021) e a técnica que é muito relevante para a captação e fidelização dos clientes, uma vez que disponibilizamos serviços de pós-venda, reparação e recondicionamento de equipamentos tecnológicos em geral”. Filipe Duarte, CEO da YOUGET. 

 

E684389f E123 4ebe Af39 Bcbf190106a4

Filipe Duarte

 

Apesar de já utilizar um software de gestão na YOUGET, porque decidiu implementar o PHC?

Utilizávamos um software de gestão que deixou de corresponder às nossas expectativas e estava a tornar-se cada vez mais difícil de trabalhar e de gerir o nosso dia-a-dia com esse ERP. A escolha recaiu no software PHC precisamente porque a Winsig nos garantiu que conseguiríamos efetuar ações que não eram passíveis de efetuar com o ERP anterior e porque também havia a possibilidade de personalizar detalhes relevantes para o desenvolvimento da nossa atividade.

Após consultar o mercado, reconheci que o PHC tem vários fatores diferenciadores, mas foi o facto de ter uma framework que permite que este se adapte às necessidades e exigências da YOUGET que me impulsionou a dar este passo.

Devido ao elevado número de referências (produtos) que disponibilizamos, tivemos de pedir alterações específicas ao PHC para podemos inserir detalhes como as dimensões dos produtos, o cálculo dos portes de envio e outras especificações que fazem toda a diferença quando um cliente está a efetuar a compra de um produto online.

Rentabilizar o nosso trabalho e ter fluidez no processo de envio das encomendas que recebemos são premissas muito relevantes para a qualidade de serviço da YOUGET e para seu sucesso.

Para além de quer ter a certeza de que o software PHC iria corresponder às necessidades da YOUGET, queria ter a garantia de que os colaboradores não iriam perder demasiado tempo com processos anteriormente demoravam dias e que atualmente são concluídos em algumas horas.

 

 92b04402 5062 4d29 9eb3 3b36a020e3df

 

Revele o impacto que sentiram na YOUGET desde que começaram a trabalhar com a Winsig.

A Winsig ajuda-nos a aprimorar as ideias e a encontrar as soluções mais viáveis para que atinjamos os nossos objetivos. Esta proximidade e capacidade de apresentar as soluções mais completas e eficazes, são premissas muito valiosas para a YOUGET.

Prefiro trabalhar com uma empresa experiente, como a Winsig, porque tem o know-how que traz do trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo da sua atividade, compreende melhor quais são os nossos objetivos e consegue materializá-los com soluções que vão de encontro ao solicitado. Esta capacidade de resposta e proatividade são incomparáveis.

A experiência também se torna relevante quando nos referimos ao desenvolvimento da programação para os add-ons específicos que temos vindo a solicitar à Winsig e que essa integração seja efetuada com sucesso no PHC.

Em suma, a Winsig revelou-se bastante proativa desde o início do projeto. Efetuaram um trabalho de consultoria antes de apresentar o plano de implementação do PHC e dos add-ons que iríamos necessitar para atingir os objetivos a que nos propúnhamos.

Um dos resultados mais visíveis do nosso crescimento e que reflete o profissionalismo da Winsig, é o facto de termos começado a trabalhar com a gama Corporate da PHC, uma vez que éramos cerca de 10 pessoas e, atualmente, utilizamos o PHC Advanced, somos 72 colaboradores e no ano transato faturámos cerca de 14 milhões de euros.

 

Após a implementação do PHC, quais foram as principais mudanças que constatou?

É indiscutível que o sucesso que colhemos ao nível da faturação se deveu ao software PHC e ao trabalho desenvolvido pela Winsig.

A organização que vieram impor ao nível das encomendas, nomeadamente na loja online, que está integrada com o PHC desde a compra online até à entrega do produto na morada do cliente, foi decisiva para o desenvolvimento da YOUGET. Para além disso, se o cliente quiser consultar as suas compras anteriores ou a YOUGET necessitar de o fazer, é possível através dos registos do PHC.

A celeridade do processo de encomenda/entrega, o facto de podermos enviar a fatura online e a comunicação com a AT ser efetuada também no formato digital, poupam imensos recursos (papéis, tintas e equipamentos).

