Internet ganha à televisão e é oportunidade para gestão online

2017-10-26

Mais de metade dos portugueses que são clientes de pacotes de telecomunicações consideram que o telefone fixo é irrelevante. Esta é uma das conclusões da plataforma ComparaJá.pt. Este serviço tem uma ferramenta de comparação dos vários pacotes de televisão, internet, telefone fixo (3P) e telemóvel (4P), que tem permitido perceber quais as tendências de consumo dos portugueses.

Comparando estes serviços, é possível apurar que as empresas de gestão online podem e devem continuar a explorar este mercado, que veio decididamente para ficar: o mercado virtual e o desenvolvimento de plataformas, produtos e serviços específicos (e não adaptados) para este canal de comunicação.

Gestão online é oportunidade para particulares e empresas

Se a avaliação da referida plataforma permite afirmar que a população dá mais importância à qualidade do serviço de internet no momento de escolher o pacote de telecomunicações, o mesmo se aplica ao mercado empresarial. No caso dos pacotes 4P, o telemóvel é o mais importante para 24% dos subscritores e muito importante para outros 64%, é possível perceber que o potencial cliente de qualquer empresa dá muita relevância à rede móvel. Portanto, se este é o meio preferencial e mais utilizado pelos consumidores, será a plataforma a considerar pelas empresas para chegarem ao seu público-alvo.

Aliás, essa adaptação é realçada por José Figueiredo, diretor-geral do ComparaJá.pt. ?Precisamos que o mercado comece a disponibilizar pacotes com tv e internet, bem como pacotes com tv, internet e telemóvel, que sejam competitivos e que se adequem às exigências dos clientes?, alerta.

Esta comparação permite também avaliar o mercado por regiões, isto é, perceber onde estão os consumidores mais adeptos das redes móveis. A gestão online é uma aposta vencedora, especialmente para quem tem clientes nas ilhas. É verdade. Madeira e Açores são as zonas do país em que há maior procura de pacotes com serviços de televisão, internet, telefone fixo, telemóvel e banda larga móvel. Em Portugal Continental, Aveiro e Castelo Branco estão no topo das regiões que mais procuram serviços de telecomunicações, seguindo-se Leiria. Viana do Castelo é a zona em que há menor procura dos serviços base (pacotes 3P).

Olá rede móvel, adeus telefone fixo

Estes dados são igualmente importantes para os gestores de marketing e de canais digitais. Ao entenderem esta tendência de consumo, vão adaptar toda a comunicação, não só da empresa com o cliente, mas também a nível interno, à rede móvel. Por exemplo, investir num software de gestão online traz benefícios não só na relação vendedor-cliente, mas também colaborador-colaborador, pois uma equipa que trabalha em rede é sem dúvida mais eficiente.

A gestão online é essencial para a atualização em tempo real sobre os processos e sobre o que está a acontecer ao negócio. Facilita a gestão de tarefas e desburocratiza a atividade, através do rápido acesso a relatórios completos. Além de que traz benefícios financeiros, ao permitir um melhor controlo dos gastos, das vendas e do stock.

Conhecer este mercado e as oportunidades que traz em termos de gestão online vai tornar a sua empresa mais competitiva e colocá-la um passo à frente da concorrência. Se não sabe como se adaptar a estes novos tempos, solicite ajuda a empresas de consultoria, como é o caso da Winsig.

Dora Loureiro - Winsig

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Add-ons para PHC

Como otimizar a Rentabilidade da sua Panificadora?

2020-08-28

Procura aumentar a rentabilidade do seu negócio? Um software de gestão para panificadoras pode ser a solução.  A solução para o setor da panificação ajuda a sua empresa a estar menos exposta às...

Gestão de Projetos

Precisa de um software para Gestão de Ativos? Conheça a solução

2020-08-18

A gestão de ativos influencia as estratégias de negócio ao permitir atingir o equilíbrio entre o desempenho empresarial, custos e riscos.  O património e sucesso de uma empresa não se mede apenas pelo balanço entre compras e...

CRM

Por que razão o seu negócio precisa de uma Aplicação CRM?

2020-08-10

Longe da vista, mas ligados de forma contínua à base de dados da sua empresa.  Com uma aplicação CRM móvel, bastam alguns toques no ecrã para que a força de vendas no terreno tenha acesso a funcionalidades de gestão de...

Gestão de Recursos Humanos

APP para facilitar a Gestão dos Colaboradores

2020-07-24

Utilizamos aplicações móveis para tudo.  Para passar o tempo, fazer compras, exercitar, marcar viagens, comunicar e interagir com os amigos, a família… e agora também com os colegas de trabalho.  Então, por que não...

Assistência Técnica

Uma aplicação móvel pode melhorar o seu Serviço de Assistência Técnica?

2020-07-15

O que faz um bom serviço de assistência técnica? Ou seja, o que esperam os clientes quando ligam para a sua empresa com um problema?  Rapidez na resolução da avaria, preferencialmente, logo na primeira visita.  Parece fácil, mas esta...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020