O que saber antes de escolher um Software de Gestão de Armazéns

2018-12-27

A escolha certa de um software para gestão de armazéns garante-lhe ganhos de produtividade, informações de logística em tempo real e a prestação de um serviço de excelência aos seus clientes. Descubra neste artigo os pontos que deve ter em consideração antes de implementar um software para a gestão do seu armazém.

Qual a importância de um Software de Gestão de Armazéns?

Um software de gestão de armazéns oferece-lhe visibilidade total e controlo sobre todas as operações do dia a dia. Mesmo num negócio de menor dimensão, uma folha de Excel pode ser uma ferramenta falível. Com um sistema de gestão de armazenamento consegue evitar erros e inconsistências porque automatiza as tarefas rotineiras em todas as fases ? receção, armazenamento, inventariação e expedição. Contudo, nem todas as opções no mercado cumprem o que se espera de um software de gestão de armazéns. Vejamos então os requisitos dos quais não pode prescindir!

5 características que um Software de Gestão de Armazéns tem mesmo de ter

1. Controlo total em tempo real Antes de encomendar um novo lote, sabe se o produto está a vender bem? Conhece as quantidades exatas em stock? A visibilidade em tempo real permite-lhe responder com segurança aos pedidos dos clientes e parceiros de negócio. Através de um software de gestão de armazém terá toda a informação sobre a relação entre a oferta e a procura. Permite, assim, uma melhor gestão orçamental, uma vez que só compra um novo lote quando vender o que ainda está em armazém. 2. Integração e compatibilidade entre diferentes sistemas A integração entre o software de gestão de armazéns e o seu ERP permite armazenar toda a informação numa única plataforma. Desta forma, os dados tornam-se acessíveis a todos os departamentos e podem ser consultados a qualquer momento. Por exemplo, a equipa de vendas da sua empresa conseguirá rastrear um produto, verificar a sua disponibilidade e, assim, efetivar contratos com clientes e parceiros de forma mais segura. 3. Inventariação simplificada O software de gestão de armazéns deve permitir a identificação das mercadorias e a emissão dos variados documentos no armazém, de forma automatizada e simples. A solução WIN Armazéns, que apresentamos a seguir, é alimentada por informação contida em código de barras ou por interface touch no terminal de radiofrequência. Neste processo, continua a existir intervenção humana, mas sem interferência nos dados introduzidos. Como resultado da otimização do processo de inventariação ganha: ? Maior controlo sobre entradas e saídas de stock ? Registo completo das mercadorias em sistema ? Poupança de tempo ? Maior produtividade das equipas 4. Geração de relatórios Na gestão de um armazém, o feedback sobre o estado das operações permite tomar decisões que melhoram a eficácia dos processos. Procure um software de gestão de armazéns que desenvolva as análises certas para o seu negócio e que lhe permita manter o seu negócio competitivo. A título de exemplo, vejamos algumas informações que podem ser obtidas com base em relatórios complementares: ? Dados sobre o desempenho dos colaboradores ? Informações sobre a oferta e a procura de um produto ? Histórico das mercadorias ? Tendências de venda ? Produtos mais vendidos 5. Flexibilidade O trabalho num armazém exige soluções que promovam a mobilidade como o WIN Armazéns, que permite o registo de dados junto da mercadoria ou em ambientes inadequados à utilização de um posto ERP PHC CS Desktop. Da mesma forma que um armazém físico, o software deve também ser escalável. A solução que implementar deve acompanhar o crescimento do seu negócio. Assim sendo, o software deve adaptar-se a: ? Inventários maiores ? Mais utilizadores em rede ? Processos de expedição mais complexos (por exemplo, que incluam várias modalidades de transporte) Conheça o WIN Armazéns e otimize o trabalho do seu armazém O software de gestão de armazéns da Winsig garante o cumprimento de todos os pontos mencionados neste artigo e é uma ferramenta inovadora que pode revolucionar o desempenho das suas equipas. O WIN Armazéns permite Picking por ondas e/ou picking de expedição por rota. Realiza ainda o pré-cálculo de volumetria para a viatura da rota a efetuar, por exemplo. Esta capacidade representa uma poupança de trabalho e maior eficácia em todas as operações internas no seu armazém. Algumas características do WIN Armazéns ? Envio e receção automática de dados para o PHC ? Compatível com os principais tipos de códigos de barras na área de logística, saúde, distribuição e retalho ? Expedição por documento de origem ou multidocumentos com informação de rotas e sequências de carga/descarga ? Utiliza localizações, zonas de armazém e processos avançados de logística Lembre-se de que ao gerir de forma eficaz o armazém e todo o processo de logística, está a prestar um serviço de excelência. E no fim do dia o que importa é a satisfação dos seus clientes ou parceiros de negócio! Descubra aqui todas as vantagens em detalhe do WIN Armazéns da Winsig.
Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Add-ons para PHC

Como otimizar a Rentabilidade da sua Panificadora?

2020-08-28

Procura aumentar a rentabilidade do seu negócio? Um software de gestão para panificadoras pode ser a solução.  A solução para o setor da panificação ajuda a sua empresa a estar menos exposta às...

Gestão de Projetos

Precisa de um software para Gestão de Ativos? Conheça a solução

2020-08-18

A gestão de ativos influencia as estratégias de negócio ao permitir atingir o equilíbrio entre o desempenho empresarial, custos e riscos.  O património e sucesso de uma empresa não se mede apenas pelo balanço entre compras e...

CRM

Por que razão o seu negócio precisa de uma Aplicação CRM?

2020-08-10

Longe da vista, mas ligados de forma contínua à base de dados da sua empresa.  Com uma aplicação CRM móvel, bastam alguns toques no ecrã para que a força de vendas no terreno tenha acesso a funcionalidades de gestão de...

Gestão de Recursos Humanos

APP para facilitar a Gestão dos Colaboradores

2020-07-24

Utilizamos aplicações móveis para tudo.  Para passar o tempo, fazer compras, exercitar, marcar viagens, comunicar e interagir com os amigos, a família… e agora também com os colegas de trabalho.  Então, por que não...

Assistência Técnica

Uma aplicação móvel pode melhorar o seu Serviço de Assistência Técnica?

2020-07-15

O que faz um bom serviço de assistência técnica? Ou seja, o que esperam os clientes quando ligam para a sua empresa com um problema?  Rapidez na resolução da avaria, preferencialmente, logo na primeira visita.  Parece fácil, mas esta...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020