Logotipo Winsig

Há 5 bons motivos para usar um programa de relatórios

2017-10-05

Perde horas e horas a preparar relatórios e sente que lhe sobra pouco tempo para se dedicar à sua atividade comercial? Provavelmente está a usar a ferramenta de emissão de relatórios errada ou ainda não passou para o outro nível de automatização de processos. Atualmente, o mercado dispõe de soluções que dispensam o uso de meios tradicionais, como o registo manual ou a comparação de dados em formato papel. A mais-valia? Com um ou poucos cliques tem acesso a toda a informação que necessita, emite automaticamente relatórios e ainda acede a análises e cruzamentos de dados.

Um programa de relatórios permite-lhe medir de forma fiável e segura as métricas da sua empresa. Isso desencadeia um ciclo de consequências positivas para o negócio: otimização de processos, acesso imediato ao volume de negócios, à capacidade de produção, ao desempenho financeiro, ao grau de satisfação do cliente, às vendas, lucros e custos, entre outras vantagens.

5 bons motivos para investir num programa de relatórios

Permite definir o benchmarking: Este processo consiste na procura de melhores práticas de mercado, comparando o negócio com a concorrência e assim definir qual o caminho a seguir rumo ao êxito. Um programa de relatórios faz parte desse trabalho, já que lhe dá ferramentas para avaliar o desempenho da sua equipa. Por outro lado, as novas soluções de gestão possibilitam novos meios para conhecer o cliente e definir o seu perfil. Este é um ponto importante para direcionar as vendas, aplicar novas ideias ou desenvolver novos produtos.

Monitorizar e medir a capacidade de trabalho: A produção de relatórios sobre todo o ciclo de vendas dá ao gestor o conhecimento necessário para avaliar o desempenho da sua equipa e identificar os pontos em que esta pode melhorar. A mesma regra é válida para os colaboradores que, ao acompanharem a evolução dos seus contratos e angariações, têm uma visão integrada das suas tarefas e uma melhor perceção das suas falhas.

Uniformização de relatórios: O recurso a uma ferramenta de emissão de relatórios apresenta a mais-valia de gerar relatórios em conformidade com o que se pratica a nível nacional e internacional. Será muito útil para reuniões fora da empresa, em que seja necessário apresentar relatórios. Se todos seguem a mesma estrutura e regras, será mais fácil para os agentes externos analisarem a informação. Além de que estará a apresentar os dados de acordo com as conformidades exigidas por lei, evitando assim multas.

Melhoria do desempenho: Se todos os elementos da empresa têm acesso a um programa de relatórios que disponibiliza em tempo real toda a informação sobre o desempenho do negócio, estão mais capazes de definir eixos estratégicos e de tomar as decisões importantes. Se as escolhas são acertadas, a produtividade e o lucro também aumentam.

Boa performance na comunicação: Esta é uma das grandes vantagens do software de gestão e das ferramentas de emissão de relatórios. A comunicação entre todos os elementos da cadeia de negócio, desde a produção até à entrega ao cliente, torna-se mais simples, rápida e desburocratizada. Acabam-se as reuniões presenciais ou a espera pelo envio de informações. Com estas soluções, as equipas estão em permanente contacto, mesmo quando não estão na empresa.

Investir num programa de relatórios significa aumentar o desempenho do seu software de gestão e otimizar o seu negócio. O resultado? Clientes e colaboradores satisfeitos, que contribuem para melhores e mais vendas.

Contacte-nos!

Dora Loureiro - Winsig

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Add-ons para PHC

5 Softwares de Gestão para Empresas de Construção Civil

2020-12-21

O cimento é a base de qualquer construção. É a cola que une os diversos materiais. Podemos olhar para os softwares de gestão da mesma forma.  Sem uma ferramenta tecnológica que centralize as informações de cada obra, a...

Soluções PHC

Saiba como Otimizar a Gestão da sua Loja Online (B2B ou B2C)

2020-12-14

O cliente faz uma compra online. Passadas duas semanas ainda não recebeu o artigo em casa. Naturalmente, vai ligar para a empresa (e já não está muito satisfeito).  Depois de algumas conversas, o apoio ao cliente percebe que afinal não existia...

Add-ons para PHC

Gestão de Tesouraria 4.0 - benefícios e softwares inteligentes

2020-12-07

Sabe qual é a liquidez e a autonomia financeira da sua empresa, neste momento? O negócio que gere, seria capaz de sobreviver a quantos meses sem income ou apoios adicionais?  Com uma gestão de tesouraria 4.0 consegue obter estas informações em...

Notícias

Quer Trocar de Parceiro ERP? Saiba o que deve ter em conta

2020-11-26

Um parceiro deve ser um facilitador e a relação entre ambos deve ir além da aquisição do software.  Deve ser um partenaire que rentabiliza o investimento feito, está a par das atualizações legais e fiscais, ofereça...

Add-ons para PHC

Softwares de Gestão para a Indústria - PHC e Add-ons Winsig

2020-11-24

Na Winsig, a inovação é incentivada pelo feedback dos clientes porque são eles que utilizam os sistemas para a gestão das suas empresas, numa base diária.  Neste artigo, reunimos um conjunto de add-ons para PHC para as diferentes...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020