Logotipo Winsig

Porquê mudar para a Cloud? Vantagens de um ERP na nuvem

2020-03-06

Sistema local ou ERP na Cloud? A dúvida surge em cada novo projeto de implementação de um software de gestão (também designado de SaaS) Software as a Service. Pense no seguinte: quando acede à aplicação do seu banco online, está a consumir um serviço que está na nuvem. É um acesso rápido, eficiente e que permite poupanças de tempo (e dinheiro) significativas. Esperar por chegar ao computador para saber o balanço da sua conta é contraproducente. O mesmo acontece no seu contexto empresarial. Para além das vantagens na integração de diferentes áreas de trabalho, o ERP na Cloud é uma extensão do ambiente de trabalho. Ao conhecer as vantagens e os desafios de ambas as opções (on-premise e cloud) tem todos os elementos para decidir de acordo com a realidade do seu negócio!

O que é um ERP na Cloud?

Sem um software de gestão na nuvem, descarrega um software ou programa, instala no computador ou em servidores locais e corre a aplicação. Longe destas infraestruturas tecnológicas, perde o acesso aos dados.
Com o ERP na Cloud, há uma ligação permanente entre o utilizador com o seu dispositivo, o programa e os servidores. O acesso é feito via internet através de um navegador web.
O sistema está instalado parcial ou totalmente num servidor remoto. Numa reunião profissional ou sempre que precisar de tomar uma decisão importante (e com impacto no seu negócio), tem acesso direto a reports personalizados.

O que acontece com um ERP local?

Num ERP local, também designado "On-Premise", o acesso ao software é realizado sem recurso à internet. Significa que acede ao programa instalado no servidor ou mesmo no computador. Mas, para isso, precisa de estar ligado à rede da sua empresa.

Quais as vantagens de um Software de Gestão na Nuvem?

Maior previsibilidade de Custos

Com um ERP na Cloud, o investimento inicial é mais baixo porque não exige uma infraestrutura de TI complexa na empresa. Está a alugar servidores externos que, na prática, serão exclusivamente seus. Além disso, reduz também os custos com a manutenção da rede, instalação e gestão. O modelo de contratação é feito com base em subscrições mensais ou anuais. O preço varia consoante o número de utilizadores, funcionalidades subscritas, suporte, atualizações, treinos suplementares, entre outros fatores.

Mais Flexibilidade

Um ERP na nuvem introduz maior flexibilidade. As licenças permitem que pague conforme as necessidades reais do seu negócio, num dado momento. Não fica preso a um software desenhado para 100 funcionários quando, por qualquer motivo, teve que reduzir a sua força de trabalho. Pode expandir quando o volume de negócios aumenta, ou minimizar o investimento quando há uma retração - o que funciona como vantagem competitiva.

Disaster Recovery e Segurança dos Dados

Sem o correto backup de dados, pode perder todas as informações do seu negócio. Criar cópias de arquivos, banco de dados e sistemas operacionais deve fazer parte da rotina de segurança digital em todas as empresas - independentemente da sua dimensão. O software de gestão na cloud dá-lhe a confiança que os dados foram copiados e existe um plano de recuperação de desastres, que é fornecido pelo prestador do software/serviço. Caso o sistema falhe ou seja corrompido, os registos são recuperados facilmente, garantindo a integridades dos mesmos.

Atualizações Automáticas com ERP na nuvem

Sempre que é lançada uma atualização ao sistema - seja no próprio software ou em matéria de segurança - com um ERP na nuvem, beneficia destes updates automáticos, sem precisar de se preocupar com nada ou estar atento às novas versões. Fica livre para focar-se noutras atividades ligadas ao crescimento do seu negócio.

Maior Mobilidade

O trabalho remoto é uma oportunidade para as empresas. Permite que trabalhe com profissionais altamente qualificados em todo o mundo, poupa nos custos internos com pessoal e oferece aos colaboradores maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Ter um ERP na nuvem facilita este processo. Expande geograficamente o seu negócio, sem necessidade de implementar um software ou hardware em localizações remotas.

Desafios de um ERP na Cloud versus local

A gestão das empresas tem algumas preocupações em relação à nuvem, relacionadas com:
  • Nível de segurança das informações da sua empresa
  • Maior investimento ao longo do ciclo de vida do sistema, porque o software nunca é da sua propriedade
  • Sistema tendencialmente menos personalizáveis e adaptáveis às regras de negócio
Contudo, existem também desafios nos ERP locais, nomeadamente:
  1. Investimento inicial elevado - e mais arriscado
  2. Dificuldades na atualização dos sistemas
  3. Preocupações constantes com o backup de dados regular e sobrecarga dos servidores

Qual a solução ERP na Cloud mais indicada para o meu negócio?

Os ERP aceleram os processos nas empresas e a tomada de decisão, mas decidir qual é o mais indicado pode revelar-se um desafio. A reflexão deve passar pelo modelo que melhor se adapta e encaixa no perfil e necessidades do seu negócio. Até porque não é obrigado a mover toda a sua empresa para a Cloud. Pode implementar apenas em áreas específicas, tais como a parte financeira ou fiscal. Se ainda tem dúvidas, fale com a Winsig. Os nossos consultores têm experiência na implementação do PHC CS em diferentes cenários e realidades.
Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020