Logotipo Winsig

Melhore a Gestão em Chão de Fábrica

2020-03-02

O chão de fábrica está no centro do processo de produção. No fundo, é a matriz principal de qualquer indústria onde tudo acontece.

Sem um planeamento adequado às tarefas, atualizado constantemente, os colaboradores da produção podem cometer alguns erros (que são encontrados em muitas empresas), como o caso de não efetuar os registos de produção em tempo real.

Agora imagine este exemplo:

Hoje a semana está a começar e na empresa só se atualiza o planeamento da produção no final da mesma. Será que a equipa do chão de fábrica tem a noção do que falta produzir até ao final da semana para atingir objetivos? Estará organizada e orientada ou perdida e deslocada no tempo?

Quando se implementam soluções de gestão, como o WIN Produção, obtêm-se resultados muito positivos, muda-se o comportamento do chão de fábrica e assegura-se o planeamento fundamental desejado.

 

Os colaboradores necessitam de garantir uma boa produtividade e precisam de ferramentas adequadas, que maximizem o seu rendimento.

 

Por que motivo o Chão de Fábrica deve ser melhorado?

A avaliação das métricas de produção são cruciais para que o processo da indústria seja rentável e a produtividade mantenha um nível alto, sempre constante e equilibrado.

O grande desafio está em implementar um plano de produção que melhore o foco dos processos e das pessoas, simultaneamente, através do uso de ferramentas adequadas para mensurar os resultados pretendidos.

Com a implementação de um software de gestão está a garantir um controlo operacional profundo, a fazer a sua empresa crescer e a atualizar-se com modelos de produção modernos com diversas vantagens para o negócio.

 

Informações da Produção em tempo real

A análise é feita ao minuto em que todos os intervenientes da produção sabem o que está a ser feito, quando e porquê, satisfazendo assim o plano de produção.

Desta forma informações vitais são apresentadas em ecrãs simplificados em tempo real, como:

  • Artigos que estão a ser produzidos;
  • Número de artigos produzidos;
  • Índice de qualidade;
  • Tempo médio gasto em cada etapa.

As diferentes áreas do chão de fábrica podem ser avaliadas e sofrer alterações, com vista na otimização de resultados.

 

Transparência de Produção Aumenta

Com o controlo de produção assegurado, a transparência e clarificação das informações aumenta, o chão de fábrica e os objetivos de todos ficam alinhados num só.

A linha de produção é escutada e assim fica mais fácil analisar onde existem falhas. Para além disso, o tempo de resposta na correção dessas mesmas falhas diminui significativamente.

A percentagem de erros baixa e o controlo dos recursos da fábrica aumenta, o que é excelente para reduzir custos.

 

Redução de Custos

Em algumas empresas é recorrente encontrar registos manuais de produção, onde o supervisor fica com a tarefa de atualizar e importar para o PHC todas as ocorrências do processo de fabrico, o que produz delays temporais de informação.

Com a atualização para este Add-on PHC para Indústria e Produção, esta tarefa fica assegurada automaticamente, e os supervisores do chão de fábrica podem dedicar o seu tempo e aplicar os seus esforços na otimização do processo em si.

 

Resolução de problemas mais célere e eficaz

A equipa de produção consegue solucionar os problemas encontrados de forma rápida, em conjunto e com o cruzamento de informação entre os diferentes departamentos.

A operação de produção garante:

  • Simplificação e o controlo;
  • Segurança dos produtos;
  • Colaboradores organizados e motivados.

 

A confiança da equipa cresce e as suas responsabilidades também, visto que agora (com a transparência), cada elemento fica ciente de qual é o seu papel no chão de fábrica.

 

Como funciona o Add-on para PHC no Chão de Fábrica?

A linha de produção tem a tarefa de acompanhar a maquinaria e o seu desempenho e de indicar nos painéis todas as informações do processo de produção.

Com o acompanhamento em tempo real, torna-se necessário que as funcionalidades do software de gestão integrada sejam rápidas de validar, para que colaboradores registem, sem esforço, a produção efetuada.

O WIN Produção tem ecrãs simples que permitem:

  • Fazer lançamentos em painéis de fácil manuseamento;
  • Obter informações únicas e necessárias, sem ruído;
  • Verifcar os layouts para leitura ótica.

Estes ecrãs incluem leitura de códigos de barras para identificar o produto.

  producao-por-encomenda-chao-de-fabrica

Ecrã de Painel de Operação de Chão de Fábrica

 

Os supervisores recebem a informação ao minuto e em qualquer dispositivo móvel, que inclui alertas e avisos, caso ocorra um problema numa das áreas do chão de fábrica.

 

Conheça a nossa Solução Add-on PHC para Indústria e Produção

Este Add-on para PHC, quando implementado, é personalizado à medida das necessidades da sua empresa, existindo inúmeros painéis adaptados e preparados para diferentes tipos de produção.

As vantagens do Add-on PHC para Indústria e Produção impactam não só a indústria, mas também os colaboradores do chão de fábrica.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contacto com a Winsig, ajudamos a encontrar a melhor solução para as empresas, pode confiar em nós.

Luis Coelho

Luís Coelho

Gestor de projetos

  • Responsável pela solução de gestão WIN Produção
  • Consultor PHC desde 2000, com especialização na área de gestão e produção
  • Formação em Engenharia Informática e Gestão de Projetos

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020