Logotipo Winsig

O que saber antes de escolher um Software de Gestão de Armazéns

2018-12-27

A escolha certa de um software para gestão de armazéns garante-lhe ganhos de produtividade, informações de logística em tempo real e a prestação de um serviço de excelência aos seus clientes. Descubra neste artigo os pontos que deve ter em consideração antes de implementar um software para a gestão do seu armazém.

 

Qual a importância de um Software de Gestão de Armazéns?

Um software de gestão de armazéns oferece-lhe visibilidade total e controlo sobre todas as operações do dia a dia.

Mesmo num negócio de menor dimensão, uma folha de Excel pode ser uma ferramenta falível.

Com um sistema de gestão de armazenamento consegue evitar erros e inconsistências porque automatiza as tarefas rotineiras em todas as fases - receção, armazenamento, inventariação e expedição.

Contudo, nem todas as opções no mercado cumprem o que se espera de um software de gestão de armazéns. Vejamos então os requisitos dos quais não pode prescindir!

 

5 características que um Software de Gestão de Armazéns tem mesmo de ter

1. Controlo total em tempo real

ntes de encomendar um novo lote, sabe se o produto está a vender bem? Conhece as quantidades exatas em stock? A visibilidade em tempo real permite-lhe responder com segurança aos pedidos dos clientes e parceiros de negócio.

Através de um software de gestão de armazém terá toda a informação sobre a relação entre a oferta e a procura.

Permite, assim, uma melhor gestão orçamental, uma vez que só compra um novo lote quando vender o que ainda está em armazém.

 

2. Integração e compatibilidade entre diferentes sistemas

A integração entre o software de gestão de armazéns e o seu ERP permite armazenar toda a informação numa única plataforma. Desta forma, os dados tornam-se acessíveis a todos os departamentos e podem ser consultados a qualquer momento.

Por exemplo, a equipa de vendas da sua empresa conseguirá rastrear um produto, verificar a sua disponibilidade e, assim, efetivar contratos com clientes e parceiros de forma mais segura.

 

3. Inventário simplificado

O software de gestão de armazéns deve permitir a identificação das mercadorias e a emissão dos variados documentos no armazém, de forma automatizada e simples.

A solução WIN Armazéns, que apresentamos a seguir, é alimentada por informação contida em código de barras ou por interface touch no terminal de radiofrequência.

Neste processo, continua a existir intervenção humana, mas sem interferência nos dados introduzidos. Como resultado da otimização do processo de inventariação ganha:

  • Maior controlo sobre entradas e saídas de stock
  • Registo completo das mercadorias em sistema
  • Poupança de tempo
  • Maior produtividade das equipas

 

4. Geração de relatórios

Na gestão de um armazém, o feedback sobre o estado das operações permite tomar decisões que melhoram a eficácia dos processos. Procure um software de gestão de armazéns que desenvolva as análises certas para o seu negócio e que lhe permita manter o seu negócio competitivo. A título de exemplo, vejamos algumas informações que podem ser obtidas com base em relatórios complementares:

  • Dados sobre o desempenho dos colaboradores
  • Informações sobre a oferta e a procura de um produto
  • Histórico das mercadorias
  • Tendências de venda
  • Produtos mais vendidos

 

5. Flexibilidade

O trabalho num armazém exige soluções que promovam a mobilidade como o WIN Armazéns, que permite o registo de dados junto da mercadoria ou em ambientes inadequados à utilização de um posto ERP PHC CS Desktop. Da mesma forma que um armazém físico, o software deve também ser escalável.

A solução que implementar deve acompanhar o crescimento do seu negócio. Assim sendo, o software deve adaptar-se a:

 

Conheça o WIN Armazéns e otimize o trabalho do seu armazém

O software de gestão de armazéns da Winsig garante o cumprimento de todos os pontos mencionados neste artigo e é uma ferramenta inovadora que pode revolucionar o desempenho das suas equipas.

O WIN Armazéns permite Picking por ondas e/ou picking de expedição por rota. Realiza ainda o pré-cálculo de volumetria para a viatura da rota a efetuar, por exemplo. Esta capacidade representa uma poupança de trabalho e maior eficácia em todas as operações internas no seu armazém.

 

Algumas características do WIN Armazéns

  • Envio e receção automática de dados para o PHC
  • Compatível com os principais tipos de códigos de barras na área de logística, saúde, distribuição e retalho
  • Expedição por documento de origem ou multidocumentos com informação de rotas e sequências de carga/descarga
  • Utiliza localizações, zonas de armazém e processos avançados de logística

Lembre-se de que ao gerir de forma eficaz o armazém e todo o processo de logística, está a prestar um serviço de excelência. E no fim do dia o que importa é a satisfação dos seus clientes ou parceiros de negócio! Descubra todas as vantagens em detalhe do WIN Armazéns da Winsig.

Saber mais sobre o WIN Armazéns

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020