Logotipo Winsig

INDUMA aumenta produtividade com software de faturação

2016-12-23

Com uma solução modular, a INDUMA alcançou melhores resultados ao nível da gestão dos processos e da faturação. A implementação do software de faturação PHC Enterprise trouxe bons resultados para a empresa, que se prepara para investir nesta solução para a unidade de Moçambique.

Desafio

Com um software de faturação implementado há mais de uma década e um negócio a crescer em pleno, a INDUMA deparou-se com um dilema: continuar com a solução de sempre e investir demasiado para contornar as suas limitações ou optar por um produto de raiz, modular, dinâmico, que acompanha a evolução da empresa.

A escolha recaiu na última hipótese, uma vez que o serviço pós-venda registou um crescimento considerável que obrigava a um controlo eficaz do armazém de peças de reposição. Além disso, o software de faturação que a empresa tinha até então era obsoleto em vários sentidos, pois não permitia a partilha de informação entre os seus utilizadores, nem a gestão imediata dos processos em curso, pelo que não existia um controlo efetivo dos processos de faturação, inventário e gestão documental.

Assim, a INDUMA partiu à procura de um parceiro capaz de desenvolver um programa que oferecesse uma solução base, totalmente feita à medida do representante de marcas de equipamentos industriais e das suas necessidades atuais, mas igualmente capaz de ser adaptado a futuros desenvolvimentos.

Por outro lado, o desafio lançado à empresa que viria a tornar-se parceira da INDUMA neste processo consistia em instalar um novo sistema, que valorizasse a componente da assistência técnica, fosse capaz de migrar a base de dados existente e os clientes ativos para uma nova solução. Tudo isto sem colocar em causa o normal funcionamento da empresa, nomeadamente as ações de faturação e fornecimentos.

A Solução

Para desempenhar os novos desafios da INDUMA e garantir uma migração de todos os dados do antigo software sem interrupções de funcionamento, optou-se por uma solução PHC. Este ERP, para além de ser um software de faturação tem uma série de vantagens para empresas em crescimento, com particular enfoque para o facto de ser evolutivo e adaptável às necessidades do negócio e dos seus utilizadores.

No caso da INDUMA, foram implementados os módulos de Controlo Documental, Pessoal, Frota, Contabilidade, Imobilizado, Gestão, Qualidade, Logística, Equipamentos, Suporte, XL e Servidor. A gama PHC Enterprise foi a solução que mais agradou à empresa, pois é a mais completa e integrada para gerir os processos de quase 500 clientes ativos. É ainda o software de faturação que melhor satisfaz as necessidades de médias e grandes empresas que necessitam de ferramentas fáceis de utilizar e que favoreçam a análise de informação.

Na opinião de João Abrantes, engenheiro da INDUMA, "especificamente esta solução permite um melhor controlo dos processos de consulta / venda / pós-venda, um seguimento mais próximo da realidade do cliente da INDUMA, um melhor controlo de inventário e poupanças a nível de despesas com serviços de suporte, como por exemplo Contabilidade. A implementação do módulo Contabilidade e do módulo Imobilizado permitiu poupanças em termos de custos com empresas externas de cerca de 60%. Além disso, o PHC Enterprise originou um acesso mais rápido a informação de gestão, com possibilidade de tomada mais rápida de decisão.".

João Abrantes acrescenta que, em termos práticos, houve um aumento de produtividade de cerca de 63% com a implementação da solução atual, um aumento de faturação / colaborador de cerca de 30% e, menos mensurável, um aumento na confiança na gestão de processos.

Os Resultados

O ERP PHC Enterprise trouxe um notório aumento de produtividade, de cerca de 63%, o que conduziu a um acréscimo de faturação, na ordem dos 30%. Já falando de falhas e perdas (stock e erros de faturação) houve um recuo de 45%. Números que falam por si! A Winsig tem sido responsável pela implementação de vários módulos, tendo herdado o processo que começou a ser delineado com uma outra empresa.

Atualmente, este software de faturação é utilizado por 10 colaboradores, com restrições que foram desenhadas ao longo da sua instalação. Apenas dois utilizadores têm acesso privilegiado a toda a informação.

O parceiro Winsig, que acompanha o cliente há quase quatro anos, tem assumido a missão de prestar formação aos colaboradores, assistência técnica e adaptação do software de faturação às novas necessidades da INDUMA.

A instalação do PHC Enterprise permitiu à INDUMA gerir os seus processos de forma integrada com o Outlook e o Excel, dando assim resposta mais rápida às solicitações dos clientes. Os resultados são tão animadores que a INDUMA, que se encontra em fase de internacionalização, prepara-se para implementar a solução PHC na unidade de Moçambique, recentemente criada, em conjunto com a Winsig.

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Add-ons para PHC

5 Softwares de Gestão para Empresas de Construção Civil

2020-12-21

O cimento é a base de qualquer construção. É a cola que une os diversos materiais. Podemos olhar para os softwares de gestão da mesma forma.  Sem uma ferramenta tecnológica que centralize as informações de cada obra, a...

Soluções PHC

Saiba como Otimizar a Gestão da sua Loja Online (B2B ou B2C)

2020-12-14

O cliente faz uma compra online. Passadas duas semanas ainda não recebeu o artigo em casa. Naturalmente, vai ligar para a empresa (e já não está muito satisfeito).  Depois de algumas conversas, o apoio ao cliente percebe que afinal não existia...

Add-ons para PHC

Gestão de Tesouraria 4.0 - benefícios e softwares inteligentes

2020-12-07

Sabe qual é a liquidez e a autonomia financeira da sua empresa, neste momento? O negócio que gere, seria capaz de sobreviver a quantos meses sem income ou apoios adicionais?  Com uma gestão de tesouraria 4.0 consegue obter estas informações em...

Notícias

Quer Trocar de Parceiro ERP? Saiba o que deve ter em conta

2020-11-26

Um parceiro deve ser um facilitador e a relação entre ambos deve ir além da aquisição do software.  Deve ser um partenaire que rentabiliza o investimento feito, está a par das atualizações legais e fiscais, ofereça...

Add-ons para PHC

Softwares de Gestão para a Indústria - PHC e Add-ons Winsig

2020-11-24

Na Winsig, a inovação é incentivada pelo feedback dos clientes porque são eles que utilizam os sistemas para a gestão das suas empresas, numa base diária.  Neste artigo, reunimos um conjunto de add-ons para PHC para as diferentes...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020