Logotipo Winsig

Planeie de forma eficaz as suas necessidades de Matéria-Prima

2020-03-10

As empresas que fazem produção industrial têm de lidar com matéria-prima quase todos os dias. Para muitas equipas de produção, este fator interno é complexo e pode ser complicado.

Entre pedidos e reforço de matéria-prima, controlo de stock ou comunicação com os gestores administrativos, podem ser cometidos muitos erros.

Como consequência da falta de comunicação entre áreas de produção, as empresas acabam por:

  • Ter uma pesada carga de trabalho administrativa;
  • Controlar o stock de forma deficiente e sem ordem pré-estabelecida;
  • Fazer várias encomendas de matéria-prima, quando se podia fazer uma só;
  • Investir em matéria-prima desnecessária;
  • Atrasar os prazos de entrega e ter clientes insatisfeitos.

Mas afinal como se pode colmatar estas necessidades e corrigir estes erros? A resposta está num bom MRP (Manufacturing Resource Planning).

O WIN Produção para Indústria e Produção garante de forma automatizada o controlo dos produtos (quais e quantos devem ser produzidos), que artigos necessitam de ser fabricados, a avaliação do stock em tempo real e encomendas aos fornecedores.

Nos dias de hoje torna-se imprescindível para as empresas apresentarem um MRP correto, adequado à estrutura do negócio e às exigências do mercado.

Como pode garantir um Excelente MRP?

O principal objetivo de garantir um MRP correto é a implementação de um cálculo preciso e detalhado, relativamente à quantidade de matérias-primas, para garantir a otimização dos pedidos e da forma como são adquiridos.

O planeamento de MRP é melhorado com a implementação de um software de gestão integrado, que vai automatizar este mecanismo. Assim, as compras de matérias-primas são coerentes, equilibradas e não têm falhas administrativos.

Com um bom MRP mantém a sua produção ativa, evitando paragens de fabrico, por falta de matéria-prima, por exemplo.

Dá mais atenção aos seus pedidos

A função principal do MRP é determinar o número de matéria-prima necessário para produzir os artigos solicitados, o que estabelece, logo à partida, o plano de compras para cada item.

Com um planeamento automatizado, conseguido através de soluções de gestão como o Add-on PHC para Indústria e Produção, os gestores deixam de fazer constantemente perguntas como estas:

  • ?Que matérias-primas são precisas??;
  • ?Quais são as datas de entrega dos produtos??;
  • ?Que quantidades de artigos vão produzir??.

 

Os gestores ao controlarem os seus pedidos, estão assim a organizar as compras de matérias-primas e a poupar esforços e tempo administrativo.

 

Descubra 3 Vantagens de um Planeamento de MRP Correto

Com um planeamento de MRP correto, efetivo e automatizado, consegue responder positivamente ao ritmo de produção e obter as seguintes vantagens:

1. Implementa Processos Operacionais Automatizados

O setor administrativo melhora, fica mais autónomo, com uma comunicação mais fluida e completa, onde a análise de informação é mais rápida e o poder de decisão mais assertivo.

2. Reduz o Custos Operacionais

Um bom planeamento de MRP reduz as compras de materiais em excesso e indica onde existem défices de matérias-primas, reduzindo assim o tempo, investimentos prematuros ou inesperados.

3. Melhora substancialmente os Fluxos de Caixa

Se existe redução de custos, os fluxos de caixa equilibram-se e os gastos diminuem. Apenas se adquire o necessário, o que resulta em:

  • Redução de Stocks e Espaço de Armazenamento;
  • Produtividade é aumentada;
  • Encomendas e a comunicação com os fornecedores é eficiente;
  • Expectativas de produção ficam alinhadas com a produção Real.

O Add-on de necessidades de compras MRP1 é uma ferramenta incrível que auxilia os gestores a entenderem de forma precisa a ligação entre os produtos a produzir e as matérias-primas necessárias, a melhorar prazos de entrega, controlar stock e controlar custos.

Adapte o Add-on de MRP ao seu Negócio

As soluções de gestão Winsig permitem uma personalização completa, onde os nossos consultores adaptam o Add-on, consoante as suas necessidades e em total concordância com os seus pedidos.

Com o objetivo claro de otimizar o setor administrativo, a sua produção beneficiará ainda de uma melhoria nos restantes setores:

  • A produção é constante e sem paragens;
  • O Chão de Fábrica sabe o que tem de fazer sem falhas;
  • Os orçamentos ficam mais aproximados à produção real.
  • A comunicação na fábrica fica mais direta e simplificada.

 

Necessidades de Compras são Corrigidas

O Add-on PHC para MRP apresenta informações em painéis centralizados que fazem a análise das necessidades de matéria-prima, em que:

  • As necessidades surgem numa informação de fácil leitura;
  • Ocorre o lançamento de encomendas automaticamente;
  • Possibilita agrupar as necessidades por fornecedor (pedidos únicos).

necessidades-de-producao-materias-primas-1

Ecrã com as Necessidades das Matérias-primas e consequente Análise MRP

 

Tudo isto de forma automática, que acontece sem a necessidade de aprovação humana, sem burocracias ou cálculos em Excel.

 

Necessidades de Produção são Analisadas

A partir de painéis centralizados por artigo com informação detalhada, a análise é feita:

  • Ao Stock da empresa;
  • Às sugestões de produção;
  • A lançamentos de produção por pedido.

  necessidades-de-producao-materias-primas

Ecrã com Necessidades de Produção e sua Análise MRP

Usufrua dos Benefícios do Add-on PHC para Indústria e Produção

Com a implementação das Soluções de Gestão da Winsig, o setor administrativo da sua empresa ficará mais livre, com uma enorme redução de trabalho, que pode ser investido em outras tarefas do seu interesse.

Se ainda tem dúvidas, fale com a Winsig. Juntos encontraremos as soluções para as suas necessidades e a sua empresa fica sempre a ganhar.

Luis Coelho

Luís Coelho

Gestor de projetos

  • Responsável pela solução de gestão WIN Produção
  • Consultor PHC desde 2000, com especialização na área de gestão e produção
  • Formação em Engenharia Informática e Gestão de Projetos

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020