A parceria com mantém-se dentro e fora de portas. A Winsig já me deu a oportunidade de apresentar a YOUGET a outros parceiros, informa-me das obrigações legais e oferece formação especializada para nos mantermos atualizados.

Ter um bom serviço pós-venda é essencial para fidelizar os clientes e é desta forma que a Winsig nos trata.

 

Os colaboradores e os clientes sentiram que algo mudou na YOUGET?

Sentimos as alterações interna e externamente e os clientes demonstram-nos a sua satisfação através da fidelização e preferência pelos que a YOUGET disponibiliza.

O volume de vendas online aumentou exponencialmente após a implementação do PHC. Este ERP passou a permitir uma comunicação e processamento de encomendas mais célere – desde a confirmação da encomenda, até à entrega na morada de destino – e diminui a probabilidade de enganos o que leva, por sua vez, a que possamos processar mais pedidos. Passámos a expedir cerca de 800 encomendas por dia em vez das anteriores 450.

Quando é criada uma nota de encomenda e depois desta ser fechada, o PHC envia um e-mail para equipa que controla a entrada de produto para as lojas físicas e para o online, para que eles possam começar a alocar os produtos às encomendas efetuadas por estas vias. Apesar deste processo poder ser automatizado, prefiro analisar pessoalmente quais os produtos e marcas com mais solicitações de forma a poder satisfazer os pedidos dos nossos clientes e manter-me atualizado das tendências mais recentes.

Temos 3 lojas, duas em Leiria e outra nas Caldas da Rainha, todas ligadas pelo PHC. Esta via de comunicação online e imediata, possibilita a transição de produtos do armazém entre as diferentes lojas e a gestão otimizada dos stocks das mesmas. Para além disso, podemos antecipar quais os produtos com mais rotatividade e encomendá-los sem que haja rutura de stock.

Este procedimento possibilita que o armazém esteja a par dos produtos que vão chegar, quantidades, espaço que vão necessitar para acomodar a encomenda, quando chegam e quantas unidades que, entretanto, foram vendidas/encomendadas pelos clientes na nossa loja online.

Atualmente, o PHC está aplicado à parte técnica de reparação e recondicionamento de equipamentos; permite que os colaboradores de front e backoffice tenha uma visão geral do que um cliente já comprou no universo YOUGET, as reparações que foram efetuadas, quais as peças que foram substituídas e o valor que deve ser faturado ao cliente final.

 

7bc2dae3 5f38 4a26 Aeae B9c5ae1feab6

 

Diversificou produtos, investiu na sua empresa e num novo software de gestão. Conclui que fez boas apostas?

Sem dúvida que sim. A YOUGET nasceu para comercializar serviços de telecomunicações, há cerca de 16 anos. Fomos evoluindo e, na altura da pandemia, decidimos diversificar o leque de serviços e respetivos produtos de forma a acompanhar as necessidades e exigências do mercado. Com este passo acabámos por acelerar os processos de digitalização e automatização.

Os produtos não tecnológicos acabaram por ser agrupados na oferta da YOUGET para podermos apresentar uma solução chave-na-não aos nossos clientes. Por outro lado, a fidelização dos compradores é um fator decisivo para o sucesso, por isso, primamos por lhes dispensar mais atenção e aconselhamento especializado.

Ter um parceiro como a Winsig foi decisivo para o sucesso que colhemos até ao momento e pretendemos continuar neste caminho.

Ana Lopes

Ana Miguel Lopes

Corporate journalist

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

4 formas de melhorar a produtividade do seu negócio

2024-06-12

A produtividade é uma das principais preocupações de qualquer gestor: há que conseguir medi-la, há que reunir as condições para aumentá-la e há que medi-la novamente. Um ciclo que se repete de forma contínua em...

Soluções PHC

Saiba como alcançar uma liderança e gestão eficientes com o Software PHC

2024-05-10

As empresas, de um modo geral, procuram atingir a excelência e o sucesso; logo, a importância da liderança e gestão nunca foi tão primordial como agora. No contexto atual dos negócios, utilizar um software que permita uma gestão...

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020