Logotipo Winsig

Já ponderou quão importante é a escolha de um parceiro de negócios?

2022-08-12

 Já ponderou quão importante é a escolha de um parceiro de negócios?

Apresentamos o testemunho de Tiago Vieira, CEO da Pervedant, que releva a importância da utilização de um software de gestão que corresponda às expectativas da sua empresa e a relevância de escolher um parceiro que acompanhe a implementação e garanta um serviço de excelência pós-venda.

Situada em Leiria, a Pervedant, está ligada ao setor da indústria transformadora de plásticos. Produz, essencialmente, perfis e vedantes para a construção civil, setor automóvel e eletrodomésticos, para além de desenvolverem produtos customizados.

 

F31eab2d 204f 413c 8f34 Eb9f4a1d669a Min

Porque decidiu implementar o software PHC?

Implementámos o software PHC depois de termos concluído que corresponderia às nossas necessidades, abrangeria todas as áreas da Pervedant e abrir-nos-ia novos horizontes de crescimento.

Em detalhe, pretendíamos organizar os departamentos e promover a comunicação entre eles, elevar a qualidade de serviço que prestamos aos nossos clientes e concentrar a informação da empresa num só software.

 

Houve alguma mais-valia que se destacasse?

A facilidade em acoplar os módulos desenvolvidos pela Winsig no PHC (add-ons) é uma grande mais-valia para o nosso negócio.

Temos vários add-ons implementados que vieram responder positivamente e facilitar o trabalho, por exemplo, da contabilidade e faturação, tal como a organização dos armazéns.

Neste momento, a informação crucial para o funcionamento da empresa encontra-se concentrada num só local e devidamente organizada. Eliminámos a necessidade de utilizar outros softwares de gestão, os utilizadores habituam-se a ver o mesmo software com o mesmo ecrã em todos os departamentos, o que diminui muito a margem de erro.

 

Quais foram os maiores desafios que encontraram aquando da implementação do ERP?

Quando implementámos o ERP, encontrámos alguns desafios internos, muito devido à resistência à mudança – situação normal sempre que há alteração de processos e procedimentos -, mas tentámos criar uma boa comunicação entre os nossos colaboradores e os consultores antes de implementar o software.

Para que o processo de implementação decorresse fluentemente, transmitimos aos consultores da Winsig a nossa realidade e quais as necessidades que queríamos que o software suprisse. Os consultores falaram com os responsáveis pelos departamentos, com os nossos colaboradores e depois de efetuarem esse levantamento, apresentaram o desenho do software elaborado à nossa medida.

Outro desafio desta implementação passou por recolher o máximo de informação das necessidades da empresa porque, mesmo disponibilizando toda a informação possível e que considerámos ser relevante em determinado momento, existem sempre as denominadas “zonas cinzentas”.

Para assegurar que estas “zonas cinzentas” e ajustes de implementação decorrem nos tempos devidos, rentabilizando o tempo dos colaboradores e dos consultores, existe o Gestor de Projeto. Uma figura indispensável neste processo.

 

Internamente o que mudou com a instalação do PHC e dos add-ons?

Mudou praticamente tudo, nomeadamente na ligação e comunicação de informações entre departamentos.

Relativamente aos clientes, notámos diferenças quanto à facilidade de pesquisa de informação sobre e para os nossos clientes. Pesquisar lotes de produção, guias ou alguma informação comercial tornou-se muito mais fácil e rápido, tanto internamente como quanto aos tempos de resposta aos nossos clientes.

Se houver a necessidade de analisar a informação de um projeto já concluído, podemos pesquisar os materiais, fornecedores, preços, datas de concretização de projeto. As informações que estão registadas no PHC tornaram-se acessíveis e de fácil consulta.

 

Quão relevante considera ser a escolha de um parceiro para a implementação do PHC?

A escolha do parceiro para implementar o PHC é essencial para que o processo corra dentro do previsto e sem causar constrangimentos à atividade normal da empresa.

A consultoria de processos que foi realizada antes de avançarmos para a implementação demonstrou ser crucial para aumentar a taxa de sucesso da instalação do software PHC e dos add-ons desenvolvidos pela Winsig.

Iniciámos a implementação do PHC com um parceiro que não estava a corresponder às nossas expectativas, nomeadamente em relação ao acompanhamento. A experiência com a Winsig tem-se revelado completamente diferente, tanto ao nível do acompanhamento técnico, como comercial.

O estudo prévio das nossas necessidades e a apresentação de soluções que vão de encontro às nossas expectativas têm pautado a atuação dos colaboradores da Winsig.

Uma das mais-valias que a Winsig tem é de ter alocado sempre o mesmo consultor à Pervedant, assim, a nossa interação é facilitada e construímos uma relação de confiança e de conhecimento técnico entre as partes.

Quando projetamos as nossas ideias ao consultor, ele percebe rapidamente quais são os nossos objetivos, o que deve fazer para as concretizar ou se pode apresentar uma solução mais viável e flexível.

 

Depois do ERP ter sido implementado e dos add-ons a funcionar, quais são as suas metas?

A ideia será sempre simplificar as tarefas do dia-a-dia. Quando verificamos que há uma implementação ou uma ideia nova que não está a ser utilizada, reunimos com os colaboradores com o intuito de compreender o que não está a funcionar e o que é necessário ajustar.

Partilhamos essa informação com os consultores da Winsig para que possam trabalhar e ajustar o software para uma fácil utilização diária. Por vezes são questões simples, como não poder alterar ou visualizar linhas completas, algo que se resolve rapidamente, mas temos de saber que existe essa dificuldade para a poder comunicar aos consultores.

Ana Lopes

Ana Miguel Lopes

Corporate journalist

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Soluções PHC

Saiba como alcançar uma liderança e gestão eficientes com o Software PHC

2024-05-10

As empresas, de um modo geral, procuram atingir a excelência e o sucesso; logo, a importância da liderança e gestão nunca foi tão primordial como agora. No contexto atual dos negócios, utilizar um software que permita uma gestão...

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020