Logotipo Winsig

Internet ganha à televisão e é oportunidade para gestão online

2017-10-26

Mais de metade dos portugueses que são clientes de pacotes de telecomunicações consideram que o telefone fixo é irrelevante. Esta é uma das conclusões da plataforma ComparaJá.pt. Este serviço tem uma ferramenta de comparação dos vários pacotes de televisão, internet, telefone fixo (3P) e telemóvel (4P), que tem permitido perceber quais as tendências de consumo dos portugueses.

Comparando estes serviços, é possível apurar que as empresas de gestão online podem e devem continuar a explorar este mercado, que veio decididamente para ficar: o mercado virtual e o desenvolvimento de plataformas, produtos e serviços específicos (e não adaptados) para este canal de comunicação.

Gestão online é oportunidade para particulares e empresas

Se a avaliação da referida plataforma permite afirmar que a população dá mais importância à qualidade do serviço de internet no momento de escolher o pacote de telecomunicações, o mesmo se aplica ao mercado empresarial. No caso dos pacotes 4P, o telemóvel é o mais importante para 24% dos subscritores e muito importante para outros 64%, é possível perceber que o potencial cliente de qualquer empresa dá muita relevância à rede móvel. Portanto, se este é o meio preferencial e mais utilizado pelos consumidores, será a plataforma a considerar pelas empresas para chegarem ao seu público-alvo.

Aliás, essa adaptação é realçada por José Figueiredo, diretor-geral do ComparaJá.pt. ?Precisamos que o mercado comece a disponibilizar pacotes com tv e internet, bem como pacotes com tv, internet e telemóvel, que sejam competitivos e que se adequem às exigências dos clientes?, alerta.

Esta comparação permite também avaliar o mercado por regiões, isto é, perceber onde estão os consumidores mais adeptos das redes móveis. A gestão online é uma aposta vencedora, especialmente para quem tem clientes nas ilhas. É verdade. Madeira e Açores são as zonas do país em que há maior procura de pacotes com serviços de televisão, internet, telefone fixo, telemóvel e banda larga móvel. Em Portugal Continental, Aveiro e Castelo Branco estão no topo das regiões que mais procuram serviços de telecomunicações, seguindo-se Leiria. Viana do Castelo é a zona em que há menor procura dos serviços base (pacotes 3P).

Olá rede móvel, adeus telefone fixo

Estes dados são igualmente importantes para os gestores de marketing e de canais digitais. Ao entenderem esta tendência de consumo, vão adaptar toda a comunicação, não só da empresa com o cliente, mas também a nível interno, à rede móvel. Por exemplo, investir num software de gestão online traz benefícios não só na relação vendedor-cliente, mas também colaborador-colaborador, pois uma equipa que trabalha em rede é sem dúvida mais eficiente.

A gestão online é essencial para a atualização em tempo real sobre os processos e sobre o que está a acontecer ao negócio. Facilita a gestão de tarefas e desburocratiza a atividade, através do rápido acesso a relatórios completos. Além de que traz benefícios financeiros, ao permitir um melhor controlo dos gastos, das vendas e do stock.

Conhecer este mercado e as oportunidades que traz em termos de gestão online vai tornar a sua empresa mais competitiva e colocá-la um passo à frente da concorrência. Se não sabe como se adaptar a estes novos tempos, solicite ajuda a empresas de consultoria, como é o caso da Winsig.

Dora Loureiro - Winsig

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020