Logotipo Winsig

O que saber antes de escolher um Software de Gestão de Armazéns

2018-12-27

A escolha certa de um software para gestão de armazéns garante-lhe ganhos de produtividade, informações de logística em tempo real e a prestação de um serviço de excelência aos seus clientes. Descubra neste artigo os pontos que deve ter em consideração antes de implementar um software para a gestão do seu armazém.

 

Qual a importância de um Software de Gestão de Armazéns?

Um software de gestão de armazéns oferece-lhe visibilidade total e controlo sobre todas as operações do dia a dia.

Mesmo num negócio de menor dimensão, uma folha de Excel pode ser uma ferramenta falível.

Com um sistema de gestão de armazenamento consegue evitar erros e inconsistências porque automatiza as tarefas rotineiras em todas as fases - receção, armazenamento, inventariação e expedição.

Contudo, nem todas as opções no mercado cumprem o que se espera de um software de gestão de armazéns. Vejamos então os requisitos dos quais não pode prescindir!

 

5 características que um Software de Gestão de Armazéns tem mesmo de ter

1. Controlo total em tempo real

ntes de encomendar um novo lote, sabe se o produto está a vender bem? Conhece as quantidades exatas em stock? A visibilidade em tempo real permite-lhe responder com segurança aos pedidos dos clientes e parceiros de negócio.

Através de um software de gestão de armazém terá toda a informação sobre a relação entre a oferta e a procura.

Permite, assim, uma melhor gestão orçamental, uma vez que só compra um novo lote quando vender o que ainda está em armazém.

 

2. Integração e compatibilidade entre diferentes sistemas

A integração entre o software de gestão de armazéns e o seu ERP permite armazenar toda a informação numa única plataforma. Desta forma, os dados tornam-se acessíveis a todos os departamentos e podem ser consultados a qualquer momento.

Por exemplo, a equipa de vendas da sua empresa conseguirá rastrear um produto, verificar a sua disponibilidade e, assim, efetivar contratos com clientes e parceiros de forma mais segura.

 

3. Inventário simplificado

O software de gestão de armazéns deve permitir a identificação das mercadorias e a emissão dos variados documentos no armazém, de forma automatizada e simples.

A solução WIN Armazéns, que apresentamos a seguir, é alimentada por informação contida em código de barras ou por interface touch no terminal de radiofrequência.

Neste processo, continua a existir intervenção humana, mas sem interferência nos dados introduzidos. Como resultado da otimização do processo de inventariação ganha:

  • Maior controlo sobre entradas e saídas de stock
  • Registo completo das mercadorias em sistema
  • Poupança de tempo
  • Maior produtividade das equipas

 

4. Geração de relatórios

Na gestão de um armazém, o feedback sobre o estado das operações permite tomar decisões que melhoram a eficácia dos processos. Procure um software de gestão de armazéns que desenvolva as análises certas para o seu negócio e que lhe permita manter o seu negócio competitivo. A título de exemplo, vejamos algumas informações que podem ser obtidas com base em relatórios complementares:

  • Dados sobre o desempenho dos colaboradores
  • Informações sobre a oferta e a procura de um produto
  • Histórico das mercadorias
  • Tendências de venda
  • Produtos mais vendidos

 

5. Flexibilidade

O trabalho num armazém exige soluções que promovam a mobilidade como o WIN Armazéns, que permite o registo de dados junto da mercadoria ou em ambientes inadequados à utilização de um posto ERP PHC CS Desktop. Da mesma forma que um armazém físico, o software deve também ser escalável.

A solução que implementar deve acompanhar o crescimento do seu negócio. Assim sendo, o software deve adaptar-se a:

 

Conheça o WIN Armazéns e otimize o trabalho do seu armazém

O software de gestão de armazéns da Winsig garante o cumprimento de todos os pontos mencionados neste artigo e é uma ferramenta inovadora que pode revolucionar o desempenho das suas equipas.

O WIN Armazéns permite Picking por ondas e/ou picking de expedição por rota. Realiza ainda o pré-cálculo de volumetria para a viatura da rota a efetuar, por exemplo. Esta capacidade representa uma poupança de trabalho e maior eficácia em todas as operações internas no seu armazém.

 

Algumas características do WIN Armazéns

  • Envio e receção automática de dados para o PHC
  • Compatível com os principais tipos de códigos de barras na área de logística, saúde, distribuição e retalho
  • Expedição por documento de origem ou multidocumentos com informação de rotas e sequências de carga/descarga
  • Utiliza localizações, zonas de armazém e processos avançados de logística

Lembre-se de que ao gerir de forma eficaz o armazém e todo o processo de logística, está a prestar um serviço de excelência. E no fim do dia o que importa é a satisfação dos seus clientes ou parceiros de negócio! Descubra todas as vantagens em detalhe do WIN Armazéns da Winsig.

Saber mais sobre o WIN Armazéns

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Onde está alojado o seu servidor? “Datacenter” devia ser a resposta!

2021-02-18

Onde estão armazenados os dados críticos e sensíveis do seu negócio? Aquelas informações, programas e softwares sem os quais as operações paravam? Num servidor local, físico? Ou não tem sequer um...

Tendências e Opinião

5 razões para comprar um ERP português

2021-02-04

“Nuno, devo escolher um software de gestão nacional ou estrangeiro para o meu negócio? “ É a pergunta que mais me colocam e na maioria dos casos nem hesito na resposta. Se está a pensar em implementar um software de gestão, partilho...

Soluções PHC

Entrevista com o Pedro Nogueira, criador do WIN Loja Shopify (lojas online para B2C) (Parte 2)

2021-01-21

Abra uma loja online em 15 minutos ou crie um e-commerce em 7 passos.  O argumento é replicado pela internet fora e também na página da Winsig dedicada à WIN Loja Shopify, embora de forma mais realista.  De facto, a simplicidade, o imediatismo e...

Add-ons para PHC

Entrevista com o Pedro Nogueira, criador do WIN Portal do Cliente para Lojas Online B2B! (Parte 1)

2021-01-07

Uma loja online B2B é um vendedor que não dorme.  “É um profissional sempre disponível para receber encomendas, mostrar o catálogo, oferecer e negociar o preço conforme a relação (mais ou menos próxima) com o...

Add-ons para PHC

5 Softwares de Gestão para Empresas de Construção Civil

2020-12-21

O cimento é a base de qualquer construção. É a cola que une os diversos materiais. Podemos olhar para os softwares de gestão da mesma forma.  Sem uma ferramenta tecnológica que centralize as informações de cada obra, a...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020