Logotipo Winsig

Mobilidade corporativa muda gestão real para virtual

2015-05-15

As tecnologias vieram para ficar e transformaram (e vão continuar) a forma como vivemos, nos relacionamos e até trabalhamos.

As tecnologias de informação (TI) são o nosso sétimo sentido e o seu uso há muito que faz parte da forma como vivemos. Porém, se falarmos em mobilidade corporativa, poucos saberão do que se trata. Na prática, o termo é sinónimo das TI e, no dia-a-dia, com maior ou menor eficiência, todos fazemos uso destas ferramentas que facilitam qualquer atividade empresarial e mudaram o paradigma dos negócios. Estudos recentes estimam que, em 2018, existirão 2,8 milhões de portugueses sem um local fixo de trabalho ou a desenvolver grande parte da sua atividade fora do escritório. Será 64% da população ativa!

Por essa razão, as novas tecnologias de gestão, que começaram por ter a mera função de desbloquear os processos burocráticos dos serviços administrativos, rapidamente evoluíram e revolucionaram a forma como se gere uma empresa. Hoje, a mobilidade corporativa aumentou a produtividade das empresas e consequentemente os lucros. Encontra-se presente nas mais pequenas tarefas e negócios, desde o sistema de faturação (e respetivo equipamento) do pequeno café ou supermercado da vila, aos complexos mecanismos de gestão de negócios de multinacionais como a Sonae ou a Sumol+Compal.

Portanto, estas soluções de gestão inteligentes são aplicadas não só ao nível da organização e comunicação interna, mas igualmente na relação com parceiros (B2B) e com o cliente final - as soluções e plataformas B2C, que se massificaram com a explosão do comércio eletrónico.

Estudos recentes apontam ainda que com os smartphones e as aplicações inteligentes, há um novo mundo de oportunidades empresariais para explorar e que apresentam novidades quase diárias. Por isso, é natural que as empresas apostem cada vez mais numa gestão eficiente e virtual dos seus processos e que a própria estrutura dos recursos humanos seja crescentemente móvel, criando-se uma rede de trabalho à distância e contacto via plataformas digitais. Todos estarão ligados à distância de um click.

As soluções de plataformas e softwares de gestão / comunicação são totalmente adaptadas à necessidade do cliente

Enquanto algumas plataformas são desenvolvidas de raiz, existem outras que pelo seu enorme potencial podem ser totalmente formatadas para a atividade empresarial do cliente e necessidades de cada departamento. O PHC é um desses suportes, cuja plataforma base é evolutiva e programada à medida do utilizador.

A mobilidade corporativa está já bastante enraizada em setores como a Construção, Distribuição, Logística e Transportes, Ensino, Gráficas e Editores, Grossistas e Retalho, Indústria, Produtos Químicos, Serviços / Projetos, Tecnologias e Comunicação. Trata-se de uma abrangente área de oportunidades, em que o trabalhador não precisa de estar fisicamente na empresa para resolver processos ou comunicar com a restante equipa. Pense nas possibilidades que o departamento comercial ou trabalhadores que estão no cliente têm ao seu dispor, podendo através do telemóvel atualizar processos/informação e distribuir tarefas em tempo real.

Aliás, de acordo com um estudo da IDC, estima-se que com a explosão da tecnologia móvel e do fácil acesso a redes wireless tenha contribuído decisivamente para esta mudança do paradigma do trabalho, verificando-se cada vez mais tarefas desenvolvidas fora do local de trabalho.

O número de trabalhadores em mobilidade ultrapassa os dois milhões de pessoas, segundo o estudo, pelo que 48% da população ativa precisa de ferramentas cada vez mais desenvolvidas para facilitar e viabilizar o seu trabalho.

Novas tecnologias poupam tempo e custos

Todos já lemos informação sobre o impacto da globalização e como as diferentes economias têm reagido. Nos países desenvolvidos, é evidente que o mercado se tornou muito mais competitivo e a concorrência global. Resultado: consumidores mais informados e diminuição dos preços e margens (agudizados com a crise económico-financeira). A solução encontrada pelas empresas foi a mais eficaz e inteligente: tirar os maiores benefícios do desenvolvimento tecnológico para encontrar novas fontes de receitas e reduzir os custos. A mobilidade corporativa foi e é o caminho para alcançar a sustentabilidade do negócio.

A generalidade dos setores do retalho, banca, seguros, energia, turismo, e até a saúde, tanto em Portugal como no Mundo, estão cada vez mais assentes na economia digital. As empresas que fornecem soluções de mobilidade Corporativa confirmam-no: as organizações estão a adotar estratégias digitais para aumentar as vendas e consumo, aproximar-se dos clientes, aumentar a eficiência operacional e, sobretudo, inovar e adaptar os modelos de negócio à realidade do mercado.

Portanto, quando ponderar os custos associados à aquisição de tecnologias de informação e softwares, como o PHC (que é multidisciplinar e tem sido o pai de novos softwares especializados de mobilidade corporativa, adaptados a indústrias tão específicas como a têxtil, construção ou plásticos), lembre-se do custo-benefício. Incorporar estas soluções na sua empresa será uma mais-valia para um estudo detalhado (quase invitro) do cliente, para a produtividade e rapidez na resposta aos processos, para a eficácia do processo de tomada de decisão e delineação de estratégias. Verá que terá acesso a uma nova visão do negócio e a um novo mundo de estratégias empresariais!

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020